Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para Edição de vídeos e arquitetura 3D até R$ 5.800


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá,

Preciso montar um micro para arquitetura e renderização CAD, Autodesk Revit, Twinmotion junto com captura de tela OSB.

E também fazer a edição de vídeos.

Pequisei a seguinte configuração:

Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHZ, AMD, 100-100000031BOX     R$ 1.451,00 
placa-mãe AM4 - Asus B450M Prime Gaming 90MB10H0-C1BAY0 (Micro ATX)     R$ 738,00 
Placa de video power color radeon rx 550 4gb ddr5 128bits - axrx 550 4gbd5-dh     R$ 732,00 
HX426C16FB316 - Memória HyperX Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop     R$ 830,00 
SSD, Kingston, SA400S37/480G     R$ 500,00 
Hdd Seagate Barracuda Barracuda 1 Tera 7200rpm 64mb Sata 6gb/s Hdd 3,5 Desktop     R$ 450,00 
Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121-BR     R$ 530,00 
Gabinete Tt V200 Tempered Glass, Thermaltake, V200 Tg     R$ 550,00 
Total     R$ 5.781,00

 

Um amigo meu disse, no entanto, que está desequilibrada...

Poderiam indicar quais são os problemas?

Aceito sugestões.

E que tal parecem os preços que encontrei?

 

Um abraço e obrigado,
Régis

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Regis T Bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Sim, está desequilibrada. Mas aí precisamos avaliar. No processador e na placa-mãe você acertou (embora os preços não estejam legais).

 

Primeiramente, verifique se a renderização nesses programas depende de núcleos CUDA. Se for dependente, você precisaria de uma placa de vídeo Nvidia para aproveitar na renderização. 

 

Sobre a memória RAM, seria apenas um pente de 16GB ou dois de 8GB? O dual channel pode fazer diferença considerável para o seu tipo de uso...

 

Essa á uma placa de vídeo de entrada com preço exorbitante. Aliás, tudo está com preço exorbitante nessa crise. Você está na pior época para comprar um computador, infelizmente. Onde pesquisou esses preços?

 

Esqueça a fonte Corsair CX 550 por enquanto:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Obrigado pelas boas vindas e pela resposta! 🙂

 

2 horas atrás, KairanD disse:

@Regis T Bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Sim, está desequilibrada. Mas aí precisamos avaliar. No processador e na placa-mãe você acertou (embora os preços não estejam legais).

 

beleza

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

Primeiramente, verifique se a renderização nesses programas depende de núcleos CUDA. Se for dependente, você precisaria de uma placa de vídeo Nvidia para aproveitar na renderização. 

 

Dei uma pesquisada e não encontrei referências diretas sobre o Revit, OSB e CUDA. Mas As recomendações de placas parecem favorecer a Nvidia sim.

Uma análise do Revit indica Nvidia GeForce GTX 1060 / GTX 960
E no site da Nvidia, indicam para o Revit e OSB GeForce RTX 2060 or Quadro RTX 3000

 

Me parecem um tanto caras 😕

 

 

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

Sobre a memória RAM, seria apenas um pente de 16GB ou dois de 8GB? O dual channel pode fazer diferença considerável para o seu tipo de uso...

 

Se dois de 8GB são melhores, pode ser sim. Achei que não fazia diferença, com a vantagem de usar um pente só permitir upgrade para 32GB no futuro em uma placa-mãe de dois slots apenas.

 

 

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

Essa á uma placa de vídeo de entrada com preço exorbitante. Aliás, tudo está com preço exorbitante nessa crise. Você está na pior época para comprar um computador, infelizmente. Onde pesquisou esses preços?

 

Pesquisei pela Amazon e Buscapé. Mas imaginava como um levantamento inicial mesmo.

 

Se tiver dicas de onde comprar aqui no Rio, ou on-line, agradeço. 

 

 

 

2 horas atrás, KairanD disse:

 

Esqueça a fonte Corsair CX 550 por enquanto:

 

Valeu a dica!

