Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, montei meu pc faz pouco mais de 1 mês, no inicio meu processador não passava fácil de 60 graus em games, minha vga sempre foi um pouco quente, só que agora está esquentando mais ainda, passa de 70 graus. Já atualizei drivers, instalei drivers um pouco mais antigos, atualizei minha bios. Simplesmente não sei mais o que fazer. Considero meu pc com uma circulação de ar, 3 fans puxando ar e outros 3 jogando. Já pensei até ser o overclock de memoria, mas baixei a frequencia da memoria para 2666 e nada.

Config:

Ryzen 1600 af

1660 super da gigabyte

2x8 memorias kllisre 3200 OC

placa-mãe b450 tuf gaming pro

Postado
2 minutos atrás, André_7 disse:

Pessoal, montei meu pc faz pouco mais de 1 mês, no inicio meu processador não passava fácil de 60 graus em games, minha vga sempre foi um pouco quente, só que agora está esquentando mais ainda, passa de 70 graus. Já atualizei drivers, instalei drivers um pouco mais antigos, atualizei minha bios. Simplesmente não sei mais o que fazer. Considero meu pc com uma circulação de ar, 3 fans puxando ar e outros 3 jogando. Já pensei até ser o overclock de memoria, mas baixei a frequencia da memoria para 2666 e nada.

Config:

Ryzen 1600 af

1660 super da gigabyte

Dificilmente um problema de superaquecimento vai estar relacionado a software.

Qual marca e modelo do gabinete?

PS: Por curiosidade, marca, modelo e potência da fonte.

Postado
1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

O gabinete é um COUGAR MX410-t Mesh , Fonte uma cooler master mwe bronze de 450w 

3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

eu achei que poderia ser algo relacionado a software porque eu atualizei algumas coisas e fiz overclock das memorias, ai essa mudança foi muito repentina.

Postado
7 minutos atrás, André_7 disse:

O gabinete é um COUGAR MX410-t Mesh , Fonte uma cooler master mwe bronze de 450w 

Editei o texto pois me confundi com o modelo do gabinete.

Seria esse o modelo exato?

image.png.42787a47464adc61a3e8d7752f8c5ee5.png

Postado
17 minutos atrás, André_7 disse:

Config:

Ryzen 1600 af

1660 super da gigabyte

Sinceramente, 70° na minha opinião está aceitável.

Como está a curvatura de fans no MSI? Porque se o seu gabinete for o da foto que o membro citou acima, tem grandes chances de ser isso. Minha RX570 é bem quentinha e não passa de 62° por causa da curvatura que criei. E meu gabinete não tem mesh, mas tem um bom espaço para entrar ar nas laterais de 1 dedo e meio.

Postado
29 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Editei o texto pois me confundi com o modelo do gabinete.

Seria esse o modelo exato?

image.png.42787a47464adc61a3e8d7752f8c5ee5.png

Não exatamente, é o mesmo modelo, porém, a frente dele é em acrílico, não é essa frente com os furinhos, acabei de retirar a frente e melhorou a temperatura do processador, não passei muito tempo jogando, mas assim que abria o jogo já chegava próximo de 70 graus, já a placa de video esta esquentando ainda :/, até mais do que estava.

22 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Sinceramente, 70° na minha opinião está aceitável.

Como está a curvatura de fans no MSI? Porque se o seu gabinete for o da foto que o membro citou acima, tem grandes chances de ser isso. Minha RX570 é bem quentinha e não passa de 62° por causa da curvatura que criei. E meu gabinete não tem mesh, mas tem um bom espaço para entrar ar nas laterais de 1 dedo e meio.

MSI 2.png

MSI.png

Postado
3 minutos atrás, André_7 disse:

Não exatamente, é o mesmo modelo, porém, a frente dele é em acrílico, não é essa frente com os furinhos, acabei de retirar a frente e melhorou a temperatura do processador, não passei muito tempo jogando, mas assim que abria o jogo já chegava próximo de 70 graus, já a placa de video esta esquentando ainda :/, até mais do que estava.

