Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos, recentemente comprei um processador usado para trocar de lugar com o meu sempron 140, que é usado numa placa-mãe XFX MD-A72P-7509, comprei um Athlon II X3 450, perguntei pro vendedor e ele disse que era compatível com a minha placa-mãe, o produto chegou e ele funciona, eu acho, eu instalei ele certinho, botei a pasta térmica, o computador liga, e o processador é reconhecido no CPU-Z porém no sistema ele diz AMD Processor Model Unknown, porém o meu sempron também não é reconhecido pelo sistema mas funciona normalmente.

O problema com esse processador é que, depois de um tempo de uso, o computador congela e a tela fica cinza ou branca, isso só acontece depois de abrir algum programa, e depois de congelar nada acontece, tenho que reiniciar ele pra poder usar de novo.

Aí fica a minha dúvida, qual pode ser o problema? Falta de alimentação por parte da fonte? Incompatibilidade com a placa-mãe?

Nenhum dos processadores são reconhecidos na bios, e creio que a bios não esteja atualizada na sua ultima versão, talvez uma atualização resolvesse o problema, e sim, estou ciente dos riscos que envolvem atualização de bios e estou disposto à fazer isso, mas ainda estou em dúvida entre falta de alimentação (visto que o novo processador consome mais energia), incompatibilidade com a placa-mãe, ou talvez seja só algo que se resolva com uma atualização da bios.

A minha fonte é uma atx-650 P2l.

Eu cheguei a baixar uma atualização da bios dessa placa, porém é um arquivo iso e quando eu monto a imagem, dentro da unidade virtual não tem nada, também já tentei criar um pendrive bootável pelo rufus e o mesmo não reconhece o método de inicialização do arquivo, em anexo o arquivo caso queiram dar uma olhada.

Sei que se trata de um hardware muito velho porém conto com a ajuda de vocês para me indicar o que devo fazer.

Desde já muito obrigado.

750AV16XFX.zip

Postado

Testei aqui, abri a iso com o 7 zip e ta uma gambiarra doida, essa iso tem dentro uma imagem de disquete (.img) de boot do DOS, com um .bat de instalação que basicamente roda o programa AFUDOS e grava o BIOS...

Daria pra extrair o afudos e a ROM e usar um pendrive de boot do DOS pra gravar o BIOS manualmente pelo DOS ou da pra ver se gravando essa img em um CD o PC consegue dar boot por ela...

De qualquer forma antes de arriscar atualizar o BIOS voce tem que ter certeza que o PC não vai travar sozinho no processo, talvez ate mesmo voltar a usar o sempron, se com ele o PC funcionava sem travar e só depois de atualizar você instala o Athlon x3

Postado

@F4b10 Bem, eu fiz alguns testes aqui e teve uma hora que o processador só mostrava 1 núcleo e 1 thread, tanto no cpu-z quanto no próprio windows, porém quando tava assim o pc rodou normalmente, sem travar em nenhum momento, não sei o que aconteceu pra ter ficado assim, mas eu mexi em algo e os 3 núcleos e threads voltaram ao normal, mas o pc continuou travando depois de alguns minutos, então eu pensei em deixar apenas 2 núcleos e threads, mexi nisso lá pelo msconfig, e bem, deu certo, to a uns 20 minutos com o pc ligado rodando normalmente no cpu-z continuando constando o 2 núcleos e threads do jeito que eu deixei.
Não sei do que se tratava o problema, porém por enquanto parece estar resolvido, e sendo assim prefiro não arriscar estragar a bios já que não tenho experiência nessa área.

Em todo caso, obrigado pela ajuda, se em algum momento eu quiser atualizar a bios mesmo assim eu volto aqui e sigo as instruções que me foram passadas.
Novamente, obrigado. :)

• Membro VIP
Postado

Primeiramente, tu trocou o cooler deste processador? Porque o Athlon II X3 450 aquece 3x mais.

O processador unknown é problema com BIOS antigo, atualize-o.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...