Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho uma caixinha de som que quebrou o conector de alimentação, esses usados em celular (creio que era uma conector Micro Usb Fêmea de 5 Pinos). Pretendo soldar um dos lados do cabo USB diretamente na placa. Alguém poderia me orientar onde devo soldar o positivo e o negativo? Estou anexando as fotos da plaquinha da caixa de som. Me perdoem se a pergunta parece ser boba , mas como não tenho conhecimento na área, preciso da ajuda dos mais experientes no assunto para realizar essa tarefa e não danificar de vez a caixa de som. Obrigado desde já a quem puder me ajudar nesse assunto.

Imagem 01.jpg

Imagem 04.jpg

Imagem 05.jpg

Imagem 06.jpg

Imagem 02.jpg

Imagem 03.jpg

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Meu voto vai para: na 1ª foto o [-] é em baixo e o [+] em cima. Dica: raspe o cobre na área maior.

Poderia, por favor, indicar com fotos, como fez o colega @rmlazzari58?

adicionado 5 minutos depois
39 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Eu faria assim:

placa.jpg.e108f802da1a95b597566e037055e74c.jpg

adicionado 7 minutos depois

Ou assim...

placa2.jpg.fb0121c9128fef100bfef0d9607f851d.jpg

Essas ligações que você sugeriu, não traria nenhum problema ao circuito? Pois no caso, eu estaria jogando o positivo bem depois da entrada da alimentação? Qual seria a sua indicação de soldagem, pra eu ligar o Positivo e o Negativo, onde o conector foi arrancado?

Postado
5 horas atrás, k_dantas disse:

Qual seria a sua indicação de soldagem, pra eu ligar o Positivo e o Negativo, onde o conector foi arrancado?

Eu deixaria prá lá a "cicatriz" do conector amputado e procuraria pontos em que já há alguma solda. No capacitor, na USB... há outros pontos mas nesses a solda é maior. E soldaria o positivo onde indiquei com vermelho e o negativo, com preto.

Tem umas plaquinhas que aceitam 12v, mas todas aquelas têm um regulador do tipo 7805 na entrada. Não é o caso dessa sua placa. Tem plaquinha que tem um diodo na entrada para evitar alimentação invertida. Talvez seja aquele diodo maior, D1, na sua placa. Assim é preciso cuidado para não inverter positivo e negativo, pois, como você disse,

5 horas atrás, k_dantas disse:

estaria jogando o positivo bem depois da entrada da alimentação

sem a proteção de um regulador e sem diodo. Se você alimentar com a tensão indicada e de acordo com o que mostrei, não tem erro.

Tem uma curiosidade, isso sim: na caixinha vermelha onde se conecta a alimentação diz "BAT +". Que bateria é essa que fornece 5v? Ou, se não fornece 5v mas sim, sei lá... 3,7v (o mais comum para essas plaquinhas), como é que tem uma porta USB? Essa porta USB fornece 3,7v, máx. 4,2v ao que for espetado nela? Mistéérios, rs...

Mas se sua fonte garantidamente (bateria ou outra qualquer) é de 5v, pode ligar como indiquei.

adicionado 3 minutos depois

Se você conhecer teste de continuidade num multímetro, @k_dantas, mesmo nesses de 10 reau, pode encontrar outros pontos que também servem. Dá prá ver umas ilhas bem gordonas logo acima do diodo D1...

• Coordenador
Postado

@k_dantas Em sua primeira foto, nos terminais de baixo você vai soldar o conector normalmente pois eles estão inteiros.

Os terminais do meio não farão falta, pode deixa-lo sem solda, e para o terminal de cima, raspe a trilha que indiquei em sua foto abaixo:

USB.png

• Membro VIP
Postado
20 horas atrás, k_dantas disse:

Poderia, por favor, indicar com fotos, como fez o colega @rmlazzari58?

Claro...

USB.png

😁

Me permita complementar... o quadradinho é o + e ... desculpe.. esqueci de desenhar mas a área de cobre gordona de baixo é o -

😁😁

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...