Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, amigos. 

Preciso montar um PC para edição de vídeos (uso primário) e jogos (uso secundário). 

Não entendo nada de informática, mas teria cerca de 4mil reais disponíveis (com esforço, posso chegar em, no máximo, 5mil) para montar um PC. Um amigo sugeriu usar processador AMD Ryzen 5 3600. Entre outros componentes, falou tambem sobre colocar SSD M2. 

Alguém poderia sugerir uma configuração que atenda minha necessidade e esteja dentro do orçamento? Preciso, também, ter um bom espaço para armazenamento de arquivos, então acho que o mais adequado seria mesclar SSD  e HD. 

Os programas que preciso usar são:

- Sony Vegas 

- Adobe Première

- Adobe After Effects. 

De antemão, agradeço as sugestões. 

• Curtir 1
Postado

Ryzen 5 3500x - 979,03

B450M Stell legend - 849,02

2x 8GB 2666mhz - 479,82

VS 550w - 459,90 

GTX 1650 Super - 1.279,00

Total =  4.049,77

OBS 1: Isso foi em um orçamento rápido, da para achar preços melhores;
OBS 2: Sobre o SSD, creio que compense mais comprar no Aliexpress (Quase metade do preço)

OBS 3: Não sei muito dessa placa de vídeo, mas recomendam bastante ela.

OBS 4: Tem modelos mais simples de B450M, caso prefira.

• Curtir 1
Postado

@Marcos Hilton Chaves Para sua atividade é importante ter bom processador, mas esses programas também se beneficiam de uma GPU de qualidade, mais especificamente da Nvidia pelo recurso CUDA. Com 4000 reais você adquire um bom processador e uma GPU medíocre, ou uma boa GPU e um CPU medíocre, não ambos. Você está disposto a aumentar um pouco o orçamento se necessário? Se sim, você está preparado para montar o PC você mesmo? Hoje a melhor opção é montar em casa, pois as lojas que prestam não montam com os componentes que você quer, mas com o que eles tem parado no estoque e querem desovar. 

@RiXaRd Configuração desequilibrada, CPU inadequada par ao workflow, SSD do ali é loteria, gasto elevado na MB e economia na CPU (?!?!?!)... Dá para melhorar muito essa configuração.

• Curtir 1
Postado

@Marcos Hilton Chaves 5k já tem uma folga considerável em relação a 3K não é? 

O que recomendo: 

CPU: Ryzen 5 3600 - se sobrar dinheiro no final, tente subir essa CPU. Ela já tem muito desempenho, mas você ainda vai se beneficiar se conseguir subir para 3700X. 

GPU: A GTX 1660 já lhe trará ganhos em conversão consideráveis. Se puder subir para a 1660 Super sem aumentar muito o custo, melhor ainda.

placa-mãe: Você não vai precisar de muito, uma AB350M DS3H V2 já bastaria e muito, mas pelo preço que a B450M DS3H está custando hoje, ela será a melhor opção (enquanto o estoque durar).

Memória: 16 GB de memória (2 módulos de 8 GB para dual channel) de qualidade (marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG) e de frequência 3200 MHz serão ideais. Não sei ao certo se há ganho acima desse volume, vale consultar. De qualquer maneira, recomendo 16 GBs iniciais para não prejudicar o restante dos componentes. Quando seu orçamento aliviar e você quiser fazer um upgrade importante, deve lembrar de aumentar a memória antes de todo o resto.

Fonte: Por ser o componente que vai determinar a durabilidade efetiva de todos os demais, bem como o preço da sua conta de luz ao final do mês, não recomendo nunca que economize na escolha. A Corsair TX550M 80+ Gold hoje está com bom preço e valerá cada centavo.

HDD: Você precisará de alto volume de armazenamento para seus projetos, então compre de acordo com o que você sabe que vai precisar. Ainda sim, recomendo Western Digital, linha Caviar Blue. Não pegue seagate, tampouco linha surveillance.

SSD: Pelo valor que tem para investir, não creio que SSD será realmente viável como forma de aumento de desempenho. Para ter ganhos com sua atividade é necessário ter mais de um SSD de grande volume e isso iria drenar boa parte do orçamento e não acarretaria em um ganho de desempenho tão grande para justificar o custo. Recomendo que adie o SSD para esta finalidade ou adquira um de baixo custo (boa marca, 240 GB para compensar o gasto) apenas para instalação do sistema.

