Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu podeira usar esses capacitores de uma fonte em um alto-falante?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

  • Solução

Em sistemas de som os capacitores que vejo são para filtrar baixas frequências, são usados nos médios e nos Tweeters. 

No alto falante grave não se usa nada, as vezes uma bobina, mas já aí é outra coisa. 

 

Esses da foto não servem pra esse tipo de coisa. 

 

Essa fonte que me parece ser de TV compensa ser vendida inteira, principalmente se estiver funcionando. 

Os componentes dela avulsos praticamente não valem quase nada. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@G7 log Boa tarde

 

Apenas para complementar.

Citação

Capacitores como filtro passa-alta

texto produzido por Marcelo Shiguematsu Motitsuki - 29/08/2002
Todos os direitos autorais reservados
AutoSom.net http://autosom.net

- Pra quê? Usando capacitores em série com o alto-falante, eles funcionarão como filtro-passa alta, eliminando um pouco das baixas frequências (sons graves) que podem ser prejudiciais para falantes pequenos causando distorção quando o "volume" do som está alto. Sub-graves exigem grandes deslocamentos do cone podendo causar descolamento do cone ou batida da bobina do falante, para melhor reproduzir essa gama de frequência é necessário um subwoofer.
- Utilize um capacitor de preferência despolarizado ligado em série em cada Coaxial que vai na parte frontal do veículo para cortar as baixas frequências, evitando excesso de distorção nos falantes.

- Como? Caso você tenha somente capacitores eletrolíticos (com polaridade positiva e negativa) saiba "despolarizá-los" ligando os terminais negativos de dois capacitores eletrolíticos iguais e usando os terminais positivos para interligar o amplificador e o alto-falante. Agora você tem um capacitor "despolarizado", mas com metade do valor ! Ex: ligando dois capacitores eletrolíticos de 220uF 50Volts em série (terminal negativo com negativo) você terá um capacitor despolarizado equivalente a 110uF 100Volts.

- Seu valor pode variar de 50 uF a 250 uF (microFarads) com tensão superior a 50 Volts, com isso, o corte de frequência (passa-alta) varia de +/- 460 Hz a 160 Hz respectivamente.

- Ex: Se você colocar um capacitor de 100uF em série com um coaxial de 4 Ohms, você terá um filtro passivo passa-alta de atenuação 6dB/oitava com frequência de corte em 400Hz (isto é, atenuação de 6dB em 200Hz = uma oitava).

- Atenção: para falantes com impedâncias diferentes deve-se consultar a tabela de componentes para crossovers.

- Para se aprofundar mais sobre crossovers.



Leia mais: http://autosom.net/artigo.asp?cod=36&titulo=Capacitores_como_filtro_passa_alta#ixzz6fUSPVwQt
Follow us: AutoSomNetBrasil on Facebook

Fonte: http://autosom.net/artigo.asp?cod=36&titulo=Capacitores_como_filtro_passa_alta

Quanto maior o valor a grosso, mais graves você consegui e quanto menor o valor menos graves.

E existe tabela para isso.

http://autosom.net/artigos/cartab.htm

Capacitor é a maneira mais simples de fazer corte de frequência passa alto "HPF".

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, G7 log disse:

opa muito obrigado, vou dar uma lida sim :D 

Você possui algum conhecimento em som, conhece alguns termos técnicos se sim, mais tarde eu posso fazer um pequeno texto de como e quando se deve usar capacitor, crossover ativo, passivo, etc.

Tem coisa que nem eu conheço rsrsrs mais o pouco que sei passo com maior prazer.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso dizer que conheço, como tambem não posso dizer que desconheço kkkkkk

confuso não?

