Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que a importância de fontes é subestimada?


sharzak

Posts recomendados

@concorenciamelhoraomercado  é triste saber que em 4 meses trabalhando na área e visualizando o fórum eu consigo fazer um trabalho 10vz melhor que o que ele me fez quando eu ainda estava iniciando minha vida na informática trabalhando como estagiário numa escola precária, talvez daria de fazer um tópico só com as histórias que vivenciamos no meio só que isso é uma coisa mais casual e não entra nos assuntos do fórum 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez eu esteja enganado...

 

talvez este topico esteja olhando as coisas de uma forma limitada...

Se pensarmos nos inúmeros fabricantes de telefones celulares, vamos encontrar aparelhos novos com quase nenhuma tecnologia ainda hoje em dia, e estes telefones foram projetados para serem usados apenas em tarefas simples.

Da mesma forma muitos fabricantes de fontes estão no mercado para atender o mercado "default", mesmo que gamer, que é um mercado que usa as peças de hardware na configuração que saem de fabrica (sem overclocks ou reparametrização), e este mercado é muito maior do que imaginamos, existe uma infinidade de pessoas que compram seus equipamentos montados (com fontes "bomba" inclusive), instalam seus joguinhos e passam a vida inteira sem ter problema algum com o sistema, e quando tem o problema foi não virar a chave do 110 pro 220V.

Em paralelo à este mercado "default" temos o mercado office, que possui uma demanda considerável, de hardware de alta capacidade inclusive, mas que não precisa operar em condições extremas e portanto não demandam tais fontes.

 

é como dizer que Apple é melhor que Alcatel sendo que há muitos casos em que Alcatel atende todos os requisitos demandados.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

Da mesma forma muitos fabricantes de fontes estão no mercado para atender o mercado "default", mesmo que gamer, que é um mercado que usa as peças de hardware na configuração que saem de fabrica (sem overclocks ou reparametrização), e este mercado é muito maior do que imaginamos, existe uma infinidade de pessoas que compram seus equipamentos montados (com fontes "bomba" inclusive), instalam seus joguinhos e passam a vida inteira sem ter problema algum com o sistema, e quando tem o problema foi não virar a chave do 110 pro 220V.

Concordo que muitas fontes potencialmente "bomba" vem em PC's montados e jamais dão problema, ou quando dão, as pessoas pensam que é outra coisa (acabei de ver um vídeo do TecLab sobre proteção das fontes e sua importância). O cara faz over, a fonte deixa passar algo, e a pessoa pensa que o que queimou foi o over mal feito, quando foi a fonte que foi mais exigida e não correspondeu. Vai lá, compra outro processado, liga e faz over de novo. Queima de novo....

 

Mas concordo que tem públicos e públicos, e para muitos, o PC comprado na loja de varejo A ou B atende totalmente a expectativa.

 

@NIGHT FALLacaba de falar sobre a coragem de colocar uma RX580 numa C3Tech em outro tópico.... Mas é isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um outro detalhe que não citaram ainda. A rede elétrica em muitas regiões no Brasil é ruim, sendo um exemplo a cidade onde moro que pelo menos umas 2 vezes por semana acontece algum blackout ou uma queda rápida de 2 segundos, sem contar a variação de energia principalmente quando os vizinhos utilizam algum aparelho de solda ou até mesmo ligam o chuveiro na casa.

 

Mesmo sendo um computador de uso comum apenas para acessar a internet ou usar em escritório, a realidade é que fontes de baixo custo possuem projetos antigos e rotulam potência de forma ilusória. Também não aparecem modelos de baixa potência com qualidade no mercado, e convenhamos, a tecnologia já evoluiu bastante para ainda encontrarmos peças defasadas ainda com chave seletora como sendo um produto moderno.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, sharzak disse:

@NIGHT FALLacaba de falar sobre a coragem de colocar uma RX580 numa C3Tech em outro tópico.... Mas é isso.

A C3 Tech é uma marca mediana, ela tem boas fontes sim, e modelos péssimos.

3 horas atrás, sharzak disse:

O cara faz over, a fonte deixa passar algo, e a pessoa pensa que o que queimou foi o over mal feito, quando foi a fonte que foi mais exigida e não correspondeu. Vai lá, compra outro processado, liga e faz over de novo. Queima de novo....

 

o que acontece é o seguinte, como o OC aumenta exponencialmente o consumo, as fontes começam a descontrolar seu ripple. Para ter um parâmetro, o limite de ripple  na linha de 12V é de 120 Milivolts, Há fontes que já passaram dos 2 Volts em testes.. 

E como o ripple se relaciona com a vida da placa de video? As placas, tem os capacitores de filtragem, que devem filtrar esses ruídos, quando o ripple está em excesso, esses capacitores acabam por super aquecer assim morrendo prematuramente.

