Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como refazer caixa de som com outras dimensões?


Posts recomendados

Seguinte, eu estou um pouco bastante afastado dessas questões. No passado até fiz um subwoofer que funciona surpreendentemente bem! Mas agora nem meus programas velhos funcionam e nem eu lembro bem como fazer. É preciso alguns dados dos alto-falantes que eu não tenho (os tais VAS, FS, QTS, QES).

 

Para piorar, as madeiras do móvel foram cortadas erradas, não tem volta. A ideia era embutir os alto-falantes no rack que é de compensado naval de ótima qualidade. Mas por razões que não vem ao caso, as dimensões de altura largura não correspondem às caixas de som que vou reaproveitar - o fundo, é claro, eu consigo definir.

 

As caixas de som são Sony SS-CGPX6 com um alto-falante de 12cm e um tweeter de 4cm (sei lá porque em cm), e um duto saindo por trás. A qualidade do som é impressionante, mas a madeira já era, inchou com umidade. Então desmontei e fiquei com os falantes para remontar com madeira nova.

 

No rack, não posso mexer em largura e altura, apenas na profundidade trazendo o fundo para frente para reduzir o volume. As diferenças são pequenas, as caixas tinham internamente 13,5cm x 23,5cm e no rack eu terei 18,2cm x 24,0cm. Então vem as questões objetivamente:

 

Se eu pegar o volume da caixa antiga, posso posicionar o fundo no buraco do rack de forma a conseguir o mesmo volume e vai dar o mesmo resultado?

O duto deve ser para trás ou posso virar para frente?

Sei que devo evitar medidas iguais ou múltipla, a profundidade nesse caso ficaria em 12cm, é um problema?

Ainda na questão anterior, posso colocar paredes internas e diminuir a largura, inclinar um pouco para fazer um bass-reflex... muita viagem ou a solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olha só... 

 

 

Tem como fazer o processo que você quer.... , Mas em minha concepção a primeira dica é que, como seu som ficará frontalmente a você, a sugestão é que seu duto de ar também seja frontal.

 

Alguns pontos devem ser observados... 

 

Madeiramento - Se o seu Rack não for de Compensando Naval ( e nós sabemos que quase nenhum é), precisará de uma preparação no mesmo caso você deseje instalar as caixas de som nele. Há muitos tipos de madeiramento, se o seu Rack for de MDF embora dê uma melhor fixação, talvez a preparação não fique boa... O compensando simples embora seja bom para caixas,acaba sendo bom. Se o seu rack não é de madeiramento MDP (quase nenhum é), Compensando, Compensado Naval, MDF (embora não seja muito bom para acabamento nas caixas de som), madeiramento industrial então deve-se avaliar as modificações a serem realizadas em seu Rack. 

 

Se o rack for de madeiramento aglomerado sugiro montar as caixas a parte, você terá dor de cabeça com esse material. 

 

Se os falantes costumam ter grave, alguns parâmetros devem ser observados. Seu Rack não veio estruturalmente pronto para isso, então a vibração pode vir a danificar outras artes do seu Rack, caso ele tenha gavetas ou portas/compartimentos onde costumamos guardar coisas. Caso use algo em cima do mesmo como uma TV, sugiro utilizá-la no suporte a parede. A vibração ocasionada pelo som nesse móvel pode lhe trazer dores de cabeça depois, caso a TV fique diretamente nele, pois a madeira vai conduzir a vibração até seu equipamento de vídeo e ele não é feito para trabalhar assim. 

 

Após essas observações vamos a questões:

 

Citação

Se eu pegar o volume da caixa antiga, posso posicionar o fundo no buraco do rack de forma a conseguir o mesmo volume e vai dar o mesmo resultado?

 

Não vai dar o mesmo resultado. Isso porque não basta o madeiramento do seu Rack, a divisão da caixa por dentro de forma a garantir o fluxo de ar gerado pelo alto-falante também influência na qualidade do áudio depois de pronto. 

 

Os falantes ali a serem encaixados,tiveram uma caixa que foi desenvolvida especificamente para atender melhor os falantes, com aquela litragem e material e divisões internas. Você está fazendo uma adaptação em um Móvel que claro não foi feito também para isso, então não espere o mesmo tipo de som. 

