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Boa noite pessoal,

(Primeira vez que posto, desculpem qualquer coisa rs)

Comprei uma esteira usada há alguns dias e a venho tentando resolver os problemas q vão aparecendo. No começo era basicamente falta de silicone e excesso de sujeira na parte externa dos rolamentos, mas já desmontei ela, limpei, lubrifiquei, ajustei a lona, etc e quando tudo parecia estar perfeito ela começou a fazer um barulho que viemos a descobrir que se tratava do disco de controle de velocidade que estava sambando (link do vídeo abaixo). Dei uma sutil marteladinha no eixo - sobre muito pano pra não estragar nd) e ele parece q está sambando menos, porém, ele está rodando solto no eixo e ao que tudo indica ele não deveria fazer isso (entrei em contato com a Brudden e tô esperando eles responderem, mas sem gdes esperanças). Provavelmente o disco já estava meio solto e quando passei WD ele desengripou e soltou de vez. Acontece que ele estando solto a velocidade fica variando loucamente (no vídeo dá pra ver) e não sei se eu posso simplesmente travar com solda ou com anel, cola quente (brinks) ou o que seja, sem estragar o motor ou algo do tipo rs

Enfim, não tenho conhecimento específico nisso mas não tenho medo de fuçar e desmontar tudo desde q n envolva a placa e o interior do motor haha. Infelizmente não tenho como investir muito mais doq já gastei (achei q ela estava boa quando comprei, doce ilusão) por isso vim pedir ajuda a vcs (axuda Luciano!), pra ver se seria apenas o caso de colocar um anel de trava ali (porque parece q tinha uma retenção q se desmanchou com o tempo) ou se teria que trocar o disco, ou se eu tento revender pro técnico ou alguém pra pelo menos não sair no total prejuízo ='(

Desde já agardeço pela atenção de vcs e pelo espaço aqui.

Anexei duas imagens (uma é o zoom da outra) pra tentar mostrar exatamente o lugar que está "comido" ou onde estava o anel ou sl.
430030640_WhatsAppImage2020-08-02at21_14_37.thumb.jpeg.bfa00f73033335808fa76cd7bb2a3a81.jpeg1432376858_WhatsAppImage2020-08-02at21_15_53.thumb.jpeg.ddc5c0f86ccd7e731d2edba734777e95.jpeg

Link do vídeo: 

 (coloquei no youtube porque n dava pra anexar devido ao tamanho rs)

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Essa peça que soltou é chamada de "volante" do motor, ou "flyweel" e a função dela é ajudar a suavizar a carga mecânica pro motor, alem de armazenar energia cinética pra quando a carga na esteira aumenta repentinamente... usar a esteira sem ela com com ela solta pode ate queimar o motor ou a placa por conta dos picos de corrente...

 

Não aconselharia tentar soldar ela no eixo pois o calor pode destemperar e empenar o eixo, acho melhor tentar fixa-la de volta com alguma cola forte, tipo resina epóxi bi-componente, ou se der pra usar aneis trava...

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  • Obrigado 1
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Oi de nv,
Consegui achar os anéis de trava pra comprar, porém, não consegui tirar o antigo por nada porque o espaço entre o volante e o motor está muito estreito. Aí pensei em tentar soltar as partes (volante, correia, motor, etc) pra tirar o disco e, portanto, o anel. Problema é que eu n achei como solta as partes (n tm aquele parafuso maroto onde passa a correia como em outros motores). E fiquei com medo de forçar a peça preta de plástico q parece fazer a ventilação do motor. Desconfio que eu tenha que puxar uma das pontas mas n queria fazer isso sem ter certeza haha Seguem fotos das duas pontas do motor, se puderem me indicar como faz pra "desmontar" o motor agradeço rs

IMG_20200807_193333.thumb.jpg.b85a33145716d212da20941ac12cf76a.jpgIMG_20200807_193407.thumb.jpg.9ac18948aba23831827d0dc05d1ce8e2.jpg

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Este lado parece que é só hélice mesmo. Foque do outro. Ve se  tem parafuso dentro do eixo. Ve se motor ou polia se move pra desesticar'. Tire a correia pra ter um visão mais ampla da coisa. Só aquela chavinha não vai te ajudar muito... 😁

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  • 2 semanas depois...
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ATUALIZAÇÃO: tentamos fixar o disco com durepoxi, mesmo sem conseguir desmontar as partes. Deixamos secar bem, mas na 1a vez que ligamos o motor ele soltou haha Turupen. Tentamos colocar o anel de trava mas descobrimos q sem um alicate próprio pra isso seria beeeem difícil conseguir colocar ele ali. Acabamos chamando um técnico (aqui n tm autorizada então não tinha essa opção) e ele nos orientou a soldar o disco mesmo. Sem muita opção decidimos soldar o tal do disco e beleza. Disco fixo.

