Ir ao conteúdo

Minha placa-mãe não da vídeo e os capacitores estão assim:

Ir à solução Resolvido por Flávio Pedroza,

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe parou de dar vídeo e quando fui verificar vi que os capacitores estavam assim:

https://ibb.co/t36X00W

https://ibb.co/X8F4f4C

Não entendo muito de eletrônica então não sei se isso é sinal de vazamento ou algo do tipo ou se é normal. Então eu tirei o capacitor e testei ele com um MULTÍMETRO, fiz os testes de continuidade pra ver se ele tinha curto ou fuga e tava tudo OK. Depois testei se ele tava armazenando energia e ele tava sim. Não testei a capacitância já que não tenho capacímetro, mas queria saber se aquilo é só sujeita ou é sinal de vazamento ou algo do tipo e se ele está ruim. Aquele negócio branco está bem preso a ele mais sai um pouco se arranhar.

Postado
Em 03/10/2020 às 22:46, André jacó fisgado disse:

Não entendo muito de eletrônica....

Então eu tirei o capacitor e testei ele com um MULTÍMETRO...

Estas placas multicamadas, e com trilhas cada vez mais finas... são um desafio e tanto para retirar/trocar

componentes sem danificas as trilhas/pads e etc... fora a solda duvidosa usada nestas placas...

Pode ser que você tenha danificado mais ainda a placa.

Quanto ao negócio branco, nada mais é do que o alumínio sofrendo oxidação (a capa protetora do alumínio do corpo do capacitor foi pro sac*) e esta oxidando... depois de um tempo pode furar.

Esta oxidação está para o alumínio, assim como a ferrugem para o ferro.

As fotos focam nos capacitores, mas parece que tem outros pontos de sujeira impregnada nos terminais de alguns componentes... acho que a vida útil de sua placa está se esgotando, se já não esgotou...

É o que temos pra hoje, placas e componentes cada vez mais descartáveis.

Postado
Em 05/10/2020 às 00:14, Phenom_X4 disse:

parece mais com um oxidação tipo "maresia"

ia dizer isto...

muito característico de alumínio mesmo... mas é extremamente superficial, e se não for removido dificilmente atinge o interior.

se removido ele tende a deixar a parede do componente mais fina e em algum momento pode prejudicar, se não removido ele se mantem superficial.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...