Ir ao conteúdo

PC da tela azul, reinicia e não encontra SSD.

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal tudo bem com vocês? Espero que sim, então, estou tendo um problema e queria a ajuda para tentar resolver de alguma forma, tenho um SSD NVME comprado aqui no BR da XPG SX8200 Pro 256GB, então, não sei se o problema é com ele mas já aconteceu umas 2 vezes, o PC da tela azul do nada, se não me engano na 1ª vez deu um erro relacionado a processo na memória e agora deu tela azul relacionado a processo e em ambas as vezes quando reinicio o PC, o SSD não é mais reconhecido pela placa-mãe, eu desligo o PC e tiro ele da tomada, espero uns minutos e quando ligo, ai o SSD volta a aparecer, será que é exclusivamente problema no SSD alguém ja teve algo parecido?

• Moderador
Postado

1- Qual a configuração completa do seu computador (marca e modelo de todas as peças)?

2- Qual seu Sistema Operacional?

3- Você usa estabilizador ou liga o PC direto na tomada?

Postado

@GabrielLV 1- Fonte Corsair cx-500, placa-mãe gigabyte ga-a320-m.2, processador Ryzen 5 1600, 2x 8gb 2666mhz reeino (marca chinesa), placa de vídeo GTX 970 da Asus modelo strix.

2- windows 10 pro 1909

3 - PC direto na tomada mas não possuo aterramento em casa. Uso filtro de linha somente para monitor e etc.

• Moderador
Postado
55 minutos atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV 1- Fonte Corsair cx-500, placa-mãe gigabyte ga-a320-m.2, processador Ryzen 5 1600, 2x 8gb 2666mhz reeino (marca chinesa), placa de vídeo GTX 970 da Asus modelo strix.

2- windows 10 pro 1909

3 - PC direto na tomada mas não possuo aterramento em casa. Uso filtro de linha somente para monitor e etc.

1- Faça um teste extenso no seu SSD usando o Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3

O teste extenso pode demorar algumas horas. Seja paciente e veja se é informado algum erro no final.

2- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

3- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.
Se forem informados que existem erros que não puderam ser corrigidos, então vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter

bNrNBJb.png

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando

sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows

(atente-se aos espaços antes de cada / e \)

Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.

4- Após executar o passo acima, abra um CMD como administrador e digite o comando:
dism /Online /Cleanup-image /Restorehealth

(atente-se aos espaços antes de cada / )

5- Limpe seus módulos de memória RAM com isopropanol, limpa contato ou borracha branca (se utilizar uma borracha, use um pincel seco para retirar os vestígios de borracha), além de conecta-los em locais diferentes (utilize 1 módulo por vez se tiver mais de um, e conecte-o em slots diferentes, existe a possibilidade de serem os slots da placa-mãe a estarem com algum problema).

6- Vá em Iniciar > Digite "Diagnóstico de Memória do Windows" > Selecione "Reiniciar agora e verificar se há problemas"

Dot8lHc.png

Na tela de diagnóstico que aparecer, pressione F1 para abrir o menu de opções e mude a "Combinação de teste" de padrão para Estendido, em cachê deixe "Padrão" e número de etapas coloque 0, deixe o teste rodando por no mínimo 2 horas para garantir que não existem defeitos físicos nas memórias RAM (se existirem, nada pode ser feito a não ser substituí-las)

Postado

@GabrielLV Então meu camarada fiz os procedimentos que você solicitou e ainda mais um teste a mais para complementar.

1 - Data Lifeguard Diagnostic: Não encontrou erro algum segue print.

Spoiler

272958291_print1.jpg.763899af6146b9a933b6ba47a2ea9fff.jpg

2 - O CHKDSK /R informou  que iria analisar e se fosse preciso iria recuperar, mas quando terminou a contagem já saltou pra tela de boas vindas do Windows (acredito eu que por não ter nada de errado certo?).

3 - O sfc /scannow também não encontrou nada de errado segue o print.

Spoiler

image.png.cee9b04478504e1662b031aa8d3b820e.png

4 - No DISM Online também sem nenhum problema segue print.

Spoiler

image.png.c943cd2fbdae48f41f0d1557c384dfd0.png

5 - Limpei com um limpador de placas eletrônicas que tenho aqui que uso para tirar pasta térmica e afins, não tenho como trocar o slot de uma das memórias pois o cooler que tenho a CoolerMaster é muito grande e não permite que eu coloque a memória em outro slot.