PORÉM, para isso tivemos que soltar o motor e levar pro tio de um amigo nosso q tinha solda e poderia soldar se a gente levasse até ele. Na hora de prender de volta o motor um dos conectores do motor soltou da placa. Tudo bem, soldamos com solda de estanho q temos aqui. Ligamos a esteira pra ver se tava funcionando (antes de recolocar a correia) e ela ligou. O disco não soltou. Beleza! Recolocamos a correia (***** ***** q coisa difícil de fazer quando n se tem prática haha) e quando fomos ligar a esteira: nada. Não davanm sinal. Nem o bipe inicial. Chamamos o técnico de volta (como ele n fez nd na 1a visita além de falar q a gente devia soldar o disco mesmo, ficou de voltar caso a gente precisasse depois de prender o disco) mas ele nos ignorou categóricamente por 3 dias haha (va-leu. sqn).
estamos em tomadas diferentes e nada. Olhamos a placa e o motor atrás de fios soltos e nada. Decidimos então refazer a solda (afinal, era a única coisa q tinhamos mexido na placa) e ligamos na tomada. Nada. Desconectamos e reconectamos todos os cabos possíveis (vai ver tava em curto alguma coisa? E aí você q entende do assunto vai falar que isso n tm nd a ver e eu n entendo nd disso. pois é, n entendo mesmo).

ATÉ QUE, quando desconectamos um dos fios verde e amarelo, q pra mim eram os fios terra: PAN. Os LEDs da placa acenderam (são 2, n sei o que eles significam, mas antes n acendia nd e agora acendeu), fez BIP, o visor ligou. UHUL vitória!

SÓ QUE NÃO, porque quando a gente relou o suposto fio terra na lataria tudo desligou. E agora a gente n sabe por que não podemos conetar um dos supostos terras do jeito q estava antes..

Como o técnico tá dando perdido na gente, vim pedir ajuda aqui de nv (apesar de termos soldado o disco desacatando a indicação @F4b10 - discurpa). Deve ser algo bem básico pros conhecedores mas a gente n faz ideia doq fazer 😅
 

Segue fotos dos "terras".

Antes ficavam os dois presos nos parafusos, agora só podemos prender um (o que indiquei com a seta vermelha é o que estamos deixando solto, mas n acho q faça diferença rs)

 

Desde já agardeço pela atenção e pela paciência 🙏

 

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adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz Realmente a chavinha n iria fazer nem cócegas, o técnico falou q pra soltar aquela peça onde passa a correia precisa de uma ferramenta específica que funciona tipo um "saca-rolhas" pra tirar a "tampa" do eixo 😂 

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@Lara Melotti Tonsig Tenta ver de onde esses terras estão saindo, se for o terra do motor, ha uma possibilidade da solda ter espirrado nos enrolamentos e causado alguma fuga de corrente pra carcaça, dai ao ligar o terra do motor na lataria essa corrente vai pro terra da placa...

 

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Eis que lhe surge um bom momento pra cogitar a aquisição de um multímetro que é um "microscópio" pro mundo eletrônico

Mas antes...

Pequenos investimentos, grandes retornos. 😁

 

11 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

Na hora de prender de volta o motor um dos conectores do motor soltou da placa. Tudo bem, soldamos com solda de estanho q temos aqu

 

11 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

em tomadas diferentes e nada. Olhamos a placa e o motor atrás de fios soltos e nada. Decidimos então refazer a solda (afinal, era a única coisa q tinhamos mexido na placa)

Foque nisso, "foque nisso", fotografe ou filme, publique.

Fizeste alguma cagadinha 💩. Devias ter fotografado antes de desmontar 😁.

