Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, sou meio leigo no meio mas se liguem, sempre usei meu pc no estabilizador, aprendi assim, ai tava vendo na internet, que o estabilizador mais atrapalha do que ajuda, comprei um pc novo que vai chegar, eu posso conectar ele direto na tomada tranquilo (sem o estabilizador)?, moro em Goiânia-GO , não sei se altera a tensão de acordo com o estado, mas é isso, também queria saber se tenho que fazer alguma coisa com a fonte antes de montar o pc, vi uns videos que a galera faz um  tal de "antiestatico" eu acho q é esse o nome, tentei pesquisar no google e não achei nada, então pode ta errado o nome kk, valeu

Postado

@Gabriel Zalaf Não use estabilizador. Plugue a fonte diretamente na tomada, sem adaptadores ou Ts, de preferência use a tomada padrão brasileiro novo (se não tiver é só comprar e instalar). Se quiser proteção adicional compre um filtro de linha clamper (o resto não protege) de 5 ou 8 tomadas. Descarregar a eletricidade estática é indicado para manuseio de componentes, o gabinete em si não tem problema manusear sem fazer isso antes.

O que você tem realmente que se preocupar é se sua fonte é de qualidade. Ela é a proteção máxima que seu PC pode ter, e o quão bem ela vai proteger seus componentes vai depender da qualidade que ela tem.

• Curtir 7
Postado

Estabilizador é o pior inimigo do pc. Jogue fora. É melhor ligar direto na tomada do que usar estabilizador.

Se possivel compre um filtro de linha clamper ou o clamper ipocket.

Quanto a tomada que o amigo acima citou, se sua casa nao tiver aterramento, o terceiro pino da tomada nao vai servir para nada.

Os componentes de hoje em dia dificilmente queimam por estática, é coisa de antigamente, mas se quiser por precaução, apenas encoste em alguma coisa metalica antes de começar mexer nas peças internas.

Postado

Menção honrosa pro Embrastec 20kA, apesar da falta de fusível térmico entre os varistores é melhor que o iClamper 5 na questão do barramento e do capacitor y, além da chave dupla. Gosto dele, não sei se vai durar 5 ou 6 anos, isso vai depender de alguns fatores como surto (varistor tem vida útil) e a qualidade da chave dupla, a qualidade dos cabos, etc.

Já o multienergia acho que eles mantiveram varistor de 20mm e 2 de 14mm, capacitores Y melhor dimensionado. Preciso abrir um multienergia para ver como está a situação atual, mas gosto dele.

Ano que vem vou comprar outro iClamper 5tomadas pra ver se eles melhoraram alguma coisa em relação ao barramento e microdisjuntor, mas enquanto isso eu indico o iClamper 3 tomadas, iClamper 8 Multienergia (não existe mais multiproteção) e o Embrastec 20kA. 

O barramento do iClamper 5 não é ruim, mas não gostei nada, além do fato do projeto estar confuso, a remoção ou surto do capacitor Y explodiu minha unidade, coisa que não era para acontecer.

Postado

@Gabriel Zalaf Já faz bem em não usar estabilizadores.

Já sobre a tensão da região, você pode conferir isso usando um multímetro.

MAS, se a fonte for de qualidade, vai funcionar tanto em 127V(110) ou 235V(220).

Você ainda vai montar o pc ou já está montado ?

Se vai montar o que o pessoal se referiu a antiestático é a pulseira antiestática, ou então luva, também antiestática, que é indicado para que não passe estática para os eletrônicos e venha a queimar algo, calma que já falo sobre isso de queimar.

Se vai montar, não precisa comprar nada para evitar estática, apenas fique descalço no momento de montar o pc, com os pés literalmente no chão mesmo, não vai acumular estática assim, mas lembre, nada de tapetes ou chinelos, apenas o pé direto em contato com o chão mesmo.

Antigamente, o pessoal falava sobre queimar eletrônicos com estática, que poderia ocorrer, na atualidade isso não ocorre com tanta frequência, é coisa de 5% de chance de acontecer, antigamente era cerca de uns 85%.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!