Ir ao conteúdo

Dell - Vostro 3560 - ativar Intel Rapid Storage Technology (IRST)

Ir à solução Resolvido por mtberges,

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia! Tudo bem?

Gostaria se possível pedir uma ajuda para um problema que estou enfrentando. 

Tenho um Dell - Vostro 3560 do ano de 2013, que veio de fábrica com o SSD de 32 GB, realizando a função de chace e assim acelerando o meu sistema. Ele veio com o W8 pro e com o tempo, atualizei o mesmo para o w10 pro, até aí tudo bem, o programa - Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid, funcionava ok. Porém após muito tempo, para ser mais exato, no final do mês de junho, o meu w10, devido um pacote de atualizações, simplesmente ficou corrompido, apagando todos os meus pontos de restauração. Mas eu tinha uma ISO do sistema, fiz a recuperação por ela, e mais uma vez atualizou e deu o mesmo problema. Decidi então, formatar o meu notebook, realizei todos os procedimentos como manda o fabricante (vídeos e documentos antigos que datam de 2013 até 2016 no máximo, sem atualização alguma), mas dessa vez, não estou conseguindo acelerar o meu sistema, pois quando entro no programa - Tecnologia de Armazenamento Intel Rapid, lá mesmo me indica que o sistema está funcionando corretamente (quando digito o comando no menu - Executar - "services.msc" e procuro pelo programa (está dizendo - Em execução - Automático (Atraso na Inicialização), não está disponível o procedimento para acelerar o sistema. O windows reconhece o meu SSD no gerenciador de discos, e quando digito o comando "listdisk" ele também aparece. Gostaria de uma ajuda se possível, pois a fabricante não ajuda em nada, já que o notebook, não está mais na garantia devido ao tempo e nem pagando para eles (realizando uma solicitação remota que os mesmo cobram bem caro) eles me atenderam. Sei que o procedimento em si não é dos mais problemáticos, mas não sou um usuário avançado, nem tão pouco intermediário, mas consigo entender e realizar alguns procedimentos e esse, infelizmente não consigo e nem achei a solução, pois todos os vídeos falam a mesma coisa.

Meu SO está na versão 2004 (19041.388) - Windows 10 Pro (de acordo com o comando no menu - Executar - "winver"; os drivers estão atualizados e o SO também, verifiquei tanto no gerenciador de dispositivos quanto com o auxílio do programa - Driver Booster.

Se puderem me ajudar agradeço e desculpe qualquer coisa. Fico no aguardo.

interface_do_gerenciador.png

interface_do_programa.png

interface_do_programa_Desempenho_sem_opcao.png

interface_do_programa_Gerenciar_sem_opcao.png

interface_do_prompt.png

interface_do_service_msc.png

Postado

@mtberges Primeiramente, usar o driverbooster só vai lhe trazer dores de cabeça. Drivers devem ser baixados diretamente do site da fabricante do seu notebook, nunca de qualquer outra fonte. De quebra o driverbooster pode ter danificado seu sistema, pois comumente instala drivers inadequados ou obsoletos, quem sabe até malware.

Recomendo que baixe o windows pelo link oficial da microsoft (baixe a ferramenta) aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Use um bom pendrive, de preferência o mais novo que tiver, pois pendrives danificados podem lhe trazer erros de instalação.

Na hora de instalar, você terá duas opções e cabe a você tentar lembrar como estava antes de formatar para replicar a correta:

1. você pode instalar o sistema inteiro na unidade de 32 GBs. O ganho de desempenho será ideal e você poderá configurar o sistema posteriormente para carregar o cache em outro disco ou até extender a partição de sistema usando o gerenciador de discos e a unidade HDD.
  2. Você pode fazer a instalação do sistema no HDD, instalar TODOS os drivers CORRETAMENTE, incluindo o Intel Rapid Storage, e somente após todos eles instalados corretamente e reiniciar o PC, configurar o Intel Rapid Storage.

Drivers genéricos do windows e baixados pelo driver booster são veneno.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Obrigado por disponibilizar um tempo em responder. Desculpa se passei a impressão errada na escrita, mas todos os drivers do meu pc foram baixados do site oficial da fabricante (no site de suporte) e o SO também foi baixado do site da microsoft. Mencionei o driver booster, pois apenas utilizei ele para ver se estava tudo ok, não atualizei nada com ele, pois já estava tudo atualizado. Só que no site de suporte da Dell, o driver do Intel Rapid, eu baixei do próprio site da Intel que possui uma versão mais atualizada. E mesmo assim, não consegui. Será que existe algum procedimento para tentar arrumar isso, ou terei que formatar outra vez. Pois segui todos os passos do tutorial da Dell e dessa vez não foi possível acelerar o sistema.

adicionado 0 minutos depois

@fredblaster Obrigado pelo seu tempo em responder. Sim, está ativado na BIOS, como mandou a fabricante.

Postado

@mtberges Seu SSD está fora da configuração de inicialização pela foto que mostrou. Sem partição e não configurado. Pessoalmente nunca usei o Intel Rapid Storage para adicionar SSD à configuração de BOOT. Realmente teria que ver o passo a passo e começar a configuração desde a instalação do OS.

Procurei como é que as fabricantes fazem essa configuração de apenas parte do sistema ficar no SSD, mas não entendi muito bem como a tecnologia funciona. Pessoalmente eu apenas instalaria o sistema ali e faria uma extensão da partição de sistema apenas para programas, ou até instalaria os programas e redirecionaria o cache e arquivos de usuários para outra unidade.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@WOZ Dods Obrigado cara pelas dicas. Consegui aqui arrumar. Utilizei uma máquina virtual e fiz alguns testes, e consegui solucionar o problema. Valeu pelas dicas de extensão e sobre o driver booster, eu havia baixado ele só para parâmetro, mas já desinstalei também. Obrigado pelo seu tempo em responder.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...