Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Só indico 550 W para cima hoje, isso se a pessoa tiver grana para bancar uma GPU potente no presente ou futuro. Estou imensamente arrependido de ter comprado minha XTR2 550W... Quero uma 3060!

3 minutos atrás, GABRIEL.SSP disse:

Pessoal, vendo esse post, fiquei na dúvida entre uma 3070 e uma 3060ti.

Realmente desempenho parecido, na terabyte a diferença entre elas é de R$800. A princípio irei jogar em 1080p

Se vai rodar a 1080 pegue a 3060. Vai ter desempenho de sobra e o troco você guarda na poupança para outro upgrade ano que vem ou depois quando a GPU ficar fraca.

Postado

@WOZ Dods

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Você viu 3080 e 3090 derrubando fonte de 1000+ W 80+ platinum? Eu vi, e estou de cara até agora.

Foi por isso que disse "com algumas exceções", o hardware nesse ano do nada começou a usar o dobro de energia que no ano passado.

Acho que esse é o efeito de querer ter um produto novo todo ano para poder vender quando as tecnologias estão cada vez mais difíceis de melhorar.

Postado

@GABRIEL.SSPSe quer Ray Tracing ou 4k, vá de 3060. Se quer ambos, 3070 pra cima.

3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@WOZ Dods

Foi por isso que disse "com algumas exceções", o hardware nesse ano do nada começou a usar o dobro de energia que no ano passado.

Acho que esse é o efeito de querer ter um produto novo todo ano para poder vender quando as tecnologias estão cada vez mais difíceis de melhorar.

Acho que isso é a competitividade derrubando preceitos da indústria, tudo graças ao novo posicionamento competitivo da AMD. O cenário de componentes mudou drasticamente e promete mudar mais.

Imagina quando a AMD decidir lançar um Ryzen de 100+ TDP? Ela já fez muito sucesso com monstros assim no passado.

Digo, um Ryzen mainstream, pois 100+ W já tem.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Imagina quando a AMD decidir lançar um Ryzen de 100+ TDP?

Bom os Ryzen 9 e alguns Ryzen 7 tem 105W de TDP, mas são processadores com muitos núcleos e clock alto.

No geral com a AMD querendo diminuir para 5nm no ano que vem ou em 2022 (não lembro muito bem) duvido que o TDP ao menos no lado AMD fique muito mais alto que 105W.

Postado

@PlayerUzumaki Estamos no node 7 nm+. Sempre será alvo aumentar desempenho e eficiência junto, mas lá vai o mercado de GPUs quebrar a bicicleta, tanto por causa do mercado de consoles quanto pelo RT. Se o mercado gamer teve tanta influência sobre as decisões desse ano, como será que 2021 vai se comportar? Não sei! Por isso estou indicando fontes mais potentes do que indicaria normalmente, pois como disse eu poderia ter gasto 40 reais a mais para 650W, 70 para 750W, e caí na besteira de trocar minha fonte antiga, uma Antec 750, por uma XTR2 550W (superior, mas inadequada para RTX 3000).

Se depender de mim outras pessoas não vão fazer a mesma besteira que fiz, não por causa de 40 reais pode ter certeza.

Postado

@WOZ Dods Se a diferença é pouca realmente vale a pena investir um pouco mais para ter watts a mais.

Mas eu recomendei uma fonte de 650W 80+ gold de mais alta qualidade que aguenta a 3060 Ti e provavelmente vai suportar o upgrade para uma RTX 4000 futuramente, de processador é quase confirmado já que ao menos a AMD só diminuiu o uso dos CPUs dela com o passar dos anos (2017-2020).

Postado
21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Só indico 550 W para cima hoje, isso se a pessoa tiver grana para bancar uma GPU potente no presente ou futuro. Estou imensamente arrependido de ter comprado minha XTR2 550W... Quero uma 3060!

Se vai rodar a 1080 pegue a 3060. Vai ter desempenho de sobra e o troco você guarda na poupança para outro upgrade ano que vem ou depois quando a GPU ficar fraca.

