Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Ontem fiz uns testes com as peças do novo setup, sem gabinete, e conectei os cabos 24 pinos e 8 pinos de alimentação da placa-mãe. Hoje, contudo, ao tentar remover esses cabos para instalar o setup no gabinete, percebi que os mesmos simplesmente não saem. O máximo que consegui mover foi 0,5 cm do 24 pinos, e dali não saiu mais.

Ambos os cabos estão presos mesmo na entrada da respectiva alimentação da mobo, e eu temo que se fizer mais força, possa acabar quebrando a placa. Já li alguns tópicos a respeito, e foi recomendado que se fizessem movimentos nas pontas do conector, para soltá-los, mas eu fiz e não parece ter adiantado.

Alguém poderia ajudar? A fonte é uma PCYes Spark e a placa-mãe é uma AB350m-DSH3.

Grato desde já pelas respostas.

Postado

Desligue a energia e retire o plugue da tomada

Aperte a trava para a garra destravar o conector da placa-mãe

images?q=tbn:ANd9GcQa9dHRiboZH-gSCwlntCb

Usando uma chave de fenda de largura média para grande, introduza na fenda entre as partes, com cuidado, e abra um pouco próximo de uma extremidade, e depois da outra, até afastar o suficiente para soltar.

Usando a chave de fenda com cuidado, não vai danificar nem o conector nem a placa-mãe. 

Postado

@L. Ribeiro Apoia uma mão na placa-mãe próxima do conector, aperta a trava e puxa com força mesmo. (não puxe não região dos cabos, pegue na parte maciça de plástico do cabo), dá um jogo para os lados fazendo força isso tudo destravando a trava senão destravar não vai sair. 

Postado
9 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

@Sparta Hardware @Wal SJC Já tentei com a chave. Parece simplesmente impossível. O negócio é como se estivesse emperrado mesmo. O papelão previne a trava de fechar, mas o bicho simplesmente não sai. Os plugs já estão todos marcados com a chave.

198D0AA1-108E-4819-AFFC-F3E97FF7A550.thumb.jpeg.b323b3ba9ec7ea29abfbbc705f3a3f96.jpeg

Use uma chave mais larga ou algo parecido, não force demais o conector da placa-mãe, para não danificar as soldas BGA.

Postado

@Wal SJC Esse é um dos poucos conectores que pode fazer força, não tem solda BGA as soldas são THT são vários pinos grossos soldados, não tem problema fazer fazer força ali só não transferir a força envergando a plac por isso sempre apoia-se um mão na placa e outra mão para puxar sem envergar.

Postado
agora, Tiago Solagna disse:

@Wal SJC Esse é um dos poucos conectores que pode fazer força, não tem solda BGA as soldas são THT são vários pinos grossos soldados, não tem problema fazer fazer força ali só não transferir a força envergando a placa.

Eu sei, mas o que eu já vi nestes anos mexendo com isso, mostra que se não tomar cuidado, até o impossível pode acontecer, quando o negócio "emperra" e a pessoa perde a cabeça! kkkkkkkk

Postado

@L. Ribeiro Após retirar o cabo do conetor verifique se não tem algum pino torto. 

adicionado 1 minuto depois

@Wal SJC Só quebra a placa se fazer força sem apoiar bem outra mão na placa ao redor do conector, simplesmente puxar sem apoio é que quebra e dá problema. 

adicionado 2 minutos depois

@L. Ribeiro Tente passar um limpa contato para deslizar o conector. 

Postado
7 minutos atrás, Tiago Solagna disse:

@L. Ribeiro Após retirar o cabo do conetor verifique se não tem algum pino torto. 

adicionado 1 minuto depois

@Wal SJC Só quebra a placa se fazer força sem apoiar bem outra mão na placa ao redor do conector, simplesmente puxar sem apoio é que quebra e dá problema. 

adicionado 2 minutos depois

@L. Ribeiro Tente passar um limpa contato para deslizar o conector. 

Não quebra a placa mas trinca a solda, se balançar para um lado e para o outro, e costumam sair um ou mais desses pinos soldados junto com o conector da fonte (descola da placa)

Postado
2 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

@Sparta Hardware @Wal SJC Pra minha surpresa, consegui. Precisei colocar bastante força, quase verticalmente, pra tirar. Espero não ter danificado a placa-mãe. Aparentemente está tudo em ordem, inclusive os pinos dos conectores. Muito obrigado pelas respostas, pessoal.

Não envergando e não dando tranco no conector, é difícil danificar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...