Ir ao conteúdo

Faz sentido setar um game em 4k se meu monitor é full HD?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Comprei um PC high end, com capacidade de rodar jogos em 4k com alta taxas de quadros. E já tenho um monitor Full HD1080p (AOC Hero 27') com conexão display port. 

Quero saber se faz sentido renderizar o jogo em uma resolução maior do que a do meu monitor, se a imagem fica mais definida ou se não muda praticamente nada. Porque trocar para um monitor Quad HD, nesse momento ta zero custo benefício, não achei nenhum perto do AOC que tenho e paguei R$1749,00.

Valeu, 

• Solução
Postado

@GustavoWP Setar resoluções mais altas que full hd geralmente resolve alguns problemas de definição e antiserrilhado, mas o ganho de qualidade com a perda de desempenho não compensa. Acredito que no máximo 1440p para tirar algum beneficio gráfico.

Postado
2 minutos atrás, other2w disse:

@GustavoWP Setar resoluções mais altas que full hd geralmente resolve alguns problemas de definição e antiserrilhado, mas o ganho de qualidade com a perda de desempenho não compensa. Acredito que no máximo 1440p para tirar algum beneficio gráfico.

Obrigado, pensei que seria mais ou menos por aí. Acredito que para os jogos que eu jogo valha mais a pena ter as imagens mais bonitas mesmo perdendo um pouco de FPS.

@Mr. Caio Augusto Isso não é feito pelo sistema, é direto nas configurações do jogo. Lá tu define o tamanho de imagem que tua placa de vídeo vai processar, e por lógica quanto maior a imagem processada menos imagens por unidade de tempo ela consegue transmitir, fazendo diminuir o FPS. A minha dúvida era o que mudava visualmente num monitor fHD exibindo imagens que foram processadas em maior resolução, porque a exibição vai ser 1920 por 1080p devido ao tamanho físico do monitor. O @other2w respondeu ali em cima.

@NIGHT FALL O processamento da imagem pode ser feito em resolução maior do que a do monitor, na hora de transmitir pra ele se faz o downscale, e nisso tem algumas tecnologias que prometem melhorar a imagem exibida. Só não sabia se teria um ganho real de qualidade.

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, GustavoWP disse:

Obrigado, pensei que seria mais ou menos por aí. Acredito que para os jogos que eu jogo valha mais a pena ter as imagens mais bonitas mesmo perdendo um pouco de FPS.

@Mr. Caio Augusto Isso não é feito pelo sistema, é direto nas configurações do jogo. Lá tu define o tamanho de imagem que tua placa de vídeo vai processar, e por lógica quanto maior a imagem processada menos imagens por unidade de tempo ela consegue transmitir, fazendo diminuir o FPS. A minha dúvida era o que mudava visualmente num monitor fHD exibindo imagens que foram processadas em maior resolução, porque a exibição vai ser 1920 por 1080p devido ao tamanho físico do monitor. O @other2w respondeu ali em cima.

Sim isso entendo. Mas não sabia que no jogo dava pra setar uma resolução maior porque aqui ele limita sempre a fullHD

Seria escala de resolução?

Inclusive sempre foi uma dúvida minha mesmo.

Postado

@Mr. Caio Augusto A Nvidia possui uma função DSR (Dynamic Super Resolution) que simula resoluções mais altas e podem ser setadas no jogo. Já fiz alguns testes aqui nessa função, é interessante mas precisa de bastante poder gráfico.

• Moderador
Postado
17 minutos atrás, other2w disse:

@Mr. Caio Augusto A Nvidia possui uma função DSR (Dynamic Super Resolution) que simula resoluções mais altas e podem ser setadas no jogo. Já fiz alguns testes aqui nessa função, é interessante mas precisa de bastante poder gráfico.

que legal! Não sabia disso.

Aqui a minha AMD 😡

• Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@GustavoWP Obvio que não, se seu monitor não tem essa quantidade de frames não há como ele exibir a imagem em 4k é uma limitação física.

Errado. O autor questiona sobre resolução, não frames. Em alguns jogos atuais é possível sim selecionar uma resolução diferente de exibição e outra de renderização.

Conforme mencionado pelo colega @other2w resolve alguns erros de serrilhados. Meu monitor é FHD também e no CoD Warzone, por exemplo, é possível fazer essa configuração que comentei (uso uma RTX 2070).

• Membro VIP
Postado

Como já comentado pelos colegas, compensa se não for aumentar demais. Concordo que 1440p seria o ideal, em 2160p começa a desperdiçar desempenho para ganhos visuais quase inexistentes. Sobre a troca de monitor, não tenha pressa. Na situação atual do Brasil é mais que razoável aguardar, talvez até meados de 2021 as coisas melhorem. De qualquer forma, é interessante prestar atenção na Black Friday e nas vendas pós natalinas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...