6 -  Nesse testei eu fiz como você informou, deixei de 16:00 até umas 19:30 e quando fui ver estava com a tela (print abaixo) desse jeito ai, ai eu apertei ESC para sair do teste de memória, eu também usei um programa chamado Testmem 5 que também não acusou nenhum erro.

Spoiler

image.thumb.png.79a863c9e754942cfdec337fb31ede69.png

• 2 semanas depois...
Postado

@GabrielLV Vim atualizar o post, recentemente eu dei um reset na BIOS e por 2 dias funcionou, ontem a noite deu tela azul de novo mas com o seguinte erro unexpected store exception e quando eu desliguei e liguei o PC para poder fazer o SSD aparecer e dar boot, a placa-mãe não estava mais ligando as portas USB, literalmente nenhuma, nem as portas do gabinete, reiniciei varias vezes, desliguei da tomada novamente e nada, fui dormir e hoje tive a ideia de dar outro reset na BIOS e funcionou, mas e agora será que na verdade o problema é na placa-mãe?

• Moderador
Postado
3 horas atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV Vim atualizar o post, recentemente eu dei um reset na BIOS e por 2 dias funcionou, ontem a noite deu tela azul de novo mas com o seguinte erro unexpected store exception e quando eu desliguei e liguei o PC para poder fazer o SSD aparecer e dar boot, a placa-mãe não estava mais ligando as portas USB, literalmente nenhuma, nem as portas do gabinete, reiniciei varias vezes, desliguei da tomada novamente e nada, fui dormir e hoje tive a ideia de dar outro reset na BIOS e funcionou, mas e agora será que na verdade o problema é na placa-mãe?

Por algum motivo eu não recebi notificação do seu post anterior, peço desculpas...

Então, aparentemente sim tem algo a ver com a placa-mãe. Tente comprar uma nova bateria de litio para ver se tem alguma relação.

Vá no site do fabricante da placa-mãe e baixe os drivers mais recentes ali (faça isso no fabricante do processador também).

Postado

Se você resetou e funcionou, e após isso alterou algo, então essa mudança pode ser a causa do problema, se não fez, eu sugiro que faça um novo reset um pouco mais demorado, depois recoloque a bateria e escolha a opção de carregar apenas valores básicos, se existe algum conflito ele será sanado.

Se não der certo experimente tirar as memórias e instalar uma, veja se muda algo, depois a outra, mas escolha um slot diferente do que estava antes.

Dizer que o ssd está com defeito só mesmo se colocasse em outra máquina porque pode apenas ser alguma incompatibilidade com algo.

Obs: Só tem esses ssd no computador ou é um note?

Postado

@GabrielLV Que nada meu camarada, sem problemas acontece :D 

Então, a placa-mãe fez 1 ano agora dia 02/09/2020 será realmente problema na bateria?

Eu uso os drivers que já vem no Windows, só instalo do CHIPSET pois utilizo AMD RYZEN, da placa de vídeo que é NVIDIA GTX 970 e o de áudio que já vem no Windows Update.

Eu fazendo alguns testes reparei que só da o problema quando jogos games que são "pesados" pois eu jogo The witcher 1 e ele é bem antigo e até agora não me deum nenhum problema, mas quando vou jogar VALORANT e HYPER SCAPE é so abrir o jogo ou entrar em uma partida que já trava e depois de alguns minutos vem a tela azul achei que fosse o HD que está os jogos porém coloquei o jogo no SSD e deu tela azul do mesmo jeito.

É possível ser a placa de vídeo? Mas não faz sentido o SSD se "auto desconectar" né?

@misterjohn Eu fiz o clear cmos e a unica coisa que mexi na BIOS foi ordem de boot e colocar o fast boot ativado.

Vou testar o lance das memórias que você comentou ali e posto o resultado.

O meu é PC, tenho esse SSD, 1 HD de 1TB (como mencionei aqui em cima achei que fosse o outro HD no caso esse de 1TB onde coloco os jogos pois já tenho ele algum tempo mas como coloquei os games nos SSD e deu tela azul do mesmo jeito já sei que não é ele) e 1 de 500GB (esse eu so guardo arquivos de backup e algumas coisas do meu canal do youtube nada de mais).

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV É possível ser a placa de vídeo? Mas não faz sentido o SSD se "auto desconectar" né?

Sim, é possível, mas o problema é que temos que descobrir se ela é ou não a responsável 😕

E não faz sentido (pelo menos, nunca vi isso acontecer, e se acontecer provavelmente é sinal de problemas), mas como você mesmo disse, mesmo com os jogos em outra unidade o problema persiste...

