Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal, recentemente estou presenciando desligamentos com tela azul, às vezes a máquina simplesmente desliga sem nenhum sinal.

Algumas coisas que já fiz:

• Formatar e baixar drivers recentes com a versão mais atual do Windows 10;
  • Atualizar a BIOS;
  • Teste de memória do Windows Ok, não fiz outros testes com outros programas;
  • Usei HD Tune para testar SSD e HD;

Minha configuração:

placa-mãe: MSI Gaming 3 Z97

Processador: i7 4790k

Memória: 4x4gb 16gb G-Skill Sniper 1866mhz com XMP ativado, fora iisso nenhum overclock;

Placa de vídeo: RT 5600 XT

Cooler H100

Fonte: Corsair 750w

Windows 10 Pro 20H2 x64

Única coisa que me preocupa são as temperaturas do processador, em alguns jogos está subindo para 80º, mas fiquei acompanhando a temperatura na hora que desliga, não passa de 60º. Estou usando 2 fans genéricas no radiador, pois as de boa performance deu problema, porém já providenciei novas fans melhores e pasta térmica, esperando chegar para testar.

Mas o problema normalmente ocorre quando estou no YouTube, mas pode acontecer em qualquer aplicação. Às vezes está tudo em IDLE, saio para tomar um café, e ao voltar percebo que o computador foi reiniciado. Não estou jogando muito esses dias, mas o tempo que fiquei jogando não tive problema.

Deixei em anexo os mini dump e alguns arquivos de depuração que realizei, mas não consegui entender a causa do problema.

Será que o problema é o aquecimento da CPU? Não creio que seja isso, pois alguns jogos que não utiliza muito CPU estou jogando normal.

Postado
40 minutos atrás, Ricardov disse:

Alguma razão para usar o Windows Pro? Cheio de firulas que a maioria não usa e só incomodam. O Windows é original baixado da Microsoft?

Nenhuma razão em específico, apenas por achar mais "completo". Essa build que estou testando baixei direto da Microsoft, com o período de testes.

• Moderador
Postado
23 horas atrás, RafaelCapati disse:
  • Formatar e baixar drivers recentes com a versão mais atual do Windows 10;
  • Teste de memória do Windows Ok, não fiz outros testes com outros programas;
  • Usei HD Tune para testar SSD e HD;

1- JAMAIS formate um computador para resolver problemas de telas azuis. Leia este tópico para entender o porquê:

2- O diagnóstico de memória RAM do Windows precisa ser configurado antes de ser executado, do contrário ele rodará um teste básico que muitas vezes não detecta nada, e mesmo nesse caso eu o considero bastante ineficiente.

3- SSDs geralmente devem ser testados com o software do fabricante pois geralmente apenas ele será capaz de fazer um diagnóstico correto.

---

Informe a marca e modelo do SSD e do HD.

Ao analisar os dumps, aparentemente é um problema de hardware mas ainda são poucas informações para determinar o culpado.

Por enquanto, siga os procedimentos desse tutorial: 

Postado
14 horas atrás, GabrielLV disse:

1- JAMAIS formate um computador para resolver problemas de telas azuis. Leia este tópico para entender o porquê:

Sim, como eu já estava querendo formatar, aproveitei para tentar resolver o problema achando que era algo do sistema... Mas durante a formatação não tive problema.

2- O diagnóstico de memória RAM do Windows precisa ser configurado antes de ser executado, do contrário ele rodará um teste básico que muitas vezes não detecta nada, e mesmo nesse caso eu o considero bastante ineficiente.

Usei as configurações padrão, vou tentar fazer o teste extenso com o Memtest seguindo o recomendado no artigo.

3- SSDs geralmente devem ser testados com o software do fabricante pois geralmente apenas ele será capaz de fazer um diagnóstico correto.

---

Informe a marca e modelo do SSD e do HD.

Na verdade, usei o HD Tune só para testar o SSD. Usei também o CrystalDiskInfo para verificar a saúde do resto. Tenho 1 SSD e 3 HD, sendo que 2 HD estão em RAID-0:

SSD: KINGSTON SHSS37A120G 120 GB (HyperX Savage)

2x HD WDC WD5000AAKS-00V2B0 500 GB (Blue)

1x HD WDC WD6402AAEX-00Z3A0 640 GB (Black)

Qual aplicativo me recomenda para testar?

Obrigado pela atenção.

Postado

Outra dúvida, em algum momento perdi a configuração da BIOS  onde eu sempre deixava desabilitado o SpeedStep e Turbo Boost. Muitos dizem que a constante mudança no clock e tensão deixava instável em jogos. Percebi que a temperatura do CPU estava aumentando muito rápido, mas depois que desativei essas opções na BIOS, a temperatura estabilizou, dessa vez não passou de 60º. Não tenho certeza se a mudança repentina na temperatura estava causando super aquecimento a ponto de desligar...

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

Para testar o SSD: https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Cheque a aba Health.

Segundo o Health Overview está tudo ok, só não entendi muito a tabela de informações, deixei em anexo o resultado.

ssd.txt

Postado
6 horas atrás, RafaelCapati disse:

Outra dúvida, em algum momento perdi a configuração da BIOS  onde eu sempre deixava desabilitado o SpeedStep e Turbo Boost. Muitos dizem que a constante mudança no clock e tensão deixava instável em jogos. Percebi que a temperatura do CPU estava aumentando muito rápido, mas depois que desativei essas opções na BIOS, a temperatura estabilizou, dessa vez não passou de 60º. Não tenho certeza se a mudança repentina na temperatura estava causando super aquecimento a ponto de desligar...

Só confirmando que isso não resolveu...

• Moderador
Postado
8 horas atrás, RafaelCapati disse:

Outra dúvida, em algum momento perdi a configuração da BIOS  onde eu sempre deixava desabilitado o SpeedStep e Turbo Boost. Muitos dizem que a constante mudança no clock e tensão deixava instável em jogos. 

Isso é besteira. Não fique modificando opções no BIOS sem necessidade. Se o problema é temperatura, basta fazer uma limpeza no PC, substituição da pasta térmica e dependendo do caso, uma substituição no cooler.

Faça um reset no BIOS: 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...