Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou dando um upgrade quase que completo no meu PC e queria saber se estou fazendo certo kkkk

Tenho essas peças que vou utilizar do meu PC atual:

Fonte: Corsair CX600
HD: 1TB

SSD:120gb
Gabinete: Aerocool Strike-x One

E estou pensando em comprar as seguintes peças

Processador: Estou em duvida entre o Ryzen 5 3600XRyzen 7 3700X, fazendo algumas pesquisas vi que não tem muitas diferenças entre os dois processadores, obviamente o 7 é superior, mas não sei se é muito relevante(gostei dele porque consome menos energia também)

placa-mãe: To pensando em pegar a Asus TUF Gaming X570-PLUS, vi que daria pra pegar uma B450 mas tava pensando que a logo prazo a X570 poderia ser melhor, gostaria da opinião de vcs.

Memórias16 GB (2X8), 3000MHz, não sei bem a diferença entre marcas de memórias, então não sei qual pegar ainda, to vendo mais pelas promoções.

Placa de Video: Tenho uma Geforce GTX 760 NVIDIA, primeiramente queria saber se teria algum problema manter ela por enquanto junto com essas peças? porque não sei se ela pode prejudicar os outros componentes. Segundamente queria indicações de placas para substituir essa futuramente, tava vendo a AMD Radeon RX 5700 XT, sei q placa de video é cara mas não tenho muita noção do equilibro de preço e desempenho delas.

Postado
7 minutos atrás, kevinbg disse:

Estou dando um upgrade quase que completo no meu PC e queria saber se estou fazendo certo kkkk

Tenho essas peças que vou utilizar do meu PC atual:

Fonte: Corsair CX600
HD: 1TB

SSD:120gb
Gabinete: Aerocool Strike-x One

E estou pensando em comprar as seguintes peças

Processador: Estou em duvida entre o Ryzen 5 3600XRyzen 7 3700X, fazendo algumas pesquisas vi que não tem muitas diferenças entre os dois processadores, obviamente o 7 é superior, mas não sei se é muito relevante(gostei dele porque consome menos energia também)

Ryzen 7 consome menos energia? Acredito que esteja se referindo ao 3600, pois a maior quantidade de threads automaticamente gera maior demanda energética.

Existem diferenças sim, porém depende do cenário e do objetivo.

21 minutos atrás, kevinbg disse:

Placa de Video: Tenho uma Geforce GTX 760 NVIDIA, primeiramente queria saber se teria algum problema manter ela por enquanto junto com essas peças? porque não sei se ela pode prejudicar os outros componentes. Segundamente queria indicações de placas para substituir essa futuramente, tava vendo a AMD Radeon RX 5700 XT, sei q placa de video é cara mas não tenho muita noção do equilibro de preço e desempenho delas.

Placa de vídeo é placa de vídeo, pode usa-la em qualquer que seja a configuração, isso não vai causar nenhum problema.

Falando em objetivo, qual seria o seu? É pra jogos (se sim, quais)? Ou pra uso profissional?

Qual valor total disponível pra esse upgrade?

Tem muitas observações a serem feitas quanto a aquisição de um novo hardware nesse momento, a principal delas é que talvez seja melhor esperar a chegada das Rtx 3000, das Rx 6000 e dos Ryzen 5000, além de poder aparecer boas opções dentre os lançamentos, a tendência é que as Rtx 2000 Rx 5000 baixem de preço, logo pode aparecer algo com valor bem interessante.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, kevinbg disse:

O maior ganho que você teria é pelos núcleos e threads a mais do Ryzen 7, obviamente é superior mas se o foco é jogos não vejo muito sentido. Inclusive a diferença pro 3600 e 3600x é mínima, pra nao falar indiferente. Compensa pegar um Ryzen 5 3600 normal se a sua dúvida estiver apenas entre esses dois modelos.

15 minutos atrás, kevinbg disse:

placa-mãe: To pensando em pegar a Asus TUF Gaming X570-PLUS, vi que daria pra pegar uma B450 mas tava pensando que a logo prazo a X570 poderia ser melhor, gostaria da opinião de vcs.

