Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando do nada


Ir à solução Resolvido por erique,

Posts recomendados

Olá, espero não estar abrindo na categoria errada, mas não achei uma causa do problema para por em superaquecimento ou outra.

 

O meu problema é que o computador está desligando do nada as 2 telas + tudo conectado via USB (Mouse Teclado, caixa de som, webcam), porém mantém as fans girando (Que eu comprovei foi só CPU + Do gabinete, faltou a da placa de vídeo) e também a placa fica energizada pois alimenta as fans/led do gabinete e não desliga a sua luz interna que mostra que tem energia.

Obs: Ele não da aviso, nem mostra no windows, ele só desliga USB e Telas (Portas HDMI e Display Port)

 

Não achei uma causa ainda, e por isso queria ajuda de vocês para tentar diagnosticas a causa do problema, estou começando pelo básico que é fazer reset da bios para o padrão, pois eu tinha feito overclock de 2.666 para 3200 as 2 memórias ram de 8g cada, então foi a única coisa que eu consegui pensar.

 

O problema ocorreu 3 vezes, sendo que em 2 delas estava fazendo live + jogando, e uma delas eu estava apenas com o Chrome aberto.

 

Eu baixei o GPU-Z e deixei rodando um tempo essa manhã para medir a temperatura média (Tempo Frio, ventoinha traseira estava saindo ventilação normal), ainda não ocorreu o problema novamente para pegar a última leitura desse log.

GPU-Z Sensor Log.txt

Vou deixar aberto criando o log o tempo todo enquanto o pc estiver ligado para ver se o problema vai ocorrer novamente, assim verificar se vai ser algo de temperatura ou algo que de para identificar que vá ocorrer.

 

Meu PC foi montado através do Post abaixo, para quem quiser ver minhas config mais detalhada.

 

 

Processador: Ryzen 5 2600
Placa de Vídeo: Msi Amd Radeon Rx 5500 Xt Mech 8g Oc 8gb
Memória ram: 2x 8GB 3000MHZ DDR4 JUHOR
SSD: Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G
Gabinete: Gabinete Gamer Nox Hummer MC Pro, Branco - NXHUMMERMCPROW
Fonte: Fonte Seasonic, 650W, 80 Plus Bronze - S12III-650
placa-mãe: Gigabyte Aorus B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4

 

Algumas prints da minha placa de vídeo hoje de manhã também.

Screenshot_4.thumb.png.2613e52ad2d69ab4cdbdf6bcbf30cd1c.png 

 

Screenshot_3.thumb.png.01d7236e03ba207184b810c09e633714.png

 

Screenshot_2.thumb.png.b275c818d8d86d88bf0ecca49a097d11.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, erique disse:

Não achei uma causa ainda, e por isso queria ajuda de vocês para tentar diagnosticas a causa do problema, estou começando pelo básico que é fazer reset da bios para o padrão, pois eu tinha feito overclock de 2.666 para 3200 as 2 memórias ram de 8g cada, então foi a única coisa que eu consegui pensar.

Você diz que fez OC, mas na verdade ligou o XMP não é? Saiba que o XMP pode causar instabilidade mesmo sendo supostamente automático. Se o problema persistir, desligue o XMP e teste algum tempo. Se sumir, provavelmente ele é o culpado. A solução mais comum para eliminar problemas de estabilidade com XMP é aumentar a tensão de operação das memórias em 0,05 V, definindo a frequência manualmente.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você diz que fez OC, mas na verdade ligou o XMP não é? Saiba que o XMP pode causar instabilidade mesmo sendo supostamente automático. Se o problema persistir, desligue o XMP e teste algum tempo. Se sumir, provavelmente ele é o culpado. A solução mais comum para eliminar problemas de estabilidade com XMP é aumentar a tensão de operação das memórias em 0,05 V, definindo a frequência manualmente.

Entendi, interessante colocação, como eu fiz o reset da bios hoje vou ficar monitorando, caso ocorra novamente o problema eu vou ter log do software para postar, e desabilito essa opção, obrigado pelo helping.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2020 às 12:32, WOZ Dods disse:

Você diz que fez OC, mas na verdade ligou o XMP

Eu verifiquei e o modo X.M.P estava desligado por padrão mesmo.

