Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo em jogos, o que pode ser? O que eu posso fazer?


gabsnass

Posts recomendados

Boa noite, ultimamente eu comprei uma placa mediana a afox GT 1030 gddr5 NVidia.

Esse é o meu PC:

Processador: I3 4150

Mem ram: 4gb

HD: 500gb

Placa de vídeo: gt 1030 2gb 

Eu queria jogar seguintes jogos: Rise Of The tomb Raider, Resident Evil remake e The Sims 4, só que os jogos ficaram travando e quando não travavam o fps fica muito alto, tipo 80, 90, 100 e etc... Os jogos estão usando 100% do processador e 50% da placa de vídeo. 

Eu vi vídeos na internet, das pessoas jogando com as mesmas configurações, os mesmos jogos e o jogo não travava e rodava liso.

Ex: 

 (a diferença e que o processador dele é da segunda geração) 

O que pode ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possivelmente seja memória ram, ou até processador, como tu disse ele ta em 100%, eu sugeriria tu monitorar a temperatura do processador e os clocks, ver se quando o jogo trava os clocks também acabam caindo para diminuir a temperatura.

Se for a questão do processador, tu deveria tentar trocar a pasta térmica do processador, se nunca trocou antes, já deve estar na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Jefferson_51 disse:

provavelmente é a memoria RAM, infelizmente 4GB para esses jogos mais atuais é muito pouco 

Bom, você leu o que eu disse? 

Tem vários vídeos de pessoas jogando com as mesmas configurações minhas e não travam... Então não deve ser isso. Veja o exemplo que eu dei.

https://www.youtube.com/watch?v=lLRja8VxxK8&t=741s

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Ragbrun disse:

Possivelmente seja memória ram, ou até processador, como tu disse ele ta em 100%, eu sugeriria tu monitorar a temperatura do processador e os clocks, ver se quando o jogo trava os clocks também acabam caindo para diminuir a temperatura.

Se for a questão do processador, tu deveria tentar trocar a pasta térmica do processador, se nunca trocou antes, já deve estar na hora.

Bom, você leu o que eu disse? 

Tem vários vídeos de pessoas jogando com as mesmas configurações minhas e não travam... Veja o exemplo

bom, eu não entendi o que você quis dizer kk não sou boa em pc... Mas eu coloquei as configurações da NVidia em desempenho alto, então será que o jogo não tá usando muito da placa por conta disso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, gabsnass disse:

Bom, você leu o que eu disse? 

Tem vários vídeos de pessoas jogando com as mesmas configurações minhas e não travam... Então não deve ser isso. Veja o exemplo que eu dei.

https://www.youtube.com/watch?v=lLRja8VxxK8&t=741s

adicionado 1 minuto depois

Bom, você leu o que eu disse? 

Tem vários vídeos de pessoas jogando com as mesmas configurações minhas e não travam... Veja o exemplo

bom, eu não entendi o que você quis dizer kk não sou boa em pc... Mas eu coloquei as configurações da NVidia em desempenho alto, então será que o jogo não tá usando muito da placa por conta disso?

 

@gabsnass você deveria aceitar melhor a sugestão do pessoal. 

 

Os testes servem como uma referência mas não podem ser verdade absoluta, pois existem diversos motivos para o desempenho ser melhor ou pior, como versão do jogo que foi testada, drivers, versão do SO, programas em segundo plano, etc (isso só falando de software). Falando em hardware, o desempenho pode variar pela quantidade e tipo de memória, se está em single ou dual channel, uso ou não de um SSD e até por uma fonte de baixa eficiência.

No teu caso, não sabemos a fonte, mas eu certamente recomendaria pelo menos 8 GB de memória (2x4) para ativar um dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, XDRZ disse:

@gabsnass você deveria aceitar melhor a sugestão do pessoal. 

 

Os testes servem como uma referência mas não podem ser verdade absoluta, pois existem diversos motivos para o desempenho, como versão do jogo que foi testada, drivers, versão do SO, programas em segundo plano, etc (isso só falando de software). Falando em hardware, o desempenho pode variar pela quantidade e tipo de memória, se está em single ou dual channel, uso ou não de um SSD e até por uma fonte de baixa eficiência.

