Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC é antigo, foi comprado em 2010, e a placa-mãe DX58SO dele já foi descontinuada pela Intel, mas o caso aqui é sobre placa de vídeo.

Precisei usar dois programas de conversão de vídeo — o DVDFab 11, módulo Enlarger AI e o Topaz Video Enhance AI — que exigem especificações melhores para placa de vídeo, e tive resultados ruins. O primeiro nem rolou, avisou logo que não tinha suporte. O segundo, mesmo com a placa de vídeo velha e tudo mais, conseguiu fazer o trabalho, mas ao custo de muito tempo, cerca de uma hora e meia para converter um vídeo de 15 segundos.

Vejam na captura como o Topaz foi capaz de converter e melhorar com upscaling um vídeo em WMV com 320 x 240 para MP4 com 640 x 480. É para esse tipo de tarefa que preciso de uma placa de vídeo melhor.

topazt_1.thumb.png.751c10170e3841f2455ab235abf89e13.png

Pensando em comprar uma nova placa de vídeo, pesquisei sobre esta situação: que placas de vídeo poderiam ser compatíveis com a minha velha placa-mãe? Só achei um caso similar aqui, de 2016, embora com especificações diferentes.

Confesso que sou muito, mas muito leigo em hardware, por isso peço ajuda a vocês. Com base nas especificações dessa placa-mãe, quais seriam placas de vídeo mais modernas suportadas e que pudessem dar os melhores resultados possíveis nesse meu contexto?

Minha placa de vídeo original é a GeForce GTS 250 e o driver de vídeo mais atual está instalado, mas parece defasado, especialmente em relação aos programas que mencionei.

Mesmo que as placas de vídeo sugeridas por vocês não sejam totalmente compatíveis com as exigências desses programas, pelo menos reduzindo o tempo de processamento das tarefas de vídeo ajudaria muito. Lembrando que no site desses programas há especificações de placas suportadas. Mas deve ser tudo top de linha, provavelmente muito caras e incompatíveis com a minha velha DX58SO.

Procurei muito como copiar as especificações da placa-mãe para colar aqui, mas o PDF da Intel com essas especificações é bloqueado por senha e está em inglês. Achei um em português que também não permite copiar, então anexei aqui. Grato agora pela atenção e qualquer ajuda.

DX58SOmb.pdf

Postado

Bom, sua MOBO já tem suporte à PCI-e. Então, qualquer placa de vídeo PCI-e deverá funcionar.

Qual o processador que você tem no micro? Qual a marca/modelo da fonte? Quanto você pode gastar?

Uma RX550 já daria o dobro da performance comparada com a GTS250. Uma RX580/GTX1060 acredito que seria bom C/B. E uma RTX2080Ti seria o sonho de consumo. 

Postado
36 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Bom, sua MOBO já tem suporte à PCI-e. Então, qualquer placa de vídeo PCI-e deverá funcionar.

Qual o processador que você tem no micro? Qual a marca/modelo da fonte? Quanto você pode gastar?

Uma RX550 já daria o dobro da performance comparada com a GTS250. Uma RX580/GTX1060 acredito que seria bom C/B. E uma RTX2080Ti seria o sonho de consumo. 

Kleber, as especificações que tenho são da época da compra do PC (na antiga First Place):

Intel Core I7 930 2.8 GHz LGA 1366 Box

Intel Core I7 (LGA 1366) | BOXDX58SO

3 x Kingston 2 GB DDR3 1333 MHz

Samsung HDD 1 TB SATA2

EVGA GeForce GTS 250 1 GB DDR3 256-bit

Samsung Gravador de DVD Samsung

3R System 500 W | IceAge IA500HP80

Thermaltake V3 Black Edition

Eu mudei daí a memória RAM (subi para 12 GB) e troquei o drive óptico por um gravador de blu-ray LG WH10LS30. Não me lembro se alguma vez troquei a fonte... Teria algum software recomendado para descobrir, tipo CPU-Z ou similar?

A parte da grana é mais difícil de responder, porque estou desempregado e sobrevivendo como frila como posso neste atual cenário, mas as sugestões podem me dar uma noção de quanto vou precisar no mínimo para melhorar essa parada. E daí, quem sabe, posso até fazer uma permuta com alguma loja de informática... Mas isto é outro assunto...

• 2 meses depois...
Postado

Uso uma RX 460 (128 bit e 75 watts) para jogos leves (com directx 12), porém é interessante no mínimo uma RX 470 (256 bit e 120 watts) para que não haja gargalos futuros da placa de vídeo num possível upgrade de processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...