É bem provável que a AMD mude o seu Socket na próxima geração de processadores, o AM4 já está a um bom tempo e quase q esses ryzen 5000 lançados não eram compatíveis com as placas mae atuais.

Sinceramente não sei até que ponto vale a pena investir em ums X570 sabendo que em breve não mais serão compatíveis com processadores da nova geração. Então se seu foco é os upgrades futuros considere isso. No seu lugar eu pegaria uma B450 mesmo...

20 minutos atrás, kevinbg disse:

Memórias16 GB (2X8), 3000MHz, não sei bem a diferença entre marcas de memórias, então não sei qual pegar ainda, to vendo mais pelas promoções.

Minha indicação de ram fica pras Adata XPG Spectrix D41 8GB 3000Mhz

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Ryzen 7 consome menos energia? Acredito que esteja se referindo ao 3600, pois a maior quantidade de threads automaticamente gera maior demanda energética.

Existem diferenças sim, porém depende do cenário e do objetivo.

Vi que o TDP da 3600x é 95w e da 3700x é 65w, mas acho q é outra coisa então, entendi errado acho.

11 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Placa de vídeo é placa de vídeo, pode usa-la em qualquer que seja a configuração, isso não vai causar nenhum problema.

Falando em objetivo, qual seria o seu? É pra jogos (se sim, quais)? Ou pra uso profissional?

Qual valor total disponível pra esse upgrade?

Tem muitas observações a serem feitas quanto a aquisição de um novo hardware nesse momento, a principal delas é que talvez seja melhor esperar a chegada das Rtx 3000, das Rx 6000 e dos Ryzen 5000, além de poder aparecer boas opções dentre os lançamentos, a tendência é que as Rtx 2000 Rx 5000 baixem de preço, logo pode aparecer algo com valor bem interessante.

Meu uso é meio termo, tanto para jogos quanto para trabalho, uso Photoshop/Ilustrator e jogos pra mim rodando no alto/médio já to satisfeito. Mémorias é algo q talvez invista mais 16gb futuramente pra ficar com 32 porque sei q pra programas é bom ter bastante.

Tem alguma ideia de quando chega essas novas placas?

15 minutos atrás, Silas Neto disse:

O maior ganho que você teria é pelos núcleos e threads a mais do Ryzen 7, obviamente é superior mas se o foco é jogos não vejo muito sentido. Inclusive a diferença pro 3600 e 3600x é mínima, pra nao falar indiferente. Compensa pegar um Ryzen 5 3600 normal se a sua dúvida estiver apenas entre esses dois modelos.

Estou montando para jogos e profissional também, Photoshop/Illustrator e outros derivados. Sabe algum processador q pode ser melhor q esses três mas q também n é extremante mais caro?

18 minutos atrás, Silas Neto disse:

É bem provável que a AMD mude o seu Socket na próxima geração de processadores, o AM4 já está a um bom tempo e quase q esses ryzen 5000 lançados não eram compatíveis com as placas mae atuais.

Sinceramente não sei até que ponto vale a pena investir em ums X570 sabendo que em breve não mais serão compatíveis com processadores da nova geração. Então se seu foco é os upgrades futuros considere isso. No seu lugar eu pegaria uma B450 mesmo...

Então é mais garantido pegar um B450 que não vou ter problemas mesmo se futuramente for colocar um processador ou placa de video mais potente?

Teria alguma recomendação de placa-mãe? vejo q é muito importante pegar uma placa com bastante dissipadores.

Essa X570 tava por 890 reais esses dias.

26 minutos atrás, Silas Neto disse:

Minha indicação de ram fica pras Adata XPG Spectrix D41 8GB 3000Mhz

O que vale mais a pena pegar, 2x8gb ou 1x16gb?

Postado
3 horas atrás, kevinbg disse:

Vi que o TDP da 3600x é 95w e da 3700x é 65w, mas acho q é outra coisa então, entendi errado acho.

Esse é o TDP padrão, como ambos chegam a 4.4ghz, a maior quantidade de threads do R7 faz faz o consumo dele ser maior.