 

Isso quer dizer que vai ficar ruim? Não, até que não, desde que seja bem feito, mas não espere o mesmo resultado...  Mas isso é muito de opinião, as vezes o resultado obtido pode lhe agradar a ouvidos nus.  Isso é uma opinião muito pessoal e você só terá ela depois que realizar as instalações adequadas e testar. 

 

Citação

O duto deve ser para trás ou posso virar para frente?

 

Quanto ao duto de ar, caso ele fique voltado para trás, trará uma maior vibração ao seu Rack, caso ele tenha rodanas, sabe que durante o funcionamento do som ele pode-se deslocar do local onde se encontra né, o melhor é que o mesmo seja de pés fixos.  O duo para trás ou para a frente, necessita de um espaçamento para que o ar possa sair... Se for para trás seu rack não deve ficar muito escorado na parede, isso certamente cortaria o fluxo de ar do duto, consecutivamente forçando seus falantes aquecerem mais durante o funcionamento e claro abafando o som., 

 

Caso o duto seja frontal, só certificar-se de que nada atrapalhe o ar que sia daquele duto, para ter uma qualidade de áudio melhor. 

 

Citação

Sei que devo evitar medidas iguais ou múltipla, a profundidade nesse caso ficaria em 12cm, é um problema?

 

Bom, como mencionando o rack não foi feito para isso, o que está sendo feito é uma adaptação, se o madeiramento do Rack não for bom e se mesmo com esse madeiramento não tiver uma preparação com Resinas, Adesivo para Laminação, Cola EVA, tudo pode ser um problema até mesmo a instalação do duto. 

 

Lembre-se que o ar deve sair apenas pelo duto, as frestas do seu Rack (quinas, junções das colunas onde será instalado os falantes), tudo isso deve ser vedado com esse tipo de material mencionando acima para uma preparação correta do móvel para os seus falantes. 

 

Citação

Ainda na questão anterior, posso colocar paredes internas e diminuir a largura, inclinar um pouco para fazer um bass-reflex... muita viagem ou a solução?

 

 

Até pode, mas vai outra pergunta, você conhece de Madeiramento?  Você sabre sobre preparação estrutural da madeira para isso? Você sabe que tipo de madeira seu rack é feito e o espaço no móvel onde você deseja realizar essa modificação vai suportar a mesma após a modificação ser feita???

 

Se não tem as respostas para essas perguntas, ou está achando muito trabalhoso... A sugestão é que mande fazer caixas de som externas para o uso desses falantes, se quer que ele fique parecido com o material do seu rack, só solicitar ao marceneiro que vá fazer as caixas aplicar uma película que combine com o seu rack e colocar as caixas do lado dele... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke Obrigado pelas informações. A madeira é compensado naval virola de qualidade, compro pessoalmente numa loja especializada. Já fiz móveis com ela, o único porém é que sendo madeira sólida, a serra copa às vezes se arrebenta... Então tenho a madeira e o conhecimento básico de marcenaria. Minhas dúvidas são quando aos aspectos técnicos do desenho interno da caixa de som.

 

Não tinha pensado na questão da vibração, vou ter que pensar nisso na ora de fixar a TV e também, toca-discos e até o PS3. Talvez eu faça uma caixa interna com algum isolante, mas aí terei que trocar altura por profundidade considerando apenas o volume da caixa antiga como parâmetro.

 

A propósito - Feliz Natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então se você tem o conhecimento amigo, vai ser trabalhoso mais vai ficar bom estruturalmente. Acho que sendo assim você poderá fazer e trabalhar tranquilamente...  

 

No que quesito vibração acredito que você terá que usar um case externo para seu toca-discos ficar ali, explico... O braço de leitura do toca-discos, se não for o digital (sem braço), é muito sensível. A vibração pode acabar empinando a agulha do toca-discos danificando a mesma e também danificando com ranhura o seu disco. O ideal seria um case acolchoado(espuma coberta por algum tecido) por dentro para o toca-discos (lembrando que ele precisa de um espaço para respirar).  Sugiro no case mesmo pequeno pezinhos de borracha macios e fixos na parte inferior (isso evitaria o deslocamento do mesmo se o grave no rack gerar muita vibração).

 

No PS3, sugiro mais cuidado, são equipamentos sensíveis que você utiliza ali, então vibrações de qualquer tipo não são aconselháveis. 

 

Fora isso voltando ao Bass Reflex, você precisará de um espaço para fazer a divisória por dentro, lembrando que uma ficará só a divisória e a outra terá a divisória que deverá caber o alto-falante, será que seu rack é grande o suficiente para essa divisão?