Temperatura = Desgaste.

@concorenciamelhoraomercadoÉ isso, é o pensamento: Pra que eu vou pagar 200 reais a mais nessa fonte X da Corsair, se tem a fonte Xing Ling Power com os mesmos "500w"?

2 horas atrás, Lost Byte disse:

Também não aparecem modelos de baixa potência com qualidade no mercado

Só tem aquelas fontes da Seasonic, Dell de baixa potência que são ótimas.. mas só encontra usado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2020 às 12:35, sharzak disse:

@NIGHT FALL Sabe que não tinha prestado atenção nisso! Multilaser, PowerX, várias 5 estrelas.....

@sharzak

Sim, pois quem está avaliando não entende absolutamente nada do assunto. Avaliação de usuário sobre fonte tem o mesmo peso que avaliação de uma avião pelo passageiro.
Fora que a galera sequer sabe avaliar. "Produto bonito", "Entrega Rápida", "Funcionou perfeitamente " (É o mínimo que se espera do produto). Nada disso é relevante, mas acaba induzindo outras pessoas a comprarem essas porcarias.
O usuário que comprou la seu celeron ou Ryzen 3 pra usar vídeo integrado, pra ver netflix e ficar em rede social realmente pode não ver problema nessas fontes, a maior prova disso é o ambiente corporativo que está inundado de fontes genéricas, porém isso acaba fazendo o usuários "gamers" (E até alguns que usam os equipamentos profissionamente) que são leigos a comprarem, é onde temos a maior parte dos problemas.

 

Em 05/11/2020 às 13:32, Eder Neumann disse:

talvez eu esteja enganado...

 

talvez este topico esteja olhando as coisas de uma forma limitada...

Se pensarmos nos inúmeros fabricantes de telefones celulares, vamos encontrar aparelhos novos com quase nenhuma tecnologia ainda hoje em dia, e estes telefones foram projetados para serem usados apenas em tarefas simples.

Da mesma forma muitos fabricantes de fontes estão no mercado para atender o mercado "default", mesmo que gamer, que é um mercado que usa as peças de hardware na configuração que saem de fabrica (sem overclocks ou reparametrização), e este mercado é muito maior do que imaginamos, existe uma infinidade de pessoas que compram seus equipamentos montados (com fontes "bomba" inclusive), instalam seus joguinhos e passam a vida inteira sem ter problema algum com o sistema, e quando tem o problema foi não virar a chave do 110 pro 220V.

Em paralelo à este mercado "default" temos o mercado office, que possui uma demanda considerável, de hardware de alta capacidade inclusive, mas que não precisa operar em condições extremas e portanto não demandam tais fontes.

 

é como dizer que Apple é melhor que Alcatel sendo que há muitos casos em que Alcatel atende todos os requisitos demandados.

@Eder Neumann
Concordo plenamente, porém a ideia do autor do tópico ao meu ver é justamente discutir o uso dessas fontes ruins em configurações mais robustas, pois isso realmente não se aplica para o ambiente corporativo, inclusive a título de curiosidade, identifiquei hoje que o storage que temos aqui na empresa (com 36tb de armazenamento) que veio com fonte de qualidade bem duvidosa. 

 

19 horas atrás, Shanks. disse:

A C3 Tech é uma marca mediana, ela tem boas fontes sim, e modelos péssimos.

@Shanks.

Eu particularmente desconheço um modelo que seja comprovadamente de qualidade, inclusive se tiver algum teste pra recomendar eu adoraria, tenho uma birra gigantesca, tanto que quando preciso de fonte vagabunda pra estações de trabalho, faço questão de comprar outras marcas.
Sei que ela tem alguns modelos certificados com selo 80plus, mas todos os testes que ví sempre dizerem a mesma coisa. "BOMBA".

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL 

34 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Eu particularmente desconheço um modelo que seja comprovadamente de qualidade, inclusive se tiver algum teste pra recomendar eu adoraria, tenho uma birra gigantesca, tanto que quando preciso de fonte vagabunda pra estações de trabalho, faço questão de comprar outras marcas.
Sei que ela tem alguns modelos certificados com selo 80plus, mas todos os testes que ví sempre dizerem a mesma coisa. "BOMBA".

A C3 Tech tem alguns modelos bombas ( literalmente):

(Há outros modelos, mas os outros apresentam chave seletora de tensão, por isso acho melhor nem colocar aqui).

O modelo bom ( A C3 Tech parece ter aceitado as criticas e melhorado):

Sobre esse modelo:  Pontos positivos:Etapa de filtragem completa ( tendo varistor, fusível, além de 2 capacitores X,Y a mais). Capacitores da Samxon (Não é uma marca de primor, é honesta), mas rotulados a 105 graus ( temperatura de limite ideal).