No teu caso, não sabemos a fonte, mas eu certamente recomendaria pelo menos 8 GB de memória (2x4) para ativar um dual channel.

Eu aceito, mas não creio que seja o meu processador, pelo fato do vídeo ter um processador da 3° geração i3 e o jogo roda bem e o meu sendo da 4° não roda tão bem assim.

A memória dele é igual a minha, está tudo na descrição do vídeo. 

Eu preciso de ajuda e estou desesperada.

 

No meu caso é que ele está usando muito do processador e menos da gpu, eu já fiz todos os testes com o msi e o problema mesmo é o fato dele está usando mais do processador do que da placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gabsnass Eu te dei uma lista de motivos acima que podem trazer estas diferenças em hardware e software.

 

É impossível detectar o motivo sem testar.

 

O vídeo que você mostrou é de 11/2017 e estamos em 08/2020, ou seja, já se passaram 3 anos. Muitas vezes as atualizações de drivers e jogos mudam completamente o desempenho dos jogos. Você não pode tomar esses testes eles como verdade absoluta atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, XDRZ disse:

@gabsnass Eu te dei uma lista de motivos acima que podem trazer estas diferenças em hardware e software.

 

É impossível detectar o motivo sem testar.

 

O vídeo que você mostrou é de 11/2017 e estamos em 08/2020, ou seja, já se passaram 3 anos. Muitas vezes as atualizações de drivers e jogos mudam completamente o desempenho dos jogos. Você não pode tomar esses testes eles como verdade absoluta atual.

Ok tudo bem, mas eu já testei... O problema é que os jogos usam bem mais da CPU do que da gpu... 

O que devo fazer quando a cpu fica em 100% 60% 70% 80% e a gpu fica em 40% 50% 60%?

 

Lembrando que quando os dois trabalham juntos o jogo fica liso e roda perfeitamente, com fps no 80. 

adicionado 2 minutos depois

@Flávio Pedroza

3 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Na descrição do vídeo ele diz que usa o Windows 10 Enterprise LTSB. você também usa esta versão (creio que não...)

Eu uso windows 10, mas existe uma grande diferença? Que faça com que meu jogo use mais a CPU do que a gpu? Uma versão do windows 10 tem todo esse poder? (Creio que não...)

Ps: Meus jogos e drivers estão todos atualizados, inclusive o windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gabsnass Tudo que você disse não muda absolutamente nada o cenário. Drivers atualizados não significam melhor desempenho, assim como atualização dos jogos podem deixá-los mais pesados, com texturas melhores, mapas mais pesados, etc.

 

O fato de CPU chegar em 100% e GPU em 40 ou 50% é indício claro de gargalo de CPU. Neste caso, mais memória RAM (em dual channel) pode sim dar um ganho perceptível de desempenho.

 

Qual resolução você está testando os jogos?

 

Aceite o fato também que de 2017 para 2020 o Windows 10 ganhou uma série de novos recursos, inclusive visuais. 4GB não é suficiente para NADA em 2020. Simplesmente aceite isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, XDRZ disse:

@gabsnass Tudo que você disse não muda absolutamente nada o cenário. Drivers atualizados não significam melhor desempenho, assim como atualização dos jogos podem deixá-los mais pesados, com texturas melhores, mapas mais pesados, etc.

 

O fato de CPU chegar em 100% e GPU em 40 ou 50% é indício claro de gargalo de CPU. Neste caso, mais memória RAM (em dual channel) pode sim dar um ganho perceptível de desempenho.

 

Qual resolução você está testando os jogos?

 

Aceite o fato também que de 2017 para 2020 o Windows 10 ganhou uma série de novos recursos, inclusive visuais. 4GB não é suficiente para NADA em 2020. Simplesmente aceite isso.

