Ir ao conteúdo

Calculo de vazão com sensor de fluxo

Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Postado

@ALEGON

Repare que o primeiro arquivo (ft-330-flow-rate-and-frequency-output-226000.pdf) já te fornece o que sugeri para você fazer.

Ele fornece a curva da vazão (Y) em litros por minuto (LPM) ou em galões por minuto (GPM) em função da frequência (X) em Hertz.

O fator K é aproximadamente constante 10313 desde 0,2GPM até 2,0GPM, ou 2724 desde 0,8LPM até 7,6LPM. Mas com a curva, ou a tabela fornecida, o valor de k é desnecessário, já que ele é constante.

O valor de K é obtido ...

K (em GPM) = 60 x  PPS(em Hz) /  GPM... OU

K (em LPM) = 60 x  PPS(em Hz) /  LPM

Você tem que ver se a sua vazão se encontra dentro destes valores. Caso afirmativo, então tudo bem, caso se encontre fora destes valores, então você deve especificar um medidor para a faixa da sua vazão.

A tabela te fornece 25 valores  (pontos da curva). Fica fácil resolver o seu problema.

REPARE que suas medições se encontram ABAIXO da curva da vazão ou da tabela da vazão.

Você deve escolher um sensor que se encontre DENTRO da faixa que você quer medir. 

MOR_AL

• Curtir 3
Postado
14 horas atrás, MOR disse:

@ALEGON

Repare que o primeiro arquivo (ft-330-flow-rate-and-frequency-output-226000.pdf) já te fornece o que sugeri para você fazer.

Ele fornece a curva da vazão (Y) em litros por minuto (LPM) ou em galões por minuto (GPM) em função da frequência (X) em Hertz.

O fator K é aproximadamente constante 10313 desde 0,2GPM até 2,0GPM, ou 2724 desde 0,8LPM até 7,6LPM. Mas com a curva, ou a tabela fornecida, o valor de k é desnecessário, já que ele é constante.

O valor de K é obtido ...

K (em LPM) = 60 x  PPS(em Hz) /  LPM

Você tem que ver se a sua vazão se encontra dentro destes valores. Caso afirmativo, então tudo bem, caso se encontre fora destes valores, então você deve especificar um medidor para a faixa da sua vazão.

A tabela te fornece 25 valores  (pontos da curva). Fica fácil resolver o seu problema.

REPARE que suas medições se encontram ABAIXO da curva da vazão ou da tabela da vazão.

Você deve escolher um sensor que se encontre DENTRO da faixa que você quer medir. 

MOR_AL

Muito obrigado pelas explicações, estamos quase lá. Veja se entendi :

Hoje eu meço a quantidade de pulsos por segundo (PPS)  e consegui fazer uma tabela que me mostra que com determinados PPS eu tenho uma vazão de ML a cada segundo (MLPS). Então dentro do meu programa consigo fazer algo assim (dados fictícios) :

T A B E L A

PPS             MLPS

10                 0,5

11                 0,7

12                 0,10

40                 2,7

N O   P R O G R A M A

se PPS = 10 então faça a cada segundo ML = 0,5

se PPS = 11 então faça a cada segundo ML = 0,7

se PPS = 40 então faça a cada segundo ML = 2,7

Está funcionando razoavelmente bem mas para conseguir precisão é meio que um trabalho de "formiguinha" tendo que analisar cada PPS quanto precisamente teria de MLPS. Eu alterei a pressão e mudou pouco, acho que devido a essa precisão mesmo.

Segundo suas explicações e as orientações do manual, se eu tiver uma frequência de PPS de 38 HERTZ meu ML = 0,0008 em cada minuto seria isso ?

Desculpe mas eu não entendo de eletrônica por isso a dificuldade de entender tudo. 

Não entendi quando você fala  "

K (em LPM) = 60 x  PPS(em Hz) /  LPM"

teria como me mostrar como seria essa formula matemática ?

Vou pesquisar aqui como calculo a frequência (PPS) em python enquanto isso, hoje eu calculo só o número de PPS.

