Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

A alguns meses eu comprei um celular novo (Samsung Galaxy A50), porém eu nunca cheguei a usar ele com a bateria carregando, (Por medo de viciar a bateria).

O meu celular antigo desligava com 50% da bateria, porém ele já tinha uns 6 anos de uso.

A minha duvida é a seguinte: A bateria do celular pode ser danificada se eu usar ele enquanto esteja carregando?

Obrigado desde já.

• Membro VIP
Postado

Nenhum problema. O que não é recomendável é recarregar o celular com carga na bateria. O ideal é ele chegar ao limite crítico (10~15%, quando começa a avisar sobre a carga) pra só então recarregá-lo. E recarregue sempre até os 100%, nada de carga pela metade e sair correndo.

Postado

Se o carregador for o original e não estiver esquentando muito, sem problema. Pra maximizar a vida útil da bateria, evite carregar acima de 80% ou deixar ir abaixo de 20%.

11 minutos atrás, Phoenyx disse:

O ideal é ele chegar ao limite crítico (10~15%, quando começa a avisar sobre a carga) pra só então recarregá-lo. E recarregue sempre até os 100%, nada de carga pela metade e sair correndo.

Na verdade as baterias de íon de lítio desgastam menos o quanto mais próximas de 50% forem mantidas. Então o ideal é justamente o contrário, carregamentos curtos e nessa faixa dos 20~80% (quanto menor o intervalo, melhor). Fonte: http://batteryuniversity.com/learn/article/charging_lithium_ion_batteries

Tenho até uma anedota em relação a isso, minha esposa e eu temos o mesmo celular, comprado na mesma data. Ela faz carregamentos longos e eu curtos. Segundo apps de monitoramento da bateria a dela está com 90% da capacidade, enquanto a minha tem 96%.

Já pras baterias de polímero de lítio, tanto faz.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Phoenyx disse:

Nenhum problema. O que não é recomendável é recarregar o celular com carga na bateria. O ideal é ele chegar ao limite crítico (10~15%, quando começa a avisar sobre a carga) pra só então recarregá-lo. E recarregue sempre até os 100%, nada de carga pela metade e sair correndo.

Isso era verdade para equipamentos antigos, pra celulares e notebooks modernos o ideal é o que o Shaman93 disse enquanto eu respondia aqui. Tem o problema de superaquecer também, se esquentar muito com o uso enquanto carrega pode prejudicar a vida útil da bateria, mas não é todo celular que vai superaquecer se usar carregando

Postado
Em 12/12/2020 às 18:33, Shaman93 disse:

Se o carregador for o original e não estiver esquentando muito, sem problema. Pra maximizar a vida útil da bateria, evite carregar acima de 80% ou deixar ir abaixo de 20%.

Na verdade as baterias de íon de lítio desgastam menos o quanto mais próximas de 50% forem mantidas. Então o ideal é justamente o contrário, carregamentos curtos e nessa faixa dos 20~80% (quanto menor o intervalo, melhor). Fonte: http://batteryuniversity.com/learn/article/charging_lithium_ion_batteries

Tenho até uma anedota em relação a isso, minha esposa e eu temos o mesmo celular, comprado na mesma data. Ela faz carregamentos longos e eu curtos. Segundo apps de monitoramento da bateria a dela está com 90% da capacidade, enquanto a minha tem 96%.

Já pras baterias de polímero de lítio, tanto faz.

Muito obrigado pela explicação. já tinha ouvido sobre mas de uma pessoa que não sabia falar muito sobre o assunto e fiquei com o pé atrás rs. Abraços!

Gustavo Woltmann

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!