Então, sobre esse esquema de guardar grana e trocar ano q vem, pra mim isso não é muito razoável. Primeiro q nem sei onde vender a minha futura ex placa. Segundo, vou receber uma graninha agora em janeiro, por isso queria gastar agora essa grana e não me preocupar por um bom tempo, entendeu?

Por isso, vem a dúvida. Economizo R$800 reais agora e não pego 3070, mas aí daqui 1 ano tenho q trocar a 3060ti, por uma outra...sendo q meu objetivo é jogar Battlefield 5 (ano q vem sai o 6) e Cod warzone em 1080p mas com mais de 144hz e também não quero jogar tudo no low. E não descarto mais pra frente pegar um monitor 1440p, então é difícil a decisão hahahahaha.

De qlq forma, a 3080 eu descartei, porque hj fica, no mínimo, uns R$2500 a mais q a 3070, e aí sim explode o orçamento.

Pra vcs entenderam, minha ideia de compra hj é;

Ryzen 5 5600x

B550 m Asus tuf

Cooler processador DeepCool 400 v2

Memória ddr4 3600 16gb

Ssd 1 TB nvme

Rtx 3070 

Gabinete matrexx 55 mesh

Fonte super flower 650w

Isso tudo, com alguma variações de loja pra loja, tá dando na faixa de R$10.500,00-11.000,00

Se conseguir umas promoções, fica ainda mais barato. 

• Curtir 1
Postado

@GABRIEL.SSP Como já foi dito a diferença de uma 3060TI para uma 3070 é de 7% em média, não é algo que vale 800 reais a mais na minha opinião.

A 3060Ti é capaz de rodar jogos bem pesados em 1440p ultra ao menos a 75FPS pelo o que eu talvez até mais (faz um tempo que não vejo teste das placas).

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@GABRIEL.SSP Como já foi dito a diferença de uma 3060TI para uma 3070 é de 7% em média, não é algo que vale 800 reais a mais na minha opinião.

A 3060Ti é capaz de rodar jogos bem pesados em 1440p ultra ao menos a 75FPS pelo o que eu talvez até mais (faz um tempo que não vejo teste das placas).

É então, fico pensando nisso. Já vi alguns reviews das duas, sempre focando em jogar em 144hz. Só acho mais fácil eu trocar de monitor daqui um tempo do q de placa.

E como está ***** esse mercado de placa de vídeo, a 3080 a R$7.200,00 na terabyte, um dos mais baratos, é um absurdo completo, mas é o maravilhoso mercado ***** q vivemos....

Confesso q essa dúvida entre a 3060ti e 3070 vou levar até meio  de janeiro, quando a grana cair e eu tiver q pagar o boleto...

Com esses 800 de diferença vale melhorar alguma coisa dessa minha config? Poderia usar onde essa diferença?

Postado

@PlayerUzumaki Eu quero RT, então vou comprar 3060. RTX 2000 não dá nem para comparar, não vale mais a pena.

25 minutos atrás, GABRIEL.SSP disse:

Então, sobre esse esquema de guardar grana e trocar ano q vem, pra mim isso não é muito razoável. Primeiro q nem sei onde vender a minha futura ex placa. Segundo, vou receber uma graninha agora em janeiro, por isso queria gastar agora essa grana e não me preocupar por um bom tempo, entendeu?

Cara, o que acontece é que a cada geração os jogos são mais exigentes e a próxima geração de GPUs mais potente e mais barata (desempenho vs dólar). Trocar de GPU regularmente é melhor do que comprar uma GPU super potente e te falo isso pela minha experiência com mercado e clientes. gastar, por exemplo 5000 em uma GPU hoje é uma bobagem sem tamanho, pois gastando 3000 você guarda o restante e compra uma com o dobro do desempenho da de 5000 daqui há 2 ou 3 anos.

27 minutos atrás, GABRIEL.SSP disse:

Por isso, vem a dúvida. Economizo R$800 reais agora e não pego 3070, mas aí daqui 1 ano tenho q trocar a 3060ti, por uma outra...sendo q meu objetivo é jogar Battlefield 5 (ano q vem sai o 6) e Cod warzone em 1080p mas com mais de 144hz e também não quero jogar tudo no low. E não descarto mais pra frente pegar um monitor 1440p, então é difícil a decisão hahahahaha.

