Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de RAM causada pelo Windows 10


Crenver

Posts recomendados

 Olá, estou com um problema de perda de performasse, vi que é comum com alguns usuários de win 10, principalmente usuários com CPUs mais antigas, tenho instalados 16 gb de RAM (2x de 8gb), porém me disponibiliza apenas até 7,95 GB, perda de mais de 50%

image.thumb.png.ce7f0f456bd139488fde004ef0168c69.png

Não entendo muito pra ser honesto, mas pesquisei um pouco e vi que isso poderia ser BIOS ou configuração da RAM no BIOS, porém ja realizei atualização da BIOS  e não houve mudanças com o problema, 
 
A Configuração da RAM na BIOS está tudo no automático, não tenho a minima ideia de como configurar, se puderem me auxiliar ficaria muito grato.



 

Spoiler

7984f1e0-e633-47bf-93bc-0a4dc2f8f4d2.thumb.jpg.64bfeda7c6277442403382d0042f05d1.jpgc843711d-1acc-4007-b436-b76bf5038cb5.thumb.jpg.3180539f8743328ad10d94516770b19a.jpgded9f8f2-0e06-440d-8404-193f240a4089.thumb.jpg.4c5024c3e1a585d4c59b22701040ff27.jpg472f7520-f20d-4b55-a5dc-38fae35fcef3.thumb.jpg.805198e6ddab6e0d76bd8f902f7396c6.jpg6921af70-45dc-4ac0-9975-7e7604f3c479.thumb.jpg.86b2cba459ad22464145cfe21cb854b0.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara estive com o mesmo problema recentemente, estava com 8gb porém o windows só reconhecia 4gb. O que eu fiz:

Limpei bem os slot da ram na placa-mãe com limpa contato e alcool isopropílico (99,9%, nao use outro pois pode queimar tudo). Realoquei varias vezes a ram até que finalmente o windows reconheceu os 8gb, antes com os 8gb e 4gb reconhecido o windows dizia: memoria reservada para hardware. Faz o seguinte, entra na sua bios e verifica se a mesma está reconhecendo toda sua memória ram. Se sim, tenta fazer uma limpeza dos slots e dos contatos da ram (com borracha e pincel). Se caso nao tenha essas ferramentas em casa leve seu computador em uma assistencia tecnica que lá eles vão ter. Eu como sou técnico realizei esses procedimentos em casa e meu computador está funcionando normalmente após a limpeza. Somente faça esses procedimentos caso tenha experiencia, nao me responsabilizo por danos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Joao Victor Neuberger disse:

Cara estive com o mesmo problema recentemente, estava com 8gb porém o windows só reconhecia 4gb. O que eu fiz:

Limpei bem os slot da ram na placa-mãe com limpa contato e alcool isopropílico (99,9%, nao use outro pois pode queimar tudo). Realoquei varias vezes a ram até que finalmente o windows reconheceu os 8gb, antes com os 8gb e 4gb reconhecido o windows dizia: memoria reservada para hardware. Faz o seguinte, entra na sua bios e verifica se a mesma está reconhecendo toda sua memória ram. Se sim, tenta fazer uma limpeza dos slots e dos contatos da ram (com borracha e pincel). Se caso nao tenha essas ferramentas em casa leve seu computador em uma assistencia tecnica que lá eles vão ter. Eu como sou técnico realizei esses procedimentos em casa e meu computador está funcionando normalmente após a limpeza. Somente faça esses procedimentos caso tenha experiencia, nao me responsabilizo por danos.

tenho pincel pra limpeza mas estou sem nenhuma borracha, dei uma limpada com cotonete e aspirador, mas não limpei os contatos de ouro das RAMs, troquei dos slots 2 e 4 para 1 e 3, notei que o slot 4 estava quebrado, mas não tava influenciando aparentemente, liguei o PC com os novos slots e o problema persiste
image.png.d1369a06ee6abf8a128a7fe2a362bbbd.png
Vou comprar borrachas amanha e fazer a limpeza, talvez seja isso mesmo, realmente espero, obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei opção de edição do post

Testei e nada, mas o hardware está sendo reconhecido, só está reservando metade da RAM total a algum outro departamento, minha placa não possuí Onboard de vídeo, logo não possui opção pra alteração de RAM dedicada a ela, não sei mais o que tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2020 às 11:32, Crenver disse:

Não encontrei opção de edição do post

Testei e nada, mas o hardware está sendo reconhecido, só está reservando metade da RAM total a algum outro departamento, minha placa não possuí Onboard de vídeo, logo não possui opção pra alteração de RAM dedicada a ela, não sei mais o que tentar.

Faz o seguinte, como você possui 4 slots, tenta testar 8gb de RAM, voce provavelmente deve ter 4 pentes de 4 correto? Entao testa 2 pentes por vez em cada slot. Teste 2 pentes nos slot 1 e 3 e após isso testa outros 2 pentes nos slots 2 e 4, vai testando bem para ver se você nao encontra um slot com problema ou a memória com problema. Caso for inconclusivo o teste você testa com 1 pente em cada slot e vai testando, assim uma hora você vai conseguir chegar a fonte do problema. Qualquer coisa que você precisar só chamar aqui que estarei te ajudando!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2020 às 11:45, Eder Neumann disse:

 

14 horas atrás, Joao Victor Neuberger disse:

Faz o seguinte, como você possui 4 slots, tenta testar 8gb de RAM, voce provavelmente deve ter 4 pentes de 4 correto? Entao testa 2 pentes por vez em cada slot. Teste 2 pentes nos slot 1 e 3 e após isso testa outros 2 pentes nos slots 2 e 4, vai testando bem para ver se você nao encontra um slot com problema ou a memória com problema. Caso for inconclusivo o teste você testa com 1 pente em cada slot e vai testando, assim uma hora você vai conseguir chegar a fonte do problema. Qualquer coisa que você precisar só chamar aqui que estarei te ajudando!

Consegui!
image.png.3861a5a247032b9417367175b905fe7a.png
Depois de tantos resets e alterações, nem acredito que funcionou, no fim das contas era uma opção da BIOS que existe nas placas Gigabyte, Core Performace Bost, desativei ela e acabou não tendo alteração, alterei novamente as RAMs de slot pra forçar o sistema a fazer uma rechecagem e deu certo...
Fiquei muito feliz, vocês não tem ideia, fazia meses que estava com esse problema, tinha até desistido de resolver e estava procurando Kits usados pra comprar.
Muito obrigado Joao Victor Neuberger e Eder Neumann!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!