Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu possuo uma fonte Seasonic Silent 620W S12II, o meu PC começou a ter perda de sinal de vídeo (tela preta) com reboot em seguida (somente em jogos). Eu estou chegando nesse tópico após descartar problemas com as memórias, com a placa de vídeo, com as temperaturas e o restante da configuração incluindo a parte de software: drivers e bios. Eu possuo essa fonte por aproximadamente 7 anos e sendo uma fonte com retificação não tradicional já que temos o PCF ativo ainda assim há uma progressão pequena de perda de capacitância, acredito que 7-8 anos para uma fonte de alimentação, por melhor que seja, irá gerar algum nível de desgaste nos capacitores de entrada e como consequência a possibilidade de haver dificuldade em manter os níveis das tensões.

Segue a minha configuração abaixo e a pergunta: existe alguma possibilidade da fonte ser a causadora pela perda de capacitância do capacitor de entrada? Mesmo levando em conta que o capacitor desse circuito é de alta qualidade (capacitor japonês)

CPU: Ryzen 7 2700X

Placa de vídeo: AMD RX 5700 XT OC (Modelo Sapphire Nitro)

placa-mãe: Gigabyte X570 Gaming X

32GB DDR4 3000Mhz

HD 7200 +SSD + NVMe

4 fans

Em 7 anos evidentemente essa fonte já está comigo em alguns setups diferentes, por certo lhes digo que sempre foi demandado bastante da linha de 12V, pela mesma razão atual: CPU e GPU com alto TDP. Os senhores poderiam me fornecer sugestões de fontes?

• 2 semanas depois...
Postado

Eu estou retornando para concluir o post. Eu adquiri uma XTR2 650W da XFX baseada em uma plataforma da Seasonic. O problema era a minha fonte antiga, que apesar de ter potência suficiente para a RX 5700 XT estava provocando tela preta seguida de reboots aleatórios em jogos. Uma fonte com 7-8 anos de uso, aparentemente a linha de 12V no multímetro exibiu valores dentro dos limites de 5% de variação mas eu não consegui registrar o momento exato em que possivelmente a tensão pode ter "arriado" provocando falha de hardware e reboot durante os jogos, falha que presumo ser pela perda progressiva de capacitância do capacitor do circuito primário e que vai impactar na regulação de tensão na saída de 12 volts. Eu não me propus à substituição do capacitor porque temos o desgaste geral dos componentes, já era uma fonte se encaminhando para 1 década de vida, se fosse um projeto de fonte Gold ou Platinum poderia ter ido além.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...