Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para Stream 1080p / Edição 4k


Posts recomendados

Olá galera tudo bem, meu primeiro tópico aqui nesse fórum, acredito que minha dúvida vai ajudar muitas pessoas, temos um orçamento pra montar uma máquina que eu carinhosamente chamei de Dream Machine, Vi muitas pessoas citando os processadores AMD novos, confesso que sempre usei Intel,
1) Se puderem me ajudar na prática o que muda os AMD, se são compatíveis pra minha demanda, se há compatibilidade com RTX 2080, o que influencia????
Montei um orçamento na única loja que achei todas as peças que "preciso", confesso que o valor achei coerente com as demais, visto pelo momento que vivemos, Moro em Foz do Iguaçu e não consigo buscar no PY hehe, Vou usar, Premiere, photoshop, after(pac Adobe), Obs, etc...
 

1. Processador Intel Core i9 10900, 2.80GHz (5.20GHz Turbo), 10a Geração, 10-Cores 20-Threads, LGA 1200
2. Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite
3. placa-mãe Gigabyte Z490M 1.0 Chipset Z490, Intel LGA 1200
4. Placa de Vídeo Gigabyte GeForce RTX 2080 Super Gaming 8gb
5. Suporte para Placa de Video Liketec Nexxus 2

6. 32 gb Memória DDR4 Kingston HyperX Fury , (2x16GB 3200MHz)
7. HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III, 7200RPM (quero um 4tb mas não encontrei no site, talvez um externo de 8tb)
8. SSD WD Black SN750, 1TB, M.2 2280, NVMe, Leitura: 3470MBs e Gravação: 3000MBs
9. Adaptador Wireless N USB TP-Link, 300Mbps
10. Gabinete Gamer Corsair Carbide Spec Delta RGB
11. Fonte Corsair VS650 650W, 80 Plus(não encontrei CX)

Orçamento Terabyte R$ 16.036,87

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Rudney de Paula disse:

Se puderem me ajudar na prática o que muda os AMD, se são compatíveis pra minha demanda, se há compatibilidade com RTX 2080, o que influencia???

Em jogos, o FPS médio seria menor.. E isso dependeria muito do jogo e da situação..

 

Em programas de edição e similares, seriam equivalente ou até melhores, dependendo de qual processador se equipararia, em questão de preço..

 

O resto é igual pras duas plataformas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, recomendo a seguinte leitura: Intel Core i9-10900K processor review - Performance - CineBench 20

 

  1. Seguindo adiante, recomendo a aquisição de um Ryzen 3800X. O 3900 tem ganho de desempenho muito baixo em relação ao custo adicional, não sendo uma boa opção no momento.
  2. Não recomendo o uso de WC tipo AIO. Não tem desempenho bom e não vale o custo. Se deseja algo de alta qualidade e durabilidade, pegue um Hyper 212 Black Edition ou Turbo. Se quiser algo ainda superior temos muitas opções, mas vai do quanto deseja gastar e o que o gabinete escolhido suportar.
  3. Recomendo uma das MBs abaixo. Se desejar uma plataforma mais robusta seria interessante observar quais placas de expansão, quantas e para qual finalidade vai usar. Se não tiver pretensão de usar placas de expansão ou necessidade de conexões adicionais, as placas listadas serão ideais por custarem menos e permitirem investimento adicional em outras áreas.
  4. Boa opção de GPU. Nada a acrescentar.
  5. Suporte para GPU é interessante, bom para que ela não empene.
  6. A memória vou sugerir que mude para Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 32GB (2x16GB), 3200Hz, DDR4, CL16, Preto - CMW32GX4M2C3200C16, mas vai de seu gosto. Pessoalmente confio mais nas marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG.
  7. Se puder pegue um HD da WD (blue) ou Toshiba (não surveillance). São mais duráveis.
  8. Sobre SSDs, para ter melhor desempenho de conversão seria interessante ter mais de um. Apenas um não fará tanta diferença. Teria que ter um para o sistema, pequeno podendo ser 2.5", um grande para o projeto e seus arquivos, outro para os vídeos já prontos. Uma placa-mãe com suporte a dois M.2 poderia ser uma boa aquisição nesse caso, mas também tem a opção de placas PCI-e, que geralmente é mais barato.
  9. Boa escolha de wireless, TP-Link é bom. Temos modelos USB como esse com 600 Mbps: Adaptador wireless Dual Band nano usb AC 600Mbps T2UNANO Tp Link CX 1 UN
  10. Recomendo que invista melhor no seu gabinete. Um gabinete mais robusto seria ideal, mas um com tampo frontal em mesh seria o mínimo para garantir durabilidade máxima do computador, acrescentando-se todas as ventoinhas possíveis de de maior dimensão possível. Segue abaixo também uma lista de modelos que indico.
  11. Fonte recomendo que compre a XFX XTR2 80+ gold full modular. Economia na conta de luz, maior durabilidade e proteção para o PC. Potência de 650W é muito mais do que o suficiente, com margem para OC.
  • Placas mãe:

Gigabyte B450M DS3H
Gigabyte B450 Aorus M
MSI B450M PRO VDH 
MSI B450 Tomahawk
 

  • Gabinetes:

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One 
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Corsair Carbide SPEC-04
Cougar MX330-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Galax Nebulosa (Micro ATX)
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Core X31
Thermaltake Versa J24
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta @RS Faria.

 

*Show de bola @WOZ Dods, percebi que o Ryzen 7 3800/Ryzen 9 3900 xt, ambos vem com Cooler, ele supre, ou seria interessante colocar um diferente (Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212, LED Turbo Red 120mm, Intel-AMD, RR-212TR-16PR-R1) (o cooler tem diferença AMD/INTEL??).

*Muito boa a dica da Memória e do Wifi 600mb/s tb.


*No caso de eu montar com I9, alguma sugestão de placa-mãe.

* a fonte da minha lista supriria a minha necessidade então né...

8 horas atrás, WOZ Dods disse:

Economia na conta de luz, maior durabilidade e proteção para o PC. Potência de 650W é muito mais do que o suficiente, com margem para OC.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Rudney de Paula disse:

Show de bola @WOZ Dods, percebi que o Ryzen 7 3800/Ryzen 9 3900 xt, ambos vem com Cooler, ele supre, ou seria interessante colocar um diferente (Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212, LED Turbo Red 120mm, Intel-AMD, RR-212TR-16PR-R1) (o cooler tem diferença AMD/INTEL??).

Com o cooler stock você verá temperaturas acima de 70º regularmente. Com o que indiquei, ou qualquer de qualidade, ficará na casa de 60º no máximo. A durabilidade é diretamente relacionada com a temperatura, então considero um investimento bem feito, em especial se for para finalidades profissionais. 

 

24 minutos atrás, Rudney de Paula disse:

*No caso de eu montar com I9, alguma sugestão de placa-mãe.

Sério, não faça isso. Vai gastar muito para ter pouco. Intel está defasada e perdeu mais da metade do que tinha de market share por isso. Não tem mais qualidade, durabilidade ou desempenho desejáveis. Se for optar por Intel, o faça por própria conta e risco.

 

25 minutos atrás, Rudney de Paula disse:

*No caso de eu montar com I9, alguma sugestão de placa-mãe.

Necessidade imediata, sim. Durabilidade e confiabilidade do seu investimento, nem tanto. Ainda insisto que a XFX XTR2 é a melhor opção, pois tem melhor qualidade em todos os aspectos. Pense na fonte como quem alimenta o sistema (absoluta verdade). Quanto melhor ela nutre o sistema, mais saudável ele será. No mercado nacional, hoje, temos poucas opções de qualidade, e a XTR2 ainda é o melhor custo/benefício nesse aspecto, infelizmente. Ano passado custava 400 reais, hoje custa quase 700, mas continua valendo seu investimento a longo prazo.

 

27 minutos atrás, Rudney de Paula disse:

Economia na conta de luz, maior durabilidade e proteção para o PC. Potência de 650W é muito mais do que o suficiente, com margem para OC.

Essa afirmação que fiz foi justamente tendo em visa o investimento extra na fonte supracitada.

adicionado 2 minutos depois

Coincidência estar assistindo justamente esse vídeo logo depois de responder suas perguntas: https://www.youtube.com/watch?v=zUcY5Yfij30

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa nova Config, mantive a placa de vídeo 8gb, com melhor custo benefício, o Premiere pra 4k exige 6gb.

1) Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X, AMD AM4, ATX, DDR4

2) Processador AMD Ryzen 9 3900XT, Cache 70MB, 4700MHz, AM4 - 100-100000277WOF

3) Air Cooler Corsair A500 Dual Fan Tower, 120mm - CT-9010003-WW

4) Memória HyperX Fury, 64GB (2x32GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto -

5) Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Super Gaming OC 3x, 8GB, GDDR6 REV

6) SSD XPG Gammix S50, 1TB, M.2, PCIe, Leituras: 5000Mb/s e Gravações 4400Mb/s 

7) Gabinete Gamer Corsair iCUE 465X, Mid Tower, RGB, com FAN, Lateral e Frontal em Vidro,

😎 Fonte Cooler Master MasterWatt 650 TUF Gaming Edition, 650W, 80 Plus Bronze, Semi

9) HD Seagate Externo Backup Plus Hub USB 3.0 8TB Preto - STEL8000100 (BACKUP)

R$ 16.864,48

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

1) Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X, AMD AM4, ATX, DDR4

placa-mãe cara, não acarretará em ganho de desempenho efetivo. Se desejar gastar menos, as opções que citei previamente são mais interessantes. Se o dinheiro estiver sobrando, ainda sim há outros pontos mais interessantes onde esse será muito melhor empregado. Só recomendo essa MB se seu objetivo for fazer OC e se tiver uso real e imediato para todas as expansões adicionais.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

2) Processador AMD Ryzen 9 3900XT, Cache 70MB, 4700MHz, AM4 - 100-100000277WOF

Desempenho pouco acima do que um R7 3800X, ou até um R7 3700X oferece. Nesse caso estaria gastando muito mais dinheiro do que teria de retorno imediato na forma de desempenho. Para quem desejava um Intel que está na mesma faixa de desempenho do R7 3700X (ou bem abaixo dependendo da aplicação), acho que é um gasto desnecessário.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

3) Air Cooler Corsair A500 Dual Fan Tower, 120mm - CT-9010003-WW

Ainda recomendo o Hyper 212 turbo ou BE. Vai gastar o dobro com esse corsair sem objetivo que justifique.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

4) Memória HyperX Fury, 64GB (2x32GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto -

As memórias que eu tinha indicado estão mais baratas e são superiores. Não entendi a preferência por HyperX, que é uma marca razoável. 

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

5) Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 Super Gaming OC 3x, 8GB, GDDR6 REV

Ótima opção, grande desempenho para conversão sem gastar desnecessariamente. Existem outras opções, mas observar preços é importante para fazer a melhor escolha.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

6) SSD XPG Gammix S50, 1TB, M.2, PCIe, Leituras: 5000Mb/s e Gravações 4400Mb/s 

Como mencionei previamente, apenas um SSD de alto desempenho não terá qualquer impacto significativo no trabalho de conversão e codificação de vídeo. Se deseja ter bom ganho, precisará investir em pelo menos dois SSDs, um para o material cru (projeto e arquivos originais), um para o projeto concluído, adicionando um menor para o sistema se for prioridade, o que na verdade não vai influenciar em nada no projeto final ou sua qualidade.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

) Gabinete Gamer Corsair iCUE 465X, Mid Tower, RGB, com FAN, Lateral e Frontal em Vidro,

Gabinete inferior a todos os modelos que indiquei. A frente em vidro reduz o fluxo de ar. Não recomendo.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

😎 Fonte Cooler Master MasterWatt 650 TUF Gaming Edition, 650W, 80 Plus Bronze, Semi

Fonte média. A xfx xtr2 garantirá maior durabilidade, especialmente dado o contexto de constante stress que você disse que o computador será sujeitado. No seu lugar, não pegaria nada abaixo da XFX XTR2 650W 80+ GOLD Full Modular. Simplesmente vai durar mais com ela.

 

5 horas atrás, Rudney de Paula disse:

9) HD Seagate Externo Backup Plus Hub USB 3.0 8TB Preto - STEL8000100 (BACKUP)

Seagate dura menos, não é à toa que a marca está recebendo processo atrás de processo. Western Digital ou Toshiba sempre duraram mais, isso já há mais de 10 anos. A diferença de preços Simplesmente não justifica.
Só para constar, não recomendo HD externo para backup a menos que haja real necessidade. Se precisar mesmo de uma unidade externa de armazenamento de alto volume, invista bem em um servidor de dados NAS ou similar. HDs externos são úteis para finalidades domésticas, mas deixam de ser um bom investimento em aplicações profissionais. Se tem orçamento para algo superior, vale a pena entrar na parte do fórum sobre armazenamento e ver o que os colegas que trabalham com armazenamento de grande volume sugerem. Não é minha especialidade, mas tenho certeza de que existem opções melhores e mais duráveis que HDs externos, quais por sinal são basicamente descartáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara nem sei o que dizer, suas respostas são concisas, agradeço demais a ajuda. Como disse anteriormente, estamos montando uma máquina pra durar pelo menos os próximos 5 anos editando em 4k, ficou bem claro seus apontamentos, a que usamos hoje eu montei em 2011, com menos informação do que hoje, sinto que ter optado pro Ryzen foi uma ótima decisão, assim que chegar as peças e eu fizer a montagem deixo aqui um feedback.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!