Então ele não é o Mesh, é apenas COUGAR MX410-t.

Esse é o grande problema desses gabinetes, são esteticamente bonitos mas são terríveis no quesito refrigeração.

70ºC não é algo preocupante pra um processador, mas quanto menor for, melhor, pois conserva a vida útil e aumenta a eficiência dele.
Qual a temperatura obtida na placa de vídeo? Chegou a monitorar os demais componentes?

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Então ele não é o Mesh, é apenas COUGAR MX410-t.

Esse é o grande problema desses gabinetes, são esteticamente bonitos mas são terríveis no quesito refrigeração.

70ºC não é algo preocupante pra um processador, mas quanto menor for, melhor, pois conserva a vida útil e aumenta a eficiência dele.
Qual a temperatura obtida na placa de vídeo? Chegou a monitorar os demais componentes?

O processador está ótimo, joguei pubg por uns 15 min e não passou de 63ºC , já a placa de video chega a 75ºC e aposto que jogando um período maior ele chega próximo dos 80ºc. A placa-mãe está bem fria, não chega a 60º. 

Postado
3 horas atrás, André_7 disse:

A placa-mãe está bem fria, não chega a 60º. 

Essa informação é do VRM ou do chipset?

Se for do VRM realmente está bem frio, agora se for do chipset não.

3 horas atrás, André_7 disse:

O processador está ótimo, joguei pubg por uns 15 min e não passou de 63ºC , já a placa de video chega a 75ºC e aposto que jogando um período maior ele chega próximo dos 80ºc.

Estão ótimas as temperaturas, baseado no fato que você usa cooler box. Placa de vídeo é bem normal chegar a isso, principalmente nesses gabinetes sem abertura na lateral.

3 horas atrás, SouLegity disse:

@André_7 @IgorAlexandre Isso é um grande erro colocar a fan assim, bote ela para ficar desligada até chegar nos 60 graus, assim vocês podem ter menos problemas na solda bga futuramente.

@SouLegity De onde você tirou isso? O projeto de refrigeração foi concebido levando em conta o calor que a FAn é capaz de dissipar, não faz o menor sentido desligar ela, ainda mais a temperaturas na casa dos 60ºC, isso é loucura, depois frita o VRM da placa e não sabe porque.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

De onde você tirou isso? O projeto de refrigeração foi concebido levando em conta o calor que a FAn é capaz de dissipar, não faz o menor sentido desligar ela, ainda mais a temperaturas na casa dos 60ºC, isso é loucura, depois frita o VRM da placa e não sabe porque.

Na verdade não.. ele está certíssimo.

Não faz sentido algum ligar os fans abaixo dos 50~60 graus. Isso pois, para qualquer microchip a variação térmica abaixo disso não é danoso.

É justamente por isso que as placas de hoje em dia só acionam a partir dos 50 graus, outras com 60 graus ( chamado Fan Stop).

Ligar os fans abaixo dessa faixa de temperatura só vai trazer mais poeira e desgastar os fans em vão, além de aumentar a variação térmica tendo as chances de sofrer com problemas de solda BGA precocemente.

Postado

@Shanks. Estão considerando apenas a temperatura da GPU e desconsiderando o VRM que nem sempre tem dissipação passiva, e as vezes quando tem são dissipadores pequenos, não o mesmo dissipador usado na GPU.
O questionamento foi devido a afirmação de que "É um erro manter a curvatura de fans assim" quando não existe nenhum erro nisso, é uma questão de preferência, desligar a fan faz sentido em regiões frias ou em ambientes com temperatura controlada (Ar condicionado).

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL Os mosfets do VRM chegam a 100~120 graus celsius facilmente, 50 graus para QUALQUER microchip não é nada. Aliás, desligando os fans eles não vão longe dos 50 graus, a temperatura deles fica bem proxima disso.

Perigo seria não ter o thermal pad.

