Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde amigos,

Estou tentando trocar o amplificador e as caixas de som do auditório da empresa onde trabalho, mas eu não entendo muito coisa de som não, andei pesquisando e achei interessante o kit abaixo, caixas de som da JBL C621 e amplificador Frahm Slim 2000. Na verdade o dono da empresa não quer gastar muito, me passou um orçamento em torno de R$1.000,00, esses 2 itens passariam deste valor, mas se for algo bom acho que consigo convencer ele. Mas ai vem umas dúvidas, esse kit é compatível? conseguiria ligar eles?

Aceito sugestões de kit ambientes, pode ser algo bem simples, tendo apenas 2 caixas de som seria o suficiente, algo em torno de R$1.000,00, até no máximo R$1.500,00. Obrigado desde já.

image.png.a4d7031aca1bab88ac89f0bb1a071a40.png

image.thumb.png.319f3cc31dec3d128146117318ba71fc.png

Postado

São realizados as integrações com funcionários novos, geralmente poucas pessoas, em raras ocasiões temos entre 15 e 20 pessoas.

Também ocorrem eventualmente pequenas reuniões internas, treinamentos de segurança no trabalho, algumas palestras para funcionários, mas nem sempre o som é utilizado, e quando necessário geralmente são pequenos videos(3 a 5min).

Postado

Para ser sincero, hoje não esta nem funcionando, deve ser algum problema de cabeamento ou o amplificador com defeito, não consegui fazer sair nenhum audio das caixas. Mas quando ele ainda funcionava, sempre tivemos problemas com ruidos e baixa qualidade de áudio. Coloquei algumas imagens do equipamento que temos hoje e do ambiente. Eu acredito que tanto o amplificador quanto as caixas de som tenham mais de 10 anos...

20201202_130222.jpg

20201202_130238.jpg

20201202_130301.jpg

Postado

Obrigado @Eder Neumann

No caso o kit que coloquei no primeiro post, o que você acha dele?

As caixas de som também são da JBL, porém parece ser um modelo mais novo e o amplificador pelo que pesquisei ele tem um ótimo custo x beneficio.

Eu sempre tenho um pouco de medo quanto as conexões, nunca sei se é compatível ou não.

Postado

as conexões não se preocupe muito, são só dois fios e facílimas de se ligar (quando for instalar pergunte aqui que te ajudamos), mas preste atenção nas impedâncias, estas podem fazer grande diferença no sistema.

com relação ao sistema sugerido, ele parece muito bom, todos os equipamentos de marcas consolidadas, as impedâncias dos alto-falantes serão tranquilas para este tipo de amplificador e o amplificador possui saida de borne (o mais fácil que tem de instalar).

na hora de usar só tome o cuidado de ligar computadores e acessórios pelas entradas auxiliares, nunca pelas de microfone.

• Administrador
Postado

@Bioforce

Apenas para mencionar... O seu conjunto atual embora não esteja funcionando  é melhor do que o conjunto que planeja adquirir... 

A Ambientare é composta por duas vias de falante, isso quer dizer que o par dessas caixas você terá dois falantes e dois twitter, ,  na caixa que você postou tem três vias e o par dela lhe dará  4 falantes e dois twitter,  embora tenha uma saída de ar nessa caixa, ainda tem espaço para a instalação de mais uma twitter nessa caixa modificando o duto de ar para outra área (o que proporcionalmente lhe daria mais som ainda sem ter que alterar as medidas da caixa) e mesmo sem essa modificação, essas caixas no estado atual tem mais som configurando corretamente que o conjunto que planeja adquirir..  Em quesito divisão de faixas de frequência em voz,  não tem como comparar uma caixa de duas vias com três vias, a de três vias sempre será melhor principalmente para voz.

Outro fator embora não dê para verificar a potência, mas pelo diâmetro e medida  da caixa mostrada na foto, claramente os falantes dela somados tem uma potência maior que 100 watts rms, essa é a potência máxima do conjunto da JBL acima. 

Acredito que uma revisão no seu equipamento possa ser aconselhável, é muito raro caixas passivas queimarem seus falantes, isso está mais com cara do amplificador ter queimado as saídas justamente por ter a potência inferior a potência das caixas mostradas. Na minha opinião eu não aconselho a troca porque você perderá em potência e qualidade, primeiramente, testaria outro amplificador (de preferência mais potente) nesse conjunto que pode sair mais barato (cabos em caixas suspensas é difícil dar defeitos, porém as soldas podem ter quebrado nos conectores o que também você gastaria muito pouco no conserto).

