Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Preciso da ajuda de vocês.

Estou com uma configuração que está pedindo uma nova fonte.

Vamos lá:

i7 8700k com overclock para 4.9GHz à 1.35v.

Watercooler custom da EK, radiador de 360mm com bomba Laing D5.

Placa-mãe Gigabyte Z370 AORUS Gaming 7

32gb RAM DDR4 3200Mhz Corsair

VGA RTX 3080 ZOTAC TRINITY O.C.

2X SSD SATA

2X SSD NVME PCI-E

1X SSHD 10K RPM

7X FANS 120mm

1x fan 200mm

----------------

E isso tudo estava rodando em uma fonte Cooler Master V1000 80+ Gold, de 1000w.

A fonte foi comprada em 2013 e nunca tive problemas.

Recentemente, ao trocar a VGA e comprar a nova RTX 3080, após cerca de 30 minutos de jogar algum jogo que leve a placa de vídeo à trabalhar em 90% ou mais, o PC desliga sozinho e reinicia após alguns segundos.

Noto que a fonte está muito quente nestes momentos.

Não consigo ouvir o cooler da fonte trabalhando.

O suporte de RMA da Cooler Master Brasil mandou eu ir pra *****, porque eu comprei a fonte na Amazon dos EUA.

E agora? Pelos sintomas, é sinal de que a fonte não aguenta mais?

Assim, ao calcular a minha demanda energética, vejo que uma fonte de 850w seria uma boa pra mim, pensando num futuro upgrade e em uma garantia de 10 anos.

Nas minhas buscas, e de acordo com meu interesse estético, encontrei 2 fontes equivalentes em recursos e preço. Senão, vejamos:

Fonte Cooler Master V Gold V2 White Edition, 850W, 80 Plus Gold, Modular, Branco - MPY-850V-AGBAG-WO

Link da Loja

e

Fonte Corsair RMX White Series, 850W, 80 Plus Gold, Modular, Branca - CP-9020188-WW

Link da Loja

Ambas são brancas, 850w, 70a na linha de 12v, possuem 10 anos de garantia e são 80+ Gold.

As diferenças são:

A marca;

A Cooler Master é apenas 100 reais mais cara;

A fonte da CM possuí cabos PCI-e mais fortes - 16 AWG.

Diante disso, o que me sugerem?

Os sintomas do meu PC se enquadram nessa minha necessidade?

Que fonte pegar? Eu prefiro a marca Corsair, mas a fonte especificada não possuí os ditos cabos mais grossos.

O RMA de ambas as marcas são confiáveis no Brasil, para uma compra feita no Brasil?

Agradeço a atenção de todos.

Postado

@SpyCop provavelmente é a fonte sim se isto ocorre exclusivamente quando você executa algum jogo que demanda 90% ou mais de uso da gpu. você atualizou o bios da placa-mãe e descartou problemas de drivers e windows?

Postado
2 horas atrás, SpyCop disse:

Olá, pessoal. Preciso da ajuda de vocês.

Estou com uma configuração que está pedindo uma nova fonte.

Vamos lá:

i7 8700k com overclock para 4.9GHz à 1.35v.

Watercooler custom da EK, radiador de 360mm com bomba Laing D5.

Placa-mãe Gigabyte Z370 AORUS Gaming 7

32gb RAM DDR4 3200Mhz Corsair

VGA RTX 3080 ZOTAC TRINITY O.C.

2X SSD SATA

2X SSD NVME PCI-E

1X SSHD 10K RPM

7X FANS 120mm

1x fan 200mm

8700K com OC, puxa seus 100 ~ 130 Watts, dependendo do que estiver fazendo

image.thumb.png.aa4051350575fff432e6fc673e31128d.png

Fonte - https://youtu.be/oCSkyNHXIAE

A Zotac Trinity puxa seus 320 Watts, de média, em jogos..

https://www.techpowerup.com/review/zotac-geforce-rtx-3080-trinity/29.html

Em TEORIA, 1000 Watts dá e sobra BEM pra esse PC.. Aí, duas coisas: ou a idade dela tá começando a pegar e em carga ela tá arriando ou..

2 horas atrás, SpyCop disse:

Noto que a fonte está muito quente nestes momentos.

Não consigo ouvir o cooler da fonte trabalhando.

..ela tá desarmando por superaquecimento dela, pois a fan não tá funcionando..

Postado
19 horas atrás, gdds_01 disse:

Eu recomendo a XPG Core Reactor 750W. Fonte de altíssima qualidade, 10 anos de garantia e custa quase metade do preço dessas fontes.

Cara, valeu pela sugestão.

Você não acha que eu deveria pegar um pouco mais de potência pra um futuro upgrade? Prum Ryzen 9 ou o que de melhor surgir pra daqui uns 3 anos? O RMA deles é bom? você conhece?

18 horas atrás, Caio Ferreira disse:

@SpyCop provavelmente é a fonte sim se isto ocorre exclusivamente quando você executa algum jogo que demanda 90% ou mais de uso da gpu. você atualizou o bios da placa-mãe e descartou problemas de drivers e windows?

Sim, está tudo atualizado, inclusive BIOS.

17 horas atrás, RS Faria disse:

8700K com OC, puxa seus 100 ~ 130 Watts, dependendo do que estiver fazendo

image.thumb.png.aa4051350575fff432e6fc673e31128d.png

Fonte - https://youtu.be/oCSkyNHXIAE

A Zotac Trinity puxa seus 320 Watts, de média, em jogos..

https://www.techpowerup.com/review/zotac-geforce-rtx-3080-trinity/29.html

Em TEORIA, 1000 Watts dá e sobra BEM pra esse PC.. Aí, duas coisas: ou a idade dela tá começando a pegar e em carga ela tá arriando ou..

..ela tá desarmando por superaquecimento dela, pois a fan não tá funcionando..

Obrigado pelas dicas, amigo.

Realmente, tudo indica ser sintoma de fonte superaquecendo.

Pra se ter uma ideia, tenho outro PC Gamer com fonte de 850w e, enquanto ele é usado pra jogo, a fonte joga muito ar quente pra fora.

E, no caso deste PC do tópico, quando está quente e eu estou jogando, não consigo sentir ar quente saindo. Sinto que a carcaça metálica dela está bem quente ao ponto que desarma.

E ela é gigante, tem um cooler grande.... não sinto ele soprando nada.

Não consigo ver o cooler em funcionamento, por conta da posição dela no gabinete e, em testes abertos não daria pra ver, pois ela desliga a fan em baixas temps.

Postado
29 minutos atrás, SpyCop disse:

Cara, valeu pela sugestão.

Você não acha que eu deveria pegar um pouco mais de potência pra um futuro upgrade? Prum Ryzen 9 ou o que de melhor surgir pra daqui uns 3 anos? O RMA deles é bom? você conhece?

o fator de potência não será limitante tendo em vista que os componentes tendem a ficar mais eficientes ao longo dos anos, e não o contrário. com uma fonte de 750W excelente igual essa da XPG, você já terá muita margem de sobra pra futuros upgrades. não conheço o RMA de nenhuma das marcas pra falar a verdade, mas o fato de darem 10 anos de garantia me passa uma segurança imensa sobre a qualidade do que está sendo vendido, assim como fontes top da Seasonic - inclusive não me surpreenderia se esta fonte fosse fruto de algum projeto da Seasonic que a XPG pagou pra lançar no mercado com a marca...

Postado
11 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

inclusive não me surpreenderia se esta fonte fosse fruto de algum projeto da Seasonic que a XPG pagou pra lançar no mercado com a marca...

A OEM da XPG Core Reactor é a CWT.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...