Obrigado pela ajuda

Postado
22 horas atrás, ALEGON disse:

Muito obrigado pelas explicações, estamos quase lá. Veja se entendi :

Hoje eu meço a quantidade de pulsos por segundo (PPS)  e consegui fazer uma tabela que me mostra que com determinados PPS eu tenho uma vazão de ML a cada segundo (MLPS). Então dentro do meu programa consigo fazer algo assim (dados fictícios) :

T A B E L A

PPS             MLPS

10                 0,5

11                 0,7

12                 0,10

40                 2,7

N O   P R O G R A M A

Está funcionando razoavelmente bem mas para conseguir precisão é meio que um trabalho de "formiguinha" tendo que analisar cada PPS quanto precisamente teria de MLPS. Eu alterei a pressão e mudou pouco, acho que devido a essa precisão mesmo.

Segundo suas explicações e as orientações do manual, se eu tiver uma frequência de PPS de 38 HERTZ meu ML = 0,0008 em cada minuto seria isso ?

Desculpe mas eu não entendo de eletrônica por isso a dificuldade de entender tudo. 

Não entendi quando você fala  "

K (em LPM) = 60 x  PPS(em Hz) /  LPM"

teria como me mostrar como seria essa formula matemática ?

Vou pesquisar aqui como calculo a frequência (PPS) em python enquanto isso, hoje eu calculo só o número de PPS.

Obrigado pela ajuda

@MOR

Postado

SE as suas medições que produziram as tabelas das postagens #43 e #49 não são fictícias, então sua vazão é menor que a faixa de utilização do seu sensor.

Em outras palavras, 

Em 01/09/2021 às 18:25, MOR disse:

T A B E L A

PPS             MLPS

10                 0,5

11                 0,7

12                 0,10

40                 2,7

N O   P R O G R A M A

Dois comentários sobre essa afirmação:

1 - Seria isso sim, mas o arquivo que você apresentou, já fornece a tabela. Também fornece a curva na página seguinte.

2 - Não precisaria incluir um "IF" para cada ponto da tabela. Precisariam de 25 "IFs", um para cada ponto da tabela. Isso aumentaria muito o seu programa. 

Poderia substituir a curva, por uma sequência com 5 ou 6 retas. Assim precisaria de apenas um "IF" para cada reta. Depois uma conta de multiplicar e somar com números inteiros. Mas exigiria conhecimentos adquiridos com um bom curso do ensino médio.

Não sei de onde você tirou estes valores. A tabela do manual fornece na primeira linha 34Hz e 0,80LPM (Litros por MINUTO). Imagino que seu ML sejam mililitros. 

Em 01/09/2021 às 18:25, MOR disse:

Vamos tentar resolver o seu problema, certo?

Responda as minhas perguntas:

1 - Qual é o seu grau de instrução? Fundamental? Médio? Superior? 

2 - Completo ou incompleto? Até qual série?

3 - O que você aprendeu sobre eletrônica?

4 - Comente tudo sobre o seu problema.

MOR_AL

Postado
9 horas atrás, MOR disse:

Um colega levantou a hipótese de que minhas perguntas seriam pessoais e pudessem produzir algum constrangimento a você.

As perguntas que eu fiz, tem a intenção apenas de poder dialogar com você, de modo a que você entenda minhas colocações.

Não tenho intenção alguma de diminuir suas dúvidas, pelo contrário. Acho elas bem válidas.

Continuo querendo lhe auxiliar, para que você entenda e chegue a uma solução para o seu problema.

MOR_AL

• Amei 1
Postado
11 horas atrás, MOR disse:

SE as suas medições que produziram as tabelas das postagens #43 e #49 não são fictícias, então sua vazão é menor que a faixa de utilização do seu sensor.

Em outras palavras, 

Dois comentários sobre essa afirmação:

1 - Seria isso sim, mas o arquivo que você apresentou, já fornece a tabela. Também fornece a curva na página seguinte.

2 - Não precisaria incluir um "IF" para cada ponto da tabela. Precisariam de 25 "IFs", um para cada ponto da tabela. Isso aumentaria muito o seu programa. 

Poderia substituir a curva, por uma sequência com 5 ou 6 retas. Assim precisaria de apenas um "IF" para cada reta. Depois uma conta de multiplicar e somar com números inteiros. Mas exigiria conhecimentos adquiridos com um bom curso do ensino médio.

