Ir ao conteúdo

Instalação de um SSD M.2

Ir à solução Resolvido por Vinicius Grein,

Posts recomendados

Postado

Então, fiz a compra de um WD Blue SN550, o tão esperado M.2 que eu vinha querendo.

Não tenho nenhum HD no meu computador, apenas um outro SSD(WD Green) de 240GB. Eu estava a procura de mais memória para o meu computador e não queria um HD, então dei uma pesquisada e achei o M.2, e ouvi dizer e dei uma lida que eu posso instalar os 2 ao mesmo tempo, o que facilitaria minha vida. Porém quando eu instalo o M.2 na placa eu não consigo dar boot no meu computador, fico preso na BIOS, ambas as opções, tanto da SATA quanto do M.2, não aparecem e,consequentemente, não consigo dar prioridade para nenhum e não saio da BIOS. Assim que eu tiro o M.2, meu outro SSD aparece e liga normalmente.

Alguém sabe o que pode ser ou o que eu devo fazer?

PS: não domino a BIOS da minha placa, então nem arrisquei mudar alguma coisa

Postado

@Vinicius Grein

O mais básico: ele aparece na BIOS??

Outra coisa: geralmente, quando você usa um M.2, algumas coisas podem deixar de funcionar, como algumas portas SATA.. Veja no manual, se você não ligou seu SSD comum, numa dessas portas, se é que isso acontece..

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Yan_ image.png.70ade909411cbb4bf2d58edb3c581b01.pngCara, a respeito da marca eu realmente não sei, ele veio montado e a unica informação da fonte que eu tenho é essa na imagem. 

Vou tentar fazer essa mudança para as outras portas SATA, mas é normal esse problema? Ainda mais sumir o meu outro SSD quando eu coloco o M.2

Postado
3 minutos atrás, Vinicius Grein disse:

Assim que eu coloco o M.2 nem ele e nem o meu SSD normal aparecem lá. Eu comprei meu PC montado já e tem 6 portas SATA se não me engano, na sexta esta conectado meu SSD Green. Isso causa algum conflito quando montados os dois?

De acordo com o manual da placa-mãe, que não deveria ser eu quem tá lendo, as portas SATA 5 e 6 são desativadas, quando um SSD M.2 tá conectado.. Se por acaso, seu SSD estiver ligado em uma dessas duas, talvez seja só isso: um conflito besta..

De toda forma, instale o M.2 e desligue o SSD, pra ver se o PC reconhece ele..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@RS Faria Reconheço o erro de não ter lido o manual, inclusive peço perdão pelo incomodo, vou testar aqui. Independente do resultado eu dou um salve aqui.

Obrigado.

adicionado 9 minutos depois

@RS Faria Fiz o teste apenas com o M.2 instalado e não apareceu na BIOS ainda. Nesse exato momento troquei o SSD pra SATA 4 e reconheceu mesmo com M.2 instalado, porém não em funcionamento.

Postado

@Yan_ Ainda não. Antes quando eu colocava o M.2 não reconhecia nem o antigo SSD, pois como o @RS Faria disse ele desativa a SATA 6 no qual o WD Green estava conectado. Agora que ele está na SATA 4 ele ta reconhecendo mesmo com o M.2 conectado, só que mesmo conectado e o PC funcionando normalmente, ele não foi reconhecido, é como se não tivesse ali.

Postado

@Vinicius Grein A Interface de Firmware Extensível Unificada (UEFI) é o sucessor do BIOS. UEFI usa a tabela de partição GUID (GPT) enquanto a BIOS usa o esquema de partição MBR (Master Boot Record). GPT e MBR são ambos os formatos que especificam informações de particionamento físico no disco rígido.

adicionado 0 minutos depois

@Vinicius Grein já te digo como ve isso

adicionado 4 minutos depois
56 minutos atrás, Vinicius Grein disse:

@Yan_ Coloquei na 1.

Segue imagem do PC e outra do M.2 não sendo reconhecido, mesmo instalado.

image.png.eecb736e2ce409069613bd54c0ae8ac7.pngimage.png.dfb0cb737f4ef33fe320f61a90765595.png  

a resolução da imagem não ficou muito boa, mas fica escrito na placa, algo assim: "UEFI BIOS" 

adicionado 4 minutos depois

na placa-mãe

adicionado 8 minutos depois

image.png.c3873b0602ab891703fe7abb239ace8f.png

é só olhar esta imagem de exemplo, entre o processador e o slot pci-e x16 está escrito "uefi bios", tente achar algo do tipo na sua placa-mãe

• Obrigado 1
Postado

@Vinicius Grein

Bom, o buraco é mais embaixo.. Agora, você precisa dar uma fuçada na BIOS, mais a fundo, pois pode ser só uma configuração dela..

Mas, você precisa habilitar o Modo Avançado da BIOS, creio ser a tecla F7 do teclado, sendo placa da ASUS.. Aí, seria procurar algo relacionado à BOOT ou chipset.. Mude pro Modo Avançado, tire uma foto e poste aqui.. O manual, dessa vez, será inútil, pois é muito básico..

• Obrigado 1
Postado

@Yan_ Opa, depois de uns minutinhos de busca eu achei um UEFI BIOS numa etiqueta na caixa da placa-mãe. Eu não entendi muito bem, é incompatível com o M.2?

adicionado 1 minuto depois

@RS Faria Fechou, vou mandar umas fotos da BIOS aqui. Tem problema se eu mandar tudo o que tiver na parte de BOOT? Porque eu não manjo dessa parte

Postado

@Vinicius Grein entao é por isso q nao enxerga o ssd. abre o cmd e digita diskpart, daí tem que converter o ssd pra gpt. caça no google tem varias materias de como usar o diskpart, é rápido. o comando é simples, tipo seleciona a unidade e digita mbr to gpt. quando reiniciar ja vai reconhecer a unidade

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...