Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@KyouriH Uma fonte de má qualidade, que pode literalmente explodir levando algum componente do seu computador junto. Sem falar na energia de má qualidade cheia de ruidos oscilações, isso é uma fonte bomba.

• Curtir 1
Postado

@KyouriH Pichau Nidus 500w, PCYES Electro v2 450w, EVGA 450BT, Cooler Master MWE 450W. Todas essas são ótimas fontes para o seu setup. Mas durante esse tempo seu hardware estava sendo alimentado com energia de má qualidade, fonte sem segurança alguma. E não use estabilizadores ou nobreaks, ligue direto na tomada ou em um bom filtro de linha.

• Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

não use estabilizadores ou nobreaks

Sobre estabilizadores eu super concordo, recomendo fortemente filtro de linha, mas por que não usar nobreaks? Tudo bem que ele regula a voltage e isso mata a fonte, mas sinceramente vejo mais benefícios que malefícios (pelo menos em bons nobreaks de R$ 1.000, não os de "entrada"). Adoraria saber sua opinião sobre @Felipe Barbosa Melo

Postado

@Ornitotheus Os nobreaks que prestam são os de formato de onda senoidal puro, e são muito caros pra usuarios domesticos, custam cerca de 1.5 mil reais um bom modelo, e a maioria esmagadora não tem condições de gastar tudo isso.Esses nobreaks são mais utilizados por alguem que faz uma tarefa de extrema importancia e que não pode perder ela de jeito nenhum, pra usuarios comuns não recomendo, prefiro um bom filtro de linha (Clamper) que já é suficiente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Felipe Barbosa Melo Muito obrigado pela explicação, eu realmente achei que um nobreak era indispensável (apesar de usar filtro de linha queria adquirir um nobreak), mas com sua explicação acho que vou ficar com meu filtro mesmo, muito obrigado novamente.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
17 horas atrás, Ornitotheus disse:

Sobre estabilizadores eu super concordo, recomendo fortemente filtro de linha, mas por que não usar nobreaks? Tudo bem que ele regula a voltage e isso mata a fonte, mas sinceramente vejo mais benefícios que malefícios (pelo menos em bons nobreaks de R$ 1.000, não os de "entrada"). Adoraria saber sua opinião sobre

17 horas atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Os nobreaks que prestam são os de formato de onda senoidal puro, e são muito caros pra usuarios domesticos, custam cerca de 1.5 mil reais um bom modelo, e a maioria esmagadora não tem condições de gastar tudo isso.

Os no-breaks mais comuns que vemos por aí compreendem dois tipos: offline ou linha interativa. Em ambos os casos, um estabilizador interno está presente, e ocorrem todos os malefícios associados a estabilizadores comuns. Ou seja, esses equipamentos são bombas, produtos para se manter distância.

É importante mencionar também que o formato de onda fornecido é algo secundário. Isso porque precisamos abordar dois problemas:

1. Quando há fornecimento de energia, o equipamento, com estabilizador integrado, opera como qualquer estabilizador, realizando o trabalho de destruir qualquer coisa conectada;
  2. Quando o fornecimento de energia é interrompido, a energia da bateria começa a ser gasta. Contudo, o formato de onda gerado não é senoidal, mas retangular (os caras de pau chamam isso de "senoidal por aproximação", mas são basicamente retângulos brutais). 

Existem equipamentos que conseguem fornecer onda em formato senoidal (resolvendo o problema 2), mas que também possuem estabilizador integrado (mantendo o problema 1, que é o realmente preocupante). Portanto, não basta ser senoidal.

No-break só presta se for online, senoidal e de dupla conversão... Esses fornecem energia até melhor que a da rede elétrica, mas são absurdamente caros. O investimento não faz sentido para o usuário doméstico comum.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Perfeito, @KairanD. Entendi como funciona, não tenho muito conhecimento a respeito da parte de onda/corrente mas não é nenhum demérito, fico feliz de ter pessoas como você e o @Felipe Barbosa Melo, muito obrigado. Eu realmente me preocupo com a parte energética, por meu setup ser um pouquinho caro fico meio a mercê de quedas bruscas e com medo de estragar algum componente (como acontece com uma fonte bomba), mas se um filtro de linha basta, vou mantê-lo, se queimar só o fusível do filtro, ou no máximo a fonte está "tranquilo", haha.