Não sei de onde você tirou estes valores. A tabela do manual fornece na primeira linha 34Hz e 0,80LPM (Litros por MINUTO). Imagino que seu ML sejam mililitros. 

1 - Qual é o seu grau de instrução? Fundamental? Médio? Superior?  Sou pós graduado

2 - Completo ou incompleto? Até qual série?

3 - O que você aprendeu sobre eletrônica? Não tenho conhecimento em eletrônica, sou analista de sistemas.

4 - Comente tudo sobre o seu problema. 

Cara, o que é muito simples pra você é complicado pra mim e para os membros da minha equipe porque não temos conhecimento em eletrônica. Por isso te peço desculpas pela ignorância, mas acredito que ninguém sabe de tudo por isso estou recorrendo ao fórum. 

Tenho um equipamento(medidor de fluxo)  que funciona muito bem que fornece um determinado número de pulsos por ml, com esse equipamento uma simples regra de 3 resolve meu problema,  porém depois da pandemia tivemos que substituir esse equipamento por outro no mercado e que funciona de uma forma diferente. Precisamos de uma simples explicação para finalizar o problema, com os montes de IF´s o programa funciona mas realmente não é o ideal.

Realmente não entendi o que você quis dizer , se pudesse expressar isso em uma formula matemática talvez eu intenda . A questão é, não tenho muito tempo para resolver, caso queira nos ajudar ficarei grato

MOR_AL

Postado

Ok!

Primeiramente esqueça o sensor de vazão, pois acho que ele não abrange a faixa da sua necessidade.

Comece a medir a vazão de modo simples, desde o mínimo até o máximo.

Dependendo da sua vazão, você precisará de um recipiente para coletar a água, ou o líquido que você usa.

Em função da sua vazão, obtenha um copo, ou uma garrafa de um litro, ou um garrafão de modo a poder recolher o líquido. 

Marque no recipiente escolhido, as diversas graduações, algo do tipo 100ml, 200ml, ..., ou 1litro, 2, ...

Ou então, obtenha um recipiente graduado (aqueles de cozinha mesmo) para verter o líquido do recipiente principal e obter o volume dele.

Para poder medir a vazão você precisará de um timer, caso o tempo de encher o recipiente seja longo, como algumas dezenas de segundos. Se o recipiente encher em poucos segundos, consiga um recipiente maior, para obter um volume maior.

Como você não informou a sua vazão mínima e nem a máxima, vou considerar que a mínima seja de 10ml/s (10 mililitros por segundo) e a máxima de 100ml/s. Escolhi uma relação de 10 vezes para a vazão, porque o seu sensor possui esta relação entre a vazão mínima e a vazão máxima,  ok? 

Caso sua vazão seja muito diferente, então terá que usar uma regra de 3 em relação ao que estou postando.

Para a vazão mínima usarei o termo Vmi. Para vazão máxima usarei o termo Vma.

Vmi = 10ml/s. Escolho um recipiente com um litro. Logo para encher o recipiente, o tempo de enchimento será de 100 segundos (100s).  Então vamos começar...

1 - Recipiente vazio.

2 - Abra a torneira no mínimo e deixe a vazão entrar em estado normal, antes de colocar a mangueira dentro da boca da garrafa.

3 - Simultaneamente, mova a mangueira para o gargalo e inicie o timer.

4 - Termine de marcar o tempo, quando o volume da garrafa alcançar um litro. Atenção com a precisão.

Então sua primeira medida terá o tempo máximo, que chamarei de T1 e o volume de um litro.

Agora você vai formar uma tabela com duas colunas, em que a sua primeira linha terá o tempo T1 (em segundos) e o volume de um litro (1L).

Se você mantiver o volume constante para todas as medidas de vazão, então vai facilitar os cálculos.

5 - Repita o procedimento dos itens 1 ao 4, SEMPRE aumentando um pouco a vazão, até você achar que chegou em sua vazão máxima. Caso o tempo comece a ficar muito pequeno, vai começar a aumentar o erro de medição. Então você deve aumentar o volume do seu recipiente, para evitar o aumento do erro de medição do tempo.

Procure fazer com que você obtenha cerca de 10 medições entre a vazão mínima e a vazão máxima.

OBSERVE, QUE A QUALIDADE DE SUAS MEDIÇÕES VÃO DEPENDER DA PRECISÃO DO SEU VOLUME E DO SEU TIMER.