Tem outra que recomende?

 

 

adicionado 55 minutos depois

Do site da NVidia sobre CUDA accelerated software:

 

REVIT

Single GPU / Single Node

https://www.autodesk.com/products/revit-family/overview

* Modeling (BIM) to design, build, and maintain higher-quality, more energy-efficient buildings * GRID support

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Regis T disse:

Dei uma pesquisada e não encontrei referências diretas sobre o Revit, OSB e CUDA. Mas As recomendações de placas parecem favorecer a Nvidia sim.

Uma análise do Revit indica Nvidia GeForce GTX 1060 / GTX 960
E no site da Nvidia, indicam para o Revit e OSB GeForce RTX 2060 or Quadro RTX 3000

 

Me parecem um tanto caras 😕

Placas voltadas à aceleração para renderização costumam ser mais parrudas e caras. Mas depende do seu tipo de uso. As placas Quadro são voltadas ao uso profissional. 

 

1 hora atrás, Regis T disse:

Se dois de 8GB são melhores, pode ser sim. Achei que não fazia diferença, com a vantagem de usar um pente só permitir upgrade para 32GB no futuro em uma placa-mãe de dois slots apenas.

Com um pente apenas você perde o dual channel. 

 

Essa placa-mãe tem quatro slots, não?

 

1 hora atrás, Regis T disse:

Pesquisei pela Amazon e Buscapé. Mas imaginava como um levantamento inicial mesmo.

 

Se tiver dicas de onde comprar aqui no Rio, ou on-line, agradeço. 

KaBuM!, Pichau, Terabyte eShop, Oficina dos Bits, WAZ...

 

1 hora atrás, Regis T disse:

Tem outra que recomende?

PCYes! Electro V2 Bronze 450W (ou 550W), Pichau Nidus 500W, Deepcool DA 500, Corsair CV 450 (ou 550).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, KairanD disse:

Essa placa-mãe tem quatro slots, não?

 

 

Tem sim! Achei que eram só dois...

 

Essa placa-mãe aceita placa de vídeo Nvidia?

 

41 minutos atrás, KairanD disse:

KaBuM!, Pichau, Terabyte eShop, Oficina dos Bits, WAZ...

 

 

Obrigado pelas dicas todas! Vou pesquisar em todos esses...

 

adicionado 3 minutos depois

@Lucas Pinto Martins Valeu! Teria alguma dica de gabinete bom com preço mais em conta?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão atual do conjunto com os menores preços que encontrei:

 

orcamento2.thumb.png.0f2e6d50741cc52a18bda176ac645362.png
 

 

Mudanças:

Processador mais em conta: do Ryzen 3600 para o 2600

2 pentes RAM 8GB ao invés de 1 de 16GB

HD de 1TB para 2TB

Fonte Corsair boa CV no lugar da CX
Inclusão de monitor Dell

Que tal?

 


Teriam sugestões de...

- Placa de vídeo. Gostaria de gastar até R$800,00.

- Gabinete. Visual clean de preferência. Preciso mesmo de 3 fans na frente? Ou 1 seria suficiente?

 

Obrigado!
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2020 às 07:02, Regis T disse:

Olá,

Preciso montar um micro para arquitetura e renderização CAD, Autodesk Revit, Twinmotion junto com captura de tela OSB.

E também fazer a edição de vídeos.

Pequisei a seguinte configuração:

Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHZ, AMD, 100-100000031BOX     R$ 1.451,00 
placa-mãe AM4 - Asus B450M Prime Gaming 90MB10H0-C1BAY0 (Micro ATX)     R$ 738,00 
Placa de video power color radeon rx 550 4gb ddr5 128bits - axrx 550 4gbd5-dh     R$ 732,00 
HX426C16FB316 - Memória HyperX Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop     R$ 830,00 
SSD, Kingston, SA400S37/480G     R$ 500,00 
Hdd Seagate Barracuda Barracuda 1 Tera 7200rpm 64mb Sata 6gb/s Hdd 3,5 Desktop     R$ 450,00 
Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121-BR     R$ 530,00 
Gabinete Tt V200 Tempered Glass, Thermaltake, V200 Tg     R$ 550,00 
Total     R$ 5.781,00

 

Um amigo meu disse, no entanto, que está desequilibrada...

