Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Contratei uma internet de 300mb que, testando pelo celular, está funcionando perfeitamente pela rede de Wi-Fi 5GHz, conseguindo chegar até 400mb de download, porém, na rede 2.4GHz (pelo celular via Wi-Fi) e no computador através de cabeamento alcança no máximo 100mb (uns 95mb pra ser mais exato).

• Minha placa-mãe é uma Gigabyte B360M Gaming HD (possui suporte Gigabit 10/100/1000).
  • O modem/roteador é um Huawei Eco Life HS8546V, também com capacidade Gigabit.
  • O cabo de rede que estou usando para ligar do modem no PC aparentemente é um CAT 5e (nas escritas no cabo em sí está 5e, na etiqueta da ANATEL que contém nele diz "CAT5 - Cabo de Manobra").
  • Nas configurações da rede do computador já alterei o valor da "Velocidade & Duplex" de -> "auto-negociação" para -> "1.0 Gbps Full Duplex", porém não obtive nenhum resultado.
Postado
2 minutos atrás, Ricardov disse:

Inverta as pontas do cabo e se possível teste com outro cabo.

Inverti as pontas e testei com um outro cabo CAT5 que tenho aqui e obtive o mesmo resultado.

Postado

então tem que testar a placa em outro roteador. Talvez não seja Gigabit, veja no gerenciador de dispositivos o nome que aparece para o adaptador, se não tem um FE (fast ethernet).

Postado
32 minutos atrás, Ricardov disse:

então tem que testar a placa em outro roteador. Talvez não seja Gigabit, veja no gerenciador de dispositivos o nome que aparece para o adaptador, se não tem um FE (fast ethernet).

Esses são os adaptadores de rede. Quanto a placa acredito que seja Gigabit sim, essa é a especificação de LAN dela: Realtek® GbE LAN chip (10/100/1000 Mbit).

image.png.8298e2bc40b4e1bcb61350bca67d739e.png

Postado

Olá @Pedro Frazão!

O cabo CAT5e consegue atingir taxas de transferência de até 100 Mbps (Fast Ethernet) pelas especificações técnicas. Mas, se colocado em distâncias bem curtas, o cabo consegue transmitir dados em até 1000 Mbps (Gigabit Ethernet). Vale testar em distâncias bem curtas, mas o recomendado para a sua conexão e para conexões que ultrapassem os 100 Mbps é usar um cabo CAT6 ou superior para que a velocidade contratada realmente chegue "ao destino".

Sobre a conexão Wi-Fi, a rede 2.4GHz, em teoria, deve chegar a 300 Mbps de velocidade. Porém, na prática, isso muda, depende muito do ambiente onde está os dispositivos, a interferência que tem no local, a distância, enfim, são vários fatores que podem comprometer a velocidade. Para que a velocidade ultrapasse os 300 Mbps de teoria, só usando a rede Wi-Fi 5.8GHz que é mais robusta e mais veloz.

Postado
Em 25/12/2020 às 01:16, Rafael de Andrade disse:

Olá @Pedro Frazão!

O cabo CAT5e consegue atingir taxas de transferência de até 100 Mbps (Fast Ethernet) pelas especificações técnicas. Mas, se colocado em distâncias bem curtas, o cabo consegue transmitir dados em até 1000 Mbps (Gigabit Ethernet). Vale testar em distâncias bem curtas, mas o recomendado para a sua conexão e para conexões que ultrapassem os 100 Mbps é usar um cabo CAT6 ou superior para que a velocidade contratada realmente chegue "ao destino".

Sobre a conexão Wi-Fi, a rede 2.4GHz, em teoria, deve chegar a 300 Mbps de velocidade. Porém, na prática, isso muda, depende muito do ambiente onde está os dispositivos, a interferência que tem no local, a distância, enfim, são vários fatores que podem comprometer a velocidade. Para que a velocidade ultrapasse os 300 Mbps de teoria, só usando a rede Wi-Fi 5.8GHz que é mais robusta e mais veloz.

Olá amigo, coloquei um cabo CAT6 e, por garantia, formatei o computador, porém continuo sem receber os 300 Mbps. Quanto a rede 2,4GHz ela não atinge os 300 Mbps nem com o celular ao lato do modem/router, mas minha necessidade dos 300 Mbps era mesmo para o computador.

4 horas atrás, ratuhoerlle disse:

@Pedro Frazão fiz um passo a passo aqui para ajudar a todos. Na Terceira imagem verifica se esta aparecendo 100,00 Mbs 

Na sétima imagem normalmente esta em automático só alterar para 1.0 Gbps que vai funcionar

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

Olá amigo. Esse foi o primeiro passo que realizei ao notar que não estava recebendo os 300 Mbps, porém, mesmo fazendo essa mudança, não obtive resultados, a Velocidade continua em 100 Mbps.

Postado
1 hora atrás, ratuhoerlle disse:

@Pedro Frazão o modem está na porta giga? Tive essa informação do meu provedor quando estava com o mesmo problema. Porta LAN 1 normalmente é giga

Então, eu quase não achei informações sobre esse modem na internet, mas acredito que tá na porta giga sim, já testei na porta 4 e atualmente está na porta 1.

10 horas atrás, Math.Pi disse:

Veja no modem como está a configuração da LAN.

Não consigo acessar as configurações do modem, acredito que a empresa tenha alterado do Login e Senha. Assim que possível ligo para eles e tento conseguir essa informação.

• Curtir 1
Postado

@Math.Pi A fornecedora não pode fornecer o acesso por "questões de segurança", mas me garantiu que todas as portas são Gigabit. Já atualizei pra um cabo CAT6 e os técnicos não souberam resolver meu problema, disseram que minha placa-mãe não deve ser Gigabit, mesmo mostrando as configurações para eles.

• 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...