Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Até onde eu sei, Sistemas operacionais não tem arquitetura simples. Não existe sistema operacional "simples" e você ficaria uns bons meses programando para ter um resultado medíocre. Para Fazer isso, teria que trabalhar com uma boa interface gráfica e com Programação Orientada a objetos, juntamente com muitos arquivos de texto e com muitas imagens. Daria bastante trabalho mas daria certo se você fizesse um curso de alguma interface gráfica compatível com o C++ e com muita paciência e amor. Se você quer fazer isso por curiosidade, acho uma boa ideia, embora custe bastante tempo, acredito que bem mais do que fazer um jogo.

• Obrigado 2
Postado

Partindo do principio que você deseja desenvolver um sistema operacional do zero deve ter um conhecimento bastante razoável de C++, Assembly e hardware. Acredito que uma boa forma de aprender é estudar o código de quem o fez, tente procurar nos repositórios do GitHub pequenos projetos, pode ser uma boa para tentar entender como funciona o desenvolvimento de um SO na pratica.

Aqui pode ser um bom ponto de partida: https://wiki.osdev.org/Main_Page

• Obrigado 1
Postado

cara, tenho mais de uma formação na área, nunca tive tamanha ambição, hj em dia sou professor, e desenvolvo programas sob medida pra quem precisa, te falar q tem programas q chegam facilmente nas 10K 20K linhas de código, são semanas, meses de ajustes pra ficar como o cliente quer.....

eu recomendo começar por algo mais simples q um sistema operacional...e com C++ é bem pouco pra fazer um SO rodar do zero numa maquina....já foi comentado sobre assembly, está ai algo q você precisa e muito dominar pra pensar em algo tão complexo e profundo....

tem literatura q pode te clarear a mente, livro

Postado

@Henrique makergames    como disse o @Benjamin Breeg  , é com o assembly que se inicia o boot do sistema operacional , como nesse , que o sr fergonez  fez em 2007 , e está nesse Link :    https://www.fergonez.net/articles/sistoper

ele só tem uma função , mostrar uma mensagem na tela , e a partir daí , você precisará criar outras funções , como fazer cálculos ,  implementar  gráficos para colocar desenhos na tela , e outros . . . 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!