Tá, mas eu aceito... Tanto que eu vou colocar mais um pente de 8gb se pah essa semana ainda. 

Então você acha que mais memoria ram possa resolver o problema? porque os requisitos para os jogos que eu jogo, a minha placa é superior ao que pedem. 

 

Eu já tentei em resoluções mais altas, mais baixas e a que corresponde ao meu PC (1366:768) e também já testei em gráficos mínimos, o gargalo continua e os travamentos tmb. 

 

O que você me recomenda? Aumento de ram? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gabsnass Aumento de RAM sim, mas recomendado é sempre utilizar em pares iguais 2x4, 4x4, 2x8... Assim você vai ter mais desempenho pelo dual channel ativado. Memórias de tamanhos e modelos diferentes não vão dar certo.

 

Tua configuração não e "superior ao que pedem".  Uma coisa é requisito mínimo, outra coisa é requisito ideal. O mínimo não garante fps alto.

 

Além disso, já levantei duas vezes a questão que você não deu atenção com relação ao modelo de fonte, pode ser um problema usar fonte genérica. Pior ainda com estabilizador (no fórum tem alguns tópicos sobre isso).

 

Outro colega acima citou sobre a manutenção de pasta térmica no processador. É importante verificar o estado e também as temperaturas, porque se teu processador tá batendo 100% com certeza você precisa ter atenção se o teu cooler tá dando conta.

Não tem um motivo certo ou solução mágica. Montar PC não é simples e os problemas podem ter causas variadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XDRZ

9 minutos atrás, XDRZ disse:

@gabsnass Aumento de RAM sim, mas recomendado é sempre utilizar em pares iguais 2x4, 4x4, 2x8... Assim você vai ter mais desempenho pelo dual channel ativado. Memórias de tamanhos e modelos diferentes não vão dar certo.

 

Tua configuração não e "superior ao que pedem".  Uma coisa é requisito mínimo, outra coisa é requisito ideal. O mínimo não garante fps alto.

 

Além disso, já levantei duas vezes a questão que você não deu atenção com relação ao modelo de fonte, pode ser um problema usar fonte genérica. Pior ainda com estabilizador (no fórum tem alguns tópicos sobre isso).

 

Outro colega acima citou sobre a manutenção de pasta térmica no processador. É importante verificar o estado e também as temperaturas, porque se teu processador tá batendo 100% com certeza você precisa ter atenção se o teu cooler tá dando conta.

Não tem um motivo certo ou solução mágica. Montar PC não é simples e os problemas podem ter causas variadas.

Você não precisa ser "grosso" eu não entendo muito disso e eu não ignorei, eu falei que já tinha testado tudo no msi e que estava tudo normal, menos o fato da CPU está sendo mais usada que a gpu. 

 

A temperatura está em 60•c tanto da placa quanto da CPU, as vezes a placa fica em 40•c

 

Como eu descubro a fonte?? Só preciso te mandar a foto dela?

 

Ps: eu olhei os requisitos pra jogar o jogo no máximo e como eu disse, meu PC se dá muito bem, porém o que ferra é a memória ram...

 

Quando eu entro no jogo, ele reconhece a placa e coloca no automático as configurações do jogo no alto e roda muito bem, mas quando eu troco de cenário, ou em uma parte que o cenário é muito aberto e pesado ou mudanças brusca de tela a cpu fica em 100% e trava. 

 

Já testei o jogo no mínimo e o fps não muda, fica em 80/70, mas em algumas partes a CPU fica 100% e trava 

adicionado 7 minutos depois

@XDRZ você pode me enviar seu wpp? Ou algum modo de eu te enviar um vídeo meu, mostrando como o jogo roda?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Tenta otimizar o windows 10 ao máximo, desabilitando programas em segundo plano, etc.

Outra coisa, tenta rodar o jogo com directx 12 desabilitado (se é que já não fez isso...). você seleciona no setup do jogo.

 

 

 

Oiê, tentei sim, mas daí ele não entra no jogo... Ele entra no menu, mas na parte de jogar, ele fica travando no carregamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!