Agora se a ideia é visual, não há dúvidas que esteticamente o conjunto da JBL vai lhe satisfazer. 

• Curtir 2
Postado

Bom Dia @Dj Rayke

Eu mesmo estava no local substituindo o projetor. Comigo estava um mecânico/eletricista da empresa, que me disse algo parecido com o que você mencionou no seu post, ele me disse que as caixas estão boas, o problema mesmo seria apenas o amplificador. Pensei em primeiro momento comprar apenas o amplificador, as caixas se necessário posso trocar posteriormente. Você teria alguma sugestão para me dar de compra de amplificador? amplificador com Bluetooth vale a pena? o amplificador fica bem perto do notebook que é utilizado no auditório.

Obs: se precisar posso tirar mais fotos das caixas de som. 

Obrigado desde já.

• Administrador
Postado

Não é aconselhável  você ligar o notebook diretamente ao amplificador, isso porque o amplificador tem uma relação sinal / ruído / energia  muito forte e pode acabar queimando a placa de som do notebook caso dê algum retorno em algum momento... 

O ideal é ter uma mesa de som pequena mesmo e essa mesa ser ligada ao amplificador, e o notebook ser ligado a mesma de som...  Uma mesa de som de 4 canais no máximo irá lhe satisfazer, um canal para o notebook e outro para o Microfone. 

Caso já tenha a mesma de som então desconsidere o que foi dito sobre ela aqui.

Sobre um amplificador, é  complicado sugerir sem saber a potência das caixas acima...  Mas acredito que uma potência PA irá lhe auxiliar, agora os preços é  que são elas... Embora você possa encontra-las em bom estado usadas, que saem mais em conta... Uma potência de 300 watts rms irá lhe satisfazer para essas caixas... 

Aí varia do quanto pode gastar... 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1649018516-potncia-pearson-300-rt-300-rms-loja-jarbas-inst-_JM#position=10&type=item&tracking_id=92c21d26-3311-4306-8123-96b9d242d0b6

Eu postei aí um modelo usado apenas para você ter uma ideia... Estando em bom estado não tem necessidade de ser um modelo novo, por ser um conjunto passivo, é bem raro isso dar problemas. 

@Bioforce

Esqueci de mencionar, eu não sugeri um Receiver, porque Receivers são para caixas de som ambientes e eles são fracos para as suas caixas, que são caixas passivas porém de modelos profissionais, então no seu caso o melhor é a potência. 

• Curtir 1
Postado

Eu posso ver se consigo descobrir a potencia das caixas, deve ter alguma etiqueta com esta informação nela certo?

E quanto a potencia PA, um equipamento destes: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703761272-amplificador-de-potencia-profissional-pa1800-300w-rms-total-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

Este seria equivalente ao que você passou certo?

Como eu não entendo muito, esse tipo de equipamento, ele não tem controle de volume nele né?

E sobre a mesa, não temos nenhuma, sempre foi ligado diretamente em notebook, teria alguma sugestão simples para me dar?

• Administrador
Postado

@Bioforce

Citação

"Eu posso ver se consigo descobrir a potencia das caixas, deve ter alguma etiqueta com esta informação nela certo?"

Caixas de Som Profissionais salvo quando não são amplificadas geralmente são construídas a pedido do Cliente, isso quer dizer que como são fabricadas especificamente para determinado cliente que geralmente já tem os alto-falantes, essas caixas são fabricadas para dar melhor litragem e emissão de sinal dos alto-falantes, tais caixas não vem com uma potência específica escrita nelas, visto que são produzidas a pedido e não em larga escala. 

Exemplificando melhor, vou publicar arqui umas imagens que eu uso em festas que você vai entender... 

CAIXA2.jpg

Esse é um um sistema de som que utilizei para uma Banda tocar aqui, é um sistema ativo, quer dizer que as caixas já vem com seus próprios amplificadores embutidos... Como essas caixas já são fabricadas prontas, é fácil você identificar a potência RMS delas, assim como o conjunto ambientare que você postou acima... Como essas caixas são vendidas prontas, você localiza facilmente a potência de cada uma delas... 

