Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho i5 4690k LGA 1150 3,5GHz, 8GB Ram sendo 2 de 4Gb 1600MHz, placa-mãe H81M-A/BR ASUSTeK, Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB.

Quero fazer um upgrade de modo que eu ganhe no processador e tenha 16GB de Ram. Então minha questão aqui é saber qual processador eu posso pegar que ganhe vantagens sobre o meu e que possa tirar todo proveito da minha atual placa de vídeo. Junto disso, qual placa-mãe e memória ram me sugerem também?

Obrigado.

Postado
14 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Qual sua atual fonte? Dependendo, dá pra economizar mantendo-a e gastando somente com processador,placa-mãe e um SSD + HD.

Olá. É essa:

Fonte EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR

Postado
Em 09/09/2020 às 12:30, IgorAlexandre disse:

Certo, a fonte dá para reutilizar.

Recomendo essa configuração:

Ryzen 1600AF

B450 Aorus M

2x8GB XPG 

Gabinete a sua escolha (recomendo gabinetes com mesh na frente)

Esse processador corresponde um upgrade considerável? Eu penso nesse investimento pra ter uma melhora boa. Esse processador é realmente bem melhor que o meu ou ele ta maio ou menos próximo?

Já agradeço desde já sua atenção

adicionado 1 minuto depois
agora, sharman disse:

Esse processador corresponde um upgrade considerável? Eu penso nesse investimento pra ter uma melhora boa. Esse processador é realmente bem melhor que o meu ou ele ta maio ou menos próximo?

Minha prioridade é o upgrade no processador.

Se for o caso, eu até abriria mão da memória por hora pra ter uma boa evolução no processador, e ficaria com as minhas 2 memorias 4gb por enquanto.

Postado
2 horas atrás, sharman disse:

adicionado 1 minuto depois

Minha prioridade é o upgrade no processador.

Se for o caso, eu até abriria mão da memória por hora pra ter uma boa evolução no processador, e ficaria com as minhas 2 memorias 4gb por enquanto.

Sim, o 1600AF é milhões de vezes superior ao seu processador. Enquanto o seu processador se encontra com 4núcleos/4threads, o AF se encontra com 6núcleos/12threads. E acredite, faz muita diferença. Além do mais, essa placa-mãe que citei suporta a primeira, segunda e já vem com a BIOS atualizada para a terceira geração dos processadores Ryzen (no caso, os processadores 3000+). E ainda esse ano será lançada a quarta geração da AMD que as B450 contará com a atualização na BIOS para suportar essa nova geração e ela virá para competir com a décima geração da intel, então, virá com tudo. 

Eu recomendaria vender essas memória ram que você tem e pegar somente uma de 3000MHz DDR4 que você já verá uma diferença absurda de desempenho. De uma olhada nessa memória. O preço está muito bom além de ser Hyperx que contém 10 anos de garantia no brasil. Eu também tenho dois módulos de memória da mesma e obtive um bom ganho de desempenho comparada a minha memória anterior de 2666MHz da Crucial Ballistix.

Compre somente um módulo e quando sobrar um dinheiro no mês seguinte ou quando puder, você compra outro módulo da mesma memória ram. Você verá que o desempenho do novo kit comparado com o antigo será incrivelmente surreal. Você também pode ver vídeo de testes no YouTube como esse que irei citar o link abaixo:

Resumindo: vá sem medo!

• Obrigado 1
Postado
Em 09/09/2020 às 12:30, IgorAlexandre disse:

Certo, a fonte dá para reutilizar.

Recomendo essa configuração:

Ryzen 1600AF

B450 Aorus M

2x8GB XPG 

Gabinete a sua escolha (recomendo gabinetes com mesh na frente)

Boa tarde.

Eu encontrei o processador Ryzen 5 3600X, e eu conseguiria pegar ele ao invés do 1600AF. Existe uma certa vantagem nele que valha a pena a diferença de R$ entre elas?

Postado

@sharman A 3a geração dos Ryzen tem um desempenho muito melhor em games pela evolução da tecnologia de IPC.

Se você tem grana pra pegar um processador mais parrudo, sugiro o Ryzen 5 3600, ele é igual ao 3600x só que mais barato. A única diferença é o clock, que você pode ajustar manualmente se sentir necessidade.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, sharman disse:

Boa tarde.

Eu encontrei o processador Ryzen 5 3600X, e eu conseguiria pegar ele ao invés do 1600AF. Existe uma certa vantagem nele que valha a pena a diferença de R$ entre elas?

A diferença do 3600X para o 3600 é somente o clock. Enquanto o 3600 trabalha em 4.2GHz o 3600x trabalha em 4.4GHz. Como o membro citou acima, a terceira geração tem um desempenho muito relevante comparado a primeira e segunda geração dos Ryzen. Entre o X e sem X, eu iria no sem X. Se você não é uma pessoa que gosta de mexer com overclock, testar e coisas afins, pode ir no 3600 que ele irá lhe satisfazer muito bem. Entretanto como é terceira geração, será essencial pesquisar por placa-mães B450 que já vem com a BIOS atualizada para que possa suportar a terceira geração. A B450 Aorus M já vem atualizada, por isso recomendei ela, pois caso você opte pelo 1600AF futuramente poderá fazer upgrade sem se preocupar com atualização de bios e etc.

• Curtir 1
Postado

Então fechei um set aqui.

Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4.

Memória XPG Gammix D30, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16,

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3600 HEXA-CORE 3.6GHZ (4.2GHZ TURBO) 35MB CACHE AM4.

Minha fonte abaixo ainda aguenta de boa?

Em 09/09/2020 às 11:41, sharman disse:

Olá. É essa:

Fonte EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR

E quanto a refrigeração, preciso me preocupar em comprar cooler ou o processador já da conta de manter seguro com o cooler dele?

Postado

Eu recomendaria troca-la para uma PCYes Electro V2 500W ou se couber no orçamento, uma Electro V2 WHITE de 600W.

Sobre refrigeração, onde você mora é quente? Porque se for muito quente, seria bom colocar um aircooler e adicionar mais algumas FANs no gabinete. Caso seja uma temperatura quente mas não exagerado, pode manter o box. Você também pode testar com o cooler box, mas acredito que o box dará conta sem problemas desde de que, você utilize uma boa pasta térmica. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!