Ir ao conteúdo

Estranho uso de energia da placa de vídeo, problema de fonte?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Estava monitorando o desempenho em jogos e percebi que minha placa de vídeo quase sempre para em 120W de consumo mesmo com Windows em alto desempenho, a mesma deveria bater os 150W, os games testados foram The Witcher 3 e NFS Heat, então ela estava sendo forçada. Minha fonte tem conector 6 + 2, pode ser um problema no 2 pin?

Postado

@Shaman93 essa é a questão, esses 30W a menos podem tá impedindo a placa de atingir o potencial? Porque requisitada ela estava sendo, nunca tive um incomodo quanto ao desempenho, mas eu achei estranho porque energia pra usar ela ainda tem...

Postado
9 minutos atrás, TheKillerIsMe disse:

@gdds_01 claro, vou continuar me divertindo, não sou vidrado nessas coisas, mas um conector defeituoso não seria um problema?

Se fosse o caso, provavelmente a placa nem funcionaria. 

• Curtir 1
Postado

@TheKillerIsMe Você está confundindo consumo e TDP e fazendo uma associação que não existe entre potência e desempenho. Quer ver ir a 150 W? Joga o "power limit" pra +50, no driver da AMD, e roda um FurMark. Vai ir a 150, a placa vai chegar a perto de 90 graus rapidinho e vai ir baixando pra 140, 130... E tende a estabilizar perto desses 120 que você vê. A minha 580 eu faço um undervolt e a maioria dos jogos ela fica na casa dos 100 W ou abaixo, com o mesmo desempenho que teria se eu deixasse indo a 140 (sem undervolt).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@gdds_01 faz sentido... mas não sei, a maré não tá boa sabe rsrs

@Shaman93 comecei a entender melhor, ainda não entendo muito bem desse lance de fonte, fora o básico de eficiência energética e consumo... pelo que deu a entender eu simplesmente teria desperdício de energia e aumento de calor, correto? 

Postado
8 minutos atrás, TheKillerIsMe disse:

pelo que deu a entender eu simplesmente teria desperdício de energia e aumento de calor, correto? 

Exatamente. As placas tem que sair de fábrica com uma tensão que permita que mesmo a pior delas alcance o clock anunciado e mantenha a estabilidade. O que significa que a grande maioria delas é capaz de atingir esse clock (e até superiores) com tensões mais baixas. Já vi caso em que a pessoa não conseguia baixar míseros 20 mV, mas é muito raro. No outro extremo, há quem consiga baixar 200 mV ou até mais.

• Curtir 1
Postado

@RS Faria beleza cara, eu dei uma pesquisada e realmente vi que não só o AMD mas o próprio MSI também não é preciso quanto a isso... tô prestes a fazer um upgrade e não queria más surpresas, com isso fico aliviado, problema resolvido, no mais galera, muito obrigado!

• Coordenador
Postado
11 horas atrás, TheKillerIsMe disse:

@Shaman93 essa é a questão, esses 30W a menos podem tá impedindo a placa de atingir o potencial?

Apenas acrescentando: o Core i3 2100 vai limitar sua placa de vídeo em diversos jogos. Então, nesse sentido, ela não irá atingir todo o potencial.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!