Meu uso é meio termo, tanto para jogos quanto para trabalho, uso Photoshop/Ilustrator e jogos pra mim rodando no alto/médio já to satisfeito. Mémorias é algo q talvez invista mais 16gb futuramente pra ficar com 32 porque sei q pra programas é bom ter bastante.

Só se o ilustrator exigir toda essa quantidade de memória, Photoshop dificilmente vai precisar de mais do que 16Gb, pra todo o resto (Incluindo jogos) é uma quantidade suficiente.

Tem alguma ideia de quando chega essas novas placas?

As Rtx 3000 já era pra ter chegado (Todos aguardando inclusive), as Rx 6000 chegam dia 8/12, agora os Ryzen 5000 já estão a venda em lojas como Terabyte e Pichau.

https://www.pichau.com.br/hardware/processadores/processador-amd-ryzen-5-5600x-hexa-core-3-7ghz-4-6ghz-turbo-35mb-cache-am4-100-100000065box

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15692/processador-amd-ryzen-5-5600x-37ghz-46ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4

Estou montando para jogos e profissional também, Photoshop/Illustrator e outros derivados. Sabe algum processador q pode ser melhor q esses três mas q também n é extremante mais caro?

O Ryzen 5 5600 é provavelmente melhor que o R7 3700, isso aconteceu em todas as gerações, ainda mais com a melhoria absurda de IPC onde ele chegou a bater o Core i9 9900k que custa quase mil reais a mais em vários testes.
R5 2600 > R7 1700

R4 3600 > R7 2700

Ele está 800 reais mais caro que o 3600 só que custa  mesmo que R7 3700x.

Da uma olhada no desempenho dele em aplicações como as que você e também em jogos (Basta Clicar em Mostrar Conteúdo Oculto)

Spoiler

Então é mais garantido pegar um B450 que não vou ter problemas mesmo se futuramente for colocar um processador ou placa de video mais potente?

Desde que escolha uma placa-mãe com boa construção (Como Steel Legend) não terá nenhum problema, porém caso fique interessado nos Ryzen 5000 terá que partir pras placas B550 visto que as B450 ainda não oferecem compatibilidade e pelo andar da carroagem nem vão oferecer.

Teria alguma recomendação de placa-mãe? vejo q é muito importante pegar uma placa com bastante dissipadores.

Dissipador não é o primordial, o mais importante é a quantidade de fases para alimentação e qualidade dos componentes, tanto que se você compara uma Asus TUF B550 com uma Gigabyte B550, ambas são completamente diferentes, a TUF tem construção de uma X470 enquanto a Gigabyte tem construção de B450.

Essa X570 tava por 890 reais esses dias.

Preço muito bom pra uma X570, é preciso ver a marca, se for BIOSTAR corra.

O que vale mais a pena pegar, 2x8gb ou 1x16gb?

2x8 sem dúvida. Usar 2 módulos de memória faz com que sua placa-mãe ative o modo Dual Channel que dobra a largura de banda entre processador e memória, isso melhora bastante o desempenho em aplicações que exijam muito do processador.
Fora que se por acaso você tiver problema em um dos pentes de memória você não fica sem pc.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Preço muito bom pra uma X570, é preciso ver a marca, se for BIOSTAR corra.

É essa placa, agora ela tá mais carinha mas talvez volte uma promo logo:

https://www.kabum.com.br/produto/108346/placa-m-e-asus-tuf-gaming-x570-plus-br-amd-am4-atx-ddr4

E essa é uma B450 q tava pensando em buscar primeiramente:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99034

Com essa x570 daria para colocar uma Ryzen 5000 caso eu escolha? porque tava comparando os processadores e pelos resultados não parece ser muito melhor das que citei.

https://versus.com/br/amd-ryzen-5-3600x-vs-amd-ryzen-5-5600x-vs-amd-ryzen-7-3700x

https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-5600X-vs-AMD-Ryzen-7-3700X-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3859vs3485vs3481

To achando até q a 3600 é realmente mais beneficio quando vê... cara, é muito difícil escolher essas paradas com medo de se arrepender dps kkkk a mais fácil de decidir é as memorias, valeu por estarem me ajudando!!