Poderiam indicar quais são os problemas?

Aceito sugestões.

E que tal parecem os preços que encontrei?

 

Um abraço e obrigado,
Régis

 

Se você importar Esse processador da China pagar apenas r$ 1000, eu importei 2 fazem 15 dias, já chegaram, importei todas as peças do computador.

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1567776-REG/xpg_ax4u320038g16a_dbz_z1_gaming_memory_16gb.html /

https://pt.aliexpress.com/item/33058434768.html?spm=a2g0o.store_home.productList_568428499.pic_2 /

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1543527-REG/gigabyte_b450m_ds3h_motherboard.html /

Compra fonte no Brasil, um bom custo-benefício é a marca pcyes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 21/08/2020 às 08:21, Regis T disse:

Processador mais em conta: do Ryzen 3600 para o 2600

Se você tem interesse no Ryzen 5 2600, então melhor deixá-lo de lado e pegar o Ryzen 5 1600 (de código "AF") no lugar. O Ryzen 5 1600 com código "AF" utiliza a mesma arquitetura Zen+ do Ryzen 5 2600. Ou seja, é um Ryzen 5 2600 com clock um pouco mais baixo custando muito menos. É bem mais negócio comprá-lo. Se quiser, basta subir o clock dele um pouquinho usando o cooler box mesmo e fica com desempenho similar...

 

Em 21/08/2020 às 08:21, Regis T disse:

Inclusão de monitor Dell

Não pesquisei sobre esse monitor. É Full HD (1920x1080p) pelo menos?

 

Em 21/08/2020 às 08:21, Regis T disse:

- Placa de vídeo. Gostaria de gastar até R$800,00.

Alguns usuários têm relatado que a GTX 1050 pode ser encontrada perto desse valor. Ela é bem melhor que a RX 550. Se for a GTX 1050Ti, melhor ainda. A RX 570 4GB da AMD é muito superior, mas aí esbarra na questão do CUDA. 

 

Em 21/08/2020 às 08:21, Regis T disse:

Gabinete. Visual clean de preferência. Preciso mesmo de 3 fans na frente? Ou 1 seria suficiente?

Receita simples para gabinete: fonte posicionada na parte inferior, espaço na tampa lateral (ou algum outro compartimento) para organização dos cabos e pelo menos dois fans de 12 cm, sendo um frontal, jogando ar para dentro, e um traseiro, jogando ar para fora. Evite gabinetes com painéis de vidro frontais muito colados nos fans. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, KairanD disse:

Se você tem interesse no Ryzen 5 2600, então melhor deixá-lo de lado e pegar o Ryzen 5 1600 (de código "AF") no lugar.


Minha escolha mais recente é pelo Ryzen 5 3400G que vem com vídeo integrado no processador. Pelos reviews, dá conta de rodar jogos em configuração média. RX Vega 11 Graphics.
 

A ideia é economizar não comprando placa de vídeo.

 

Se fizer falta, mais adiante compro uma daquelas que indicou...

 

 

9 minutos atrás, KairanD disse:

É Full HD (1920x1080p) pelo menos?

Sim

 

 

10 minutos atrás, KairanD disse:

Receita simples para gabinete:

 

O gabinete já comprei esse aqui:

Gamer T-Dagger Cube White, Mid Tower, Lateral em Vidro, Branco - T-TGC305W

 

 

[]s


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 minutos atrás, Regis T disse:

Minha escolha mais recente é pelo Ryzen 5 3400G que vem com vídeo integrado no processador. Pelos reviews, dá conta de rodar jogos em configuração média. RX Vega 11 Graphics.

