Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente, estou atras de opiniões sobre um computador para processamento de imagens de drone, software de mapeamento, costumo processar de 200 a 300 imagens por vez em um unico mapa. Meu orçamento é de 6mil, podendo extrapolar só mais um pouquinho se tiver muita diferença. Sendo que pode ser um computador que eu possa fazer upgrades no futuro ou que me dure bastante tempo. MInha duvida principal fica entre AMD ou Intel, ainda tenho a opção de comprar uma placa de video mais inferior e trocar depois.

• Membro VIP
Postado

@Rimika Tudo bem jovem? Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Como é um equipamento para uma tarefa específica, informe o nome dos programas utilizados e os links de seus fabricantes. 

Até!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Rimika Para ajudar aos amigos a formular uma configuração:

https://www.agisoft.com/downloads/system-requirements/

https://support.pix4d.com/hc/en-us/articles/360000889343-Computer-requirements

O mais pesado é o Agisoft Photoscan

Citação

Advanced Configuration

up to 64 GB RAM

CPU: Octa-core or hexa-core Intel Core i7 CPU, Socket LGA 2011-v3 or 2011 (Broadwell-E, Haswell-E, Ivy Bridge-E or Sandy Bridge-E)

Motherboard: Any LGA 2011-v3 or 2011 model with 8 DDR4 or DDR3 slots and at least 1 PCI Express x16 slot

RAM: DDR4-2133 or DDR3-1600, 8 x 4 GB (32 GB total) or 8 x 8 GB (64 GB total)

GPU: Nvidia GeForce GTX 980 Ti, GeForce GTX 1080 or GeForce TITAN X

Citação

Basic Configuration

up to 32 GB RAM

CPU: Quad-core Intel Core i7 CPU, Socket LGA 1150 or 1155 (Kaby Lake, Skylake, Broadwell, Haswell, Ivy Bridge or Sandy Bridge)

Motherboard: Any LGA 1150 or 1155 model with 4 DDR3 slots and at least 1 PCI Express x16 slot

RAM: DDR3-1600, 4 x 4 GB (16 GB total) or 4 x 8 GB (32 GB total)

GPU: Nvidia GeForce GTX 980 or GeForce GTX 1080 (optional)

Postado

@GusGraf Obrigada e realmente o mais pesado fica com o Agisoft o pix é basicamente somente no celular mesmo, eu utilizo no momento um computador bem simples que faz o serviço mas de modo muito lento e ineficaz pois somente consigo reproduzir os mapas quando eu baixo a qualidade.

No momento eu estou utilizando um: i5, 8gb de memoria e uma gtx 750ti.

• Curtir 1
Postado

@Rimika O pesado ficará na GPU, pois esses programas aparentemente se beneficiam de GPUs de alto desempenho (tem que ver, pois pode ser que seja apenas para uma função menor). Está inclusive escrito que é opcional a GPU, então concentrando no sistema eu recomendaria um Ryzen 3600 ou 3600X (mudando para 3700X se sobrar dinheiro no final), 32 ou 64 GBs de memória 3000 MHz ou superior, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG, uma placa-mãe B450 como as listadas abaixo, uma fonte de 450 W ou mais de qualidade (recomendo a XFX 650W TS 80 Plus Gold, pois vai proteger ser investimento e garantir melhores condições de operação por períodos prolongados), um gabinete de qualidade (listados abaixo), um cooler para a CPU de qualidade (recomendo o modelo MA410P que tem menos de 160 mm de altura), unidades de armazenamento de acordo com sua necessidade. Se quiser aumentar o desempenho de armazenamento, precisará investir pesado em SSDs tipo M.2, que ainda é bem caro. Instalar apenas uma unidade M.2 para esta finalidade não lhe acarretará grande ganho de desempenho, então reserve sua grana para um SSD só para o sistema e programas mesmo.

Gabinetes:

Aerocool Aero 500G RGB BK

• Aerocool Aero One 
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Corsair Carbide SPEC-04
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Galax Nebulosa (Micro ATX)
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Core X31
  • Thermaltake Versa J24

Placas mãe:

• - B350 (só se o orçamento apertar)
  • Gigabyte AB350M DS3H V2
  • Gigabyte AB350M-Gaming 3
  • - B450 (ideal)
  • Gigabyte B450M DS3H
  • Gigabyte B450 Aorus M
  • MSI B450M PRO VDH 
  • MSI B450 Tomahawk

Marcas de memória e SSD:

• WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG 

Hoje não consigo mais fazer pesquisas de preço, o horário não me permite, mas se curtir o que descrevi faço uma pesquisa para ti amanhã.

Lembrando, deixe para escolher a GPU por último, pois ela será menos impactante. Talvez consiga encaixar a GTX 1660 na configuração, que vai conferir um bom ganho de desempenho para streaming ou de conversão utilizando CUDA, mas seria bom pesquisar no site da produtora desses seus programas se eles fazem encoding com CUDA. Se fizerem, será um bom ganho, mas se não fizerem, então uma GPU básica será a melhor opção.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Minha duvida estava entre a AMD e Intel e estava pesando para a AMD mesmo, quanto a GPU eu  talvez ainda penso em comprar uma mais simples e no futuro dar um outro upgrade. Vou dar uma boa olhada na memoria, estava querendo ja colocar 64, mas preciso ver o valor total se ira sobrar.  Certamente irei precisar dos SSDs tambem, Muito obrigada pela ajuda.

Postado

@Rimika Hoje, se seu orçamento é limitado, AMD é a melhor opção. O melhor custo/benefício foi defendido pela AMD pelos últimos três anos com um sucesso tamanho que a Intel perdeu mais de 50% de seu market share. Fora isso, a questão de 64 ou 32 GBs de RAM pode bem ser gerenciada, pois com uma placa-mãe de 4 slots você pode adquirir 32 agora e acrescentar mais 32 depois, sem problema algum. Fazer caber no seu orçamento é possível com esse tipo de observação e perspicácia. Sobre os SSDs, há muita leitura e entendimento a serem observados antes do investimento. A qualidade do trabalho não será influenciada pela presença desse tipo de dispositivo em abundância, apenas o tempo de execução, e com isso podemos conciliar o orçamento com as expectativas. Seja como for, minha recomendação será sempre de montagem de uma base sólida que possa ser aproveitada para futuros upgrades e ganhar desempenho a cada um sem custo adicional desperdiçado com troca de componentes perfeitamente saudáveis. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!