17 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

É um erro manter a curvatura de fans assim

Não é bem um erro.. só não faz sentido mesmo, vai atrair mais poeira e desgastar os fans, até reduzindo a vida util da solda.

Aliás, minha placa está em 48 graus agora, em idle, num calor de 28 graus por aqui 🤪

Pra dar um curto nos mosfets só acima dessa temperatura que citei, que inclusive é periogoso, se carbonizar a PCB as chances de reparo são minimas.. mas isso só acontece quando estão sem os TP  e em testes extremos.

Aliás, se fosse perigoso, as placas atuais não viriam com Fan Stop...

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Shanks. disse:

Perigo seria não ter o thermal pad.

Justamente por isso da crítica, nem toda placa tem projeto pra isso, tem placas que sequer tem dissipadores no VRM, algumas tem mas são pequenos. Os projetos que já vi que tem essa função (Fan Stop) normalmente dividem o dissipador com a GPU, ou seja tem maior massa pra dissipar calor mesmo sem dissipação ativa.

5 minutos atrás, Shanks. disse:

Aliás, minha placa está em 48 graus agora, em idle, num calor de 28 graus por aqui 🤪

Aqui na região se deixar sem dissipação ativa a placa bate 60º em idle tranquilo, a minha hoje não mais pois tem cooler personalizado.

• Curtir 1
Postado

@Shanks.@NIGHT FALL, os dois estão certos em relação ao fan stop. É verdade que ele é útil por reduzir a variação térmica da placa (pode parecer contra intuitivo manter a placa em 50 em vez de 30 quando está em idle, mas a oscilação de 30 a 60~70+ jogando é muito pior que manter a placa "quente", em 50, a maior parte do tempo, e variar 20 graus a menos quando esquenta); mas também é verdade que a placa tenha que ter sido projetada pra isso. Mas aí é que tá, o Afterburner só permite zerar a rotação de placas que já tenham essa função. Se a placa não tem, ou a curva não vai abaixo do ponto de rotação mínima, ou até vai, mas a placa continua girando no mínimo em vez de ficar desligada.

Aqui eu uso assim:
image.thumb.png.8fd3340eab95d5aa7d5fde3e4942bf8a.png

Reparem a histerese bem grande, que impede que o fan diminua de rotação a não ser que a temperatura mude pelo menos 7 graus em relação a temperatura que levou a última elevação de rotação. Então, por exemplo, o fan liga quando atinge 50 graus, mas só desliga se cair abaixo de 43. Isso impede que ele fique ligando e desligando no limiar de 49~51 graus e também acaba reduzindo a oscilação de rotação (nivelando pra cima) e consequentemente a rotação máxima que atinge.

• Curtir 2
Postado
56 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

ustamente por isso da crítica, nem toda placa tem projeto pra isso, tem placas que sequer tem dissipadores no VRM, algumas tem mas são pequenos. Os projetos que já vi que tem essa função (Fan Stop) normalmente dividem o dissipador com a GPU, ou seja tem maior massa pra dissipar calor mesmo sem dissipação ativa.

Embora a grande maioria das atuais já venha com o TP, um eventual curto nos mosfets seriam em testes extremos ( sem eles), e que os 50 graus é longe de causar isso.. Mas chegamos a um consenso 👍

49 minutos atrás, Shaman93 disse:

(pode parecer contra intuitivo manter a placa em 50 em vez de 30 quando está em idle, mas a oscilação de 30 a 60~70+ jogando é muito pior que manter a placa "quente", em 50, a maior parte do tempo, e variar 20 graus a menos quando esquenta); mas também é verdade que a placa tenha que ter sido projetada pra isso. Mas aí é que tá, o Afterburner só permite zerar a rotação de placas que já tenham essa função. Se a placa não tem, ou a curva não vai abaixo do ponto de rotação mínima, ou até vai, mas a placa continua girando no mínimo em vez de ficar desligada.