Então você também teria interesse em jogos? No começo do tópico, pensei que não fosse o caso. E, sim, o vídeo integrado desse processador, quando usado com memórias em dual channel com frequência decente (2666 MHz ou acima), tem desempenho incrível, chegando ao patamar de placas como a RX 550, a GT 1030 GDDR5 ou mesmo a GTX 750Ti. É o suficiente para se divertir jogando.

 

4 minutos atrás, Regis T disse:

A ideia é economizar não comprando placa de vídeo.

 

Se fizer falta, mais adiante compro uma daquelas que indicou...

Pode ser uma alternativa. Tenha em mente apenas que o poder de processamento do Ryzen 5 3400G é muito inferior ao de um Ryzen 5 1600AF para atividades como as que você descreveu no começo do tópico. Não é ruim, é um bom processador, mas será claramente mais lento (são 4 núcleos e 8 threads contra 6 núcleos e 12 threads). Por sinal, o Ryzen 5 3400G também é Zen+ (2ª Geração), e não Zen 2 (3ª Geração). 

 

4 minutos atrás, Regis T disse:

Sim

Para jogos, pode ser uma boa procurar um monitor com Freesync/G-Sync. Assim você fica preparado para um upgrade de placa de vídeo no futuro, podendo aproveitar esse recurso.

 

4 minutos atrás, Regis T disse:

O gabinete já comprei esse aqui:

Gamer T-Dagger Cube White, Mid Tower, Lateral em Vidro, Branco - T-TGC305W

Parece bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2020 às 07:02, Regis T disse:

Olá,

Preciso montar um micro para arquitetura e renderização CAD, Autodesk Revit, Twinmotion junto com captura de tela OSB.

E também fazer a edição de vídeos.

Pequisei a seguinte configuração:

Processador AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHZ, AMD, 100-100000031BOX     R$ 1.451,00 
placa-mãe AM4 - Asus B450M Prime Gaming 90MB10H0-C1BAY0 (Micro ATX)     R$ 738,00 
Placa de video power color radeon rx 550 4gb ddr5 128bits - axrx 550 4gbd5-dh     R$ 732,00 
HX426C16FB316 - Memória HyperX Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V para desktop     R$ 830,00 
SSD, Kingston, SA400S37/480G     R$ 500,00 
Hdd Seagate Barracuda Barracuda 1 Tera 7200rpm 64mb Sata 6gb/s Hdd 3,5 Desktop     R$ 450,00 
Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121-BR     R$ 530,00 
Gabinete Tt V200 Tempered Glass, Thermaltake, V200 Tg     R$ 550,00 
Total     R$ 5.781,00

 

Um amigo meu disse, no entanto, que está desequilibrada...

Poderiam indicar quais são os problemas?

Aceito sugestões.

E que tal parecem os preços que encontrei?

 

Um abraço e obrigado,
Régis

 

B450

https://www.bhphotovideo.com/c/search?q=b450 mother&sort=PRICE_LOW_TO_HIGH ,

Você vai pagar $28 de frete em duas libras.

A chance de não ser taxado na data desta publicação tá de 80%, e quando são taxadas O valor é fixo e não supera r$ 170, ainda sim você sai ganhando.

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1567776-REG/xpg_ax4u320038g16a_dbz_z1_gaming_memory_16gb.html

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, KairanD disse:

Então você também teria interesse em jogos?

 

Na realidade não... esse micro é para trabalho com arquitetura e criação de vídeos em 1080p. 


Você entendeu bem sim.

Meu comentário sobre jogos foi apenas no sentido de que o processador teria uma boa capacidade gráfica. Imagino que se é bom para jogos, será bom para renderização 3D e vídeos... mas posso estar errado...

 

 

1 hora atrás, KairanD disse:

o poder de processamento do Ryzen 5 3400G é muito inferior ao de um Ryzen 5 1600AF para atividades como as que você descreveu no começo do tópico.

 

Mas se eu escolher um Ryzen 5 1600AF, daí preciso comprar uma placa de vídeo, certo?

