Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para Ryzen 7 3600X


igãoSS

Posts recomendados

Então, atualmente estou querendo mudar meu processador, sou pro player de fortinite e é meio complicado jogar apenas em 120 fps, minhas configurações atuais são as da print em baixo ai, eu queria saber qual processador seria mais adequado pra minha placa de vídeo, e qual placa-mãe devo pegar, eu queria era pegar um ryzen 7 3600x ou um ryzen 5 3600x, ainda não tenho muita certeza, mas quero saber qual seria melhor em questão de desempenho no fortinite.

 

minha config ta na imagem

pcc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

 

máximo 3.500 reais

adicionado 1 minuto depois
26 minutos atrás, Gabriel_Caldeira disse:


Seu monitor roda a no máximo 60 Hz, cara. Não adianta querer muito mais que isso. Pode ajudar no imput lag, só.

eu não to importando com o Hz, eu quero fps para poder jogar liso, e meu monitor 144 já foi comprado, eu preciso de mais FPS dentro do jogo, porquê eu jogo a 240 mas caindo pra 10 do nada, meu computador já tenho esse processador a uns 5 anos e agora esta meio que ficando zoado, preciso mudar urgentemente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, igãoSS disse:

eu não to importando com o Hz, eu quero fps para poder jogar liso, e meu monitor 144 já foi comprado, eu preciso de mais FPS dentro do jogo, porquê eu jogo a 240 mas caindo pra 10 do nada, meu computador já tenho esse processador a uns 5 anos e agora esta meio que ficando zoado, preciso mudar urgentemente


Então, seu erro é desvincular Hz de FPS. A taxa de quadros (FPS) que você vê é dependente da taxa de atualização do monitor (Hz).

Se sua placa estiver processando 240 quadros e seu monitor for de 144 Hz, você vai continuar jogando à 144 FPS. Como eu disse, pode ser que melhore o imput lag, ou seja, a fluidez e responsividade dos comandos no jogo. Mas é uma melhora pequena se a taxa de quadros mostrada no monitor não acompanha.

Dito isso, recomendo uma placa B450 de uma marca confiável e com dissipador nos VRMs. A ASRock B450 Steel Legend é uma boa.

Para processador, recomendo o Ryzen 5 3600. Não tem muita diferença pro X. E os 3700/3800X estão caros demais ao meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@igãoSS Se seu sistema atual faz uso de memórias DDR4, então você pode sim só trocar a placa-mãe e CPU e ser feliz. Se usa DDR3 ou anterior, terá que adquirir memórias também.

 

O Ryzen 5 3600 hoje é suficiente para qualquer jogo com bom desempenho. Acima dele recomendo apenas o 3600X, pois o ganho de desempenho para o 3700X não é proporcional ao custo, bem como seu orçamento seria muito impactado.


As MBs B450 que recomendo são estas: 

  • Gigabyte AB350M DS3H V2 (B350 que é de bom custo/benefício para quem está com orçamento apertado)
    Gigabyte B450M DS3H
    Gigabyte B450 Aorus M
    MSI B450M PRO VDH 
    MSI B450 Tomahawk

Se precisar de memórias, recomendo 3000 MHz ou mais, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. A Kabum quase sempre tem boas promoções para módulos de 8GB ou kits de 2x8GBs.

 

Dito tudo isso, saiba que seus FPS não vão aumentar muito não importa o processador que coloque. Sua GPU é o maior limitador do seu desempenho em questão de FPS (apesar de que os frame drops que você tem sofrido provavelmente são por causa da sua CPU). Com a 1650 você só vai ter até certo desempenho, nunca acima disso não importando o restante. Se quer mesmo investir bem seu dinheiro em upgrade, recomendo que nos diga quais são os componentes da sua máquina hoje e quanto tem para gastar.

 

Lembrando, sua fonte não servirá para o upgrade. Na verdade sequer serve para o que você tem hoje e mantê-la poderá trazer dores de cabeça no futuro.

adicionado 3 minutos depois

@Gabriel_Caldeira Na verdade mesmo quando a taxa de quadros excede a taxa de atualização é possível perceber maior fluidez e ter-se uma experiência de jogo superior. Recomendo a matéria que o canal LTT postou no youtube alguns meses atrás, onde colocaram jogadores profissionais para testar três monitores com taxas de atualizações diferentes e desempenho diferentes, é bem elucidador. Via de regra, só de ser capaz de rodar com desempenho superior ao da taxa de atualização do monitor já é o bastante para trazer uma experiência melhor que seja apenas pelo desempenho extra e menor tendência a frame drops.

 

Para jogadores competitivos, parece que isso é mais importante ainda. Pessoalmente eu gosto é de single player, então gosto de limitar as taxas de quadro de praticamente tudo que jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Na verdade mesmo quando a taxa de quadros excede a taxa de atualização é possível perceber maior fluidez e ter-se uma experiência de jogo superior. Recomendo a matéria que o canal LTT postou no youtube alguns meses atrás, onde colocaram jogadores profissionais para testar três monitores com taxas de atualizações diferentes e desempenho diferentes, é bem elucidador. Via de regra, só de ser capaz de rodar com desempenho superior ao da taxa de atualização do monitor já é o bastante para trazer uma experiência melhor que seja apenas pelo desempenho extra e menor tendência a frame drops.


É aquele teste com pro-players de Overwatch e CS:GO?

Se sim, eu assisti esse vídeo. Pra mim, o que ele deixa claro é que esse tipo de coisa faz diferença pra quem vive disso mesmo. Talvez seja o caso do criador do tópico. Por isso disse que é uma diferença sutil.

Mas boa, concordo com a sua ponderação. Fica aí pro amigo avaliar o que é melhor pra ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Caldeira É esse do link abaixo. Eu sempre acreditei que isso era tudo cisma de jogadores frenéticos, mas esse teste foi simplesmente perfeito para desmitificar isso para mim. Agora respeito mais, apesar de achar que o fundamento não é a taxa de quadros em si, mas o desempenho da máquina de maneira geral.

Spoiler

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Caldeira Eu também tive uma experiência parecida. Sempre achei irrelevante essa ideia de jogar com mais frames que a taxa de atualização do monitor suporta, porém resolvi fazer alguns testes e a diferença é perceptível.
Em League of Legends tinha alguns lags, sentia o jogo pesado e as vezes até dificuldade nas jogadas, sempre atribui esse fato a latência (Ping) que estava na casa dos 47ms.
Depois que desativei o V-sync pra minha surpresa, o jogo ficou liso. As jogadas que fazia e sentia esse peso passaram e ser muito mais fluídas e o jogo como um todo ficou mais responsivo.

Fiz testes também em Cod Black Ops II e senti o mesmo, aqui pode ser efeito placebo, mas gostei bastante do resultado, passei então a desativar V-sync de todos os meus jogos.

 

Fora que tem as opções de Free-sync ou G-Sync, pois mesmo que o jogo não alcance a mesma taxa de atualização do monitor, já é suficiente pra melhorar a experiência no jogo.

 

50 minutos atrás, igãoSS disse:

máximo 3.500 reais

 

Ryzen 5 3600 + 2x8gb RAM 3000mhz + placa-mãe B450.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!