 

Mesmo após resetar as config da BIOS o problema ocorreu mais uma vez até agora.

 

Fiz alguns testes a pedido de um colega de trabalho.

Fiz testes de stress por 2 horas na CPU e GPU.

 

Fiquei de olho na temperatura também para ver se era a causa, mas aparentemente não é mesmo, porque se não tinha desligado ou dado algum erro no meio do processo.

A única coisa que eu conclui com os testes de stress que eu fiz, foi que a temperatura é mais eficiente para resfriar quando a tampa do gabinete está aberta (mas isso é obviu claro)

teste.thumb.png.506c68259386e792ffb185893d7d22c8.png

 

Eu não tava rodando o log do CPU-z no último desligamento tmb, mas agora to deixando sempre pra pegar exatamente a hora que ocorrer.

 

Alguém tem mais algum teste que possa fazer?

Há, só um adendo, um notei uma diferença de temperatura entre o gestor de tarefas do windows e outros programas como o FurkMaker ou o after burner.

--

Fiz alguns outras coisas básicas como segurança no windows para ver se ajudava.

- Desfragmentador de disco.

- Verificação do disco: chkdsk c: /f

- Verificação do windows: DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

- Verificação do windows: DISM.exe /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth /Source:C:\RepairSource\Windows /LimitAccess

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, erique disse:

Fiz alguns testes a pedido de um colega de trabalho.

Fiz testes de stress por 2 horas na CPU e GPU.

Furmark queima GPU saudável. Não se deve, jamais, usar por mais do que 5 minutos. Não tem nada que ele vai provar além do que fará em 5 minutos. Tudo que se faz depois disso é reduzir a vida útil do equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Furmark queima GPU saudável. Não se deve, jamais, usar por mais do que 5 minutos. Não tem nada que ele vai provar além do que fará em 5 minutos. Tudo que se faz depois disso é reduzir a vida útil do equipamento.

Oh poxa :cry:

Tem alguma chance de ser algum driver? Eu sempre uso o Driver booster para encontrar os meus drivers, inclusive uso no trabalho a anos nunca me deu problema.

 

Porque se for, eu posso remover os drivers e baixar um a um de acordo com cada especificação, principalmente do driver de vídeo

Aqui a divergência de temperatura que falei, lembro de ter tirado foto na foto

20201209_071041.thumb.jpg.60f9ecc805c502431a51b2ceb863b1ef.jpg

 

E aqui a foto que tirei ontem do modo das memórias, já estava e manti desabilitado o X.M.P

20201208_204343.thumb.jpg.a2fb43c16e066237382c7aaa2eadb9ca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, erique disse:

Eu sempre uso o Driver booster para encontrar os meus drivers, inclusive uso no trabalho a anos nunca me deu problema.

Programas que baixam drivers automaticamente, além de introduzirem drivers inadequados ou conflitantes no sistema, muitas vezes ainda adicionam malware. Desinstale o que puder, instale manualmente diretamente do site do fabricante. Nunca use programas de atualização ou o próprio windows update para esta finalidade. Drivers precisam ser instalados na instalação do sistema e raramente você terá que fazer novamente antes disso, então é um processo que não dá ao ponto de justificar automatizar o processo, mais ainda com programas que raramente são eficazes.

 

57 minutos atrás, erique disse:

Porque se for, eu posso remover os drivers e baixar um a um de acordo com cada especificação, principalmente do driver de vídeo

O driver de vídeo você baixa no site da Nvidia ou da AMD, unicamente.

Remover geralmente não é necessário, mas remover o tal driver booster eu recomendo para ontem. Não precisa observar especificações, entre no site do fabricante de sua placa-mãe, procure pelo modelo dela, abra a página dela e vá na opção suporte. Lá você encontrará os drivers ESPECÍFICOS para ela (nada de genéricos), com correções específicas para seu hardware. Baixe os mais recentes de chipset, áudio e LAN (se o áudio for realtek, talvez precise baixar esta outra versão aqui: Realtek R2.81). Observe se há algum outro driver importante (no caso de Intel podem ter vários) e instale também. Aplicativos/utilitários do fabricante devem ser filtrados com atenção. Geralmente só os de carga USB, atualização de BIOS e RGB devem ser baixados. No caso de Ryzen os de OC também são interessantes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Remover geralmente não é necessário, mas remover o tal driver booster eu recomendo para ontem.