Mostre a sua tabela obtida, para podermos prosseguir a partir dela.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, MOR disse:

Ok!

Primeiramente esqueça o sensor de vazão, pois acho que ele não abrange a faixa da sua necessidade.

Comece a medir a vazão de modo simples, desde o mínimo até o máximo.

Dependendo da sua vazão, você precisará de um recipiente para coletar a água, ou o líquido que você usa.

Em função da sua vazão, obtenha um copo, ou uma garrafa de um litro, ou um garrafão de modo a poder recolher o líquido. 

Marque no recipiente escolhido, as diversas graduações, algo do tipo 100ml, 200ml, ..., ou 1litro, 2, ...

Ou então, obtenha um recipiente graduado (aqueles de cozinha mesmo) para verter o líquido do recipiente principal e obter o volume dele.

Para poder medir a vazão você precisará de um timer, caso o tempo de encher o recipiente seja longo, como algumas dezenas de segundos. Se o recipiente encher em poucos segundos, consiga um recipiente maior, para obter um volume maior.

Como você não informou a sua vazão mínima e nem a máxima, vou considerar que a mínima seja de 10ml/s (10 mililitros por segundo) e a máxima de 100ml/s. Escolhi uma relação de 10 vezes para a vazão, porque o seu sensor possui esta relação entre a vazão mínima e a vazão máxima,  ok? 

Caso sua vazão seja muito diferente, então terá que usar uma regra de 3 em relação ao que estou postando.

Para a vazão mínima usarei o termo Vmi. Para vazão máxima usarei o termo Vma.

Vmi = 10ml/s. Escolho um recipiente com um litro. Logo para encher o recipiente, o tempo de enchimento será de 100 segundos (100s).  Então vamos começar...

1 - Recipiente vazio.

2 - Abra a torneira no mínimo e deixe a vazão entrar em estado normal, antes de colocar a mangueira dentro da boca da garrafa.

3 - Simultaneamente, mova a mangueira para o gargalo e inicie o timer.

4 - Termine de marcar o tempo, quando o volume da garrafa alcançar um litro. Atenção com a precisão.

Então sua primeira medida terá o tempo máximo, que chamarei de T1 e o volume de um litro.

Agora você vai formar uma tabela com duas colunas, em que a sua primeira linha terá o tempo T1 (em segundos) e o volume de um litro (1L).

Se você mantiver o volume constante para todas as medidas de vazão, então vai facilitar os cálculos.

5 - Repita o procedimento dos itens 1 ao 4, SEMPRE aumentando um pouco a vazão, até você achar que chegou em sua vazão máxima. Caso o tempo comece a ficar muito pequeno, vai começar a aumentar o erro de medição. Então você deve aumentar o volume do seu recipiente, para evitar o aumento do erro de medição do tempo.

Procure fazer com que você obtenha cerca de 10 medições entre a vazão mínima e a vazão máxima.

OBSERVE, QUE A QUALIDADE DE SUAS MEDIÇÕES VÃO DEPENDER DA PRECISÃO DO SEU VOLUME E DO SEU TIMER.

Mostre a sua tabela obtida, para podermos prosseguir a partir dela.

MOR_AL

Bom dia

Eu já tenho essa tabela tirando sempre 150 ml. Veja se atende ou se prefere com 1 litro

image.png.c36090d2d70c83d5e1ad856449466829.png

T1 com a menor vazão 39 segundos e o último com maior vazão 9 segundos

image.png

• Curtir 1
Postado

@ALEGON

Sua faixa de vazão varia desde 3,8ml/s até 16,7ml/s.

A faixa do sensor do arquivo "ft-330-flow-rate-and-frequency-output-226000.pdf" varia desde  0,80l/m = 800/60 = 13,3ml/s, até 7,60l/m = 7.600/60 = 127ml/s

Sua vazão             3,8ml/s até 16,7ml/s.

Vazão do sensor 13,3ml/s, até  127ml/s

O sensor do arquivo não abrange a sua faixa de utilização. 

Para a sua vazão, o sensor se comporta em uma região NÃO LINEAR. Uma regra de 3 não vai fornecer valores corretos.

Tem que encontrar o sensor, que abranja a sua região de vazão.