Gabinete, cooler e ventoinhas: Um PC que ficará ligado por horas e horas a fio rodando por longas horas com todos os componentes sob tamanho stress precisa de bom arrefecimento. Recomendo os gabinetes abaixo, um cooler para a CPU como o Hyper 212 ou MA410P com uma ventoinha adicional (qualquer uma de qualidade de 120 mm) será mais que suficiente, bem como adicionar todas as ventoinhas que o gabinete suportar, na orientação certa para que a ventilação seja eficiente, claro.

Fora tudo isso você precisará de alguém que saiba montar e que faça isso bem feito. Recomendo que estude o assunto e participe, além de garantir uma boa montagem (muitos técnicos e pessoas que tem conhecimento na área são meio preguiçosas, rs), terá melhor respaldo para acionar a garantia de componentes se for necessário.

Agora resta saber quando você pretende comprar tudo isso, pois a pesquisa de preços deve ser feita no dia da compra ou o mais próximo possível, pois os estoques das lojas estão em constante rotatividade e as promoções realmente boas duram pouco. Te ajudo na pesquisa de preços se quiser. Pena que não mora em BH, é o tipo de PC que mais monto.

Tópicos similares com mais informações do tipo: 

Spoiler

2 horas atrás, Marcos Hilton Chaves disse:

Não entendo nada de informática, mas teria cerca de 4mil reais disponíveis (com esforço, posso chegar em, no máximo, 5mil) para montar um PC. Um amigo sugeriu usar processador AMD Ryzen 5 3600. Entre outros componentes, falou tambem sobre colocar SSD M2.

Seu amigo fez uma boa sugestão sobre o 3600, mas sobre SSD, saiba que ele não aumenta o desempenho do PC para o trabalho, apenas reduz o tempo que o windows e os programas levam para abrir. Uma vez abertos o desempenho é exatamente o mesmo. Há uma situação onde programas de edição de vídeo podem sim ter ganho de desempenho com o uso de SSDs, mas para isso é necessário ter mais de um, e eles tem que ser NVMe de alta capacidade para funcionar. Para quem tem o orçamento limitado isso fica inviável. Só os SSDs consumiriam 1/3 do seu orçamento, e a perda de desempenho que se teria com a redução de componentes críticos como CPU e GPU seria muito mais negativo do que a adição de SSDs para aumento de desempenho teria.

Se for para carregar o sistema, recomendo apenas um SSD básico mesmo de 240 GB que é mais que suficiente. 120 GB não é viável porque custa quase o mesmo, e observar a marca é imprescindível para que se compre algo durável.

• Curtir 1
Postado

Só um detalhe, veja se os programas tem compatibilidade de renderização com a placa de vídeo que você escolher. Acho que a 1660 vai tranquilo, mas comprei uma 2060 e não consigo fazer render via gpu no vegas 14

• Curtir 1
Postado

@LeandroMV Render 3D? Já conferiu se os drivers estão instalados corretamente? Tenho cliente que usa a 2060 para blender e funciona super tranquilo. A questão é que o PC tem que ter sido bem montado, o sistema e os aplicativos bem instalados e bem configurados. 

Postado

@WOZ Dods Rapaz, que consultoria! Olha, muito obrigado, mesmo pela ajuda! Suas dicas foram valiosíssimas! Pretendo montar esse PC no início de Dezembro, assim que sair o 13°. Minha intenção é participar da montagem, sim. Não entendo muito, mas não tenho medo de tentar. Claro, buscando orientação e ajuda de quem é qualificado. 

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Marcos Hilton Chaves disse:

@WOZ Dods Rapaz, que consultoria! Olha, muito obrigado, mesmo pela ajuda! Suas dicas foram valiosíssimas! Pretendo montar esse PC no início de Dezembro, assim que sair o 13°. Minha intenção é participar da montagem, sim. Não entendo muito, mas não tenho medo de tentar. Claro, buscando orientação e ajuda de quem é qualificado. 

Cara, em dezembro me chame aqui ou crie um novo tópico e te ajudo a orçar os componentes, muita coisa já vai ter mudado até lá, inclusive as escolhas de componentes devem mudar muito, senão totalmente. Sobre a montagem, assista vídeos do linus tech tips, gamer's nexus, etc. Verá muita informação interessante e crucial para fazer uma montagem de qualidade. Muitas pessoas acham que é difícil, mas é basicamente um lego para adultos, ou até mais fácil que isso, pois apenas um ou dois conectores no PC inteiro podem ser conectados no lugar errado, o resto todo só encaixa no lugar certo. A primeira vez que montei um não existia internet ainda (isso foi antes de 2000) e eu havia aprendido em um curso 6 anos antes. Tudo que precisei foi de uma chave philps e do manual da placa-mãe. Aprenda sobre cable management, sobre airflow, sobre instalação da fonte e da MB, o resto é bem simples. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!