Esse eu sempre faço após utiliza-lo.

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Programas que baixam drivers automaticamente, além de introduzirem drivers inadequados ou conflitantes no sistema, muitas vezes ainda adicionam malware. Desinstale o que puder, instale manualmente diretamente do site do fabricante. Nunca use programas de atualização ou o próprio windows update para esta finalidade. Drivers precisam ser instalados na instalação do sistema e raramente você terá que fazer novamente antes disso, então é um processo que não dá ao ponto de justificar automatizar o processo, mais ainda com programas que raramente são eficazes.

 

Muito interessante, pra mim me foi útil, principalmente em caso quando pego notebook's muiito antigos mesmo, que nem existe mais o fabricante ou o driver na internet, aí esses gerenciador de drivers tem um repositório próprio que consegue resolver, mas na maioria dos casos realmente conseguiria resolver baixando do fabricante um a um.

 

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O driver de vídeo você baixa no site da Nvidia ou da AMD, unicamente.

 

Esse eu lembro que baixei manualmente mesmo, porque ele não instalou sozinho via windows update, porém eu não to lembrando que após eu ter instalado ele, ter aparecido um driver tmb no driver booster dele que eu acabei baixando, então por via das dúvidas vou desinstalar ele completamente e instalar só do fabricante.

 

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não precisa observar especificações, entre no site do fabricante de sua placa-mãe, procure pelo modelo dela, abra a página dela e vá na opção suporte. Lá você encontrará os drivers ESPECÍFICOS para ela (nada de genéricos), com correções específicas para seu hardware. Baixe os mais recentes de chipset, áudio e LAN (se o áudio for realtek, talvez precise baixar esta outra versão aqui: Realtek R2.81). Observe se há algum outro driver importante (no caso de Intel podem ter vários) e instale também. Aplicativos/utilitários do fabricante devem ser filtrados com atenção. Geralmente só os de carga USB, atualização de BIOS e RGB devem ser baixados. No caso de Ryzen os de OC também são interessantes.

beleza, farei isso, e obrigado

Achei meus drivers aqui

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-10/support#support-dl-driver

 

No caso do de Audio, ele tinha instalado Realtek mesmo, mas porque recomendou essa 2.81 em vez do que especifica na placa-mãe?

4 minutos atrás, erique disse:

áudio e LAN (se o áudio for realtek, talvez precise baixar esta outra versão aqui: Realtek R2.81).

 

Screenshot_5.thumb.png.d74f2934147fdf9a9761c6935de1ef4e.png

Outra coisa que me intriga é atualizar BIOS, acho que vou precisar saber qual versão a minh BIOS está no momento.

 

Pois tem essa série de especificações no site da Fabricante, aí não sei se posso instalar direto a última versão F60c ou se tenho que começar pela F40

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-10/support#support-dl-bios

Screenshot_1.thumb.png.7f09bda5533ae7f79dba616315e49740.png

 

1.thumb.png.e5a43405afdfcd72de65cea28ecf01cc.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, erique disse:

Muito interessante, pra mim me foi útil, principalmente em caso quando pego notebook's muiito antigos mesmo, que nem existe mais o fabricante ou o driver na internet, aí esses gerenciador de drivers tem um repositório próprio que consegue resolver, mas na maioria dos casos realmente conseguiria resolver baixando do fabricante um a um.

Há muitos casos de drivers com correções específicas para determinados sistemas. Além disso, quando você não encontra o hardware no site do fabricante (marcas menos conhecidas costumam desaparecer do mercado depois de um tempo) você pode procurar pelo driver chipset (intel, amd, etc.) no site do seu fabricante, bem como da placa de rede, áudio, etc. Faço isso regularmente com computadores de clientes que são de marcas desconhecidas/pequenas ou muito antigos. No geral me atenho a regra de que qualquer sistema que preceda UEFI pode estar fadado ao uso de windows 7 dependendo do caso, pois o windows 10 pode ficar instável mesmo com drivers semi-compatíveis que o windows update oferece.

