Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, fui ligar um dispositivo na porta USB, após isso o mesmo fez um barulho estranho e desligou, depois disso o notebook não ligou mais, abrir ele pra verificar e vi que realmente deu curto na placa usb, pois a carcaça na parte que fica próxima a placa ficou chamuscada (com aspecto de queimada), já tentei ligar o note e não dá nada, como eu verifico se o curto passou pra placa. Se puderem me ajudar seria muito importante, pra mim é um problema novo.

Modelo: Notebook Lenovo Ideapad 310 com processador core i3.

Abaixo segue a foto da carcaça onde queimou e da placa usb

Curto na Carcaça.jpeg

Placa USB.jpeg

• Moderador
Postado

Se você não possui os equipamentos adequados para fazer um teste (como o multimetro por exemplo), então leve numa assistência técnica para fazer os procedimentos adequados.

E qual dispositivo foi esse que você conectou?

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV Bom dia Gabriel, eu possuo sim os equipamentos, multímetro mesmo eu tenho. O dispositivo que conectei foi uma caixa de som USB para fazer uma apresentação. Sou técnico de informática, mas quando se trata de teste de placas mãe ainda não me aperfeiçoei. 

• Curtir 1
Postado

@Santana Neto Faço das palavras do @GabrielLV as minhas,o conselho é se não tiver os equipamentos necessários ou um conhecimento técnico recomendo que leve-o na assistência,falo isso com intuito de ajudar não desmerecendo sua capacidade,pois as vezes em uma tentativa de contornar o problema,você pode estar agravando mais ainda.

• Curtir 2
Postado
58 minutos atrás, Santana Neto disse:

Notebook Lenovo Ideapad 310 com processador core i3.

Para este tipo de reparo no notebook é necessário saber o modelo da placa-mãe, em seguida conseguir o esquema elétrico desta placa.

Se desconectou o cabo flat desta placa filha usb e mesmo assim a placa-mãe não liga, pode ter danificado o circuito regulador de tensão pwm.

Para isto tem de fazer a análise no esquema elétrico de onde vem esta tensão de + 5 V da USB, e localizar o componente danificado.

Se atente que apenas localizar o componente danificado na placa-mãe, será apenas o primeiro passo no reparo, após será necessário adquirir o componente, e ter equipamento apropriado de bancada para a dessoldagem do componente smd, alem de ter experiencia em reparos de placa eletronica.

• Curtir 1
Postado

@Reset2020 Suas dicas foram de grande ajuda, retirei todos os componentes e deixei apenas o básico para poder tentar ligar, como o curto foi no USB eu acabei desconectando ele pra ver se ligava, porém não liga, acredito que tenha mesmo dado curto em alguma outra coisa na placa, mas ainda não tive como testar, vou verificar aqui o modelo da placa-mãe e verificar o que você me informou do esquema elétrico.

Modelo: Notebook Lenovo 310-14ISK Laptop (ideapad)

placa-mãe: NM-A752 Rev: 1.0 (Palwonn 88 M3 94vV0).

Postado

Este é o circuito U3, que liga a tensão + 5 V USB.

Verifique a tensão em todos os pinos.

Caso não tenha a tensão + 5 V ALW no pino 5 do chip, o defeito atingiu outro setor da placa-mãe.

image.thumb.png.b505d3ad607a3cb461282c220f960d4d.png

• Curtir 1
Postado

@Reset2020 Fiz os testes como você mencionou e as tenções não chegaram nem perto de 5V

Estou mandando uma imagem onde tem o U3 da placa que estou testando e passei umas linhas e identifiquei as voltagens que ele me dá no multímetro.

Aqueles em vermelho atingiu todos a mesma tensão entre -0,01v e +0,00v

Já o azul, o primeiro foi o único que me dá uma margem de 0,07, 0,08 e 0,09v

Circuito U3.jpeg

Postado

@Reset2020 Fiz todos os testes possíveis e não passa corrente por essas bobinas, contudo, eu estava apenas tentando identificar se o curto na placa seria apenas por conta do USB, porém os leds não acendem, não liga, alguns componentes possui alimentação mas mesmo assim não funciona, não vou mais insistir com esta placa, queria agradecer muito por suas dicas, foram de grande ajuda, infelizmente caso fosse alguma dessas bobinas, ou mosfets ou capacitores eu não poderei trocar, pois não possuo equipamento de solda nem ferramentas para troca desses componentes, meu objetivo era identificar se o curto ficou apenas no USB e isso não ocorreu, ela passou pra placa, danificando a mesma, vou informar a cliente que está sem solução, infelizmente moro no interior e aqui por perto não tem técnico que dê assistência na parte elétrica de placas mãe.

Postado
6 minutos atrás, Santana Neto disse:

não passa corrente por essas bobinas

Deve ter atuado o sistema de proteção na linha de entrada de + 19 V.

7 minutos atrás, Santana Neto disse:

não possuo equipamento de solda nem ferramentas para troca desses componentes

Para reparo de placa eletronica tem de ter a bancada equipada com estação de ar quente, estação de solda, microscópio e demais ferramentas, somente desta forma pode conseguir fazer a substituição destes micro componentes.

10 minutos atrás, Santana Neto disse:

moro no interior e aqui por perto não tem técnico que dê assistência

Neste caso seria bom se aprimorar fazendo cursos de capacitação em eletronica, e ir montando a bancada com os equipamentos necessários.

• Obrigado 1
Postado

@Reset2020 Realmente meu caro, trabalho com manutenção a um tempo, mais com desktop, porém notebook por conta dos circuitos serem menores e os equipamentos mais caros eu deixo sem fazer essas assistência, estou buscando me capacitar, fazendo cursos e treinamentos, lendo material de outros técnicos, ultimamente está frequente descargas elétricas danificarem componentes internos em notebook, tinha até uma de uma tia minha que apresentou um problema parecido, por não estar por dentro da parte elétrica eu fico sem essa manutenção, aos pouco pretendo ir aumentando meus equipamentos para reparo, ainda possuo poucos e presto assistência apenas em sistema ou troca de componentes, identificar a fundo a parte elétrica e fazer a manutenção é meu objetivo, mas por enquanto apenas o essencial. Obrigado mesmo e seria bom ter mais pessoas como você no fórum, que dá as dicas e orienta da melhor forma possível. Tenha um ótimo final de dia.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...