Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Então coloquei um ssd no meu computador para o sistema operacional, mas tenho dúvida sobre o TBW.

O meu ssd é um bx500 da crucial, ele tem 80 tbw de vida util e 3 anos de garantia, então coloquei o meu sábado (25/07/2020). O meu TBW já está em 293GB, por conta do home office que fico 7 hrs trabalhando, sempre entrando em diversas pastas no sistema da empresa e baixando alguns pdfs atraves da internet explorer.

Então gostaria de saber se o uso do meu tbw está normal?

Não entendo muito sobre esse assunto, mas como é consumido esse TBW? só baixando coisas ?

Desde já agradeço.

Capturar.PNG

Postado
4 minutos atrás, Jeferson Noberto disse:

Boa tarde!

Então coloquei um ssd no meu computador para o sistema operacional, mas tenho dúvida sobre o TBW.

O meu ssd é um bx500 da crucial, ele tem 80 tbw de vida util e 3 anos de garantia, então coloquei o meu sábado (25/07/2020). O meu TBW já está em 293GB, por conta do home office que fico 7 hrs trabalhando, sempre entrando em diversas pastas no sistema da empresa e baixando alguns pdfs atraves da internet explorer.

Então gostaria de saber se o uso do meu tbw está normal?

Não entendo muito sobre esse assunto, mas como é consumido esse TBW? só baixando coisas ?

Desde já agradeço.

Capturar.PNG

Não se preocupe com isso, esse tbw é um valor mínimo que ele aguenta, mas não significa que o ssd vai acabar assim que acabar de gravar os seus tbw.

Pode durar 100 ou 120, quem sabe 160 tbw. Mas a garantia é que vai durar 80tbw, no mínimo.

Isso demora anos a fio para você gastar. Pelo menos uns 10 anos.

Talvez você nem tenha mais esse ssd, até lá.

O gasto é por regravação, ou seja, vai gravando diversas vezes, até "gastar" as células de memória.

Já pensou você gravar 80 terabytes de dados?

Dá canseira, só de pensar!

Esqueça isso e use o ssd!

Postado

@djfulano Realmente estou vendo a unidade de medida um pouco errada, mas tipo em 6 dias gerou 293GB, ai fiquei com duvida se estava sendo muito.

adicionado 4 minutos depois

@Wal SJCÉ um valor realmente grande, em questão de armazenamento do SSD eu não entendo muito ai me gerou essas duvidas.

Tipo hoje em 5 horas foi gasto 54 Gb de gravação (estava trabalhando ai sempre tem atualização de pagina, baixar PDF...)

Em relação a gravação no disco ela seria somente se eu baixar alguma coisa, ou tudo que eu fizer no computador vai ser gravado os dados?

porque quando estou jogando ou no google ele não consome quase nada, ai quando começo a trabalhar, fazer tudo que já foi citado ai começa a consumir muito dados. 

Postado
9 minutos atrás, Jeferson Noberto disse:

@djfulano Realmente estou vendo a unidade de medida um pouco errada, mas tipo em 6 dias gerou 293GB, ai fiquei com duvida se estava sendo muito.

adicionado 4 minutos depois

@Wal SJCÉ um valor realmente grande, em questão de armazenamento do SSD eu não entendo muito ai me gerou essas duvidas.

Tipo hoje em 5 horas foi gasto 54 Gb de gravação (estava trabalhando ai sempre tem atualização de pagina, baixar PDF...)

Em relação a gravação no disco ela seria somente se eu baixar alguma coisa, ou tudo que eu fizer no computador vai ser gravado os dados?

porque quando estou jogando ou no google ele não consome quase nada, ai quando começo a trabalhar, fazer tudo que já foi citado ai começa a consumir muito dados. 

É o que é gravado no disco, desde arquivos temporários, até downloads e documentos salvos.

Por isso não se desfragmenta um ssd, pelo menos não da forma convencional que se faz em uma mídia magnética.

• Coordenador
Postado

@Jeferson Noberto seu SSD é o disco do sistema, tudo que for gravado vai ser contabilizado. E SSDs podem sim ser desfragmentados, mas apenas quando for alto índice de fragmentação e isso estiver causando gargalo na controladora.

• Coordenador
Postado
2 minutos atrás, Jeferson Noberto disse:

Até o navegador gera dados para serem armazenados?

cookies, arquivos temporários, cache e etc. Praticamente todo programa usado vai gravar dados no SSD, especialmente no arquivo de paginação. Esqueça isso e seja feliz, tenho um SSD há 1 ano e to com 5TB de dados gravados.

• Membro VIP
Postado

@Jeferson Noberto Apenas para complementar o que os colegas disseram acima: não precisa esquentar com isso de dados escritos, pois o TBW é só uma média de vida do SSD, mas provavelmente ele vai pifar muito depois de superar o TBW. 

Postado
4 horas atrás, Jeferson Noberto disse:

@Wal SJC Até o navegador gera dados para serem armazenados

Sim, todos os arquivos temporários, cache, arquivo de paginação, hibernação, etc...

Para evitar desgaste localizado e distribuir o uso por toda a extensão do SSD existem algumas ferramentas de software, como o TRIM e o OP.

A Crucial (fabricante do seu SSD), tem uma ferramenta de otimização que faz tudo automaticamente, aumentando a velocidade e diminuindo o desgaste do SSD.

O nome da ferramenta é Crucial Storage  Executive.

Baixe-a e instale-a, para ficar mais tranquilo: https://br.crucial.com/support/storage-executive

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...