Exatamente. O Afterburner não consegue mudar a curva de fans dessas placas  pois elas tem uma barreira em sua bios. Inclusive tem um video do Kalebe ensinando a editar a bios para fazer o Fan Stop:

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

@Shanks.@NIGHT FALL, os dois estão certos em relação ao fan stop. É verdade que ele é útil por reduzir a variação térmica da placa (pode parecer contra intuitivo manter a placa em 50 em vez de 30 quando está em idle, mas a oscilação de 30 a 60~70+ jogando é muito pior que manter a placa "quente", em 50, a maior parte do tempo, e variar 20 graus a menos quando esquenta); mas também é verdade que a placa tenha que ter sido projetada pra isso. Mas aí é que tá, o Afterburner só permite zerar a rotação de placas que já tenham essa função. Se a placa não tem, ou a curva não vai abaixo do ponto de rotação mínima, ou até vai, mas a placa continua girando no mínimo em vez de ficar desligada.

Aqui eu uso assim:
image.thumb.png.8fd3340eab95d5aa7d5fde3e4942bf8a.png

Reparem a histerese bem grande, que impede que o fan diminua de rotação a não ser que a temperatura mude pelo menos 7 graus em relação a temperatura que levou a última elevação de rotação. Então, por exemplo, o fan liga quando atinge 50 graus, mas só desliga se cair abaixo de 43. Isso impede que ele fique ligando e desligando no limiar de 49~51 graus e também acaba reduzindo a oscilação de rotação (nivelando pra cima) e consequentemente a rotação máxima que atinge.

@Shaman93

Eu sempre usei progressão linear com a rotação mínima na casa dos 30%.

Seria mais ou menos isso.

30º = 30%

40º = 40%

50º = 60%

60º = 80%

70º = 100%

Hoje em dia eu já não uso essa curvatura pois o cooler da minha placa é personalizado (Twin Turbo II) e ele tem uma eficiência absurda, então a fan escala entre 30%, 50%, 70%, porém não me lembro dela ter alcançado 70% ainda visto que a temperatura nunca passou de 55ºC.

40 minutos atrás, Shanks. disse:

Embora a grande maioria das atuais já venha com o TP, um eventual curto nos mosfets seriam em testes extremos ( sem eles), e que os 50 graus é longe de causar isso.. Mas chegamos a um consenso 👍

Exatamente. O Afterburner não consegue mudar a curva de fans dessas placas  pois elas tem uma barreira em sua bios. Inclusive tem um video do Kalebe ensinando a editar a bios para fazer o Fan Stop:

@Shanks.

Bacana as referencias que você listou, vi apenas o da BIOS, não sabia que dava pra ativar o FAN STOP, perigoso mas interessante, vou dar uma fuçada nesse recurso chegando em casa, não pretendo ativar mas acho divertido esse tipo de personalização, principalmente pra overclock.

• Curtir 1
Postado
Em 09/11/2020 às 14:14, NIGHT FALL disse:

Essa informação é do VRM ou do chipset?

Se for do VRM realmente está bem frio, agora se for do chipset não.

Estão ótimas as temperaturas, baseado no fato que você usa cooler box. Placa de vídeo é bem normal chegar a isso, principalmente nesses gabinetes sem abertura na lateral.

@SouLegity De onde você tirou isso? O projeto de refrigeração foi concebido levando em conta o calor que a FAn é capaz de dissipar, não faz o menor sentido desligar ela, ainda mais a temperaturas na casa dos 60ºC, isso é loucura, depois frita o VRM da placa e não sabe porque.

Do VRM, estou usando o CPUID, ai lá tem 3 temperaturas. Nunca vi elas passando de 60º, nem em horarios mais quentes do dia.

Amigo, o que realmente me incomoda é porque eu jogava e não estava esquentando e de repente começou a esquentar. Há um motivo para isso e eu não encontrei ainda. E eu montei esse pc faz pouco mais de 1 mês. Se ele tivesse esquentando desde o inicio, eu nem ligaria, mas não estava quente assim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!