Ir ao conteúdo

é normal essas temperaturas no ryzen 7 3800x?

Ir à solução Resolvido por Henrique PP,

Posts recomendados

Postado

Meu setup:

Processador: ryzen 7 3800x

Placa-mãe: asrock b450 steel legends atx

fonte: thermaltake 600w

Cooler: Water Cooler Cooler Master Masterliquid ML240L V2, RGB 240mm

Gpu:rtx2060 super colorful

gabinete:Gabinete Gamer DeepCool Macube 310, Mid Tower
tenho três fans um frontal, um superior e um traseiro

Idle: 48-58 C

full load: 70-85

Sem título.png

Postado

@Igor Pasqualino É uma tempertura normal, porém ao meu ver é bem alta pra quem usa processador com Water cooler de 240mm, principalmente se você usa em stock (Se for em over clock é até compreensível).

O problema ao meu ver é do gabinete que mais parece uma estufa.

(Já perdi a conta de quantas vezes comento isso aqui no fórum) 

Lateral de acrílico, painel frontal excessivamente restritivo, o ar basicamente não entra, como quem faz a troca de calor é justamente o ar, sem ar = sem refrigeração.

Tem testes desse modelo segurando Core i9 em temperaturas mais amenas (Claro, existem outros atenuantes).

Faça um teste simples, remova a parte da frente do gabinete , use a máquina por algumas horas e veja se as temperaturas diminuem.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

@Igor Pasqualino Qual pasta térmica utilizada?

As que vem com o Cooler são em média de 8 W/m.k.

Achei sim um pouco alto para um water cooler.

Se usou pasta térmica ruim então compre uma boa de 11W/m.k

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1112343098-pasta-termica-master-gel-maker-mgz-ndsg-n15m-r1-_JM

Verifique também a pressão entre o cooler e o processador e verifique se a bomba do water cooler está a funcionar. Se o radiador estiver frio então bomba está ruim ou mal alimentada, nesse caso conecte a bomba do water cooler direto na fonte de alimentação assim ele fica a 100% o tempo todo.

adicionado 1 minuto depois

OBS: Cuidado pressão demais entre o cooler e o processador estraga o processador ou o socket e de menos provoca temperatura alta.

• Curtir 2
Postado

@NIGHT FALL Realmente ficou 9-10 °C a menos, eu consegue dar uma mexida na bios e coloquei em performance as fans e bomba que também baixaram 7-8 °C mesmo sem a remoção da parte da frente do gabinete, obrigado pelas dica da tampa.

Com a tampa frontal e com o preset performance 74-75 °C

1242891116_Semttulo.thumb.png.7e7c5d033d4b0680c5014b8e0aa4ecdb.png

Sem a tampa frontal e com o preset performance 78-79 °C :   1064786981_Semttulo.thumb.png.5a17617819a4837996d276aa626279c4.png

adicionado 18 minutos depois

@Henrique PP eu apliquei a que veio junto do water cooler que uma MasterGel Pro, tanto a bomba como o radiador estão funcionando.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Igor Pasqualino disse:

@NIGHT FALL Realmente ficou 9-10 °C a menos, eu consegue dar uma mexida na bios e coloquei em performance as fans e bomba que também baixaram 7-8 °C mesmo sem a remoção da parte da frente do gabinete, obrigado pelas dica da tampa.

Sem a tampa frontal e com o preset performance 74-75 °C

1242891116_Semttulo.thumb.png.7e7c5d033d4b0680c5014b8e0aa4ecdb.png

Com a tampa frontal e com o preset performance 78-79 °C :   1064786981_Semttulo.thumb.png.5a17617819a4837996d276aa626279c4.png

adicionado 18 minutos depois

@Henrique PP eu apliquei a que veio junto do water cooler que uma MasterGel Pro, tanto a bomba como o radiador estão funcionando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!