Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo molhou do nada


Bruxo086
Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Eu tenho uma GTX 1650 da gigabyte.

Esses dias fui abrir meu gabinete para ver se ele estava precisando de limpeza e percebi que tinha um liquido estranho em volta do fan da placa de vídeo e no próprio fan, eu nunca tinha visto alguma coisa desse tipo e fiquei desesperado, fiz uma pesquisa na internet e não achei nenhuma resolução ou diagnostico que me explicasse o que estava acontecendo, passei o dedo onde parecia estar úmido e o liquido não espalhou para a parte seca. Alguém sabe se isso é normal, o que é, qual é a possível causa, se é um problema grave e como resolver?

Captura de tela 2020-12-23 195256.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bruxo086 disse:

Eu tenho uma GTX 1650 da gigabyte.

Esses dias fui abrir meu gabinete para ver se ele estava precisando de limpeza e percebi que tinha um liquido estranho em volta do fan da placa de vídeo e no próprio fan, eu nunca tinha visto alguma coisa desse tipo e fiquei desesperado, fiz uma pesquisa na internet e não achei nenhuma resolução ou diagnostico que me explicasse o que estava acontecendo, passei o dedo onde parecia estar úmido e o liquido não espalhou para a parte seca. Alguém sabe se isso é normal, o que é, qual é a possível causa, se é um problema grave e como resolver?

Captura de tela 2020-12-23 195256.png

Cara isso é inusitado mas não impossível, computadores são máquinas quentes,inclusive placas de vídeo e CPU, eu tenho uma hipótese, caso você more em uma região úmida, isso pode ter sido ocasionado por precepitação, onde essa umidade estava em vapor e ao encontar algo frio (como o gabinete e o cooler) pode ter se transformado em água, mas o melhor mesmo é você manter ele aberto e ficar de olho

 

Lembrando que é APENAS UMA TEORIA

 

e de curiosidade, você teria alguma coisa como um Water cooler ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Guikof disse:

Cara isso é inusitado mas não impossível, computadores são máquinas quentes,inclusive placas de vídeo e CPU, eu tenho uma hipótese, caso você more em uma região úmida, isso pode ter sido ocasionado por precepitação, onde essa umidade estava em vapor e ao encontar algo frio (como o gabinete e o cooler) pode ter se transformado em água, mas o melhor mesmo é você manter ele aberto e ficar de olho

 

Lembrando que é APENAS UMA TEORIA

É impossível sim se você não estiver usando resfriamento ativo, precipitação só vai rolar se o PC estiver mais frio que o ambiente, o que é justamente o contrário, ele está sempre na mesma temperatura ou mais quente.

 

17 minutos atrás, Bruxo086 disse:

Alguém sabe se isso é normal, o que é, qual é a possível causa, se é um problema grave e como resolver?

"Normal" certamente que não é... se tiver um watercooler, vazamento seria a primeira suspeita. Caso contrário, algum líquido ter entrado (sei lá... o gato mijou em alguma abertura) seria o próximo.

 

Talvez algum capacitor ou quem sabe o lubrificante dos fans tenha ido explodido e vazado, mas pelo tanto que tem, acho difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

É impossível sim se você não estiver usando resfriamento ativo, precipitação só vai rolar se o PC estiver mais frio que o ambiente, o que é justamente o contrário, ele está sempre na mesma temperatura ou mais quente.

 

"Normal" certamente que não é... se tiver um watercooler, vazamento seria a primeira suspeita. Caso contrário, algum líquido ter entrado (sei lá... o gato mijou em alguma abertura) seria o próximo.

 

Talvez algum capacitor ou quem sabe o lubrificante dos fans tenha ido explodido e vazado, mas pelo tanto que tem, acho difícil.