Em testes, conseguiu bater até os 86% de eficiência ( mais do que o prometido). E o melhor, um controle de ripple e de tensão nas linhas de saídas excepcionais.

O lado negativo: É uma fonte que só conseguiram extrair até os 440W, logo depois ela desarma ( não explode). Um dissipador na ponte retificadora também cairia bem.

O que é uma pena, se tivesse a potência rotulada de 440W, seria uma ótima fonte de entrada.

Se tem mais modelos bons da C3 Tech, não foram testados ainda.. Aliás, saudades dos testes do CDH..

  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

é justamente discutir o uso dessas fontes ruins em configurações mais robustas

É isso, de fato!

Acho que em configurações genéricas para atender demandas corporativas, uso diário, etc, é normal uma fonte que seja também genérica. O problema concreto é quando o cara quer colocar, como está no início do tópico, um processador de 2.5k, uma VGA de 3k, e uma mobo de 500 plias (já tem outro problema ai, mas ok, não é o ponto do tópico), e quer uma fonte de 250 plias. E acontece o tempo todo, aconteceu agora a pouco em um tópico sobre o R5 5600.... 

 

A fonte que o cara usa serve como "fogão", para copiar o que o pessoal do TecLab falou, mas ele não está nem ai, melhor gastar 5k em processador e VGA, e perde tudo em uma fonte sem proteção..... 

 

Eu sou só empolgado com essas coisas, mas vocês que são profissionais da área devem ficar indignados quando veem uma coisa dessas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Mas até o momento nenhum modelo comprovadamente de qualidade.

Fora que são testes de mais de 1 década, fica complicado levar como referência nos dias de hoje.

Eu queria ver um teste dos modelos atuais, PS-G500B, PS-G600B e PS-G700M que possuem certificação 80plus e custam o preço de uma Corsair. Mesmo que seja uma fonte decente não vale o mesmo que uma Corsair.
Particularmente eu não colocaria uma C3tech na minha máquina (Nem na dos meus clientes) mesmo que fosse testada, aprovada e considerada uma fonte top, essa marca já fez tanta picaretagem, já fabricou e vendeu tanto lixo, já enganou e deu prejuízo pra tanta gente que eu não daria 1 real pra eles.

 

.
 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Mas até o momento nenhum modelo comprovadamente de qualidade.

 

1 hora atrás, Shanks. disse:

Sobre esse modelo:  Pontos positivos:Etapa de filtragem completa ( tendo varistor, fusível, além de 2 capacitores X,Y a mais). Capacitores da Samxon (Não é uma marca de primor, é honesta), mas rotulados a 105 graus ( temperatura de limite ideal).

Em testes, conseguiu bater até os 86% de eficiência ( mais do que o prometido). E o melhor, um controle de ripple e de tensão nas linhas de saídas excepcionais.

O lado negativo: É uma fonte que só conseguiram extrair até os 440W, logo depois ela desarma ( não explode). Um dissipador na ponte retificadora também cairia bem.

O que é uma pena, se tivesse a potência rotulada de 440W, seria uma ótima fonte de entrada.

Se tem mais modelos bons da C3 Tech, não foram testados ainda.. Aliás, saudades dos testes do CDH..

  

Esse não valeu?

32 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Eu queria ver um teste dos modelos atuais, PS-G500B, PS-G600B e PS-G700M que possuem certificação 80plus e custam o preço de uma Corsair. Mesmo que seja uma fonte decente não vale o mesmo que uma Corsair.
Particularmente eu não colocaria uma C3tech na minha máquina (Nem na dos meus clientes) mesmo que fosse testada, aprovada e considerada uma fonte top, essa marca já fez tanta picaretagem, já fabricou e vendeu tanto lixo, já enganou e deu prejuízo pra tanta gente que eu não daria 1 real pra eles.

 

2, gostaria muito também  de ver testes desses modelos.. Eu particularmente não me prendo a marcas, a grande maioria das marcas que vendem as fontes tem algum modelo ruim ( EVGA, PC YES, Cooler Master...), basta saber se a marca aceitou as criticas e buscou melhorar.  Eu não veria problema algum em indicar essa fonte 500R VE a algum cliente ( se estivesse em um preço camarada), ou até mesmo usar em meu computador pessoal. Não acho que os 60W que faltaram vá excluir todas as boas características que essa fonte apresentou.

Abraços. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Shanks. disse:

Eu não veria problema algum em indicar essa fonte 500R VE a algum cliente ( se estivesse em um preço camarada), ou até mesmo usar em meu computador pessoal. Não acho que os 60W que faltaram vá excluir todas as boas características que essa fonte apresentou.

Uma fonte de 10 anos atrás, será que ainda a empresa fabrica? O que tem nas lojas é produto novo ou o que sobrou em estoque? O valor condiz com um modelo de projeto de uma década atrás enquanto outras de melhor construção custam o mesmo valor?