Agora já nesse sistema meu passivo:

CAIXA1.jpg

Observe as 4 caixas suspensas que uso, é como o sistema atual utilizado pro você (falo do modelo), essas caixas não são vendidas prontas, você não as encontra assim, elas são fabricadas para atender os alto-falantes que você já tem (em geral são produzidas para atender aqueles falantes e feitas sob medida de acordo com a potência dos falantes).

Nesse caso mesmo que você chegue nesse ambiente onde eu utilizo essas caixas, você não vai identificar a potência delas, porque como elas são fabricadas sob medida para meus falantes, não vem nada descritas nelas e não encontrará modelos assim especificamente na NET... 

Como você faz então para descobrir a potência dessas caixas???  

Nesse caso você terá que subir nessas caixas e remover das caixas um a um os falantes, verificar os seus Ohmz e sua potência RMS assim como a remoção da Twitter, para fazer a soma a saber a potência em RMS da caixa, como é um par ou mais de uma você terá que multiplicar o valor dessa caixa por 2 ou por mais de acordo com a quantidade de caixas no caso do meu sistema acima são 4, e assim você terá a potência RMS do seu conjunto de som atual....  Porque as caixas utilizadas pelo sistema que você postou são como as minhas passivas da segunda foto, foram fabricadas para atender a litragem daqueles falantes que estão sendo utilizadas nelas. 

Postado

Entendi..realmente as caixas não tem nenhum tipo de identificação externa, eu fui mesmo verificar.

E quanto ao equipamento anterior que postei, seria equivalente ao que você passou? com esse equipamento consigo ajustar o volume das caixas?

• Administrador
Postado
Citação

E quanto ao equipamento anterior que postei, seria equivalente ao que você passou? 

Então, você está falando do Receiver com a Potência??? Se for, não são equivalentes não... A potência tem uma amplificação / corrente de sinal compatível com as caixas que você utiliza no sistema atual,  o Receiver é aconselhável para sistemas de som ambiente, isso quer dizer que o Receiver é aconselhável para as caixas Ambientare da JBL postadas inicialmente (ou seja o primeiro conjunto como um todo está correto), mas o não aconselhável para as caixas atuais que estão sendo utilizadas ali. 

Citação

com esse equipamento consigo ajustar o volume das caixas?

Consegue sim, porém só a potência não dá equalização de sinal como o Receiver faz por ele mesmo, ou seja para poder controlar independentemente faixa de sinais como graves, médios e agudos você precisará de uma mesa de som como sugerido...  Uma mesa  de som de 4 canais já seria suficiente... 

Exemplificando melhor, o Receiver você faz tudo no mesmo aparelho:

receiver controles.jpg

Veja que no próprio Receiver, ele já traz para você o controle de Volume no 1 quadro amarelo e no segundo quadro ele já lhe traz o controle por faixas, para médio, graves e agudos... 

Na potência funciona um pouco diferente, em geral ela só traz o volume no grosso, observe aqui abaixo:

controle da potência.jpg

No quadrado vermelho ela lhe traz o controle do volume total,  em geral as Potências ou PA's  na frente todas são equivalentes, costumam vir na frente apenas o controle de volume, os indicadores de sinal que são os LEDs e o botão de liga e desliga. 

Para você ter um controle das faixas de sinal assim como o Receiver faz você precisa de uma mesa de som... 

mesa de som.jpg

Veja que a mesa de som, onde estão os quadrados amarelos tem a divisão de sinal para graves e agudos, como é um ambiente para Palestras enfim, você utiliza a mesa e deixa o volume de graves baixo ou quase nenhum, e médio e agudos no meio. 

Os controles cinzas na mesa acima são os volumes por canal da mesa, assim você poder ligar o Notebook em um canal, e microfone no outro e assim subsequente. O control vermelho é o volume geral. 

No grosso modo para clarear mais... 

Um modelo de som ambiente é um, um modelo de som profissional é outro. Você pode até  tentar utilizar equipamentos de um modelo ambiente em um modelo de som profissional, porém mais cedo ou mais tarde vai apresentar problemas...  Porque não foi projetado de forma correta (a potência do modelo profissional sempre é maior). 