 

  • Obrigado 1
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@F4b10 Só tm o terra da placa. Os "2 terras" q aparecem na foto na vdd é um da placa e o outro que vai pra tomada (mas n tm aterramento aqui onde moro parece 🙄 Ah, testamos ligar sem o terra da placa conectado na lataria e ela dá choque. O "nosso amigo" técnico falou que a placa está em curto e ficou de vir dar uma olhada essa semana, mas como n é certeza, seria bom se conseguíssemos dar um jeito nós msms rs 🙏

Eu sei q é pedir muito porque nem um multímetro a gente tm 😅 será q adianta falar q temos aquela chavinha que acende quando tem corrente?rs @Isadora Ferraz A gente tirou foto de td sim rs mas n estamos enxergando nd de diferente, acho q só com o multímetro mesmo...Estamos torcendo pro técnico vir essa semana e ver se consegue achar a fuga, senão vamos tentar conseguir um multímetro mesmo... Obrigada pela dica do livro! Vou tentar dar uma olhada assim q possível! 😊

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5 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

O "nosso amigo" técnico falou que a placa está em curto

 

5 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

Ah, testamos ligar sem o terra da placa conectado na lataria e ela dá choque.

Por esses sintomas, o seu amigo está certo tem curto nessa placa... e pode ser a solda no conector que está encostando na carcaça do motor, pode ser algum varistor em curto que joga a fase no chassi da placa/estrutura da maquina e ai da choque..

ainda mais que não tem aterramento...

  • Obrigado 1
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Trago ibagens rs
Tiramos a solda do conector e continua dando curto. Deu uma faísca grande que deu até uma pretejada no lugar q tá dando o curto. Então talvez agora fique mais fácil de vcs conseguirem me ajudar a entender que-raios-tá-contecenu-pelo-amor-dos-deuses-da-esteira 😅

 

Foto 1: Indiquei (na esquerda) o fio que está dando curto na placa e (na direita) o terra que desarma quando a gente rela NO PARAFUSO onde está o outro terra. Se relamos na lataria ele n desliga a esteira. Não sei se isso é relevante então segue aqui a informação rs

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Foto 2: Claramente dá pra ver onde estamos tendo problema né haha A gente já tirou toda a solda e mesmo assim deu curto. Desculpa a foto meio ruim mas n fui eu q tirei, se precisar tiro outra.

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O tal do técnico ficou de vir hj a tarde ver mas, adivinha? A gente tá tentando ver alguém pra vir dar uma olhada, mas por enquanto só vcs, anjos na terra, estão interessados em ajudar: OBRIGADA! 🙏

 

  • Membro VIP
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Este ponto parece ser o fio do motor. Você pensa que tirou toda a solda mas ainda há contato. Dá no mesmo se só desencaixar o conector faston. O motor pode estar travado ou em curto ou em curto com seus fios e carcaça. Um multímetro do camelô algo como o amarelinho de 20 conto...

...lhe cairia bem. Aqueles mosfets (treco aparafusado no dissipador) podem estar em curto também.

  • 3 anos depois...
Postado
Em 07/08/2020 às 19:49, LMT disse:

Oi de nv,
Consegui achar os anéis de trava pra comprar, porém, não consegui tirar o antigo por nada porque o espaço entre o volante e o motor está muito estreito. Aí pensei em tentar soltar as partes (volante, correia, motor, etc) pra tirar o disco e, portanto, o anel. Problema é que eu n achei como solta as partes (n tm aquele parafuso maroto onde passa a correia como em outros motores). E fiquei com medo de forçar a peça preta de plástico q parece fazer a ventilação do motor. Desconfio que eu tenha que puxar uma das pontas mas n queria fazer isso sem ter certeza haha Seguem fotos das duas pontas do motor, se puderem me indicar como fazer pra "desmontar" o motor agradeço rs

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Oi.

Boa tarde.

Recentemente adquiri um motor dese mesmo da foto e gostaria de usar em um projeto.

Preciso saber e tensão e a corrente dele.

Alguém saberia me informar?

É o mesmo modelo da foto e foi retirado da esteira do mesmo modelo porém a placa já não estava mais nela e não consegui até agora encontrar os dados técnicos dele.

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  • Membro VIP
Postado

O motor de esteira (clique) pode ter de 1 a 2.5Hp. Geralmente é movido a 90Vdc. Para...

3 horas atrás, Roberto Lopes Modena disse:

usar em um projeto

.. esta é a principal informações que necessitas. Para saber a exata potência do seu, a dica que dou é tirar uma foto dele e procurar com o google lens. Também pode ligar e fazer medições da corrente com o torque máximo, ou apenas observar seu aquecimento e etc. Ou aguardar alguém que tenha o exato modelo do seu. Sua urgência te ajuda a tomar a correta decisão.

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