Você não sacou o desempenho da 3060 né? Você sabe que ela é superior à 2080?

Com e sem RTX ela é superior a praticamente tudo da geração anterior. A série 4000 promete um salto de desempenho ainda maior por sinal, com boatos sobre uma 4090 com 200% do desempenho de uma 3090.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@PlayerUzumaki Eu quero RT, então vou comprar 3060. RTX 2000 não dá nem para comparar, não vale mais a pena.

Cara, o que acontece é que a cada geração os jogos são mais exigentes e a próxima geração de GPUs mais potente e mais barata (desempenho vs dólar). Trocar de GPU regularmente é melhor do que comprar uma GPU super potente e te falo isso pela minha experiência com mercado e clientes. gastar, por exemplo 5000 em uma GPU hoje é uma bobagem sem tamanho, pois gastando 3000 você guarda o restante e compra uma com o dobro do desempenho da de 5000 daqui há 2 ou 3 anos.

Você não sacou o desempenho da 3060 né? Você sabe que ela é superior à 2080?

Sim, to comparando com a 3070, não com 2080. 

Então, faz sentido essa ideia de não gastar um absurdo agora, por isso a 3080 eu descartei completamente agora.

Postado
16 minutos atrás, GABRIEL.SSP disse:

É então, fico pensando nisso. Já vi alguns reviews das duas, sempre focando em jogar em 144hz. Só acho mais fácil eu trocar de monitor daqui um tempo do q de placa.

E como está ***** esse mercado de placa de vídeo, a 3080 a R$7.200,00 na terabyte, um dos mais baratos, é um absurdo completo, mas é o maravilhoso mercado ***** q vivemos....

Confesso q essa dúvida entre a 3060ti e 3070 vou levar até meio  de janeiro, quando a grana cair e eu tiver q pagar o boleto...

Com esses 800 de diferença vale melhorar alguma coisa dessa minha config? Poderia usar onde essa diferença?

A 2060 hoje joga absolutamente tudo. A 2080 joga tudo no talo, a 3060 é melhor que que a 2080, pense nisso.

Vale a pena diminuir sua config e guardar dinheiro, porque sou desses, kkkkkk

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A 2060 hoje joga absolutamente tudo. A 2080 joga tudo no talo, a 3060 é melhor que que a 2080, pense nisso.

Vale a pena diminuir sua config e guardar dinheiro, porque sou desses, kkkkkk

Ah tá, entendi agora. Sim, mas nem penso em gastar em linha 2000. Como será o primeiro Pc, já quero algo melhor agora, esse seu raciocínio faz total sentido pra quem já tem um Pc e pensa em upgrade.

Mas é isso, concordo plenamente com sua visão de não gastar absurdo agora, ainda mais nesse mercado, pra 3080 ficar ultrapassada daqui um tempinho, tipo quem comprou a 2080 recente e viu a série 3000 sair mais barata pouco dias depois.

Resumindo, no meio de janeiro vai entrar a grana e poderei comprar a vista a maior parte da peças, aí decido se pego a 3060ti ou a 3070.

Aí daqui uns anos, quando lançarem placas melhores eu vejo como venderei a placa antiga pra ajudar a completar o valor.

Só mais uma coisa, caso eu opte pela 3060ti, teria algo pra mudar na config, valeria colocar uma grana em algum outro componente?

Postado

@dyonatan_da_nova_geracao Só finalizando aqui:

image.thumb.png.67f12a5bf6b343ec10c9058d90a25b4b.png

5600x tem praticamente o mesmo desempenho em 1080p que o 10400f e nem 10% melhor que o 3600. Se for pra gastar o valor do 5600x pense num 10700 (2228 reais na pichau) que tem o mesmo desempenho do 10700k e são 8 núcleos ao invés dos 6 do Ryzen. Lembrando que não terá mais upgrade para AM4 e pro LGA1200 ainda teremos lançamento ano que vem.

image.thumb.png.342d7390a6ff111e5c9fa69c753c1aa7.png

Postado
11 minutos atrás, Brc disse:

@dyonatan_da_nova_geracao Só finalizando aqui:

image.thumb.png.67f12a5bf6b343ec10c9058d90a25b4b.png

5600x tem praticamente o mesmo desempenho em 1080p que o 10400f e nem 10% melhor que o 3600. Se for pra gastar o valor do 5600x pense num 10700 (2228 reais na pichau) que tem o mesmo desempenho do 10700k e são 8 núcleos ao invés dos 6 do Ryzen. Lembrando que não terá mais upgrade para AM4 e pro LGA1200 ainda teremos lançamento ano que vem.

image.thumb.png.342d7390a6ff111e5c9fa69c753c1aa7.png

O Ryzen 5 5600x alguns dias atrás estava por R$2000 na terabyte. Agora foi pra 2300.

Postado
16 horas atrás, GABRIEL.SSP disse:

Mas é isso, concordo plenamente com sua visão de não gastar absurdo agora, ainda mais nesse mercado, pra 3080 ficar ultrapassada daqui um tempinho, tipo quem comprou a 2080 recente e viu a série 3000 sair mais barata pouco dias depois.

A 3080 ainda será relevante por 4 anos ou mais ao meu ver. Tudo isso que falei foi só para explicar que a menos que você queira 4K (o que eu acho bobagem hoje já que para monitores a densidade de pixels 4K não acrescenta muita coisa e reduz o desempenho da GPU, eu recomendaria a 3060 como melhor opção high end custo/benefício hoje.

16 horas atrás, GABRIEL.SSP disse:

Só mais uma coisa, caso eu opte pela 3060ti, teria algo pra mudar na config, valeria colocar uma grana em algum outro componente?

Você está com uma CPU Overkill, uma GPU Overkill, memória adequada, ótima MB. A única coisa que eu mudaria seria o SSD e tentaria pegar um NVMe mais barato. Como já mencionei, as velocidades máximas de transmissão da interface são meio que irrelevantes. Entre o NVMe mais lento e o mais rápido o tempo de carregamento não muda quase nada se sequer for perceptível ou mesurável. 

Hoje eu compraria este: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100366

Se insistir em pegar o mais rápido possível, pelo menos pegue um com preço mais sensato como este: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=112727

@GABRIEL.SSP https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-5-5600x-zen-3-review/4

index.php?ct=articles&action=file&id=65963

https://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_5_5600x_review,21.html

Os preços do 5600X aqui no Brasil ainda estão com o "custo novidade". Quando igualarem aos preços US não tem como competir, é o melhor custo/benefício.

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

A 3080 ainda será relevante por 4 anos ou mais ao meu ver. Tudo isso que falei foi só para explicar que a menos que você queira 4K (o que eu acho bobagem hoje já que para monitores a densidade de pixels 4K não acrescenta muita coisa e reduz o desempenho da GPU, eu recomendaria a 3060 como melhor opção high end custo/benefício hoje.

Você está com uma CPU Overkill, uma GPU Overkill, memória adequada, ótima MB. A única coisa que eu mudaria seria o SSD e tentaria pegar um NVMe mais barato. Como já mencionei, as velocidades máximas de transmissão da interface são meio que irrelevantes. Entre o NVMe mais lento e o mais rápido o tempo de carregamento não muda quase nada se sequer for perceptível ou mesurável. 

Hoje eu compraria este: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100366

Se insistir em pegar o mais rápido possível, pelo menos pegue um com preço mais sensato como este: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=112727

@GABRIEL.SSP https://www.tomshardware.com/reviews/amd-ryzen-5-5600x-zen-3-review/4

index.php?ct=articles&action=file&id=65963

https://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_5_5600x_review,21.html

Os preços do 5600X aqui no Brasil ainda estão com o "custo novidade". Quando igualarem aos preços US não tem como competir, é o melhor custo/benefício.

Sim, com certeza será relevante por um bom tempo, só concordei com você anteriormente q também acho loucura pagar o q estão cobrando nela agora, pra daqui um tempinho lançarem a série 4000 e ter coisa melhor e mais barata.

