Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Achei isso no YT:

Pelo o que o próprio cara diz você só tem a ganhar, diminuir tensão, temperatura, consumo etc... e ainda sobe os clocks. Questão é, é seguro? Creio q risco de queimar não tem, mas ainda assim tenho receio.

Postado

Perfeitamente seguro. Cada placa é única e elas saem de fábrica num clock tão baixo que mesmo a pior vá atingir, e tensão tão alta que mesmo pra pior vai ser o suficiente. A maioria das placas consegue atingir clock mais alto e com tensão mais baixa. Mas, de novo, cada placa é única e você tem que ir testando até descobrir os limites da sua. Com azar, pode ser que baixando míseros 10 mV já fique instável, mas também pode ser que consiga baixar 100+ mV. A minha RX 580, por exemplo, é 1340 MHz / 1.125 V de fábrica, mas rodo a 1400 MHz / 1.075 V (+60 MHz, - 50 mV). Você só tem a ganhar conhecendo a sua placa, tanto em termos de performance quanto de diminuição de consumo energético e temperatura. O ganho foi pequeno, na ordem de 1~5 fps, mas a diminuição de temperatura bem grande, na ordem de uns 10 graus.

O "risco" aí são perda de performance (com configurações instáveis), crashs, telas azuis, pretas, artefatos, etc. Aí você diminui o clock e/ou aumenta a tensão.

• Amei 1
Postado
9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Perfeitamente seguro. Cada placa é única e elas saem de fábrica num clock tão baixo que mesmo a pior vá atingir, e tensão tão alta que mesmo pra pior vai ser o suficiente. A maioria das placas consegue atingir clock mais alto e com tensão mais baixa. Mas, de novo, cada placa é única e você tem que ir testando até descobrir os limites da sua. Com azar, pode ser que baixando míseros 10 mV já fique instável, mas também pode ser que consiga baixar 100+ mV. A minha RX 580, por exemplo, é 1340 MHz / 1.125 V de fábrica, mas rodo a 1400 MHz / 1.075 V (+60 MHz, - 50 mV). Você só tem a ganhar conhecendo a sua placa, tanto em termos de performance quanto de diminuição de consumo energético e temperatura. O ganho foi pequeno, na ordem de 1~5 fps, mas a diminuição de temperatura bem grande, na ordem de uns 10 graus.

O "risco" aí são perda de performance (com configurações instáveis), crashs, telas azuis, pretas, artefatos, etc. Aí você diminui o clock e/ou aumenta a tensão.

Ganho de FPS de fato é irrosório, mas o fato de baixar a temperatura ja é alguma coisa, creio tb q o consumo elétrico nesse caso ja q estou baixando a tensão não vá exigir mais da fonte...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...