Outra coisa é que você deve procurar aumentar a precisão de suas medições.

Aumente o volume de 150ml, para algo próximo a 500ml, refaça as medidas e apresente a tabela para a gente.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
1 hora atrás, ALEGON disse:

@MOR Bom dia

Segue a tabela com 500 ml de referência

image.png.93491205e106bf7126b943d391029c98.png

OK! 😀

Agora melhorou, mas não deveria haver a primeira coluna.

Você incluiu o sensor na sua experiência.

Já tinha determinado que o seu sensor não tinha sido projetado para medir a sua faixa de vazão.

Então ele não poderia fazer parte do experimento. Isso pode e deve acrescentar erro em suas medições.

Para a medição você só precisa de um recipiente AFERIDO que marque 500ml e um cronômetro, que marque TAMBÉM os décimos de segundo. 

Scan.jpg.7f617e083d1935e5fccce49ef85415ef.jpg

De nada adianta o cálculo da divisão com 6 casas decimais, se você parte de números com duas casas.

Não precisa das colunas PPS, pois será função do sensor que abranja a sua faixa de vazão.

Também não precisa da coluna ML/SEG, ou corretamente ml/s, pois basta dividir 500ml pelo tempo do cronômetro, que são os valores da segunda coluna.

Bom.

Próximo passo:

Encontre um modelo de sensor que abranja a sua faixa, conforme o obtido na postagem #59, ou 

Sua vazão             3,8ml/s até 16,7ml/s. Pesquise por um sensor, que funcione nesta faixa.

Como já informei, o sensor que você tem não produzirá resultados corretos.

Pesquisei por Medidor de Vazão no Google. Tem muitos sensores, mas não encontrei nenhum que esteja completamente dentro se sua faixa de vazão.

O que mais se aproxima é este aqui ...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1366222912-medidor-de-fluxo-de-medidor-de-interruptor-de-sensor-de-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items-pdp&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=d3726805-6375-424d-bf35-565474bd5aa8

Nas especificações ele mede entre 0,3l/m e 10l/m e sua necessidade é de 

0,26l/m a 0,83l/m.

Tem também vídeos em português sobe medição de vazão com Arduino. 

Nestes o sensor precisa ser trocado pelo dentro de sua faixa.

https://theorycircuit.com/water-flow-sensor-yf-s201-arduino-interface/

MOR_AL

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Eu fiz o questionamento retrospectivo em #61 também por causa dos indícios metodológicos que @MOR evidenciou através da mensagem #62.

21 minutos atrás, MOR disse:

Para a medição você só precisa de um recipiente AFERIDO que marque 500ml e um cronômetro, que marque TAMBÉM os décimos de segundo.

Scan.jpg.7f617e083d1935e5fccce49ef85415ef.jpg

Obviamente, importará demais, em décimos de (números) inteiros, a correspondência, do início e da parada do cronômetro, com o início e o fim da vazão, a exatidão do volume recolhido a cada execução do experimento, por fim, a exatidão das aferições, as quais, lembre-se, se assim (como acima) executadas, o são manual e humanamente.

Postado

@alexandre.mbm  Eu estou utilizando esse sensor que bastante usado no mercado, enviei o manual dele em outro post. Hoje alterei meu algoritmo e coloco algumas condições no programa :

Fiz uma tabela relacionando pulso por segundo (PPS) e ml por segundo (MLPS). Na tabela eu tenho por exemplo uma vazão de 6 PPS eu sei que o sensor faz uma faixa de 3,75 pulsos por segundo. O 6 PPS seria  minha vazão mínima, a máxima seria algo em torno de 53 PPS com 16,6 MLPS.

Desta forma funciona mas não com muita precisão. O @MORtem razão, segundo as especificações do produto ele não atende, porém este equipamento está sendo usado por outros concorrentes que estão tendo sucesso em sua aferição. Segue novamente as especificações do produto,

ft-330-flow-rate-and-frequency-output-226000.pdf

@MOR ok eu só queria entender qual seria a formula matemática caso o sensor que estou utilizando fosse o adequado. Você pensou em uma simples regra de 3 levando em consideração uma das medições ?