Valeu pelas dicas, vou avaliar um SSD mais barato

Postado

Com base nas opinioes dos senhores eu adaptei a configuração, está melhor agora? Resolvi por trocar para uma RTX 2060 por ela estar 1600 reais mais barata que a 3060TI (R$2400 vs R$4000) e mesmo assim aguentar todos os jogos atuais, dai na proxima geraçao que sair eu posso avaliar se vale a pena fazer o upgrade e vender ela. Esse gabinete aí está por menos de 500 reais lá na opção de monte seu PC, eu achei ele bem robusto e ventilado pelo preço, gostaria de saber vossas opinioes a respeito dele também. A memória tá com o preço de 529 pelos dois pentes.

image.png.f38e43280bb4204f1fc78fa074683e62.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 30/12/2020 às 15:24, WOZ Dods disse:

Eu falava exatamente isso até o terceiro trimestre desse ano. Hoje indico fontes mais potentes que o necessário, pois tanto a Nvidia quanto a AMD apelaram quanto ao consumo na geração atual. Você viu 3080 e 3090 derrubando fonte de 1000+ W 80+ platinum? Eu vi, e estou de cara até agora.

Exatamente!

Há anos as pessoas acham que a potencia exigida pelos PCs vai diminuir, mas seguem estáveis sempre com picos de produtos super gastões quando a tecnologia fica estagnada como no caso da Intel. Aí o que eles fazem é meter overclock de fabrica em cima de arquiteturas que já chegaram no seu limite.

Fonte é uma coisa que a gente tem de olhar com cuidado e sempre pensar que não sabemos qual será o próximo passo da indústria. Eu por exemplo tenho há bons anos uma XFX de 750w. E olhando o atual cenário, não recomendaria a ninguém comprar uma fonte que tenha menos de 650w.

Por outro lado, a Intel está lançando o novo padrão de fontes ATX12VO que elimina os circuitos de 5v e 3.3v. Em teoria, isso deveria deixar as fontes muito mais eficientes(já comprovado) e mais baratas(DUVIDO!). Então se essa nova moda pegar, as nossas fontes atuais vão precisar ser trocadas. O X da questão é se isso vai realmente pegar, pois a Intel sendo Intel, tem sempre uma pegadinha. E a sacanagem desse novo padrão fica por conta de que as placas mãe é quem deverão fazer a conversão de 12v para 5v e os 3.3v, além das que já faz para a CPU e memórias RAM que operam a 1.1v até 1.5v. Deixando assim, as placas mãe(que a intel também vende) mais caras e complexas.

Postado

@dyonatan_da_nova_geracao A configuração ficou boa, o gabinete me surpreendeu (muito bom) e a mudança de GPU eu achei sábia pelo menos enquanto o preço da 3ª geração não cai. Duas dicas são: mude a MB para B550, sério, isso é importante para sua CPU nova. B450 para 5ª geração é tiro no pé para mim. Pegue A520, B550 (de preferência) ou X570. Não pegue nada abaixo disso.

Sua escolha de SSD foi ruim. Procure um M.2 NVMe das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. O WD série SN costuma ter excelentes preços por sinal.

Fora isso, o resto está muito bom. Só te aviso que se vai transitar com esse gabinete, faça o possível e impossível para mantê-lo deitado, com a lateral direita voltada para baixo. O lado do gabinete onde a placa-mãe é instalada tem que ficar para baixo, pois assim você evita que o peso da placa de vídeo a faça se soltar e sair batendo e quebrando componentes dentro dele. 

Se achar um cooler para CPU como o Hyper 212 Turbo (ou qualquer outro Hyper 212) ou um MA410P ou até MA620P, adicione um deles à sua máquina, vai me agradecer depois. O gabinete que escolheu já vem com três ventoinhas, duas na frente de 140 mm e uma atrás de 120. Instale as adicionais que comprou uma na frente e duas no topo para obter a melhor ventilação possível. Lembre-se de que as da frente todas tem que jogar ar para dentro, as demais todas para fora.

Se achar um kit de ventoinhas de qualidade similar, mas todas de 140 mm, serve também e fica mais silencioso.

Se puder comprar sem fonte e comprar a leadex aqui como sugerido pelo @Brc (apesar de que eu preferiria a de 650 logo de uma vez). A corsair também é boa, mas não tem comparar com a Leadex que é ainda melhor.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!