Primeiramente desative o fastboot e veja se o problema persiste.

Se persistir, como você disse que o problema só ocorre em jogos pesados, vamos fazer um "teste de fogo":

baixe o Burnintest Pro: https://www.passmark.com/products/burnintest/download.php

Com o programa aberto, vá em Configuration >  Test selection & duty cycles > Deixe as configurações iguais a da imagem abaixo:

image.png.148d3a75eb749dc880bc85110278a38c.png

(Em CPU, RAM, GPGPU, 2D e 3D Graphics e Disk, marque as caixinhas e deixe em 95. Na parte superior, "Auto Stop after" coloque 300 minutos).

Feche todos os programas e clique em OK. Após isso clique no ícone verde para dar Start e deixe o programa rodando (o teste irá parar automaticamente após 5 horas). Veja se é informado algum erro após esse longo período.

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV 

Então, a placa-mãe fez 1 ano agora dia 02/09/2020 será realmente problema na bateria?

Na realidade nem sei, apenas chutei uma probabilidade :P

Postado

@GabrielLV Beleza vou fazer o teste e ver o que acontece.

@misterjohn Fiz os testes que você me passou e nada, deu tudo no mesmo.

adicionado 45 minutos depois

@GabrielLV Eu não consigo aumentar o tempo do teste pois só da na versão paga.

Spoiler

image.png.68508995c8b21c2fececedbf6bf22f11.png

Mas mesmo assim coloquei o teste e nem deu 5 min do teste rodando e deu tela azul erro -> critical process died um dos primeiros erros que apareceram para mim, vou tentar instalar o windows em algum HD que eu tenho aqui para ver se acontece esses erros pois ai vou ter a certeza se é o SSD ou não, fico no aguardo da sua resposta meu camarada.

Postado

@GabrielLV

Spoiler

image.thumb.png.b19faa45847269efb2c76df3db513826.png

Caro amigo fiz o teste que você solicitou com o Windows 10 Pro em um HD que tinha aqui de 320GB SATA 2 e 7200RPM e com o jogo rodando tipo o jogo dava umas travas mas rodava de boa e com os gráficos no máximo, se não é o SSD não sei o que é.

Postado

@GabrielLV Acho que a notificação não apareceu para você de novo kkkkkk

adicionado 25 minutos depois

@GabrielLV Fiz outro teste, coloquei oura fonte e outra placa de video e deixei somente o SSD no PC, fiz o teste que você me passou e advinha . . . tela azul 😕 vou mandar para o RMA mesmo não tem jeito. obrigado pela ajuda ❤️ 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
58 minutos atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV Acho que a notificação não apareceu para você de novo kkkkkk

adicionado 25 minutos depois

@GabrielLV Fiz outro teste, coloquei oura fonte e outra placa de video e deixei somente o SSD no PC, fiz o teste que você me passou e advinha . . . tela azul 😕 vou mandar para o RMA mesmo não tem jeito. obrigado pela ajuda ❤️ 

Haha, ou não apareceu ou eu não prestei atenção, desculpe novamente

Sobre o erro: você verificou no programa se foi informado algum erro nos relatórios?

Já sabe qual é o causador do problema?

Postado

@GabrielLV Sem problemas meu camarada kkkk

Então, não deu tempo do programa informar nada porque o PC deu tela azul, pelo visto é o SSD mesmo porque como eu falei ali anteriormente eu fiz teste com outra fonte e placa de video e deu o mesmo problema no SSD, foi so ativar o teste que da nem 1 minuto que da tela azul, ficaria faltando testar outra placa-mãe mas não conheço ninguém que tenha entrada M.2, por isso ficaria so devendo esse teste, eu teria que comprar um adaptador de M.2 pra PCI-E mas alem dos correios em greve (o que faria que eu n recebesse minha encomenda) essa seria a unica solução no momento.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV Sem problemas meu camarada kkkk

Então, não deu tempo do programa informar nada porque o PC deu tela azul, pelo visto é o SSD mesmo porque como eu falei ali anteriormente eu fiz teste com outra fonte e placa de video e deu o mesmo problema no SSD, foi so ativar o teste que da nem 1 minuto que da tela azul, ficaria faltando testar outra placa-mãe mas não conheço ninguém que tenha entrada M.2, por isso ficaria so devendo esse teste, eu teria que comprar um adaptador de M.2 pra PCI-E mas alem dos correios em greve (o que faria que eu n recebesse minha encomenda) essa seria a unica solução no momento.