 

48 minutos atrás, erique disse:

Esse eu lembro que baixei manualmente mesmo, porque ele não instalou sozinho via windows update, porém eu não to lembrando que após eu ter instalado ele, ter aparecido um driver tmb no driver booster dele que eu acabei baixando, então por via das dúvidas vou desinstalar ele completamente e instalar só do fabricante.

Use o DDU: https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

48 minutos atrás, erique disse:

beleza, farei isso, e obrigado

Achei meus drivers aqui

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-10/support#support-dl-driver

 

No caso do de Audio, ele tinha instalado Realtek mesmo, mas porque recomendou essa 2.81 em vez do que especifica na placa-mãe?

Bacana que encontrou a página da MB. Por lei eles tem que deixar essa página de suporte no ar por vários anos.

Sobre o realtek, tem ocasiões em que o windows apresenta conflitos com o driver R2.82, que é o mais recente, e nesses casos os problemas no áudio são variados e às vezes o problema pode até ser intermitente. Se o sistema instalado precede a versão 2004 e/ou apresenta qualquer anomalia (o sintoma mais comum é o ícone da realtek não aparecer na área de notificação), então o 2.81 soluciona o problema.

 

48 minutos atrás, erique disse:

Outra coisa que me intriga é atualizar BIOS, acho que vou precisar saber qual versão a minh BIOS está no momento.

 

Pois tem essa série de especificações no site da Fabricante, aí não sei se posso instalar direto a última versão F60c ou se tenho que começar pela F40

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-10/support#support-dl-bios

Se sua MB é Gigabyte, não quebre cabeça procurando versão de BIOS. Baixe o app center e o @bios, você instala eles, roda o @bios e ele busca no servidor da Gigabyte qual é a versão mais recente para sua placa-mãe específica, sem chances de errar por causa de revisão. Além disso ele deixa você customizar sua tela de inicialização da BIOS e te mostra qual é a versão que você tem instalado no momento. Se houverem versões complementares (quando uma versão mais recente demanda outra anterior para ser instalada) ele também já leva isso em consideração. Enfim, use esse aplicativo, é muito bom. A Asus e a MSI tem versões similares para suas MBs também, salvo engano.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se sua MB é Gigabyte, não quebre cabeça procurando versão de BIOS. Baixe o app center e o @bios, você instala eles, roda o @bios e ele busca no servidor da Gigabyte qual é a versão mais recente para sua placa-mãe específica, sem chances de errar por causa de revisão.

Nossa, que dica incrível, muito obrigado.

Eu já encontrei eles aqui

https://www.gigabyte.com/br/Support/Utility

E uma explicação dele aqui

https://www.gigabyte.com/FileUpload/global/Microsite/369/images/convenience.html#bios

 

O app center não vai atualizar o chipset também né?

Porque nesse caso dele, tem algumas versões, e o que me intriga  é que parece que tenho que instalar esse AMD APU Driver e também o primeiro mais recente na lista abaixo, estou correto?

chipset.thumb.png.5a249596f631bf90c8304cc3119d967a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Ah ok, vou deixar do jeito que está então por hora, obrigado.

Estou tendo é um problema agora com o meu headset, eu não tinha notado, mas meu microfone estava pegando da webcam em vez do fone que comprei.

 

O modelo do fone é HX-HS5CX-SR | HyperX Gaming Headset Cloud X para Xbox

https://www.amazon.com.br/gp/product/B07FVWJ6YR/ref=ppx_yo_dt_b_asin_image_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

 

Ele só tem um conector para fone e microfone, se eu encaixo só o fone ele funciona só o audio no micro claro, se eu encaixo na entrada de microfone ele não funciona, to tentando instalar o driver versão 2.81 que me recomendou, pois a 2.82 e a que estava instalada e não consegui usar meu headset assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, erique disse:

Estou tendo é um problema agora com o meu headset, eu não tinha notado, mas meu microfone estava pegando da webcam em vez do fone que comprei.

 

Sobre isso eu fiquei muito tempo procurando para resolver, mas pelo que conclui ou usa um adaptador que eu comprei e deve chegar amanhã pra testar, caso não der certo eu vou devolver o adaptador e o fone e comprar um microfone somente porque estou fazendo streaming na twitch

D_NQ_NP_2X_716271-MLB43188193165_082020-

Agora continuando o problema que descrevi inicialmente no tópico... 

