Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de capacitância e nível de tensão na linha de 12V


Posts recomendados

Eu possuo uma fonte Seasonic Silent 620W S12II, o meu PC começou a ter perda de sinal de vídeo (tela preta) com reboot em seguida (somente em jogos). Eu estou chegando nesse tópico após descartar problemas com as memórias, com a placa de vídeo, com as temperaturas e o restante da configuração incluindo a parte de software: drivers e bios. Eu possuo essa fonte por aproximadamente 7 anos e sendo uma fonte com retificação não tradicional já que temos o PCF ativo ainda assim há uma progressão pequena de perda de capacitância, acredito que 7-8 anos para uma fonte de alimentação, por melhor que seja, irá gerar algum nível de desgaste nos capacitores de entrada e como consequência a possibilidade de haver dificuldade em manter os níveis das tensões.

 

Segue a minha configuração abaixo e a pergunta: existe alguma possibilidade da fonte ser a causadora pela perda de capacitância do capacitor de entrada? Mesmo levando em conta que o capacitor desse circuito é de alta qualidade (capacitor japonês)

 

CPU: Ryzen 7 2700X

Placa de vídeo: AMD RX 5700 XT OC (Modelo Sapphire Nitro)

placa-mãe: Gigabyte X570 Gaming X

32GB DDR4 3000Mhz

HD 7200 +SSD + NVMe

4 fans

 

Em 7 anos evidentemente essa fonte já está comigo em alguns setups diferentes, por certo lhes digo que sempre foi demandado bastante da linha de 12V, pela mesma razão atual: CPU e GPU com alto TDP. Os senhores poderiam me fornecer sugestões de fontes?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu estou retornando para concluir o post. Eu adquiri uma XTR2 650W da XFX baseada em uma plataforma da Seasonic. O problema era a minha fonte antiga, que apesar de ter potência suficiente para a RX 5700 XT estava provocando tela preta seguida de reboots aleatórios em jogos. Uma fonte com 7-8 anos de uso, aparentemente a linha de 12V no multímetro exibiu valores dentro dos limites de 5% de variação mas eu não consegui registrar o momento exato em que possivelmente a tensão pode ter "arriado" provocando falha de hardware e reboot durante os jogos, falha que presumo ser pela perda progressiva de capacitância do capacitor do circuito primário e que vai impactar na regulação de tensão na saída de 12 volts. Eu não me propus à substituição do capacitor porque temos o desgaste geral dos componentes, já era uma fonte se encaminhando para 1 década de vida, se fosse um projeto de fonte Gold ou Platinum poderia ter ido além.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!