Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Título.

Vejo muita gente aqui dizendo para não comprar uma A320 e levar uma B350 ou B450 no lugar, sei que as duas últimas tem uma qualidadezinha melhor por causa de dissipador VRM e outras coisas, mas se não será usada pra overclock ou um upgrade muito grande tipo 5a geração Ryzen ou um Ryzen 7 tem realmente motivo pra rejeitar totalmente ela e passar para uma B350 ou B450? 

Elas tem durabilidade melhor? Outras características que somadas valem muito mais o custo que um A320?

Estou perguntando honestamente, eu não sei o por quê de condenarem uma e indicarem a outra.

Comprei uma Asus EX-A320M-Gaming só pra ficar com meu Ryzen 5 2600, 16GB de RAM e uma RX570 mas tenho um receio de que uma B450 básica seria mais negócio pelo que tanto falam aqui.

Edit: Essa Asus EX-A320M-Gaming em específico é melhor ou de qualidade similar a uma B450 básica como uma Gigabyte B450M S2H?

Postado
16 minutos atrás, Luan.leonov disse:

Vejo muita gente aqui dizendo para não comprar uma A320 e levar uma B350 ou B450 no lugar, sei que as duas últimas tem uma qualidadezinha melhor por causa de dissipador VRM e outras coisas, mas se não será usada pra overclock ou um upgrade muito grande tipo 5a geração Ryzen ou um Ryzen 7 tem realmente motivo pra rejeitar totalmente ela e passar para uma B350 ou B450? 

Elas tem durabilidade melhor? Outras características que somadas valem muito mais o custo que um A320?

Estou perguntando honestamente, eu não sei o por quê de condenarem uma e indicarem a outra.

Comprei uma Asus EX-A320M-Gaming só pra ficar com meu Ryzen 5 2600, 16GB de RAM e uma RX570 mas tenho um receio de que uma B450 básica seria mais negócio pelo que tanto falam aqui.

O maior problema é não suportar Ryzen 5xxx, por isso o recomendado é uma B450. Não precisa ser agora, mas considerando que pular de 1a/2a geração é um baita salto, além de ser possível colocar um processador com mais núcleos, é muito válido investir uns 200R$ a mais agora e evitar dor de cabeça nos próximos 3 ou 4 anos, ou mesmo mais que isso.

Já com relação à uma B350, é questão do overclock. E mesmo que você diga "ah, não vou fazer", é algo que mais cedo ou mais você muda de ideia e decide fazer, é uma forma fácil de dar um gás no desempenho e evitar ter que gastar comprando um processador novo. Por ~100R$ a mais, mais do que vale a pena fazer essa troca.

De resto, os VRM de uma A320 não são particularmente piores que uma B350 basicona; se as duas não tiverem dissipador, são mais ou menos a mesma coisa. Isso vale também para uma B450, embora essa já tenha a vantagem de melhor overclock na RAM.

16 minutos atrás, Luan.leonov disse:

Edit: Essa Asus EX-A320M-Gaming em específico é melhor ou de qualidade similar a uma B450 básica como uma Gigabyte B450M S2H?

Tirando os pontos acima, não faz diferença para um 2600.

• Obrigado 1
Postado

Eu diria que o maior 'vilão' é por conta dos preços que estão cobrando nelas atualmente, antigamente era uma média de R$290, com a média de preço atual, colocando um pouquinho mais você acaba levando uma B350 (pra cima) que tem uma construção melhor.

Placas com chipset A320 são boas para o que se propõe a fazer, o básico, e somente isso.

• Curtir 1
Postado

É como imaginei, agora que comprei um water cooler eu estava pensando seriamente em fazer overclock pra me aproveitar das temperaturas baixas mas me preocupei mais quanto a qualidade e durabilidade, que no final são bem parecidos.

Acho que vou colocar pra vender essa Asus A320 junto com meu Ryzen 3 3200G antigo pra comprar uma B450 basicona mesmo, apesar de que tá carinha ela não sai por menos de 600 Reais(Atualmente numa "promoção" na kabum), e em comparação paguei 480 nessa A320, em todo lugar e a maioria dos modelos estão esgotadas em grandes lojas. Se aparecer um precinho bacana nessa black friday pode ser certeza de que eu levo uma dessas.

Se tiverem um tempinho livre aceito indicações de modelos de B450 pra ficar de olho, por enquanto tô olhando os mais baratos como a Gigabyte B450M S2H, mas já tô bem agradecido pelas respostas.

Postado
38 minutos atrás, Luan.leonov disse:

Acho que vou colocar pra vender essa Asus A320 junto com meu Ryzen 3 3200G antigo pra comprar uma B450 basicona mesmo, apesar de que tá carinha ela não sai por menos de 600 Reais(Atualmente numa "promoção" na kabum), e em comparação paguei 480 nessa A320, em todo lugar e a maioria dos modelos estão esgotadas em grandes lojas. Se aparecer um precinho bacana nessa black friday pode ser certeza de que eu levo uma dessas.

É, dólar acima de 5R$ e os impostos não ajudam ninguém.

Com relação a modelos, a B450m TUF da Asus de vez em quando estava aparecendo no Kabum por ~690R$, seria uma boa compra. Claro que há opções mais baratas, mas se quiser investir o extra pela qualidade, uma dessas nesse preço seria a sugestão. A Aorus M da gigabyte também seria outra opção, mas se estivesse o mesmo preço da da Asus, eu iria na TUF; se não, na mais barata.

Postado

já que irá comprar placa nova, pense no futuro e na possibilidade de upgrade para as próximas gerações do Ryzen - dá uma olhada na imagem abaixo:

image.png.1ae072775302d70d9009c30c7c15eb1e.png

Aqui tem uma TUF que dá acesso aos futuros ryzen por +- 620,00
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114938

Postado
28 minutos atrás, tucaBRZ disse:

já que irá comprar placa nova, pense no futuro e na possibilidade de upgrade para as próximas gerações do Ryzen - dá uma olhada na imagem abaixo:

image.png.1ae072775302d70d9009c30c7c15eb1e.png

Aqui tem uma TUF que dá acesso aos futuros ryzen por +- 620,00
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=114938

Cara eu honestamente só quero por causa de overclock mesmo porque não vou trocar esse Ryzen 5 2600 que tenho tão cedo, talvez daqui 2 anos se eu ainda estiver com meu computador.

E o pior é que o chipset A520 nem suporte meu Ryzen atual kkkk aí é *****, pra mim só dá até o X570, e não vou dar mais de 700 numa mobo, já que o meu é Pinnacle Ridge. Vou ficar de olho na B450M DS3H que tem 2 slots PCIE 16x e 4 de RAM pra pelo menos agregar um valor quando eu for vender meu setup já que tem mais espaço pra upgrades e tem um dissipador decente na VRM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!