 

Aconteceu novamente pela 5º vez, dessa vez estava gerando os logs através do software CPU-Z, segue:

GPU-Z Sensor Log.txt

 

E também consegui gravar o ocorrido em vídeo, mas só após ter acontecido, antes de eu desligar

 

 

O erro do evento do windows estou anexando também, mas não diz muita coisa, eu to suspeitando que o desligamento do windows foi quando eu desliguei forçado e não quando ele desligou as usb e portas.

Eventos do Windows.zip

Screenshot_1.thumb.png.8596019df501bd0aa9ec3ae25fe61044.png

842782613_prova1.thumb.png.79696997fdfc83450ffffec08ca50dab.png

Então até agora eu conclui o seguinte com todos os testes.

 

- Não é Temperatura (Superaquecimento) Pois monitorando com o CPU-Z e nos testes de stress não desligaram, e quando desligou as temperatura se mantiveram até normais.

- Não é o processador devido ao teste de stress feito com o Prime 95 por 2 horas

- Não é a placa de vídeo devido ao teste de stress feito com o Furmark por 2 horas e 20m

- Não é o driver de Vídeo pois fiz a reinstalação antes do último erro

 

Meu próximo passo e formatar todo o windows, e instalar manualmente os drivers, pois como eu já tinha feito com o Driver booster, ele pode ter ***** meu sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

---

Agora algumas modificações que eu fiz na BIOS ontem no fim da noite após ter ocorrido novamente.

 

XRP Continua desativado (To mostrando mais e as temp ali no canto)

1241184096_XRPDesativado.thumb.jpg.ccbe84c829cb532ea9c8ac3f1a21cb15.jpg

 

Desativei a opção "HD Audio Controller", porque quando ocorre o problema o audio buga como se tivesse travado e desliga após 2 segundos aproxidamente

311959627_DesativadoHDAudioCOntroller.thumb.jpg.ceb11898029fb0e491f6bcbf283420ca.jpg

 

Desativei "Transição XHCI" que praticamente não deixa usar USB 3.0 ou superior, e todas as entradas passam a funcionar como se fossem 2.0 (Pelo menos foi isso que eu li na net)

706218679_TransioXHCI.thumb.jpg.ebcea6779fac4b6a4e88e2412b698d4a.jpg

 

Essa opção eu não mexi, deixei automático mesmo, mas fiquei tentado a deixar fixo PCIE 4x4 que é o que está especificado na página da placa de vídeo que ela é

Automatico.thumb.jpg.89b088ee5627bc8f5cda5d620bd7e8fa.jpg

 

AC BACK eu modifiquei de Desligado ou Desativado para Memória

1864715268_ACBack.thumb.jpg.aaa36d9a898959f35110994f853d47d9.jpg

Só mexi nessas opções na esperança de mudar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se vai ajudar, mas eu o meu PC eu tive algo parecido. De vez enquando, às vezes, uma vibração forte de eu bater na mesa, ou mesmo sem causa aparente, o PC desligava sozinho. A causa foi o o clip que usei como Jump para acionar a fonte um bom tempo antes. Causou mal contato no chicote 24pino da placa-mãe, mas eu não percebi nos dias subsequentes. Fui perceber um bom tempo depois. Para corrigir, soltei o chicote e ajustei o conector que ficou largo e o problema acabou. Enfim, caso tenha mexido com isso, sugiro olhar esta questão física

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, MarceloBCS disse:

Eu não sei se vai ajudar, mas eu o meu PC eu tive algo parecido. De vez enquando, às vezes, uma vibração forte de eu bater na mesa, ou mesmo sem causa aparente, o PC desligava sozinho. A causa foi o o clip que usei como Jump para acionar a fonte um bom tempo antes. Causou mal contato no chicote 24pino da placa-mãe, mas eu não percebi nos dias subsequentes. Fui perceber um bom tempo depois. Para corrigir, soltei o chicote e ajustei o conector que ficou largo e o problema acabou. Enfim, caso tenha mexido com isso, sugiro olhar esta questão física

Muito interessante sua observação, bom, minha placa-mãe e todos os componentes conectados a ela são novos, porém pode ser algo do gênero também, vou tentar desconectar esse conector da fonte que conecta na placa-mãe e reconectar e ter certeza que está firme, obrigado pela dica.

