Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Shaman93 Rodo uma GTX 960 com a curva que apontei acima, com muitas ventoinhas no gabinete e cooler de CPU Hyper TX3 (salvo engano), sem push and pull (o que tinha duas ventoinhas deixei no PC da esposa). Minha GPU está com OC de 300 MHz agora (além do de fábrica), salvo engano, e mesmo assim não passo de 54º com a curva que citei, isso uma GPU que comprei no ano que lançaram o The Witcher 3. A poeira eu não tenho que lidar porque o gabinete é bem filtrado, não entra um grão de pó, então nunca desmontei essa GPU. A antiga, uma GTX 560, sobreviveu nessas mesmas condições por anos, mas sempre tive uma ventoinha auxiliar de 120 mm acoplada a ela com braçadeiras. O gabinete era tão bem ventilado quanto, mas a GPU pegava muito calor da fonte. Rodava a 50~55º também, em load. 

Vejo a turma com GPUs a 70º e sempre fico impressionado. Você roda a sua com OC?

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Perfeita a explicação!

Sim, achei muito bom o video, o Calebe é um monstro de conhecimento.. sempre recomendo os videos dele pra quem está começando ou ainda faz/fez algumas besteiras como: "Troca a pasta termica que resolve", ai vai trocar, arrebenta os TP e passa pasta termica no lugar dos TP, e achando que tá tudo bem.. não é incomum eu ver placas com os TP rasgados, ai pra achar outro igual só deus na causa.

A variação termica foi muito bem explicada, principalmente porque  hoje essas soldas lead free não são tão maleaveis, é muito mais comum vermos problemas na solda hoje que antigamente com as soldas de chumbo.

• Curtir 2
Postado
36 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Shaman93 Rodo uma GTX 960 com a curva que apontei acima, com muitas ventoinhas no gabinete e cooler de CPU Hyper TX3 (salvo engano), sem push and pull (o que tinha duas ventoinhas deixei no PC da esposa). Minha GPU está com OC de 300 MHz agora (além do de fábrica), salvo engano, e mesmo assim não passo de 54º com a curva que citei, isso uma GPU que comprei no ano que lançaram o The Witcher 3. A poeira eu não tenho que lidar porque o gabinete é bem filtrado, não entra um grão de pó, então nunca desmontei essa GPU. A antiga, uma GTX 560, sobreviveu nessas mesmas condições por anos, mas sempre tive uma ventoinha auxiliar de 120 mm acoplada a ela com braçadeiras. O gabinete era tão bem ventilado quanto, mas a GPU pegava muito calor da fonte. Rodava a 50~55º também, em load. 

Vejo a turma com GPUs a 70º e sempre fico impressionado. Você roda a sua com OC?

Sim, mas overclock + undervolt. Padrão ela é 1340 MHz e 1.125 ~ 1.15 V. Com tudo em stock, tava beirando os 90 graus no verão, que é a temperatura em que começa a ter throttle, mas as ventoinhas não passavam de 80 e poucos %. Deixei ela a 1390 MHz, 1.065 V e baixou bastante, uns 10~15 graus. Com a curva de fans customizada baixou mais uns 5~10. Tem que ver que o TDP da sua 960 é 120 W, da 580 é 185 W, mais de 50%+ calor liberado. Pras placas de TDP beirando os 200 W, temperaturas de 70, 80 graus são bem comuns mesmo em gabinete bem refrigerado. Como o Calebe comenta no vídeo, também é comum na curva padrão a temperatura estar por esse patamar e as fans estarem preguiçosas, trabalhando a 20, 30%. No caso da 580, esses 75 graus parecem ser a temperatura 'alvo' com a curva padrão, os fans só começam a acionar bastante mesmo quando passa disso. Bobeira da indústria, mas dá pra entender pelo lance de obsolência programada... Querem que a placa dure o tempo da garantia, no máximo um pouco mais que isso, e você já compre outra.

• Curtir 2
Postado

@Shaman93 Tem a questão do país tropical também. Os primeiros Vaio que vi aqui no Brasil superaqueciam mesmo recém retirados da caixa. Levaram tempo para entender que o que vendem em países frios não funciona tão bem aqui. GPUs da série 4xx também aqueciam absurdamente, por isso que sempre compartilho aquele artigo do tom's onde trocaram as ventoinhas originais por duas de 120mm de gabinete e conseguiram fazer uma GTX 480 que tinha temperaturas bem elevadas ficar super fria. 

adicionado 0 minutos depois

@Shaman93 Se eu levasse OC mais a sério, isso seria algo que já teria feito na minha GPU há tempos por sinal.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods @Felipe Barbosa Melo @Shaman93 comprei um water cooler dual fan (que está p chegar) sei que não precisava de tudo isso mas comprei mesmo assim p ficar um pouco mais bonito, também vou comprar a fan da deepcool para colocar atras, muito obrigado a todos por me ajudarem, espero que isso resolva meu problema, hoje na minha cidade está em 8 graus, enquanto estava jogando r6 no ultra, ela nao passou de 65 graus, aviso quando chegar o watercooler, vi um tutorial no youtube de como instalar, mas a parte de cima do gabinete nao tem nenhum "apoio" pra colocar os parafusos do water cooler, então precisarei de uma ajudinha, mas muito obrigado de verdade por tirarem um tempo para me ajudar 🙏

• Curtir 2
Postado

@Lucas Chicarolli WC tipo AIO é prejuízo... Com o MA410P custando baratinho, realmente acho que fez um mal negócio. O problema dos water coolers AIO de baixo custo é que eles tem baixa performance e durabilidade... Se quiser comprar bem comprado pegue o MA410P que está custando 219 reais na kabum.

Postado

@Lucas Chicarolli Ok... AIO é all in one, o perfil de water coolers de fácil e barata instalação recai sobre isso e todos são ruins. Barulho, quando se fala de coolers de qualidade é quase inexistente, então presumo que você esteja vivendo o limbo de não ter experimentado algo de qualidade e não ter a perspectiva para entender o que isso significa. Recomendo muito que devolva seu WC, que compre um bom air cooler, e encha seu gabinete de ventoinhas de qualidade como lhe indiquei nesse tópico. Entendo que você queira algo bonito, mas existem muitas formas de embelezar seu computador que não envolvam sacrificar o desempenho de arrefecimento e a durabilidade do mesmo. Ademais, faça o que achar melhor. Só ofertei minha opinião priorizando o melhor para a saúde do seu PC e o desempenho do mesmo.

Postado
Em 22/08/2020 às 10:43, Lucas Chicarolli disse:

@WOZ Dods de vdd, pra mim não importa se é de baixa qualidade, desde que comprei meu pc meu sonho é ter um watercooler, entendo que fiz uma má compra, mas não vou devolver 

Entendo, mas recomendo que baixe suas expectativas sobre melhorias em temperatura e durabilidade. WC tipo AIO tem tendência a falhar na bomba e no bloco, com isso duram menos e comumente dão dor de cabeça. Ficará bonito, sim, mas vai requerer mais manutenção e troca ao longo de poucos anos do que AC ao longo de décadas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...