Nesse caso, se você ainda tiver a oportunidade, eu sugiro que refaça o teste que mencionei lá em cima mas dessa vez marque somente uma caixinha por vez: RAM, depois CPU, depois Disk, etc, e veja em qual teste o computador apresenta tela azul...

No mais, fico no aguardo dos resultados (irei prestar atenção nas notificações dessa vez) 👍

• Obrigado 1
Postado

Segue print dos resultados dos testes:

CPU 

Spoiler

image.thumb.png.457bfbd949a8996273202c7ddc8b8cb2.png

MEMORIAS

Spoiler

image.thumb.png.04506008fa62488be75c901b8307f143.png

GPGPU

Spoiler

image.thumb.png.3673b69c9ca9698ecb886d739fa6b524.png

2D

Spoiler

image.thumb.png.8f188e9874b98dd7211c9242c9f8dfbc.png

3D

Spoiler

image.thumb.png.b55709774a1ff61bdf9e291ea38b7746.png

adicionado 19 minutos depois

@GabrielLV  Agora eu fiquei preocupado fiz os testes isolados e postei por ultimo o do disco e só com o disco sendo estressado não deu tela azul se print do teste, voltamos a estaca zero né?.

Spoiler

image.thumb.png.5e64d5daf7c720db26646bd2f45c5c2b.png

• Moderador
Postado
27 minutos atrás, TheCortines disse:

Segue print dos resultados dos testes:

CPU 

Mostrar conteúdo oculto

image.thumb.png.457bfbd949a8996273202c7ddc8b8cb2.png

MEMORIAS

Mostrar conteúdo oculto

image.thumb.png.04506008fa62488be75c901b8307f143.png

GPGPU

Mostrar conteúdo oculto

image.thumb.png.3673b69c9ca9698ecb886d739fa6b524.png

2D

Mostrar conteúdo oculto

image.thumb.png.8f188e9874b98dd7211c9242c9f8dfbc.png

3D

Mostrar conteúdo oculto

image.thumb.png.b55709774a1ff61bdf9e291ea38b7746.png

adicionado 19 minutos depois

@GabrielLV  Agora eu fiquei preocupado fiz os testes isolados e postei por ultimo o do disco e só com o disco sendo estressado não deu tela azul se print do teste, voltamos a estaca zero né?.

Mostrar conteúdo oculto

image.thumb.png.5e64d5daf7c720db26646bd2f45c5c2b.png

O fogo é o programa durar apenas 15 minutos de teste 😕

Como você disse que trocou a fonte e a placa de vídeo, então pode descartar o teste de 2D, 3D e GPGPU. Tente refazer 5 vezes o teste na CPU, RAM e no Disk além de, claro, marcar a opção PCI-E já que você usa um slot M.2 NVMe (use as 4 opções juntas e caso dê outra tela azul, desmarque uma das opções e continue com os testes).

Considerando tudo o que foi feito até agora, os principais "suspeitos" são: CPU, Disco e RAM.

Em 25/08/2020 às 19:52, TheCortines disse:

5 - Limpei com um limpador de placas eletrônicas que tenho aqui que uso para tirar pasta térmica e afins, não tenho como trocar o slot de uma das memórias pois o cooler que tenho a CoolerMaster é muito grande e não permite que eu coloque a memória em outro slot.

Use esse limpador de placas no conector de memória RAM e no seu SSD M.2 também.

Postado
5 minutos atrás, GabrielLV disse:

O fogo é o programa durar apenas 15 minutos de teste 😕

Como você disse que trocou a fonte e a placa de vídeo, então pode descartar o teste de 2D, 3D e GPGPU. Tente refazer 5 vezes o teste na CPU, RAM e no Disk além de, claro, marcar a opção PCI-E já que você usa um slot M.2 NVMe (use as 4 opções juntas e caso dê outra tela azul, desmarque uma das opções e continue com os testes).

Considerando tudo o que foi feito até agora, os principais "suspeitos" são: CPU, Disco e RAM.

Use esse limpador de placas no conector de memória RAM e no seu SSD M.2 também.

Agora estou usando minhas fonte e placa de vídeo padrões mesmo e agora vou refazer os testes do jeito que você falou ali.

