Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá , sou novo no clube e já vi alguns posts , e algumas dúvidas parecidas com a minha ,porém na minha questão estou montando um motorhome e quero uma opção de carregamento das baterias estacionárias através do alternador, porém já vi muitas pessoas dizendo que com o tempo estraga as baterias pois o alternador não dosa a carga para a bateria, então pensei na opção de colocar um inversor ligado direto no alternador do veículo e ligado no inversor um carregador inteligente de 50ah ( com pico máximo de carga de 750w) esse já possuo, e através desse carregador aí sim carregar minhas baterias estacionárias , pois quando elas estiverem descarregadas eu ligaria o veículo e daria uma carga (sei que vai um pouco lenta) e ou quando estaria em movimento de um lugar para outro estaria carregando as mesmas . Se alguém puder me ajudar com essa minha ideia agradeço muito.

Postado

Nesses casos a melhor opção é um segundo alternador, nele você pode colocar um sistema pra controlar o carga das baterias estacionárias. Na tensão de 12V mesmo. 

Inversor + um carregador inteligente consome energia a toa, deixe o inversor pra ligar os seus eletrodomésticos. 

Se usar o alternador original do veículo pode dar problema na instalação e assim pode ficar parado na estrada. 

• Curtir 2
Postado

Ola.

voce não especificou a capacidade da sua bateria estacionária, então vou dar um exemplo de montagem que já coloquei em funcionamento para um colega .

Ele não queria especificamente um motor home, apenas uma geladeira grande que funcionasse por 3 ou 4 horas  dentro um carrinho de lanche . 

O consumo da geladeira foi estimado em 200 Watts .

Foi dimensionado uma bateria estacionária DF2000 ( 105Ah ) para alimentar o inversor

Como voce disse,

Em 03/12/2020 às 14:44, ReinaldoRFO disse:

com o tempo estraga as baterias pois o alternador não dosa a carga para a bateria

Isto está corretíssimo , o alternador joga uma corrente excessiva na bateria estacionária, além de não ter circuito de flutuação para quando ela estiver completa .

Diferente do que disse o sr @Renato.88 , não considerei a instalação de um segundo alternador, apenas um módulo controlador de carga, conforme imagens abaixo .

Um alternador comum de carro carrega tanto uma bateria de 60 Ah  como uma de 240 Ah sem perceber a diferença , ele só sabe que existe ali uma bateria mas desconhece a capacidade dela.

A  'frescura'  da estacionária em comparação à automotiva é o limite na corrente de carga e a necessidade de flutuação/corte quando abastecidas.  

Resumindo,  usei um controlador de carga fornecendo no máximo 10 Amperes, que também controla a descarga dela para não baixar de 10,5V .   Um circuito boost  DC/DC  para elevar a tensão do alternador 14.xx  até os 17~18V requeridos pelo controlador .

Entre o boost e o alternador um diodo 10A10 para proteger o boost, e outro diodo 10A10 antes do controlador tambem para proteger esse ,  e lá no fim da linha a bateria  sendo carregada com toda segurança requerida pelo fabricante.

A geladeira ligada no inversor  que está plugado na saída do  controlador de carga/descarga.

A ideia não foi original, na verdade eu copiei essa implementação de alguns  usuários de motor home ! 

boost-18-carro.jpg

controler30A.jpg

• Amei 2
Postado
10 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

voce não especificou a capacidade da sua bateria estacionária.                               Obrigado pela dica, eu não especifiquei a bateria porque. ainda não decidi ,mas provavelmente será uma freedom de 240ah.valeu

boost-18-carro.jpg

controler30A.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...