Postado
Em 13/11/2020 às 20:48, kevinbg disse:

É essa placa, agora ela tá mais carinha mas talvez volte uma promo logo:

https://www.kabum.com.br/produto/108346/placa-m-e-asus-tuf-gaming-x570-plus-br-amd-am4-atx-ddr4

Deve cair de novo na BF.

E essa é uma B450 q tava pensando em buscar primeiramente:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99034

Pra um Ryzen 5 3600 é perfeita, complicado ta o preço, quase 800 reais é bem salgado.

Com essa x570 daria para colocar uma Ryzen 5000 caso eu escolha? porque tava comparando os processadores e pelos resultados não parece ser muito melhor das que citei.

Até um Ryzen 9 se quiser, tudo depende do seu objetivo.
Se for pra jogar em resoluções maiores 92.5k ou 4k) o Ryzen 5 3600 é perfeito, se for pra jogar em Full HD ele já vai limitar um pouco a quantidade de frames, ai o ideal já seria um R5 5600x que custa o mesmo do R7 mas é mais forte.

To achando até q a 3600 é realmente mais beneficio quando vê... cara, é muito difícil escolher essas paradas com medo de se arrepender dps kkkk a mais fácil de decidir é as memorias, valeu por estarem me ajudando!!

Se arrepender é quase impossível, todos os processadores citados são bem fortes, a diferença é que um é mais forte que o outro mas nenhum deles vai te deixar na mão no quesito desempenho, mesmo que a escolha seja um Ryzen 5 3600.
Vale lembrar que até 3 anos atrás o processador mais forte na linha main stream da intel era o i7 7770 que era um Quadcore (4/8), imagina um processador que é 6/12 (6 núcleos e 12 Threads) ou um 8/16, o salto de performance pra multitarefa com os ryzen foi gigantesco, quanto a isso você pode ficar despreocupado, a dúvida aqui é sobre qual o melhor custo benefício possível para o seu objetivo, fora isso qualquer modelo escolhido vai atender perfeitamente bem.

• Curtir 1
Postado
Em 16/11/2020 às 11:31, NIGHT FALL disse:

Até um Ryzen 9 se quiser, tudo depende do seu objetivo.
Se for pra jogar em resoluções maiores 92.5k ou 4k) o Ryzen 5 3600 é perfeito, se for pra jogar em Full HD ele já vai limitar um pouco a quantidade de frames, ai o ideal já seria um R5 5600x que custa o mesmo do R7 mas é mais forte.

Ah entendi, então acho q vou tentar buscar o R5 5600x mesmo e vou dar uma pesquisada melhor nas placas de vídeos.

Uma ultima coisa, para o 5600x eu consigo colocar em uma B450 ou não aguenta?

Postado
2 minutos atrás, kevinbg disse:

Uma ultima coisa, para o 5600x eu consigo colocar em uma B450 ou não aguenta?

Ainda é incerta essa compatibilidade.
Asus já afirmou oficialmente que suas B450 e X470 não terão suporte aos Ryzen 5000, demais fabricantes ainda não se pronunciaram mas pelo andar da carroagem acredito que todas elas devam seguir o mesmo caminho forçando os usuários a migrar para as placas com chipset 500 (A520, B550 e X570).

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Ainda é incerta essa compatibilidade.
Asus já afirmou oficialmente que suas B450 e X470 não terão suporte aos Ryzen 5000, demais fabricantes ainda não se pronunciaram mas pelo andar da carroagem acredito que todas elas devam seguir o mesmo caminho forçando os usuários a migrar para as placas com chipset 500 (A520, B550 e X570).

Então já vou ficar de olho em umas chipset 500.

Mas qual a diferença entre placas do mesmo chipset? achei essas q parecem boas(além daquela x570 q citei antes) mas tem valores um pouco diferentes. É por causa da construção da placa ou por ter algo mais?