 

Lembre-se dos furos para os fios de alimentação dos falantes nesse rack. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Dj Rayke Mudei um pouco o projeto em função da verba escassa. Fiz o cálculo do volume que a caixa antiga tinha, vou reaproveitar os dutos e fazer umas bass reflex com duto virado para frente. Já tenho quase toda a madeira, mês que vem vem o resto - tudo compensado naval virola. Segue o projeto do rack:

IMG_7377.thumb.JPG.64cafa7fd52cbfb6b2560415eee02372.JPG

 

Os buracos só marca onde vão as caixas. O esquema é o seguinte:

IMG_7378.thumb.JPG.0752df580788f59fa3223a08328adc4d.JPG

 

É uma caixa embutida no rack com 5mm de folga que será preenchido com fita anti-vibração que já encomendei. Os buracos são to tweeter, do mid-range e do duto. Com isso, pretendo isolar a vibração mais forte, potencialmente prejudicial como vocês citaram. Só saberei depois de pronto! Veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Seu projeto está muito bom...  Eu gosto do compensado naval virola, é um material bom de modelar e o selamento  das caixas fixam bem, não esqueça os furos pequenos para passar os fios de alimentação da mesma.

 

Como você está construindo, se houver condições também como sugestão faça um duto (modelo coluna) que fosse de 10x10 cm acompanhando toda a coluna mais alta do Rack, tipo uma quina com com esse espaçamento, assim teria todos os fios ficariam embutidos...  Claro que o material desse duto não te a necessidade de ser esse compensado, um material mais fino e que seja tenha uma parte da frente de encaixe fácil de remover e a lateral fixa. Você teria todos os fios de qualquer equipamento embutido ali e nada as olhos nus, deixará um aspecto visual muito melhor no seu projeto, caso tenha interesse é claro. 

 

Essas caixas serão ligadas a um Receiver ou continuaram ligadas no Som??? Se for no Som você se lembrou de deixar um espaço que se adeque ao cabeçote do som tipo, nas colunas laterais seria ideal ou  você pretende utilizar um Receiver e ligar essas caixas nele???

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 22/01/2021 às 09:09, Dj Rayke disse:

Seu projeto está muito bom...  Eu gosto do compensado naval virola, é um material bom de modelar e o selamento  das caixas fixam bem, não esqueça os furos pequenos para passar os fios de alimentação da mesma.

 

Como você está construindo, se houver condições também como sugestão faça um duto (modelo coluna) que fosse de 10x10 cm acompanhando toda a coluna mais alta do Rack, tipo uma quina com com esse espaçamento, assim teria todos os fios ficariam embutidos...  Claro que o material desse duto não te a necessidade de ser esse compensado, um material mais fino e que seja tenha uma parte da frente de encaixe fácil de remover e a lateral fixa. Você teria todos os fios de qualquer equipamento embutido ali e nada as olhos nus, deixará um aspecto visual muito melhor no seu projeto, caso tenha interesse é claro. 

 

Essas caixas serão ligadas a um Receiver ou continuaram ligadas no Som??? Se for no Som você se lembrou de deixar um espaço que se adeque ao cabeçote do som tipo, nas colunas laterais seria ideal ou  você pretende utilizar um Receiver e ligar essas caixas nele???

Pois hoje concluí as caixas! Tive que fazer umas modificações e mudar o cronograma, primeiro fiz as caixas e estou já envernizando o madeirame para o móvel em si. Também não pude seguir meu projeto de caixa acústica original, na hora do "vamos ver" aparecem os problemas e limitações! Então fiz uma réplica aproximada do projeto original. Seguem as fotos, diria que o iPhone junto com um receiver transistorizado e sem nenhuma placa de circuito é no mínimo curioso!

 

IMG_7446.JPG.325b83c173deadadd240b44c8f0c3694.JPG

IMG_7444.JPG.384b76308d091f9ced43dc7caa88dd2e.JPG

IMG_7449.JPG.432e064e1c29afb29687da00d2b6e8a9.JPG

78930945_Conjintocompleto.jpeg.e141d359ede15909566df0fd2b5144ca.jpeg

 

Um dos problemas é que os falantes entram pela frente da madeira, ao contrário do que estou acostumado. Os cortes precisaram ser bem mais precisos e tive que usar silicone para garantir um bom isolamento. A estética não é importante porque essas caixas serão embutidas assim mesmo. Fiz um teste com meu iPhone e o receiver (aí respondendo a pergunta) Gradiente que vou usar. Ficou massa!!! O móvel terá um pequeno duto para trás porque não vou mais colocar a divisória. Vamos ver que efeito dá...

