Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruído em caixa de som após mudança.


Posts recomendados

@BCP Já sim, acabo de tentar.

 

Penso em tentar algumas coisas:

1. Comprar um novo cabo para caixa acústica e conectar a caixa passiva com ele.

2.  Chamar um eletricista para aterrar, já que aparentemente o fio terra (verde) existe, pelo menos nos chuveiros elétricos e na tomada do ar condicionado, então deve ser só puxar os fios. O problema é que a caixa de som não tem um terceiro pino, então não sei se iria influenciar de alguma forma nesse problema.

3. Caso não funcione, em último caso estou cogitando comprar um condicionador de energia, mas não sei se isso é realmente efetivo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Kung Bore disse:

@BCP Já sim, acabo de tentar.

 

Penso em tentar algumas coisas:

1. Comprar um novo cabo para caixa acústica e conectar a caixa passiva com ele.

2.  Chamar um eletricista para aterrar, já que aparentemente o fio terra (verde) existe, pelo menos nos chuveiros elétricos e na tomada do ar condicionado, então deve ser só puxar os fios. O problema é que a caixa de som não tem um terceiro pino, então não sei se iria influenciar de alguma forma nesse problema.

3. Caso não funcione, em último caso estou cogitando comprar um condicionador de energia, mas não sei se isso é realmente efetivo.

 

Comprei um cabo acústico Tecniforte e o problema persiste. O problema aparentemente é atenuado com o uso de ímãs de ferrite, mas só um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Na caixa ativa o problema não aparece???

 

Será que não é o cabo de comunicação da ativa com a passiva? Onde essas caixas estão ligadas?

 

Geralmente essas caixas apresentam esses ruídos devido ao aterramento, como alguns usuários desse equipamento suam ele em 110 v com um estabilizador ou transformador onde a rede é 220 v, nesse caso a troca do transformador/estabilizador ajudou alguns, outros era o aterramento onde esses equipamentos eram ligados. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dj Rayke disse:

Na caixa ativa o problema não aparece???

 

Será que não é o cabo de comunicação da ativa com a passiva? Onde essas caixas estão ligadas?

 

Geralmente essas caixas apresentam esses ruídos devido ao aterramento, como alguns usuários desse equipamento suam ele em 110 v com um estabilizador ou transformador onde a rede é 220 v, nesse caso a troca do transformador/estabilizador ajudou alguns, outros era o aterramento onde esses equipamentos eram ligados. 

Aparentemente não, não consigo dizer com certeza. Liguei agora somente a caixa ativa para observar, o problema parece não continuar.

 

Eu testei um cabo comprado ontem e problema continuou (tecniforte).

 

Aqui a tensão é 220v, então eu preciso usar um transformador para 110v. Eu testei ligar com um estabilizador (com transformador incluso) e o problema continuou.

 

Deixa eu contar uma breve história, acho que fica mais fácil de entender haha.

 

Eu morava em um apartamento A. Lá, eu ligava e funcionava tudo certinho. Mudei para uma casa B e tudo continuou igual.

 

No apartamento C, a caixa apresentou interferência de RF, porque literalmente ao lado havia uma antena enorme de transmissão de rádio. Era possível escutar as rádios durante as transmissões, tanto no alto-falante ativo quanto no passivo, apesar de ser mais perceptível no passivo. Atenuei o problema usando ímãs de ferrite nos cabos. apesar de não ter resolvido. Acho importante salientar que no apartamento C, o da antena, a interferência era percebida até num fone de ouvido de maior corrente (ou resistência, não lembro o termo). Os ímas de ferrite foram efetivos para resolver o problema do fone 100%.

 

 No atual apartamento, D, eu noto ruídos agudos indefinidos e não percebi nada no fone. O que é estranho é que realmente parece ser só no alto falante passivo.

 

Desculpa o textão, mas tô achando bem estranho isso haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

Aqui a tensão é 220v, então eu preciso usar um transformador para 110v. Eu testei ligar com um estabilizador (com transformador incluso) e o problema continuou.

 

Cara, aí é triste...  Porque a energia no Brasil não é confiável, esse é o primeiro problema, o segundo problema que considero esse ser um maior ainda, chama-se oscilação. 

 

Desconheço um canto do Brasil onde essa oscilação de energia não exista (dependendo da oscilação nem os Nobreaks conseguem reativar a estabilidade na volta das baterias para a energia convencional)... Por exemplo  aqui onde eu moro, tenho duas Caixas Ativas Deck Size de Eventos de 1400 w RMS, elas já queimaram 2 duas vezes  devido a simples oscilação de energia. 

 

Para atenuar o problema, além do Transformador / Establizador de 220 para 110 V, tive também que adquirir um Estabilizador de Tensão, o problema é o que esse bendito Estabilizador de Tensão varia seu preço de acordo com a potência de saída a ser estabilizada, como o consumo das caixas eram 1400 w rms fora o pico que é 1700 w, por aí, imagina-se o custo. 

 

Citação

Atenuei o problema usando ímãs de ferrite nos cabos. apesar de não ter resolvido.

 

Os ímãs de ferrite, embora utilizados por muitas pessoas tem que ser uma solução paliativa e não definitiva, isso porque esses imãs podem ocasionar problemas na transmissão de sinal que a caixa ativa envia para a passiva, porque as duas caixas tem os ímãs dos falantes além do dissipador que dissipa o calor, e ali passar muita energia, resumindo, é um campo magnético que pode viciar seu equipamento e depois para eliminar o problema é maior (isso é claro varia de equipamento para equipamento), já que sem eles o campo magnético / elétrico a mais diminui. 