As caixas que você está utilizando no sistema atual são para sistemas semi-profissionais ou  profissionais, o ideal é utilizar equipamentos voltados para isso, caso contrário o barato pode sair caro. É o que ocorreu com o sistema atual, observando a foto que você postou de como o sistema se encontra (sem funcionar) é nítido perceber que o Receiver possa ter queimado as saídas por não ter suportado as potências das caixas porque ele não é para o uso dessas caixas. 

Caso você queira utilizar as caixas de som atuais, você deverá adquirir a mesa de som e a potência e solicitar a alguém que entenda para realizar essas ligações para efetuar a ligação para você ou mesmo se for comprar em loja física dependendo do local os próprios vendedores lhe mostram ou tem Técnicos na loja que possam lhe mostrar como efetuar a ligação correta. 

Ou então efetuar a troca do sistema inteiro como no caso das das caixas JBL Ambientare mais o Receiver. 

• Curtir 1
Postado

Ah sim consegui entender melhor agora, no caso se eu quiser manter as caixas de som, o ideal seria pegar uma mesa de som + amplificador potencia, pois esse amplificador aguentaria as minhas caixas de som. Ou eu teria que optar por trocar todo o kit por um som ambiente com receiver.

Eu vou tentar manter estas caixas de som, já que elas são boas, e ver se consigo comprar o amplificador potencia, o modelo de amplificador potencia que te perguntei seria esse:

image.thumb.png.aaad58174df60ef2eb6e2a0b52ed67e9.png

Se no caso seria equivalente ao que você usou nos exemplos? e questão de marca, preciso ter algum cuidado com alguma marca?

E se eu pegar uma mesa assim:

image.thumb.png.bc1de420829874fc3c34122d9bd57df3.png

Acho que é a mesma que você usou no exemplo, seria compatível? consigo ligar a mesa ao amplificador certo?

• Administrador
Postado
Citação

Ah sim consegui entender melhor agora, no caso se eu quiser manter as caixas de som, o ideal seria pegar uma mesa de som + amplificador potencia, pois esse amplificador aguentaria as minhas caixas de som. Ou eu teria que optar por trocar todo o kit por um som ambiente com receiver.

Eu vou tentar manter estas caixas de som, já que elas são boas, e ver se consigo comprar o amplificador potencia, o modelo de amplificador potencia que te perguntei seria esse:

Exatamente, para manter as caixas o ideal é uma Potência mais mesa de som... Lembre-se que tem os cabos ainda de ligação um no outro... Isso um técnico pode lhe mostrar como é feito a ligação. 

Citação

Se no caso seria equivalente ao que você usou nos exemplos? e questão de marca, preciso ter algum cuidado com alguma marca?

Então, isso é algo mais complicado... Você optar por marcas melhores como Whattsom, Ciclotron, Datrel, Shamsonic, Yamarra, Bose, AKG, Akai, Alien, American Audio, Ross... O custo pode ficar absurdamente elevado... 

É um sistema que não vai ser exigido, então um Amplificador como essa DATREL vai suprir suas necessidades para as caixas nesse ambiente, dessas marcas mais em conta a Omini também tem fácil manutenção, se o preço estiver equivalente pegaria o Omini, quanto a questão de preços, fique atento, olha só que engraçado:

https://www.americanas.com.br/produto/2263552552?pfm_carac=amplificador-300w&pfm_index=11&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

Citação

Acho que é a mesma que você usou no exemplo, seria compatível? consigo ligar a mesa ao amplificador certo?

Seria sim... é isso mesmo, a mesa é ligada ao amplificador, as caixas também ligada ao amplificador e outros equipamentos como Notebook's e microfones, ligados a mesa... 

Lembre-se que a conexão de entrada de sua mesa é P10 ou RCA, a saída do notebook é P2, então precisará de um cabo específico para essa ligação. A ligação da mesa para o amplificador será  através de dois cabos P10 / P10.

Como eu disse, aí onde você mora, as vezes encontrando esses equipamentos usados saem mais em conta... 

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar efetuar a compra destes equipamentos, surgindo mais alguma dúvida eu pergunto aqui novamente. 

PS: depois de ter tudo instalado e funcionando vou tentar me lembrar de postar o resultado das mudanças.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!