@MarceloBCSNo caso foi o principal conector ou o adicional?

2064113193728.jpg?w=1200&h=675&mode=crop

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique O que o @MarceloBCS falou faz muito sentido, mas consiste basicamente do contato interno do conector (um dos 24 nesse caso), estar retraindo demais quando esse conector é inserido. Isso pode acontecer mesmo e geralmente reassentar o conector resolve o problema. Mesmo assim, ao retirar, observe e veja se identifica visualmente algum dos contatos do conector que esteja mais retraído que os demais. Se o identificar, ao inserir novamente o conector certifique-se de segurar o chicote pressionando firmemente o cabo desse conector específico, pois assegurar que ele terá mais pressão é a melhor forma de ter certeza de que ele não retrairá novamente. 

Sempre vi isso acontecer com molex, o que é extremamente comum e em especial em adaptadores. Em chicote é perfeitamente possível, mas raro. 

 

Suas modificações na BIOS só teriam efeito (algumas delas não teriam nenhum) se houvesse algum defeito no chipset ou falha na BIOS. No geral não recomendo tais modificações (exceto pelo XMP desligado). Como não estou acostumado com BIOS em português (deve ser a primeira vez que vejo em anos), não tenho certeza se o AC BACK é o que estou pensando que é. Se for, então o correto é deixar sempre em OFF. Memory e ON são para computadores que precisam ficar ligados direto, como servidores ou equipamentos de empresas/fábricas.

xbqhO.jpg

Todo conector tem seus contatos visíveis e nivelados. Se um estiver ausente ou retraído como o da foto, é com esse que você terá que se preocupar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@erique , Veja a foto abaixo. No meu caso, foi o fio verde com um massa (não lembro se foi o 15 com o 16 ou se foi o 16 com o 17). A causa foi eu mesmo que criei quando fiz o Jumper para acionar a Fonte para saber se ela estava viva. Deveria ter colocado o clip pelo lado dos fios, mas coloquei pelo lado do conector que vai na placa, criando a folga. 🤦‍♂️ O clássico problema de BIOS ("Botaram um Idiota Operando o Sistema")... no caso, eu mesmo...rs

Fonte (1).png

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Obrigado @MarceloBCS pela indicação, eu fiz uma verificação detalhada dos meus conectores por via das dúvidas, constatei que estava tudo normal, segui o manual da placa-mãe mesmo.

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_quick-guide_pb.pdf

Não é o meu caso infelizmente.

 

Imagens no spoiler abaixo dos conectores.

Spoiler

 

20201211_175444.thumb.jpg.db9ffa7935443a30fb9fca109c4a2341.jpg

20201211_175504.thumb.jpg.4472df3d4cbf2b0a8ba58f1ca33f281d.jpg

20201211_175701.thumb.jpg.66384770d3785cd54ef1d17746637609.jpg 20201211_175712.thumb.jpg.586f2ddc749547dcc14f6c20826f4133.jpg

20201211_175714.thumb.jpg.a95c194e867f943c804557bca59ccfa6.jpg

 

 

 

@MarceloBCS e @WOZ Dods Pensei que era isso mesmo que estava acontecendo comigo, no sábado de manhã eu abri o gabinete, desconectei todas as conexões de energia conectadas a placa-mãe e a de vídeo, conectei novamente, olhei se nenhuma parecia meio frouxa ou com pino amassado ou algo do gênero, eu não achei nada de mais, vou mandar fotos que tirei na hora que desconectei. Mesmo assim pluguei tudo novamente, bem firme, tentei fazer pressão em todos os pontos pra ficar bem conectado. E fiz um teste logo em seguida de streaming e jogar por quase 8 horas seguidas, e não aconteceu nada, pensei que o problema havia finalmente sido resolvido, porém no Domingo aconteceu o problema novamente :cry:

 

20201214_141917.thumb.jpg.d6b2eff9c8074c0f05a61f268250189c.jpg

 

Enfim, após ocorrer novamente ontem, eu dei mais uma vasculhada na internet em busca de problemas semelhantes e deparei com o seguinte tópico em outro fórum (espero não ser banido pelo link) https://adrenaline.com.br/forum/threads/leds-da-cpu-e-dram-da-placa-mãe-acendem-e-a-mobo-nao-reinicia.562064/

Bom, ele descreve na primeira postagem exatamente o mesmo problema, e o que interessa mesmo na última página "3" o que resolveu para ele.

