Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Tenho um Microondas e ele apresentou o seguinte defeito:

Ao ligar na tomada com a porta fechada, nada funciona. Abrindo a porta, o ventilador liga e o motor do prato gira bem lento. O magnétron não aciona.

Com a porta aberta, eu acionei uma das microchaves da porta e abriu o disjuntor da rede, sacramentando que algum componente está em curto.

o que pode ser?

Postado
9 horas atrás, CleitonBassani disse:

Com a porta aberta, eu acionei uma das microchaves da porta e abriu o disjuntor da rede, sacramentando que algum componente está em curto

isto não quer dizer que tem peça em curto...

veja bem o esquema que @if. postou e entenda poque isto acontece:

com a porta aberta, a chave do meio(monitora) que é NC( normalmente fechado), fecha o circuito do fio marrom(neutro) com o azul... veja que neste momento, o mesmo fio(neutro) está chegando nos dois terminais do transformador... neste mesmo momento, a chave de baixo(primária) se encontra aberta, pois é NO(normalmente aberta)... agora, como sua placa provavelmente está com defeito, ao abrir a porta ela aciona o relé... veja que com isto o fio azul(fase) chega até a chave de baixo(primária)... agora veja que esta chave tem fase em um de seus contato, e neutro no outro... até aí tudo bem, pois ela se encontra aberta... agora vamos supor que você acione esta chave, viu o que vai acontecer ? você estará ocasionando um curto entre fase e neutro... ou seja,você foi quem causou um curto...

resumindo... verifique a situação das tres micro chaves... veja se sua placa não tem sujeira de baratas, caso tenha, faça uma limpeza com álcool isopropílico... se não resolver, troque a placa...

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite,

Agradeço pela contribuição inicial. Após os comentários, fiz algumas análises no circuito do Microondas e seguem algumas informações:

Desconectando a placa totalmente do circuito elétrico, o comportamento se mantem. Isso significa que ela não é a responsável pelo problema. Notei também que a lampada, motor do ventilador e motor do prato estão ligando em série, pois os dois motores giram bem lentos e a lampada acende com baixa luminosidade.Se eu desconectar qualquer terminal destes produtos, tudo para.

A continuidade dos contatos dos três interruptores da porta estão ok, mas não medi a tensão que passa por eles. Anexo também fiz um desenho que representa a ligação atual para que possamos avaliar novamente.

Microondas.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...