Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans puxando o ar ou soltando?


Posts recomendados

 Olá a todos, estou com essa dúvida, vi essa imagem em um vídeo do YouTube, mas não sei se é totalmente confiável, queria saber qual melhor configuração para as fans, a que teria o melhor airflow. Ao meu ver, seria as 3 da frente puxando o ar para dentro e as de cima e a de trás jogando o ar para fora, estou certo?

Screenshot_20201108-153500_WhatsApp.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi54 Eu acabei de explicar..

7 minutos atrás, Shanks. disse:

Não, essa ideia de pressão neutra acaba por ser ilusória.  A melhor configuração a se fazer é a pressão positiva ( mais ar entrando do que saindo). Ou seja, coloque 2 fans frontais puxando ar e um fan traseiro jogando ar pra fora.

 

Você tem que deixar mais ar entrando do que saindo.. Bote 3 na parte frontal puxando o ar e 2 jogando o ar pra fora,apenas.

E o outro você guarda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu gabinete, que não tem um airflow maravilhoso, eu estou utilizando a configuração da imagem 5, sendo o fan traseiro um WC de 120mm da Cooler Master em push and pull. Utilizei um tempo o "padrão" que é a imagem 3, mas preferi a configuração da imagem 5, pro meu caso, meu gabinete. O meu tem duas fans frontais puxando ar pra dentro, a primeira de cima (que pelo gabinete ser pequeno, estava mais jogando o ar frio das fans frontais, do que tirando o ar quente) jogando ar pra dentro, a segunda superior tirando o ar quente e o WC na traseira em push and pull tirando ar quente. Foi o melhor equilibrio que achei pro meu gabinete, que é um Gamemax H605-TA RGB. Troquei os fans originais da gamemax pelos Sickleflow Masterfan da Cooler Master.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shanks. disse:

@Davi54 Eu acabei de explicar..

Você tem que deixar mais ar entrando do que saindo.. Bote 3 na parte frontal puxando o ar e 2 jogando o ar pra fora,apenas.

E o outro você guarda.

 

No fim das contas isso é só uma questão de preferência, o resultado final é o mesmo.
Eu tenho 6 fans no meu gabinete (Aerocool Mechatron) e já testei todas as combinações possíveis, fluxo positivo, negativo, neutro, o resultado final na temperatura é o mesmo (E olha que minhas fans são fortes, uso as Aerocool Mechatron) inclusive aquela história de acúmulo de poeira que alguns gostam de citar, não notei nenhuma diferença.

 

12 minutos atrás, Davi54 disse:

 

@NIGHT FALL é isso mesmo então, 3 da frente puxando, a traseira e de cima soltando

 

Justamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

No fim das contas isso é só uma questão de preferência, o resultado final é o mesmo.
Eu tenho 6 fans no meu gabinete (Aerocool Mechatron) e já testei todas as combinações possíveis, fluxo positivo, negativo, neutro, o resultado final na temperatura é o mesmo (E olha que minhas fans são fortes, uso as Aerocool Mechatron) inclusive aquela história de acúmulo de poeira que alguns gostam de citar, não notei nenhuma diferença.

 

Eeeeh.. não. Você não notou diferença pois, a partir do 3 fan já começa a ficar imperceptível ou minimamente a mudança de temperatura.

Pode colocar 10 fans.. que a mudança vai ser minima ( isso você deve saber).

Sobre a pressão neutra, é uma ideia ilusória, e quasse impossível de se obter.

A pressão negativa, acumula mais poeira.

A pressão positiva acumula menos poeira.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Yan_ disse:

@Shaman93 fiz um video do cpu stress test, lembrando que meu i3 tem 55W de TDP, logo a diferenca para um Ryzen 7 3000 / 5000 e Ryzen 5 nao vai ser muita.

 

Como assim? A diferença é grande, um 3700x por exemplo chega a perto de 150 W em carga total.

Mas seguinte, um teste de 1 minuto não é nem de longe suficiente pra testar a ventilação do gabinete, nem da própria CPU. Sugiro que rode um Heaven ou Valley no máximo, com fps destravado, e bote todos os núcleos menos 1 pra rodar um Prime95 (small FFTs). Deve levar uma meia hora até estabilizar na temperatura máxima.

Um teste que sugiro fazer pra enxergar o fluxo dos fans é acender um incenso ou outra fonte de fumaça (😏) próximo a entrada frontal do PC, aí você vai conseguir enxergar que os 2 fans nessa disposição quase que se anulam.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Yan_ disse:

@Shaman93 tava respondendo outro topico e me confundi, esquece os Ryzen 7 que eu tinha dito, considera apenas o Ryzen 5.