Screenshot_1.thumb.png.ed408ef6d3c1cba405eedea8b4ccd6e6.png

Enfim, foi a fonte no caso dele, então eu queria fazer o teste que outro usuário recomendou ali em cima, deixando ela funcionar a fan 100% o tempo todo durante 1 semana caso o problema ocorra novamente, porém não achei uma forma de fazer isso, nem pela BIOS nem por software da minha fonte, alguém teria alguma sugestão para testar isso?

 

Outra coisa que é importante mencionar aqui é que quando o problema ocorre, veja só o que fica piscando na placa-mãe (Gravei domingo quando ocorreu), quando está ligada normal, não pisca nada.

 

Segundo o manual da placa-mãe, é a CPU e VRAM que está piscando

20201214_144127.thumb.jpg.8742bbcde88e4f64b43506000e19781d.jpg

 

Aí ok, beleza, tudo certo até agora certo?, não sei o que raios ocorreu hoje de manhã, mas eu tava instalando os programas "Easy Tune" e "System Information Viewer" que é da placa-mãe, baixei do site oficial é tudo: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-10/support#support-dl-utility

Mas acho que foi erro meu que não tinha o App Center instalado antes, acabou ocorrendo um probleminha ao reiniciar, rs

Ele formatou meu SSD e o HD, seis acredita?

Eu reiniciei pra ver porque os programas não abriam, aí me deparei com a bios acusando sem S.O para iniciar kk, mas foi bom até porque eu tava precisando formatar mesmo pra instalar os drivers do 0 e foi o que fiz hoje de manhã.

20201214_075324.thumb.jpg.75b8b4a2796009a839cce2f612c575be.jpg

 

Aí resumam do que eu fiz a mais hoje.

 

- Formatei Todo o computador, instalei somente drivers da placa-mãe oficialmente e placa de vídeo.

- Apertei novamente os cabos de energia conectados na placa-mãe.

- Tirei o speaker (não sabia se tava do lado certo, na dúvida eu tirei porque sei que não é necessário pra funcionar)

- Reconectei todas as entradas de energia.

- Coloquei o gabinete em um lugar mais estável (Vai que é esbarramento, vibração ou algo assim).

 

Até agora funcionando tudo ok, mas vamos ver o que ocorre ao longo de hoje ainda e amanhã.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Yan_ disse:

pelo que sei era pro Power SW ficar em cima e o Reset SW em baixo, e padrão

enfim, talvez seja diferente na sua MoBo, em que momento ocorrem os desligamentos?

Também achei estranha essa disposição dos conectores do painel frontal. Recomendo que revise @erique

Geralmente os dois conectores são empilhados, um em cima o outro embaixo. Não lembro da última placa-mãe que vi que não era assim, e com os LEDs PW e HDD ao lado.

Isso é o mais comum: 

xDJ8U.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2020 às 10:07, WOZ Dods disse:

Também achei estranha essa disposição dos conectores do painel frontal. Recomendo que revise @erique

Geralmente os dois conectores são empilhados, um em cima o outro embaixo. Não lembro da última placa-mãe que vi que não era assim, e com os LEDs PW e HDD ao lado.

Isso é o mais comum: 

xDJ8U.png

Obrigado pelas indicações, mas pelo que parece é diferente mesmo essa placa, enfim só deixando o meu report.

 

Até agora o problema não ocorreu mais, desde que eu mudei a CPU de lugar e formatei claro.

Pra ter certeza só vou por como solucionado no fim da semana que vem antes do natal, porque aí estresso o PC final de semana e durante a semana também, principalmente a noite onde faço stream.

 

Obrigado a todos que já ajudaram

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passou mais de uma semana inteira, sem ocorrer nenhuma vez, desde que formatei o computador.

 

O que me leva que resolvi através de alguma dessas coisas abaixo, para caso alguém tenha o mesmo problema.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1507321-computador-desligando-do-nada/?do=findComment&comment=8041884

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!