Ir ao conteúdo

placa-mãe a320m gaming Asus e Fans.

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado
agora, Elder Nauvirth disse:

@Eliabeag2020 Só há 1 conector para esse tipo de conexão de fan.

Está perto da bateria da BIOS.

CHA_FAN.

w7fINSM7SZmOwYJF_setting_000_1_90_end_1000.thumb.jpg.20f56261d78923f5605ed31603407b87.jpg

Se tiver mais de um fan com esse tipo de conector, recomendo comprar um hub para fans.

Deu ruim. Veio uma no gabinete e eu comprei um kit com 3 . Me passa aí o item correto para eu n acabar errando.

Postado

@Eliabeag2020 Perfeito.

É esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1605876763-hub-multi-fan-cooler-10x-4-pinos-pwm-cpu-molex-4d-interface-_JM#position=7&type=item&tracking_id=0afb4367-63ba-4b49-be62-ad093dc688de

Atenção na instalação.

O hub é composto por uma placa central e um cabinho.

O cabinho você conecta em um local especifico do hub, e conecta o mesmo no conector do CHA_FAN da placa-mãe.

Todos os fans coloca eles ligados no Hub, pulando o conector vermelho do mesmo.

O conector vermelho é para o cooler do processador.

A alimentação do HUB virá direto da fonte, conector molex, tem um modelo desse hub que é conector Sata, o mesmo que alimenta o HD.

D_NQ_NP_763090-MLB42829353464_072020-O.w

Postado
4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Eliabeag2020 Perfeito.

É esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1605876763-hub-multi-fan-cooler-10x-4-pinos-pwm-cpu-molex-4d-interface-_JM#position=7&type=item&tracking_id=0afb4367-63ba-4b49-be62-ad093dc688de

Atenção na instalação.

O hub é composto por uma placa central e um cabinho.

O cabinho você conecta em um local especifico do hub, e conecta o mesmo no conector do CHA_FAN da placa-mãe.

Todos os fans coloca eles ligados no Hub, pulando o conector vermelho do mesmo.

O conector vermelho é para o cooler do processador.

A alimentação do HUB virá direto da fonte, conector molex, tem um modelo desse hub que é conector Sata, o mesmo que alimenta o HD.

D_NQ_NP_763090-MLB42829353464_072020-O.w

Aqui sobrou um conector sata! Vou tentar encontrar esse aí e ligar as 4 fans. 

Outro problema é o seguinte, o fan chan da placa tem 4 pinos. Mas o conector do meu fan tem apenas 3. 

Ou seja, ele também não serve?

• Solução
Postado

@Eliabeag2020 Serve normalmente.

O conector CHA_FAN é padrão e funciona tanto fans de 3 ou 4 Pinos.

O ultimo pino é o PWM onde você poderia escolher uma rotação para deixar o fan, como eles só tem 3 pinos, isso será colocado pela própria placa.

O hub ainda irá funcionar do mesmo jeito, é só seguir os indicados na hora de instalar.

O cabinho mesmo que vem  com o hub, é para conectar apenas no 3º e 4º Pinos do conector de fans da placa-mãe, isso porque os outros 2 primeiros, é alimentação, coisa que o hub pega direto da fonte.

O do link ali é um que pede conexão molex, é bom que assim você não usa a conexão Sata que sobrou.

Postado
18 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Eliabeag2020 Serve normalmente.

O conector CHA_FAN é padrão e funciona tanto fans de 3 ou 4 Pinos.

O ultimo pino é o PWM onde você poderia escolher uma rotação para deixar o fan, como eles só tem 3 pinos, isso será colocado pela própria placa.

O hub ainda irá funcionar do mesmo jeito, é só seguir os indicados na hora de instalar.

O cabinho mesmo que vem  com o hub, é para conectar apenas no 3º e 4º Pinos do conector de fans da placa-mãe, isso porque os outros 2 primeiros, é alimentação, coisa que o hub pega direto da fonte.

O do link ali é um que pede conexão molex, é bom que assim você não usa a conexão Sata que sobrou.

Eu já uso um HD e um ssd, para que outra coisa precisaria da outra sata?

Olha... conectei nos 3 pinos de cima, deixando o último debaixo sem nada. 

Está tudo certo, só ligar Agora? 

Obs; para que serve essa entrada debaixo que eu circulei de verde? É parecida! 

Screenshot_20201218-025757.png

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Eliabeag2020 disse:

Obs; para que serve essa entrada debaixo que eu circulei de verde? É parecida! 

@Eliabeag2020 pelo que eu dei uma pesquisa, essa entrada ai, aio pump, e utilizada para usar watercooler,

sendo mais específico é pra conectar a bomba do watercooler, nessa entrada vai fazer com que o watercooler trabalhe 100 porcento da sua capacidade!

Postado

@Eliabeag2020 Caso você queira adicionar mais HD, vai precisar de mais conexão SATA da fonte.

Não sei se é impressão minha, mas esse cooler aí atrás, você virou ele para jogar ar para dentro, o correto é ele jogar ar para fora.

Os coolers da frente é que joga ar para dentro, tem que ter entrada e saida de ar.

O conector marcado o amigo @Wagner901 explicou melhor que eu.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!