Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou fazendo um exercício de linguagem C mas acabei ficando preso, sem saber o que fazer. Minha dúvida específica é, como vou determinar que a quantidade de notas e moedas pode ser variada (já que, por exemplo, eu posso ter 50 moedas de 25 e 60 notas de 100)? E como eu posso expressar isso no programa?

Screenshot_2.png

• Amei 1
Postado

Olá

Solicitando ao usuário, que informe se vai usar moeda ou nota, ai no processo do programa, você formula as quantidades especificas de moedas, ou notas.

Ex.: Vai usar moeda ou nota '1' Moeda - '2' Nota:

Digite o valor:

processo...

A quantidade de Moeda é; tal. ou

A quantidade de Nota é; tal.

Fim.

Espero ter ajudado.

• Curtir 1
Postado

Primeiro a leitura e atribuição no índice do escalar (ou, se preferir, uma variável para cada número de dinheiro). O método de leitura é um só, apenas escolha o formato dos dados como sugere o enunciado "em ordem" na sequência de quantidade para todas as categorias de dinheiros e valores, seguindo o enunciado são 11 quantidades a serem lidas sendo as 5 primeiras na categoria dos (moedas) centavos. E.i: 0 0 0 10 0 -- é 500 centavos em moedas de 50 centavos, lembra-se que a ordem é 5, 10, 25, 50, 1 real (100 cts). O método de leitura é 'scanf' e espero que consiga mostrar uma tentativa.

Postado
Em 13/11/2020 às 13:02, euphoria disse:

E como eu posso expressar isso no programa?

Defina a entrada como o simples: um arquivo de 12 linhas com o fechamento do caixa. Cada linha corresponde aos valores em ordem de cada nota/moeda. Aplique a fórmula simples e some as parcelas. Nada mais. Leia apenas o primeiro valor de cada linha, edite arquivos de teste direto no IDE. E vai terminar isso em minutos.

Exemplo de arquivo:

0 .5
0 .10
0 .25
0 .50 
0 1.00
0 2.00
0 5.00
0 10.00
0 20.00
0 50.00
0 100.00
0 200.00

Para o caixa vazio. 

A "fórmula" para o cálculo? Nem precisa

Pode usar uma tabela de 12 posições com o valor correspondente e ir multiplicando o que l6e do arquivo pelo valor correspondente, afinal é o que o caixa faz a todo fechamento: Conta o dinheiro, envelopa e lacra.

Para manter a vida simples, use os valores em centavos e as variáveis em long long int

A tabela? Está no enunciado:

const struct moedas[12] =
    {
        5, 10, 25, 50, 100, // moedas
        200, 500, 1000, 2000, // 1..20 
        50000, 10000, 20000 // 50..200
    };

A primeira linha de seu arquivo é a linha 0, onde está o total de moedas de 5 centavos. Na linha 11 estará o total de notas de 200. Multiplicando um a um pelo valor da tabela e somando fecha o caixa...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!