Cara citei a teoria por já ter visto algo parecido, meu primo tinha um computador com uma case feita de ferro que ele mesmo tinha feito, como ele mora em Jundiaí, as madrugadas são frias e a case chegava a pegar por volta de 10/8°C (desligada), então as vezes era possível ver água nela pela manhã

1 minuto atrás, Bruxo086 disse:

@Guikof  Eu acho bem difícil de ser agua, pois eu tenho um desumidificador dentro do gabinete. Não eu não tenho um water cooler

Poderia nos enviar uma foto do Desumidificador ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Imakuni disse:

É impossível sim se você não estiver usando resfriamento ativo, precipitação só vai rolar se o PC estiver mais frio que o ambiente, o que é justamente o contrário, ele está sempre na mesma temperatura ou mais quente.

 

"Normal" certamente que não é... se tiver um watercooler, vazamento seria a primeira suspeita. Caso contrário, algum líquido ter entrado (sei lá... o gato mijou em alguma abertura) seria o próximo.

 

Talvez algum capacitor ou quem sabe o lubrificante dos fans tenha ido para o espaço, mas pelo tanto que tem, acho difícil.

Eu não uso water cooler. Não veio de fora(meu gato não mijou dentro dele), meu gabinete só tem duas entradas de ar: uma na lateral e uma atrás, se tivesse caído alguma coisa dentro dele teria molhado a parte de trás da placa. Tem alguma ideia de como eu identifico se o problema é algum capacitor ou o lubrificante do cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guikof

8 minutos atrás, Guikof disse:

Cara citei a teoria por já ter visto algo parecido, meu primo tinha um computador com uma case feita de ferro que ele mesmo tinha feito, como ele mora em Jundiaí, as madrugadas são frias e a case chegava a pegar por volta de 10/8°C (desligada), então as vezes era possível ver água nela pela manhã

Poderia nos enviar uma foto do Desumidificador ?

 

Claro, é esse aqui

WhatsApp Image 2020-12-23 at 22.14.08.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Isso aí provavelmente é uma espécie de graxa/silicone que pode soltar dos thermal pads quando esquentam bastante. Tenta passar o dedo e ver se tem aspecto oleoso.

@Shaman93

 

Tem um aspecto oleoso. Mas soltar assim do nada? O máximo que a minha placa já chegou foi 80ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bruxo086 disse:

@Shaman93

 

Tem um aspecto oleoso. Mas soltar assim do nada? O máximo que a minha placa já chegou foi 80ºC

Então cara, possuo uma 1050 TI e sei bem disso, a minha placa chega em um dia normal a no Max 75° e puxando ainda (Gabinete com Fans ajudar), mas as vezes em dias quentes ela chega a 90°, pode ter rolado algo assim com você

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruxo086 disse:

Eu tenho uma GTX 1650 da gigabyte.

Esses dias fui abrir meu gabinete para ver se ele estava precisando de limpeza e percebi que tinha um liquido estranho em volta do fan da placa de vídeo e no próprio fan, eu nunca tinha visto alguma coisa desse tipo e fiquei desesperado, fiz uma pesquisa na internet e não achei nenhuma resolução ou diagnostico que me explicasse o que estava acontecendo, passei o dedo onde parecia estar úmido e o liquido não espalhou para a parte seca. Alguém sabe se isso é normal, o que é, qual é a possível causa, se é um problema grave e como resolver?

Captura de tela 2020-12-23 195256.png

Mais informações: o liquido não pinga no fundo do gabinete, eu não abri a placa para ver por dentro(tenho medo de perder a garantia), a placa tem 2 meses de uso e uso a fonte da cougar VTC 500

 

28 minutos atrás, Guikof disse:

Então cara, possuo uma 1050 TI e sei bem disso, a minha placa chega em um dia normal a no Max 75° e puxando ainda (Gabinete com Fans ajudar), mas as vezes em dias quentes ela chega a 90°, pode ter rolado algo assim com você

 

Sim, tem esquentado muito aqui na minha cidade nessas ultimas semanas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Bruxo086 disse:

@Shaman93

 

Tem um aspecto oleoso. Mas soltar assim do nada? O máximo que a minha placa já chegou foi 80ºC

Então é dos pads mesmo, completamente inofensivo. As vezes também solta na parte de trás da placa-mãe, no VRM. Se estiver incomodado, pode limpar com álcool isopropílico, mas não é necessário.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!