Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,tenho uma maquina de uns 4 anos atrás,mediana nada de mais ( está no meu perfil)  , utilizo pra jogar ,fazer lives e editar videos, vocês acham que vale a pena eu esperar chegarem as memorias ddr5 para fazer upgrade? Vou explicar o porque dessa pergunta,eu ja notei que comparando uma memoria 2100mhz vs uma 3200mhz você ganha em media 10% de fps ,alem do pc em si ficar levemente mais rápido,assim que vi que as memorias ddr5 podem vir com no minimo 4800mhz a 6000mhz ,imagino que vai dar muita diferença para as atuais. Agradeço desde já todas as respostas,obrigado.

Postado

Se a máquina atual estiver atendendo bem e você não tiver pressa… Até vale a espera, mas é bem possível que as DDR5 venham a preços bem salgados inicialmente, considerando tudo o que tem acontecido nos últimos tempos.

E ainda sim depende se de fato tanto a AMD quanto Intel vão trazer mesmo o suporte a DDR5 já no ano que vem, para a Intel isso pode vir com os Alder Lake no final de 2021; já com a AMD se vir deve ser com os Ryzen 6000 também em algum momento de 2021 porém nada confirmado.

• Membro VIP
Postado

@ED3XT primeiramente, DDR5 é uma tecnologia que foi apenas anunciada, não há data para chegar

Quando chegar, como disse a colega@Amanda Gonçalo , será com preços muito salgados (lembro da época do DDR4, um pente de 8Gb era quase 700 reais) e não há como saber se "vale a pena", tecnologia evolui, se o seu PC hoje atende bem, não tem porque se preocupar com uma tecnologia que ainda não chegou, sem falar que o DDR4 ainda irá durar por muito tempo (DDR3 ta ai até hoje)

Obs: frequencia de memória ram tem muito pouco impacto em FPS, esses 10% que você viu não sei daonde veio, mas se puder compartilhar aqui seria util ao fórum

Postado

@OPiantino talvez venha de vídeos como esse:

E nesse caso continua o que você disse, o aumento de FPS só pelo clock da memória RAM não é tão impactante, a menos é claro que venha de algo como 2133-2400 MHz pra 3200 MHz, ai sim tem uma diferença bem grande até porque 2133 MHz e 2400 MHz foram os clocks iniciais da DDR4 no desktop.

E considerando como os Ryzen são sensitivos a memória RAM 3200~3600 MHz é o "ponto perfeito" tanto para os Ryzen 3000 quanto para os Ryzen 5000, acima disso ainda há ganhos de performance porém nem sempre tão expressivos e além disso o clock do Infinity Fabric pode cair se a memória estiver muito além disso, o que acaba prejudicando a performance do sistema.

Agora quanto as DDR5 eu não manteria tanto hype, pelo menos até ver o que a Intel e AMD devem apresentar em 2021, pode acabar que continuem com DDR4 por mais uma geração, até porque o foco inicial das DDR5 são os servers e HPC, some isso ao baixo volume inicial de módulos DDR5 porque a produção terá acabado de começar e com a maioria dos módulos indo para esses dois nichos, o pouco que sobrar para o desktop nem de longe deve valer a pena.

O que tanto para Intel quanto para AMD afetaria e muito as vendas no mercado mainstream, os Xeons e EPYCs podem mudar para DDR5 que essa transição não seria tão problemática, já que os nichos em questão podem custear upgrades desse porte, coisa que o mainstream (desktop) não pode.

Por fim, a popularização das DDR5 se saírem em 2021 só deve vir a acontecer a partir de 2022H2 ou mesmo 2023+, até lá os preços já estariam próximos das DDR4 atuais e eu não ficaria surpresa se a AMD ou Intel dessem uma segurada até lá pra trazer as DDR5 pro mainstream. Digo porque olhando um pouco para trás, a AMD só trouxe uma plataforma DDR3 a partir de 2009 (AM3) enquanto essas memórias já estavam ai desde 2007. Da mesma forma, a Intel trouxe o suporte as DDR4 no mainstream apenas em 2016 (Skylake) enquanto essas já estavam disponíveis desde 2014, o mesmo ano que as DDR4 foram lançadas inclusive, para os (Haswell-E (2014) / Broadwell-E (2015)) Xeon E5 v3 e E7 v3 e Core i7 Extreme (4xxx/5xxx).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!