• Solução
Postado
1 hora atrás, ALEGON disse:

@MOR ok eu só queria entender qual seria a formula matemática caso o sensor que estou utilizando fosse o adequado. Você pensou em uma simples regra de 3 levando em consideração uma das medições ?

Ok!

Se você utilizar o sensor, que atenda a sua faixa de vazão, então com uma simples regra de 3 você chega a vazão em função no número de pulsos por segundo. 

Se você usar este seu sensor, então poderá reduzir o erro da medida, mas SEMPRE terá um erro devido ao atrito estático e dinâmico, ou fricção. Este erro poderá variar entre produtos idênticos, pois cada um terá um atrito diferente. Com um sensor dentro de sua faixa, o erro será bem mais reduzido.

Com um sensor adequado, a ligação dos pontos de sua medição em um gráfico xy, produzirá algo bem próximo a uma reta. Isso prova que você poderá usar a equação desta reta para determinar a vazão.

A equação que você chegará tem a seguinte forma.

Vz (ml/s) = K * N(p/s), onde...

Vz (ml/s) é a Vazão nas unidades de mililitros por segundo (ml/s).

K é um valor constante.

N(p/s) é a frequência fornecida pelo seu sensor nas unidades pulsos por segundo (ou Hertz) Hz.

Para determinar o valor de K bastaria dividir o valor da vazão medida pela frequência.

O ideal seria calcular o valor de K para todos os pontos. Devem ter valores bem próximos. Elimine os valores bem distantes da maioria e tire a média aritmética dos valores restantes.

Bom.

Acho que já fiz o possível para você chegar a sua solução.

Te apresentei o problema que você tinha com o sensor, mostrei que seu sensor apresentará erros de medição, sugeri outro sensor que atendesse a sua faixa de medição, mostrei como chegar a uma tabela das medições, como fazer as medições, mostrei vídeos sobre medição da vazão, mostrei como chegar a uma reta com suas medições e mostrei como obter o parâmetro K.

Termino por aqui o meu auxílio, pois não sei mais como te ajudar. Aliás fiz isso porque você mostrou interesse e também fez a sua parte medindo e tentando acompanhar o raciocínio.

Espero que você consiga chegar a sua solução.

Bons projetos.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@ALEGON , usar um sensor inadequado não necessariamente vai implicar apenas em imprecisão. Os resultados também poderão ser erráticos, o que inclusive parece ter sido o caso inicialmente. Esses dois são conceitos diferentes!

Nós sabemos que o experimento não requer o preciosismo que eu quis colocar com meus últimos comentários, dado que o objetivo aqui, para você, seria apenas identificar um dimensionamento, com o fim de fazer a aquisição do sensor adequado. Mas eu vejo que meus cuidados são válidos como recolhimento do que importa saber para o bom encaminhamento do tópico.

Caso se quisesse uma aferição mais precisa, automatizada, quase sem o ruído da ação humana, um caminho seria "pesar" o líquido e, conforme sua densidade, mediante sensor, e usando um timer também acionado por um arduino, fazer o log (registro).

• Curtir 2
Postado
Em 07/09/2021 às 12:45, alexandre.mbm disse:

usar um sensor inadequado não necessariamente vai implicar apenas em imprecisão. Os resultados também poderão ser erráticos, o que inclusive parece ter sido o caso inicialmente. Esses dois são conceitos diferentes!

Aqui temos um único problema, embora os conceitos sejam bem diferentes ....

O fato de se usar um sensor numa faixa para o qual ele não foi projetado vai fornecer resultados tanto imprecisos como não uniformes, onde o fabricante não consegue garantir os resultados em dois sensores iguais. As medidas necessariamente não são imprecisas, mas a conversão em pulsos por volume podem ser.

Quanto a repetibilidade dos resultados com um outro sensor de mesmo tipo, não tem como garantir nada, e os resultados podem ser diferentes, mas não creio que sejam erráticos. Errático seria apresentar uma quantidade de pulsos menores para um volume maior, aí realmente não se poderia tentar linearizar as medidas em pequenas faixas, que é o que eu faria neste caso em particular.

Quanto à tabela apresentada, eu creio que pode-se linearizar em função dela vários pequenos trechos de retas, como o @MOR sugeriu, eu já fiz esse processo várias vezes com termopares nos idos de 1980 .....

Paulo

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...