Pelo que li do Revit, principal programa que será utilizado, ele usa apenas um núcleo do processador. E recomendam que tenha frequência mais alta.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 23/08/2020 às 14:32, Regis T disse:

Meu comentário sobre jogos foi apenas no sentido de que o processador teria uma boa capacidade gráfica. Imagino que se é bom para jogos, será bom para renderização 3D e vídeos... mas posso estar errado...

Teoricamente sim. Mas aí você precisa verificar se o programa consegue usar o vídeo integrado (como mencionei anteriormente, sei que alguns desses programas dependem de CUDA). 

 

Em 23/08/2020 às 14:32, Regis T disse:

Mas se eu escolher um Ryzen 5 1600AF, daí preciso comprar uma placa de vídeo, certo?

Sim, ele não tem vídeo integrado.

 

Em 23/08/2020 às 14:32, Regis T disse:

Pelo que li do Revit, principal programa que será utilizado, ele usa apenas um núcleo do processador. E recomendam que tenha frequência mais alta.

Na realidade devem estar se referindo a IPC (instructions per cycle). Não se mede o desempenho por núcleo de um processador olhando apenas a frequência (é apenas um dos fatores). 

 

Se o programa utilizar predominantemente apenas um núcleo, o Ryzen 5 1600AF e o Ryzen 5 3400G entregarão desempenho muito semelhante (ambos utilizam a mesma arquitetura Zen+) em clock próximo. 

 

19 horas atrás, Regis T disse:

que tal então um Ryzen 5 1600AF  + GT 1030 GDDR5 + Asus B450M (preciso fazer upgrade da BIOS?)

Não seria necessário um upgrade de BIOS. Zen+ já está no mercado faz tempo. Fora que o chipset B450 já é feito para essa arquitetura.

 

Não acho que a GT 1030 compense. O ganho que ela poderia fornecer seria tão pequeno que acho que não vale a grana extra investida. Nesse caso eu, pessoalmente, ficaria com a outra ideia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, KairanD disse:

Não acho que a GT 1030 compense. O ganho que ela poderia fornecer seria tão pequeno que acho que não vale a grana extra investida. Nesse caso eu, pessoalmente, ficaria com a outra ideia. 

 

Ok, tem alguma placa gráfica que você indicaria para o Ryzen 1600 AF com valor de até R$700,00?

A outra ideia a que se refere seria o Ryzen 5 3400G  sem placa gráfica, certo?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Regis T disse:

Ok, tem alguma placa gráfica que você indicaria para o Ryzen 1600 AF com valor de até R$700,00?

Acho que o mínimo seria a GTX 1050 mesmo. Com alguma insistência você deve encontrá-la perto desse valor. Outras opões seriam a GTX 1050Ti e a GTX 1650. Mas aí você precisa verificar se dão um ganho legal nos programas e se fazem sentido (não tenho conhecimento mais aprofundado para responder isso). A RX 570 4GB, da AMD, é consideravelmente mais rápida, mas aí tem a questão do CUDA (que ela não tem). 

 

4 minutos atrás, Regis T disse:

A outra ideia a que se refere seria o Ryzen 5 3400G  sem placa gráfica, certo?

Isso. Até porque os preços estão uma loucura. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Regis T Fico contente em saber que as informações foram úteis. Apenas verifique certinho essa questão do ganho com a placa de vídeo, pois isso eu não vou saber responder. 

 

Qual é a configuração do notebook atual? Você sabe exatamente qual seria o modelo do i7? Provavelmente terá um ganho astronômico sim. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, KairanD disse:

Qual é a configuração do notebook atual? Você sabe exatamente qual seria o modelo do i7?

 

É esse aqui:

 

796152076_notebooki7.thumb.jpg.307d6954c6827d6d749f2313d8bec971.jpg

 

É bem rápido para aplicativos de escritório. Roda Revit e Twinmotion (esse nas configurações mínimas de desempenho). E a renderização no Twinmotion, tipo tours 3D em casas e prédios, leva umas 2h para vídeos bem curtos.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!