 

Vou fazer um video de 10 minutos entao, e o teste da fumacao tambem.

Os R5 ficam pelos 70~80 W, mas em OC passam de 120 W fácil. Outro teste é comparar a temperatura (sentindo com a mão mesmo) do ar que sai na traseira e do que sai na primeira ventoinha de cima (depois de algum tempo de estresse). O meu palpite é que atrás vai estar bem quente e em cima quase temperatura ambiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Assim você só testa a eficiência do cooler do processador, e ainda mal e mal, porque CPU-Z estressa pouco em termos de dissipação de calor. Por isso a recomendação de rodar um jogo pesado (ou um Heaven/Valley que seja, já dá pro gasto), pra GPU esquentar, + Prime95 small FFTs ou ainda então Linpack, que realmente esquentam o processador, por uma meia hora. Aí você vai ter o PC no máximo de emissão de calor e pode tirar uma conclusão real sobre a refrigeração do gabinete como um todo. E, principalmente, pra esse teste é mais importante a temperatura do sistema (e VRM e PCB) do que a do próprio processador.

Sobre a comparação com os Ryzen 5, olha a quanto um 2600 vai em render (usando a 4.0 GHz e 1.33 V):
image.png.80604d54f07709c58017de40951025a9.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Yan_ disse:

@Shaman93 entao e pra rodar um jogo pesado + prime 95?

Sim, até o momento que você ver que a temperatura não sobe mais. Se em seguida repetir com o fan de cima jogando ar pra dentro, acho que deve dar uma diferença de 1-2 graus na temperatura do sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Gabinetes pequenos os FANS ficam mais perto da placa-mãe logo a ventilação fica incidida diretamente sobre os componentes que esquentam, gabinetes muito grandes os FANS ficam posicionados muito longe das peças que esquentam (PCH,chipset,cpu,hd,ssd,gpu,memórias,vrms etc), vejo vantagem em gabinetes menores pois o ar circula mais próximo das peças.  

 

Me refiro em questão de profundidade, altura e largura, gabinetes com menor profundidade, altura e largura tendem a ter melhor ventilação, nunca vi testes comparando o desempenho de ventilação interna entre gabinetes grandes e pequenos. 

 

Se a ventilação fica mais próxima das peças claramente deve diminuir a temperatura mais que gabinetes grandes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Tá bem quentinho, temperatura do sistema chegou a 45. Aqui tenho uma máquina que dissipa mais que o dobro de calor, com o Ryzen 5 2600 naquele OC, puxando mais de 100 W,  e uma 580, que consome quase o dobro da 1660S. Eu pego temperaturas pelos 40 em dias normais (o fan de exaustão fica a 80%), tem que tá um dia muito quente pra chegar a 45 (a partir de 42 mando a 100%). Em dias de 18 graus mal e mal passa dos 38 com fan a 60%. O gabinete tem apenas 3 fans de 14 cm (2 na frente e 1 atrás, em cima é fechado) e é estilo "silent", fechadão e com placas de isolamento acústico por dentro, que pioram a refrigeração.

De repente faz o teste invertendo o fan e vê se percebe diferença. Outra sugestão que tenho é fazer uma curva customizada pra placa de vídeo, impedindo que ela passe de 70 graus. Vai aumentar um pouco o ruído e vai dispersar mais calor dentro do gabinete, aumentando ainda mais a temperatura interna, mas vai prolongar a vida útil da GPU.

Ah, agora que vi, essa temperatura é com os fans a 100%? Definitivamente indica problemas na ventilação, ainda mais considerando que o seu i3 gargala a 1660S e com o Prime fica pior ainda. Aqui a minha 580 fica pelos 2200-2400 RPM (máximo de 3500) pra placa não passar de 70, em dias pelos 18 graus até um pouco abaixo disso, pelos 2000 RPM. 
E vi seu gabinete também, se ainda não o fez, experimenta tirar o vidro frontal, acredito que é o que vai dar a maior diferença nas temperaturas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 as FANS nao estão em 100% justamente pelo barulho, por mais que não me incomode de noite fica muito barulho e eu tenho quase certeza que tive má sorte no sorteio do silício, porque a 1660 Super de fato fica nos 70 graus ( mesmo em regiões mais frias ), vários testes com ela com RT e etc ela fica nos 70 graus, mas além de ela estar sendo limitada pelo i3 tem a questão do pci-e da placa-mãe ser 2.0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!