 

Também merece uma menção a madeira que responde muito bem. Mesmo puxando os falantes, a lateral não vibra nada, e o baixo vem com tudo. Só que não é um material fácil de trabalhar. Mesmo cuidando, não ficam perfeitos os encaixes, alguns necessitaram silicone ao invés de só a cola. As camadas do compensado dificultam uma furação precisa. Enfim, eu ainda estou aprendendo a usar esse material - o MDF nesse quesito é mais fácil de trabalhar.

 

Acho que semana que vem montarei o móvel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou te dar uma ideia pra suas caixas da forma que está, ok... Envelope as caixas... Adquira papel de parede mesmo cor de madeira e simplesmente envelope elas antes de embutir no seu Rack, vai ficar com uma estética boa, cobrir as junções e evitar que os silicones e colas passadas nas quinas se solte com o tempo...

 

O envelopamento delas vai te garantir uma caixa sem ficar visível as quinas e junções, reforçará o selamento das caixas e não custará caro pra você, acho que uns três metros você consegue envelopar as duas caixas hein...  

 

É só uma sugestão, mas se você gostou do som, isso é o que vale. Detalhe, se optar pelo envelopamento tem que ser agora da forma que elas estão, tipo, sem passar verniz ou qualquer tipo de pintura nas caixas pois com a madeira da forma que está a cola vai fixar melhor entre a madeira e o material do envelopamento. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom, apesar de um atraso em função de uma pedra no rim que me levou a um hospital superlotado, consegui concluir o projeto! Faltam alguns detalhes no rack, uns ajustes nas gavetas e um suporte para a TV, mas o som já está lá bombando!

 

Apenas um parênteses: que surreal essa pandemia! Eu estava com muita dor, mas não queria ir pro hospital. Mas tinha que devolver um carro na locadora e lá me senti muito muito mal, já era ansiedade e uma lombalgia, tudo junto misturado! Não voltei pra casa, chamei um Uber. A moça se assustou e queria chamar uma ambulância, eu disse - que ambulância, moça? Toca pra urgência! Vou dizer que conseguiram me atender bem mesmo com 100% de lotação, claro que fui para outra ala. Os caras ficam correndo da nossa ala para os Covid e de volta... são uns heróis anônimos desse país.

 

Mas voltando ao som, segue as fotos das caixas montadas e depois embutidas no móvel:

IMG_7460.JPG.b5f53e9b05c90ba3945b460cd7e87c6d.JPG

IMG_7461.JPG.260020936ff70627cb93a33935c0f07f.JPG

IMG_7524.JPG.7481a938ba7cc73fa3ea18a637a6e98c.JPG

IMG_7525.JPG.63435af3fc108a278d9cdf66616636a6.JPG

 

Nos testes de som, as caixas parecem ter tirado um pouco da potência das caixas mas ganho em "ambiente". Não tem tanto volume, tanto "ataque" na batida, mas tem um efeito "envolvente" muito interessante na sala com bom equilíbrio de graves e agudos, muito bom para assistir um filme, que era o objetivo! Fiquei bastante satisfeito! Até porque ainda tenho um projeto de subwoofer pra complementar quando eu quiser incomodar a vizinhança!

 

Importante: passou no teste de vibração. A vibração no móvel é minima, as fitas de isolamento funcionam mesmo, acho que também em função do compensado ser bastante rígido e conter bem os som.

 

Então é isso, obrigado por participarem do meu projeto! Depois posto uma foto do rack 100% pronto. Agora vou beber mais um copo d'água...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Melhoras na saúde aí @Gustavo Pinent

 

Então, o que acontece... Essas caixas ficaram pra som ambiente, ok... É normal que perca um pouco de Grave nela... Pois a caixa de grave você deverá fazer uma modificação internamente na caixa para obter o Grave.. entendeu...

 

No momento, pra você ganhar um pouco mais de grave... 

 

Deixe a equalização o seguinte... 

 

Grave - 70%

Médios - Flat (isso quer dizer 50%)

Agudos - 70%

 

Caso seu equalizador permita isso, quando for fazer um sub avise aí caso necessite de ajuda...ok... 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!