Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá , sou novo no clube e já vi alguns posts , e algumas dúvidas parecidas com a minha ,porém na minha questão estou montando um motorhome e quero uma opção de carregamento das baterias estacionárias através do alternador, porém já vi muitas pessoas dizendo que com o tempo estraga as baterias pois o alternador não dosa a carga para a bateria, então pensei na opção de colocar um inversor ligado direto no alternador do veículo e ligado no inversor um carregador inteligente de 50ah ( com pico máximo de carga de 750w) esse já possuo, e através desse carregador aí sim carregar minhas baterias estacionárias , pois quando elas estiverem descarregadas eu ligaria o veículo e daria uma carga (sei que vai um pouco lenta) e ou quando estaria em movimento de um lugar para outro estaria carregando as mesmas . Se alguém puder me ajudar com essa minha ideia agradeço muito.

Postado

Nesses casos a melhor opção é um segundo alternador, nele você pode colocar um sistema pra controlar o carga das baterias estacionárias. Na tensão de 12V mesmo. 

Inversor + um carregador inteligente consome energia a toa, deixe o inversor pra ligar os seus eletrodomésticos. 

Se usar o alternador original do veículo pode dar problema na instalação e assim pode ficar parado na estrada. 

• Curtir 2
Postado

Ola.

voce não especificou a capacidade da sua bateria estacionária, então vou dar um exemplo de montagem que já coloquei em funcionamento para um colega .

Ele não queria especificamente um motor home, apenas uma geladeira grande que funcionasse por 3 ou 4 horas  dentro um carrinho de lanche . 

O consumo da geladeira foi estimado em 200 Watts .

Foi dimensionado uma bateria estacionária DF2000 ( 105Ah ) para alimentar o inversor

Como voce disse,

Em 03/12/2020 às 14:44, ReinaldoRFO disse:

com o tempo estraga as baterias pois o alternador não dosa a carga para a bateria