A única foi que mudou de tudo foi que eu tirei o SSD umas 2 vezes pra testar algumas coisas e coloquei de volta e a placa de vídeo que eu limpei ela ontem mas nada de mais.

adicionado 6 minutos depois

@GabrielLV O programa não ta encontrando nada no PCI-E acho q mesmo o NVME pegando a velocidade do PCI-E o programa não detecta o SSD como um dispositivo PCI-E.

Spoiler

image.png.35d7faaeba7d699c095bc27b9b48d284.png

• Moderador
Postado
4 horas atrás, TheCortines disse:

Agora estou usando minhas fonte e placa de vídeo padrões mesmo e agora vou refazer os testes do jeito que você falou ali.

A única foi que mudou de tudo foi que eu tirei o SSD umas 2 vezes pra testar algumas coisas e coloquei de volta e a placa de vídeo que eu limpei ela ontem mas nada de mais.

adicionado 6 minutos depois

@GabrielLV O programa não ta encontrando nada no PCI-E acho q mesmo o NVME pegando a velocidade do PCI-E o programa não detecta o SSD como um dispositivo PCI-E.

Ocultar conteúdo

image.png.35d7faaeba7d699c095bc27b9b48d284.png

https://www.passmark.com/products/pcie-test-card/download.php

Baixe o programa acima e tente utilizar o teste PCI-E novamente.

E sobre a tela azul: Isso indica que o problema ocorre em um momento específico (por exemplo, quando um setor da memória ou do disco rígido é acessado). É complicado mesmo essa situação e o jeito é ir testando até descobrir o responsável pelo problema 😕

Postado

@GabrielLV O programa também não detectou o SSD, mas eu acho que porque a entrada M.2 usa o barramento PCI-E e não a entrada PCI-E em si não é?

9 minutos atrás, GabrielLV disse:

E sobre a tela azul: Isso indica que o problema ocorre em um momento específico (por exemplo, quando um setor da memória ou do disco rígido é acessado). É complicado mesmo essa situação e o jeito é ir testando até descobrir o responsável pelo problema 😕

Cara mas como assim, o SSD dava tela azul sem nem usar nada ai do nada ele volta a funcionar direito? E agr? Eu já acionei o RMA e eles já até me mandaram o código de reenvio do produto 😕 

• Moderador
Postado
4 minutos atrás, TheCortines disse:

@GabrielLV O programa também não detectou o SSD, mas eu acho que porque a entrada M.2 usa o barramento PCI-E e não a entrada PCI-E em si não é?

Cara mas como assim, o SSD dava tela azul sem nem usar nada ai do nada ele volta a funcionar direito? E agr? Eu já acionei o RMA e eles já até me mandaram o código de reenvio do produto 😕 

O seu SSD é do tipo M.2, conectado no slot PCI-Express x1 que utiliza o barramento PCI-Express (existem SSDs M.2 que utilizam o barramento SATA) e o protocolo NVMe (apenas para explicar :P)

Erros assim são bastante aleatórios e as vezes até imprevisíveis. Se achar mais conveniente substituir o SSD, faça-o e caso essa joça nova peça ainda apresente problemas, está claro que não foi ele o responsável pelo problema 😕 

Postado

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

O seu SSD é do tipo M.2, conectado no slot PCI-Express x1 que utiliza o barramento PCI-Express (existem SSDs M.2 que utilizam o barramento SATA) e o protocolo NVMe (apenas para explicar :P)

Erros assim são bastante aleatórios e as vezes até imprevisíveis. Se achar mais conveniente substituir o SSD, faça-o e caso essa joça nova peça ainda apresente problemas, está claro que não foi ele o responsável pelo problema 😕 

Ah então só por ele usar o barramento era para aparecer no programa? Será isso um dos indícios? Mas o meu medo é ir para lá e eles alegarem que não tem nenhum problema, mas vou arriscar porque até agr ele estava sendo o problema.

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, TheCortines disse:

Ah então só por ele usar o barramento era para aparecer no programa? Será isso um dos indícios? Mas o meu medo é ir para lá e eles alegarem que não tem nenhum problema, mas vou arriscar porque até agr ele estava sendo o problema.

No caso pelo o que eu vi, o Burnintest requer aquele software que mandei acima para permitir a análise do PCI-E, você já tentou instala-lo?

adicionado 1 minuto depois
9 minutos atrás, TheCortines disse:

Agora que eu vi (meu deus não é possível que eu esteja cego a esse ponto)....

Instale esse item:

image.thumb.png.be42be9e1773a78071119acbef952fbb.png

Após instala-lo, reinicie o PC e veja se o Burnintest reconhece o SSD NVMe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!