 

eu já trabalhei 2 semanas ajundando um amigo que monta som de carro, entao sei o minimo digamos, se não for atrapalhar, eu aceitaria muito bem esse seu texto explicando quando devo ou não usar o capacitor, todo conhecimento é bem vindo! :D 

Voltei para complementar o que eu disse anteriormente, os capacitores eram postos nas cornetas para não sai o grave nelas, me enganei no momento!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@G7 log Boa tarde 🙂

 

Você sabe que o ouvido humano na teoria consegui ouvir de 20hz a 20khz, porém não existe um único alto falante capaz de reproduzir essa gama toda de frequência com a melhor qualidade possível.
O tipo de alto falante que mais se aproxima são os modelos Full Range (gama completa), porém eles não conseguem descer tanto próximos as 20hz e nem subir tanto próximo aos 20khz.
Quando me refiro a descer tanto como por exemplo 20hz, 30hz, 40hz, etc são os graves mais profundos, graves mais gordo “bummmm bummm”, e subir seria sons mais agudos 16khz, 18khz, 20khz.
Quantos mais vías (alto falantes) uma caixa de som tiver, mais próximo de 20hz a 20khz o sistema vai reproduzir e logicamente mais fíel e mais natural o sistema será.
Em outra palavras o som será mais próximoa possível da gravação original, falando de gravação original, a qualidade de som se for ruim, o resultado final também será ruim, por melhor que seja o sistema.
E quando me refiro quantidade de vias, seria cada alto falante trabalhando na sua faixa de prefência. Como por exemplo um tweeter server para reproduzir os sons agudos de 4khz as 20khz e um subwoofer os sons subgraves e graves de 25hz a 200Hz, e a separação de frequências (o termo correto é corte de frequência) pode ser eletrônica “crossover ativo”, como analógico “crossover passivo, capacitores”.
E como sempre na vida, o corte de frequência eletrônica e analógica cada um tem seu lado positivo e negativos.
Corte de frequência eletrônica “crossover ativo” Ponto positivo: São muito mais precisos e pode e são totalmente flexiveis, com isso se consegui melhor qualidade de som na maioria das vezes.
Ponto negativo: São mais caros, se não tiver algum conhecimento o resoltado pode não ser dos mais agradaveis, qualquer esse você pode danificar um “driver de corneta” um “tweeter”.
Esse tipo de crossover são normalmente instalado antes do amplificador.

images?q=tbn:ANd9GcQMITI26pfaDu4MKvKDSbu11543247_1GG.jpgimages?q=tbn:ANd9GcQMITI26pfaDu4MKvKDSbu
Corte de frequência analógico “crossover passivo, capacitores”: Ponto positivo: São muito mais barato, se bem montado e escolhido se consegue um excelente resoltado no final.
Ponto negativo: alguns modelos são pouco flexiveis, e assim como no corte de frequência eletrônico se escolher o componente errado pode danificar algum alto falante.
Esse tipo de crossover são normalmente instalado depois do amplificador.

divisor_de_frequencias_passivo_3_vias_df
E em ambos os casos a função do crossover é protejer o alto falante.
O número de vias mais utilizado acho que no mundo todo são três vias por causa da facilidade, já que quanto mais vias tiver, melhor se torna o som na maioria das vezes só que é mais difícil fazer com que todas as vias trabalhem em sincronia como se fosse uma única via.
E essas três vias normalmente são formado por um “Subwoofer (20hz á 100hz), woofer (100hz á 4khz) e tweeter (4khz á 20khz).
Quando se monta um projeto nem sempre á necessidade que a responda seja de 20hz á 20khz por conta dos custo e dificuldades. Só que não se pode ter um buraco na frequeência entre um via e outro algo que acontece muito no Brasil, porque o som não se torna agradável de ouvir.
Por exemplo usar um subwoofer juntamente com um tweeter. Ou subwoofer com driver corneta titanium ou fenolico (esses dois termos se você pesquisar você vai encontrar matéria no Google, não vou colocar nesse texto se não ele ira ficar muito extenso rsrsr).
Existem outros fatores que alteram a resposta do alto-falante que seria, o tipo de caixa (selada, dutada, band pass, push pull selada, push pull dutada, cornetada selada, cornetada dutada, caixa com radiador passivo, TL, etc), volume interno, material interno,  e quanto maior a potência suportada pelo alto-falante mais rigida deve ser a caixa.
Cara som é algo meio complexo e existem muitos detalhes, parâmetros como "fase, fator q, impedância, slope, classe de amplificador, etc" que só pesquisando para se aprofundar.
Recomendo você se escrever nos canais do You Tube “Estudo do Audio do Renan Lopes, Infinity som, etc” existem muitos outros, mais de cabeça lembrei apenas esses que explicam como cada coisa funciona, como fazer calculo, etc, os caras são crânio em som.
Espero que eu tenho ajudado em algo.

 

Valeu 🙂

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!