• Amei 2
  • Coordenador
Postado

@Ornitotheus Eu também entendo bem pouco. Minha formação envolve pouco a parte elétrica. Sou apenas curioso sobre o assunto. =P

Sobre filtros de linha, os modelos modernos e de boa qualidade não têm fusível. Eles utilizam micro disjuntor. Fusíveis são super lentos e precisam ser descartados após o surto. Micro disjuntores são muito rápidos e podem ser reativados inúmeras vezes. Se seu "protetor" tem fusível, melhor fazer um upgrade. ;)

Os surtos é que são os vilões responsáveis por danificar componentes. Se você combatê-los de maneira adequada (filtro de linha com função DPS e aterramento), seu sistema está seguro. A queda em si, sem considerar as oscilações e os surtos que serão segurados pelo filtro, estaria associada ao risco de corromper arquivos e o sistema (o que é difícil nos padrões atuais). Os HDs modernos são bem protegidos contra o simples corte de alimentação, vez que são preparados para voltar a cabeça de leitura quase que imediatamente para a área de docking em caso de interrupção abrupta.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@KairanD aproveitando essa aula que você tá me dando, o meu filtro de linha tem fusível, e não faço ideia de alguns bons para comprar. Parte elétrica não é comigo, mas queria muito estudar sobre, meu negócio é componentes, haha. Poderia me indicar algum filtro que tenha micro disjuntores? Claro, se não for lhe incomodar.

• Amei 1
Postado

@Ornitotheus A maioria dos filtros recentes já utilizam o micro disjuntor, depende de quantas tomadas tu precisa, dê uma olhada no Clamper Energia 5. Antes tinha que trocar o fusivel quando acontecia alguma sobrecarga,nesse é só dar um reset pelo micro disjuntor.

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

@KairanD Só uma coisa, se o nobreak for senoidal puro, ele não já seria online? Ou eu estou viajando?

• Amei 1
  • Coordenador
Postado
46 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

A maioria dos filtros recentes já utilizam o micro disjuntor...

Qualquer filtro com projeto realmente moderno e bacana vai ter micro disjuntor. O problema é que a maioria dos filtros no mercado não têm projetos recentes e decentes (algo não muito diferente das fontes...). A qualidade média desses produtos em nosso mercado é realmente de doer. 

49 minutos atrás, Felipe Barbosa Melo disse:

Só uma coisa, se o nobreak for senoidal puro, ele não já seria online? Ou eu estou viajando?

Não necessariamente. Ele pode ser, ao mesmo tempo, senoidal puro e offline ou de linha interativa. E por isso é importante reforçar os dois problemas causados: vejo frequentemente diversos usuários recomendando no-breaks senoidais, sendo que isso poderia significar, por exemplo, uma bomba destas. Perceba que esse modelo é senoidal e, simultaneamente, de linha interativa.

Segue um tópico do Mestre Faller sobre o assunto:

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

Poderia me indicar algum filtro que tenha micro disjuntores? Claro, se não for lhe incomodar.

Para proteção apenas da rede elétrica, o melhor custo x benefício é o Clamper Multi Energia. Para proteção completa, incluindo rede cabeada de Internet e telefone, melhor pegar o Multi Proteção.

O Multi Proteção seria tipo a XFX XTR2 Gold dos filtros de linha, eu diria. É um filtro top. 

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, KairanD disse:

seria tipo a XFX XTR2 Gold

Tenho ela aqui em casa em outro computador e ela é maravilhosa, haha. Se o filtro for tão bom quanto esse modelo da XFX confio cegamente.

Screenshot_20200730-112139~2.png

Postado

Olá, estou em busca de uma fonte barata para usar com esses componentes, hoje em dia eu uso uma Fonte Bluecase Blu 500-E ATX 500W, que e uma fonte meia boca...

Postado

Eu te recomendaria uma fonte de 500w, não porque sua config precisa, mas para ter uma boa longevidade, dando margem para upgrades sem precisar da troca a mesma. Poderia te recomendar alguns modelos como corsair vs500, cx500, gamemax gm500 e pcyes electro v2 500w.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...