Asus TUF GAMING B550M-PLUS

Asus ROG Strix B550-F Gaming

Gigabyte B550M Aorus Elite

Em 13/11/2020 às 15:36, Silas Neto disse:

E teve o comentário do Silas q n entendi muito bem, porque disse n vale a pena investir em uma x570

Postado
12 horas atrás, kevinbg disse:

Então já vou ficar de olho em umas chipset 500.

Mas qual a diferença entre placas do mesmo chipset? achei essas q parecem boas(além daquela x570 q citei antes) mas tem valores um pouco diferentes. É por causa da construção da placa ou por ter algo mais?

Asus TUF GAMING B550M-PLUS

Asus ROG Strix B550-F Gaming

Gigabyte B550M Aorus Elite

A diferença está justamente na construção. Os modelos TUF e ROG possuem construção que se aproxima (E até passa) placas como as X470 e até mesmo X570, por isso o preço maior mesmo sendo um chipset intermediário. Existem inclusive testes dessas duas placas no canal do Peperaio, vou deixar linkado caso tenha interesse.
Já essa Gigabyte é uma placa simples, comparada as B450.

Spoiler

Spoiler

A escolha da placa deve ser de acordo com o processador. Se pretende usar processadores mais exigentes como Ryzen 7 ou mesmo Ryzen 9, o ideal são placas com melhor construção, já se for pra um Ryzen 3 ou Ryzen 5, qualquer placa mais simples como essa Gigabyte atende tranquilamente.

12 horas atrás, kevinbg disse:

E teve o comentário do Silas q n entendi muito bem, porque disse n vale a pena investir em uma x570

Pra mim não tem o menor sentido esse comentário, dizer que não vale a pena investir no chipset mais recente (X500) com a justificativa de não ser compatível com os processadores da nova geração mas recomendar uma B450 que sequer tem suporte aos novos Ryzen 5000.

Vale lembrar que as B450 não tem suporte confirmado, alias, a Asus já afirmou em nota oficial que nem B450 nem X470 serão compatíveis com aos Ryzen 5000, demais fabricantes ainda não se pronunciaram. 

Mesmo que seja o último chipset com socket AM4, independente da sua escolha (Ryzen 3000 ou Ryzen 5000) são processadores muito robustos, muito bons pra jogos e excelentes pra multitarefa, duvido que você precise trocar de processador por pelo menos uns 4~5 anos, então essa preocupação com "Não ser compatível com a próxima geração (neste caso específico) é paranoia, daqui 5 anos você não vai querer investir em um Ryzen 5000, já terão inúmeras outras opções no mercado.

• Amei 1
Postado
12 horas atrás, NIGHT FALL disse:

A escolha da placa deve ser de acordo com o processador. Se pretende usar processadores mais exigentes como Ryzen 7 ou mesmo Ryzen 9, o ideal são placas com melhor construção, já se for pra um Ryzen 3 ou Ryzen 5, qualquer placa mais simples como essa Gigabyte atende tranquilamente.

Po, valeu mano, acho q por enquanto é tudo que eu precisava saber.

Acho q vou investir no R5 5600x mesmo, que parece ser um processador *****, n o mais ***** mas por enquanto para mim já serve e acho q vai servir por uns bons anos ainda. Vou ver uma dessas placas mãe e as memórias.

Valeu pelo teu tempo aí me ajudando, foi importante para as minhas escolhas!!

Postado
1 hora atrás, kevinbg disse:

Acho q vou investir no R5 5600x mesmo, que parece ser um processador *****, n o mais ***** mas por enquanto para mim já serve e acho q vai servir por uns bons anos ainda. Vou ver uma dessas placas mãe e as memórias.

Esse processador tem tudo pra ser histórico, não é sempre que um modelo intermediário bate o desempenho de um entusiasta (i9 9900k).

Se um 5600 não te atender, nenhum outro atende 🤣🤣🤣

Comparativo que acabou de sair do forno do R5 5600 contra R5 3600, R7 3700x, R9 3900, i5 10400 e i9 10900k.

Spoiler

1 hora atrás, kevinbg disse:

Valeu pelo teu tempo aí me ajudando, foi importante para as minhas escolhas!!

Foi um prazer ajudar, sempre que precisar o fórum está a sua disposição.

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...