 

Se estiver em em Apartamento, aí acho que a questão do aterramento é mais complicado. A primeira solução que eu lhe daria é testar com o multímetro como a sua energia na tomada estiver chegando, e como está saído do estabilizador, se não há uma oscilação ali... E depois claro, verificar o aterramento. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Dj Rayke disse:

 

Cara, aí é triste...  Porque a energia no Brasil não é confiável, esse é o primeiro problema, o segundo problema que considero esse ser um maior ainda, chama-se oscilação. 

 

Desconheço um canto do Brasil onde essa oscilação de energia não exista (dependendo da oscilação nem os Nobreaks conseguem reativar a estabilidade na volta das baterias para a energia convencional)... Por exemplo  aqui onde eu moro, tenho duas Caixas Ativas Deck Size de Eventos de 1400 w RMS, elas já queimaram 2 duas vezes  devido a simples oscilação de energia. 

 

Para atenuar o problema, além do Transformador / Establizador de 220 para 110 V, tive também que adquirir um Estabilizador de Tensão, o problema é o que esse bendito Estabilizador de Tensão varia seu preço de acordo com a potência de saída a ser estabilizada, como o consumo das caixas eram 1400 w rms fora o pico que é 1700 w, por aí, imagina-se o custo. 

 

 

Os ímãs de ferrite, embora utilizados por muitas pessoas tem que ser uma solução paliativa e não definitiva, isso porque esses imãs podem ocasionar problemas na transmissão de sinal que a caixa ativa envia para a passiva, porque as duas caixas tem os ímãs dos falantes além do dissipador que dissipa o calor, e ali passar muita energia, resumindo, é um campo magnético que pode viciar seu equipamento e depois para eliminar o problema é maior (isso é claro varia de equipamento para equipamento), já que sem eles o campo magnético / elétrico a mais diminui. 

 

Se estiver em em Apartamento, aí acho que a questão do aterramento é mais complicado. A primeira solução que eu lhe daria é testar com o multímetro como a sua energia na tomada estiver chegando, e como está saído do estabilizador, se não há uma oscilação ali... E depois claro, verificar o aterramento. 

 

 

Será que um condicionador de energia (https://www.sofast.com.br/blog/os-10-melhores-condicionadores-de-energia) pode resolver essa questão da oscilação? Fico meio desconfiado porque parece ser um negócio meio "milagroso" demais.

 

Não sabia sobre isso dos ímãs de ferrite. Achava que só teriam influência enquanto estivessem enrolados. Pelo menos o fone de ouvido não parece sofrer da interferência, com ou sem os ímãs, neste novo apartamento.

 

Sobre o aterramento aqui no apartamento, talvez seja possível porque tem chuveiro elétrico aterrado e já foi constatado que tem o fio verde na tomada do ar condicionado. Vou chamar um técnico para fazer uma vistoria sobre a possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Um condicionador de energia é um equipamento de custo também alto. 

 

Não cheguei a utilizar algum...  Mas o condicionador de energia vai exigir que não só as caixas de som estejam ligadas a ele, os equipamentos dos quais emitem o sinal para a caixa de som também tem que estar ligados ao condicionador de energia como TVs, Computadores, seja qual for o equipamento usado para enviar áudio para essas caixas. 

 

E mesmo utilizando um condicionador, ele não elimina a necessidade do aterramento. Tem que verificar direitinho como é o uso do aterramento neste equipamento. 

 

Uma solução mais simples antes de realizar tantos gastos e claro procurar defeitos externos, seria testar essas caixas de som em outro local e verificar se o mesmo ocorre nessas caixas.  Você deve pesar na balança se o custo de tudo compensa para manter essas caixas, dependendo você pode gastar muito e acaba saindo mais caro que um novo conjunto de caixas próprias na tensão 220 v, que pode sair mais em conta. 

 

Acredito que na área de Eletrônica possa ser melhor obter informações sobre o condicionador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Dj Rayke disse:

Um condicionador de energia é um equipamento de custo também alto. 

 

Não cheguei a utilizar algum...  Mas o condicionador de energia vai exigir que não só as caixas de som estejam ligadas a ele, os equipamentos dos quais emitem o sinal para a caixa de som também tem que estar ligados ao condicionador de energia como TVs, Computadores, seja qual for o equipamento usado para enviar áudio para essas caixas. 

 

E mesmo utilizando um condicionador, ele não elimina a necessidade do aterramento. Tem que verificar direitinho como é o uso do aterramento neste equipamento. 

 

Uma solução mais simples antes de realizar tantos gastos e claro procurar defeitos externos, seria testar essas caixas de som em outro local e verificar se o mesmo ocorre nessas caixas.  Você deve pesar na balança se o custo de tudo compensa para manter essas caixas, dependendo você pode gastar muito e acaba saindo mais caro que um novo conjunto de caixas próprias na tensão 220 v, que pode sair mais em conta. 

 

Acredito que na área de Eletrônica possa ser melhor obter informações sobre o condicionador. 

Pois é, ficaria bem carinho comprar um condicionador.

Bom, marquei com o técnico aqui terça-feira. Vou ver se é viável ou possível aterrar aqui, pelo menos as tomadas do cômodo onde está a caixa.

 

Sobre testar em outro local, fica bem complicado pra mim esses dias.

 

Acho que se o aterramento não for possível ou não resolver o ruído, vou ter que ou ir atrás de outras caixas ou atrás desses condicionadores. Não tinha pensado que o uso do transformador poderia causar problemas.

 

Meu maior receio em relação aos custos é achar uma caixa tão boa quanto por um preço legal, ainda mais considerando o dólar... 😕

E ainda nem ter certeza se o problema são as caixas mesmo. Enfim, terça-feira vou ter uma noção melhor e retorno aqui pra dizer o que rolou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!