Penso que o @NIGHT FALL quis se referir a produtos atuais que realmente podem concorrer (ou ao menos chegar perto) com outras fontes passadas em testes mais recentes.

Esta fonte que passou no CdH, hoje custa cerca de R$450.

 

22 horas atrás, Shanks. disse:

Só tem aquelas fontes da Seasonic, Dell de baixa potência que são ótimas.. mas só encontra usado.

Creio que fonte de boa qualidade e baixa potência não tem muito espaço aqui no país. Provavelmente fontes de 200W/300W podem chegar a custa o preço de uma fonte de 400W (diferença de poucos reais), logo o consumidor entendido já pega algo mais potente, fora que fonte de baixa potência o pessoal já quer evitar gastar e compra R$50 em uma fonte genérica branca com chave seletora de 200W, pois na cabeça "é a mesma coisa".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lost Byte disse:

Uma fonte de 10 anos atrás, será que ainda a empresa fabrica? O que tem nas lojas é produto novo ou o que sobrou em estoque? O valor condiz com um modelo de projeto de uma década atrás enquanto outras de melhor construção custam o mesmo valor?

Sim, é uma fonte de 10 anos atrás que utiliza o mesmíssimo tipo de projeto que as fontes de entrada ainda usam. Essa fonte assim como a maioria das fontes de entrada utilizam projeto de tensão agrupada.

As exceções: As novas CX, CM MWE e a EVGA BR que utilizam um conversor DC-DC ( que ai sim é um projeto moderno). Fora isso, esse tipo de projeto só é utilizado nas fonte high-end.

Fontes com o mesmo projeto da 500R VE: PCYES Electro V2, VS, CV ( abaixo dos 650W)... e todo o resto.

Quem sabe no fundo do estoque lá esquecida.. Enfim, a situação é, não veria problema algum em utilizar essa fonte ou indicar para clientes.

9 minutos atrás, Lost Byte disse:

Creio que fonte de boa qualidade e baixa potência não tem muito espaço aqui no país. Provavelmente fontes de 200W/300W podem chegar a custa o preço de uma fonte de 400W (diferença de poucos reais), logo o consumidor entendido já pega algo mais potente, fora que fonte de baixa potência o pessoal já quer evitar gastar e compra R$50 em uma fonte genérica branca com chave seletora de 200W, pois na cabeça "é a mesma coisa".

É complicado.. o problema é ter mercado pra elas. Geralmente o povo compra um computador com video integrado  e taca uma fonte de mil watts por "upgrades futuros"...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tem um vídeo do Adrenaline que exemplifica bem o meu ponto de vista, não tem relação com Fontes mas mostra na prática como canais e/ou páginas com grande visibilidade fazem recomendações terríveis aos seus leitores, induzindo usuários leigos a fazerem compras ruins, e o pior, muitos deles cientes dessas recomendações ruins, mas como vão ganhar em cima disso, estão se lixando para o dinheiro que será gasto.

Pra quem tiver interesse.

 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Tem um vídeo do Adrenaline que exemplifica bem o meu ponto de vista, não tem relação com Fontes mas mostra na prática como canais e/ou páginas com grande visibilidade fazem recomendações terríveis aos seus leitores, induzindo usuários leigos a fazerem compras ruins, e o pior, muitos deles cientes dessas recomendações ruins, mas como vão ganhar em cima disso, estão se lixando para o dinheiro que será gasto.

Eu já havia visto o vídeo a um bom tempo e concordo plenamente. Eu sei muito pouco de celular e sempre que faço uma pesquisa rasa, só encontro sites com recomendações de modelos com qualidade duvidosa. O mesmo pode se aplicar em qualquer outro tipo de produto ou setor.

Para um consumidor que procura um produto fora de sua zona de conhecimento, a dificuldade de achar fontes de informações realmente confiáveis é absurda.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, NIGHT FALL disse:

estão se lixando para o dinheiro que será gasto.

 

11 horas atrás, Lost Byte disse:

dificuldade de achar fontes de informações realmente confiáveis é absurda.

 

Excelente vídeo, e mostra uma coisa importante: tentar cooperar, ao invés de brigar para ver quem sabe mais. 

 

Além disso, essa coisa de gastar bem o dinheiro é fundamental: de uns dias pra cá tem aparecido gente querendo fonte de qualidade por 200 reais... Sei que o mercado está difícil, mas fonte de qualidade por esse preço acho que nem antes você conseguia. Não sei... E ainda no ponto do que fazer com o dinheiro, às vezes a pessoa quer gastar 50 reais a menos e comprar uma fonte que está comprovado que vai queimar em sobrecarga (sei que sobrecarga é bônus, mas ok), ao invés de uma que desarma... Novamente, não sei...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!